Mechas para Mutantes Malfeitores funciona?

Um RPG com super-poderes! Mutantes & Malfeitores é o jogo ideal para campanhas modernas e de super-heróis.
Avatar do usuário
Rafael Beoulve
Mensagens: 353
Registrado em: 11 Dez 2013, 21:27

Mechas para Mutantes Malfeitores funciona?

Mensagem por Rafael Beoulve » 05 Jan 2014, 05:41

E mais uma dúvida, estava eu relendo a parte sobre Mechas do Mutantes&Malfeitores do Mangá&Mecha, achei bacana o esquema de montagem(só faltava ser peça por peça que nem no Front Mission, serio eu curto isso), mas veio aquela dúvida, ele e SIMPLES e FUNCIONAL?


No geral, Podia-se emular a ideia de um Mecha(Leia: Lata-velha gigante) como um Traje de Combate(pegue aquele mesmo do Iron Man de alguma adaptação) com a diferença que quando vestido o portador ganhava alguns ranks de tamanho...e claro...não seria tão "real" mas e mais simples.


A questão de montar o Mecha e realmente legal, mas se eu usa-se um cenário como "brigada ligeira estrelar"(sim, eu queria usar 0me outro sistema, até mestrei uma vez com 3D&T) mas meu grupo tem algum problema com o jogo, e claro o OVA pareceu "indigesto" pra eles(O que achei engraçado, pois achei bacana e funcional a ideia)

Então, com todo o carinho, eles pediram por Mutantes&Malfeitores(e porque eles viram o livro do Mangá&mecha entre minhas coisas....)

Tirando o fato de transformar alguns poderes de Kit em Feitos(exemplo o poder de Duelo de Oficial de Annelise...a sim eu li e comprei os livros da "BLE" mesmo sem o 3d&T, e curti o material até....) não me parece que o Mecha do Ma&Me(pra abreviar) seja realmente representar algo que e a HABILIDADE do piloto(habilidade geral, tanto combate e tático) do que simplesmente "bônus de pilotagem"com os Mecha(pelo menos pelo que dizem, e como falei "Não me parece" talvez tenha deixado algo passar e poso estar enganado)

Queria saber no geral, principalmente se alguém testo o sistema e podia me dar uma luz, ou se existe alguma "houses rules/afins" para Mechas mais simples(e se for da 3e do Mutantes, seria muito mais interessante)
D&D 4th e ruim ,e podre, tosco e coisa de fã de MMORPG, a 3.5 e a maravilha das maravilhas ..... Jogador random que nunca leu uma linha da 4th ou jogou e ainda acredita que Monge puro e roubado.

Isso não tem nada a ver com meu café com leite mesmo... -Minha atual resposta para Edition Wars

Nada pra fazer? Vai lá e veja mais um blog genérico de rpg!A diferença e que esse e velho, e sem postagem quase https://rafaelbeoulve.blogspot.com (Ser honesto não e uma boa propaganda)

Avatar do usuário
Alexandre Lancaster
Mensagens: 2692
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:15
Localização: Rio de Janeiro

Re: Mechas para Mutantes Malfeitores funciona?

Mensagem por Alexandre Lancaster » 05 Jan 2014, 23:44

Rafael Beoulve escreveu:E mais uma dúvida, estava eu relendo a parte sobre Mechas do Mutantes&Malfeitores do Mangá&Mecha, achei bacana o esquema de montagem(só faltava ser peça por peça que nem no Front Mission, serio eu curto isso), mas veio aquela dúvida, ele e SIMPLES e FUNCIONAL?


No geral, Podia-se emular a ideia de um Mecha(Leia: Lata-velha gigante) como um Traje de Combate(pegue aquele mesmo do Iron Man de alguma adaptação) com a diferença que quando vestido o portador ganhava alguns ranks de tamanho...e claro...não seria tão "real" mas e mais simples.


A questão de montar o Mecha e realmente legal, mas se eu usa-se um cenário como "brigada ligeira estrelar"(sim, eu queria usar 0me outro sistema, até mestrei uma vez com 3D&T) mas meu grupo tem algum problema com o jogo, e claro o OVA pareceu "indigesto" pra eles(O que achei engraçado, pois achei bacana e funcional a ideia)

Então, com todo o carinho, eles pediram por Mutantes&Malfeitores(e porque eles viram o livro do Mangá&mecha entre minhas coisas....)

