2ª e VS 3ªe

Um RPG com super-poderes! Mutantes & Malfeitores é o jogo ideal para campanhas modernas e de super-heróis.
Andre Oliveira
Mensagens: 89
Registrado em: 11 Dez 2013, 09:51

2ª e VS 3ªe

Mensagem por Andre Oliveira » 28 Jan 2014, 09:05

salve salve galera, estou afim de comprar a coleção toda de M&M, mas fiquei na duvida ao anunciarem a 3ª edição e ai o q vcs me dizem?

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: 2ª e VS 3ªe

Mensagem por Atmo » 28 Jan 2014, 18:16

Compre ambas. Não tem tanto livro assim e é fácil passar coisa de uma pra outra.

Avatar do usuário
PlayingHero
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Jan 2014, 21:05
Contato:

Re: 2ª e VS 3ªe

Mensagem por PlayingHero » 28 Jan 2014, 21:15

"fácil" é vender por baixo.
É praticamente a mesma coisa, há uma pequena mudança em como atributos funcionam mas é uma mais de organização e nomenclatura do que funcionalidade e se você já sou o suplemento "Ultimate Power" da segunda edição, você entenderá facilmente a terceira. Não há porque não colecionar ambas.
Em especial porque os livros inéditos da segunda ainda tem muito valor, como o Warriors & Warlocks.
Meu blog sobre o gênero de Super Heróis em jogos de mesa e eletrônicos:Playing Hero

Andre Oliveira
Mensagens: 89
Registrado em: 11 Dez 2013, 09:51

Re: 2ª e VS 3ªe

Mensagem por Andre Oliveira » 29 Jan 2014, 14:40

vlw gente, mas tem mais livros da segunda? achei q tinha acabado no ultimate power

Avatar do usuário
SidSad
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:17

Re: 2ª e VS 3ªe

Mensagem por SidSad » 30 Jan 2014, 10:17

Será que a jambô ainda lança o Warriors & Warlocks?
"Para mais informações, procure um bom livro."

Avatar do usuário
alighieri
Mensagens: 51
Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Mensagem por alighieri » 30 Jan 2014, 15:38

Para esse ano só a 3ª Edição está confirmada e mesmo assim estava confirmado para o final do ano passado. O W&W estava sendo traduzido pelos fãs mesmo, em uma iniciativa no fórum passado, mas não temos nenhuma informação de como anda a tradução. A realidade de M&M é bem complicada.
Imagem

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: 2ª e VS 3ªe

Mensagem por Atmo » 30 Jan 2014, 16:29

Eu tava participando desse grupo de tradução, mas ai rolou alguma coisa e o ritmo parou. Quando vi que não ia sair daquilo (e como não tive feedback dos outros) resolvi sair e deixar tudo pra lá. Já deletei o material que me enviaram faz tempo, então não vão poder me acusar de usar alguma de lá. XD XD XD

Avatar do usuário
pensamento_coletivo
Mensagens: 23
Registrado em: 28 Jan 2014, 12:25

Re: 2ª e VS 3ªe

Mensagem por pensamento_coletivo » 21 Fev 2014, 12:12

De boa, como um dos fãs mais incondicionais de M&M, logo que li a terceira edição pela primeira vez pensei "que desnecessário". Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas... isso mudou depois de um tempo.

As (poucas) reformulações de regras foram inteligentes e bem pensadas. Se você é um gamer fã de quadrinhos com mais de 30 anos (se entrega não PC...) deve se lembrar do lendário DC HEROES, um dos RPGs mais bem supridos de informação da história; o sistema do DC HEROES foi inovador na época por usar comparativos para todas as ações. Quando o Steve Kenson escreveu o DC adentures (M&M 3a edição oficial do universo DC) ele aproveitou essa ideia e criou a reformulação de regras que eu mais gostei na 3a edição, a tabela única de graduações/efeitos.

Basicamente, todas as características de um poder ou capacidade são medidas em graduações. Assim, um personagem com Força 15 (equivalente a Força 40 na 2a edição, já que a nova edição só usa os modificadores) tem "15 graduações de Força" e pode erguer ou arremessar qualquer coisa com "15 graduações" de peso.

É só olhar na tabela. Um carro pequeno tem (por exemplo) 8 graduações de peso. Você tem 15 de Força. então você pode erguer o carro e arremessá-lo a uma distância igual à sua Força (15) - o peso do carro (8), ou seja, uma distância 7. Na tabela, você verifica e descobre que isso equivale a 1 km. (se não me falha a memória, estou sem o livro aqui) Isso torna o jogo muito mais rápido que a 2a edição, pelo menos para os mestres e jogadores menos experientes. E funciona com TUDO... informação, velocidade relativa, etc etc etc (quer saber se o Homem de Ferro chega no navio antes do míssil que vai destruí-lo e exatamente QUANTO tempo ele tem antes do míssil chegar? É só comparar a velocidade dele com a velocidade do míssil e ambas com a distância deles até o navio. Você descobre que, por exemplo, ele leva 1 minuto para chegar ao navio e o míssil leva 2 minutos, dando ao personagem 1 minuto - 10 rodadas - para agir e salvar o maior número de pessoas possível... coisas assim)

Outras pequenas mudanças mecânicas como transformar o Bônus de Ataque/Defesa em habilidades também foram inteligentes e tornaram o sistema mais amarradinho como um todo.

Abraço.

Avatar do usuário
RMPArquimago
Mensagens: 23
Registrado em: 25 Fev 2014, 00:24
Localização: Jaú - São Paulo

Re: 2ª e VS 3ªe

Mensagem por RMPArquimago » 25 Fev 2014, 12:36

Estou lendo ainda... mas pelo que vo algumas coisas sumiram e outras vieram nas habilidades, tem um manual de conversão?

E como assim mais amarradinhas pensamento_coletivo? O que está ria "solto" antes por curiosidade ˆˆ

E gente os livrinhos rápidos da 3 o material deles é mais regras? Dai utilizaria a descrição e idéias da 2?
RUBENS O GRANDE ARQUIMAGO!!!

Avatar do usuário
pensamento_coletivo
Mensagens: 23
Registrado em: 28 Jan 2014, 12:25

Re: 2ª e VS 3ªe

Mensagem por pensamento_coletivo » 27 Fev 2014, 17:27

RMPArquimago escreveu:Estou lendo ainda... mas pelo que vo algumas coisas sumiram e outras vieram nas habilidades, tem um manual de conversão?

E como assim mais amarradinhas pensamento_coletivo? O que está ria "solto" antes por curiosidade ˆˆ

E gente os livrinhos rápidos da 3 o material deles é mais regras? Dai utilizaria a descrição e idéias da 2?

Vamos lá...

Tem manual de conversão sim. É bem simples e v o consegue gratuitamente no site da green ronin.

O que estava "solto" antes é o mesmo que fica "solto" em qualquer sistema que se expande e se desenvolve tanto quanto M&M2E fez ao longo dos anos - regras novas (como as do Poder Supremo) conflitantes com antigas, ideias misturadas, etc. Muita coisa que a gente percebe jogando (e que você vai me desculpar mas o trabalho não dá tempo de falar mais por enquanto).

E que "livrinhos rápidos" são esses? Se forem os Threat Reports, eles tâm mais história; já os Power Profiles tâm mais regras. Mas ambos são excelentes.

Abraço!

Responder

Voltar para “Mutantes & Malfeitores”