Tirando o fato de transformar alguns poderes de Kit em Feitos(exemplo o poder de Duelo de Oficial de Annelise...a sim eu li e comprei os livros da "BLE" mesmo sem o 3d&T, e curti o material até....) não me parece que o Mecha do Ma&Me(pra abreviar) seja realmente representar algo que e a HABILIDADE do piloto(habilidade geral, tanto combate e tático) do que simplesmente "bônus de pilotagem"com os Mecha(pelo menos pelo que dizem, e como falei "Não me parece" talvez tenha deixado algo passar e poso estar enganado)

Queria saber no geral, principalmente se alguém testo o sistema e podia me dar uma luz, ou se existe alguma "houses rules/afins" para Mechas mais simples(e se for da 3e do Mutantes, seria muito mais interessante)
Bom, eu tentaria sugerir para convencer seu grupo de que 3D&T não é um bicho papão, mas sei como isso é um inferno porque já passei por isso como mestre na mesa – com direito a grupo sabotando o jogo quando TUDO estava pronto.

Não sou fã do sistema, mas além do Mecha e Mangá, o D20 tem um mini-cenário que saiu na Polyhedron 154 chamado Mecha Crusade. Ele tem muitas regras novas para fazer campanhas de mecha em D20. Pelos conceitos dele, os robôs usuais de Brigada seriam Gargantuan.

Há outras edições úteis da Polyhedron. As edições 160 e 161 tem um cenário de ficção científica pulp chamado Iron Lords of Jupiter: seus Skills and Feats são bem adequados na sua maioria ao espírito mais swashbuckler do Brigada, como o Vehicle Leap e o Tenuous Grip. A edição 151 é dedicada a Spelljammer, logo é fantasia e por isso não é o ideal, mas tem o kit Stellar Corsair e com uma adaptação aqui e ali se resolve um buraco do cenário.

O D20 Future e o D20 Past servem para complementar detalhes aqui e ali. O Future tem um capítulo dedicado a Mechas na página 152 e provavelmente parte do conteúdo da Polyhedron está lá, mas não com o mesmo destaque. Aqui você pode adaptar naves. O D20 tem o Mosqueteiro, que não é muito diferente do piloto hussardo, embora ele precise de sérias adaptações para se ajustar ao cenário.

Não sei se eles são mais ou menos simples do que o M&M, mas espero que isso ajude a te dar uma base de comparação útil.

E pô, diga para seu grupo que 3D&T é legal. :)

(voltando para meu canto desse forum).
_______________________________________

— Lancaster —

Serial101
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Dez 2013, 19:17

Re: Mechas para Mutantes Malfeitores funciona?

Mensagem por Serial101 » 07 Jan 2014, 12:05

Rafael Beoulve escreveu:E mais uma dúvida, estava eu relendo a parte sobre Mechas do Mutantes&Malfeitores do Mangá&Mecha, achei bacana o esquema de montagem(só faltava ser peça por peça que nem no Front Mission, serio eu curto isso), mas veio aquela dúvida, ele e SIMPLES e FUNCIONAL?


No geral, Podia-se emular a ideia de um Mecha(Leia: Lata-velha gigante) como um Traje de Combate(pegue aquele mesmo do Iron Man de alguma adaptação) com a diferença que quando vestido o portador ganhava alguns ranks de tamanho...e claro...não seria tão "real" mas e mais simples.


A questão de montar o Mecha e realmente legal, mas se eu usa-se um cenário como "brigada ligeira estrelar"(sim, eu queria usar 0me outro sistema, até mestrei uma vez com 3D&T) mas meu grupo tem algum problema com o jogo, e claro o OVA pareceu "indigesto" pra eles(O que achei engraçado, pois achei bacana e funcional a ideia)

Então, com todo o carinho, eles pediram por Mutantes&Malfeitores(e porque eles viram o livro do Mangá&mecha entre minhas coisas....)

Tirando o fato de transformar alguns poderes de Kit em Feitos(exemplo o poder de Duelo de Oficial de Annelise...a sim eu li e comprei os livros da "BLE" mesmo sem o 3d&T, e curti o material até....) não me parece que o Mecha do Ma&Me(pra abreviar) seja realmente representar algo que e a HABILIDADE do piloto(habilidade geral, tanto combate e tático) do que simplesmente "bônus de pilotagem"com os Mecha(pelo menos pelo que dizem, e como falei "Não me parece" talvez tenha deixado algo passar e poso estar enganado)

Queria saber no geral, principalmente se alguém testo o sistema e podia me dar uma luz, ou se existe alguma "houses rules/afins" para Mechas mais simples(e se for da 3e do Mutantes, seria muito mais interessante)
simples não é, na verdade fazer um mecha acrescenta complexidade ao jogo de M&M, coisas como manobras de combate ou combate em 3d e mais uma serie de dificuldades como uma luta no espaço ter escalas muito maiores, e são mais coisas a se aprender, mas funcional ele é.

o sistema de mechas do me&ma é muito bem feito e não usa de abstrações arbitrarias no que diz a distância ou formas de fazer as coisas, como sugestão eu começaria com algo simples como entregar a todos uma ficha de piloto (a mesma do livro, não se preocupe) e dar um mecha para cada e ir explicando como as coisas funcionam no decorrer do jogo, depois disso mate a todos e faça todos fazerem uma ficha nova e um novo mecha.

sobre os kits, eu não acho uma boa idéia vc fazer uma conversão direta, lembro que tem um kit pra ser um animal falante nesse jogo, que em M&M seria uma desvantagem de 4pp (vc não tem mãos).

sobre o traje de combate com crescimento, verdade que isso é mais simples, mas nesse caso vc perde o sentido do mecha ser diferente do piloto, mechas tem centros de força e projetores de escudo um piloto não, assim se vc coloca tudo na ficha vc acaba frustando um pouco o jogador. Não chega a ser um grande problema, mas nem todos estão felizes em faze-lo.

Avatar do usuário
Rafael Beoulve
Mensagens: 353
Registrado em: 11 Dez 2013, 21:27

Re: Mechas para Mutantes Malfeitores funciona?

Mensagem por Rafael Beoulve » 07 Jan 2014, 22:03

Bem, sobre usar os Mecha, não chega a ser um problema, de Mutantes&Malfeitores eles entendem, e no geral o que me referia em adaptar, seriam poderes de kits que podem ser emulados como "feitos", já esse ai que tão se referindo e uma "RAÇA" ou vantagem unica, que e emulado por pacotes(se eu quiser) iguais ao Manual do Malfeitor.

E no mais, kits ajudam na hora de montar, meu grupo tem preferencia por ter um "modelo mais abstrato" pronto, do que pegar um os prontos. Sem contar que o piloto de Mecha e exatamente o oposto do que to falando. Membros da Brigada são muito mais capa espada, do que cara com pilotagem alta...mas ai e uma questão de visão.


No mais, so queria saber, estou relendo com calma o capitulo e montando os mechas.

(E não tenho nada contra 3D&T, eu realmente acho legal)
D&D 4th e ruim ,e podre, tosco e coisa de fã de MMORPG, a 3.5 e a maravilha das maravilhas ..... Jogador random que nunca leu uma linha da 4th ou jogou e ainda acredita que Monge puro e roubado.

Isso não tem nada a ver com meu café com leite mesmo... -Minha atual resposta para Edition Wars

Nada pra fazer? Vai lá e veja mais um blog genérico de rpg!A diferença e que esse e velho, e sem postagem quase https://rafaelbeoulve.blogspot.com (Ser honesto não e uma boa propaganda)

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Mechas para Mutantes Malfeitores funciona?

Mensagem por BURP » 10 Jan 2014, 13:14

Eu gosto da opção do traje de combate com Crescimento Permanente Inato, na verdade, e é a que eu usaria se eu quisesse mechas que primassem pela simplicidade e dinamismo. Qualquer coisa, como ocorre nos sistemas de pontos, boa parte dos feitos e poderes do próprio Mecha & Manga podem ser comprados normalmente com os pontos de Dispositivo, já que o custo deles de maneira geral é proporcional e intercambiável.

Avatar do usuário
PlayingHero
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Jan 2014, 21:05
Contato:

Re: Mechas para Mutantes Malfeitores funciona?

Mensagem por PlayingHero » 28 Jan 2014, 21:12

Você pode sempre optar pelo caminho do BURP caso o que está tentando evocar são os "Super Robôs", inclusive é a melhor maneira de fazer isso, pois tal tipo de mecha é justo aquele ao qual detalhes raramente são explorados em suas séries.
Meu blog sobre o gênero de Super Heróis em jogos de mesa e eletrônicos:Playing Hero

Responder

Voltar para “Mutantes & Malfeitores”