Página 2 de 2

Re: 2ª e VS 3ªe

Enviado: 27 Fev 2014, 19:09
por RMPArquimago
pensamento_coletivo escreveu:
RMPArquimago escreveu:Estou lendo ainda... mas pelo que vo algumas coisas sumiram e outras vieram nas habilidades, tem um manual de conversão?

E como assim mais amarradinhas pensamento_coletivo? O que está ria "solto" antes por curiosidade ˆˆ

E gente os livrinhos rápidos da 3 o material deles é mais regras? Dai utilizaria a descrição e idéias da 2?

Vamos lá...

Tem manual de conversão sim. É bem simples e v o consegue gratuitamente no site da green ronin.

O que estava "solto" antes é o mesmo que fica "solto" em qualquer sistema que se expande e se desenvolve tanto quanto M&M2E fez ao longo dos anos - regras novas (como as do Poder Supremo) conflitantes com antigas, ideias misturadas, etc. Muita coisa que a gente percebe jogando (e que você vai me desculpar mas o trabalho não dá tempo de falar mais por enquanto).

E que "livrinhos rápidos" são esses? Se forem os Threat Reports, eles tâm mais história; já os Power Profiles tâm mais regras. Mas ambos são excelentes.

Abraço!
Sem crise também sei o que é o trabalho segurar ;)


Só deixando claro seriam os Power Profiles que eu falei, mas no outro tópico já me falaram que tem um livro que compila tudo, seria legal ver esse... e Já que a Jambô lança cenários ela bem que podia lançar os Threat Reports dela com heróis brazucas, que acham?

Re: 2ª e VS 3ªe

Enviado: 15 Out 2015, 10:21
por bardobh
pensamento_coletivo escreveu:De boa, como um dos fãs mais incondicionais de M&M, logo que li a terceira edição pela primeira vez pensei "que desnecessário". Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas... isso mudou depois de um tempo.

As (poucas) reformulações de regras foram inteligentes e bem pensadas. Se você é um gamer fã de quadrinhos com mais de 30 anos (se entrega não PC...) deve se lembrar do lendário DC HEROES, um dos RPGs mais bem supridos de informação da história; o sistema do DC HEROES foi inovador na época por usar comparativos para todas as ações. Quando o Steve Kenson escreveu o DC adentures (M&M 3a edição oficial do universo DC) ele aproveitou essa ideia e criou a reformulação de regras que eu mais gostei na 3a edição, a tabela única de graduações/efeitos.

Basicamente, todas as características de um poder ou capacidade são medidas em graduações. Assim, um personagem com Força 15 (equivalente a Força 40 na 2a edição, já que a nova edição só usa os modificadores) tem "15 graduações de Força" e pode erguer ou arremessar qualquer coisa com "15 graduações" de peso.

É só olhar na tabela. Um carro pequeno tem (por exemplo) 8 graduações de peso. Você tem 15 de Força. então você pode erguer o carro e arremessá-lo a uma distância igual à sua Força (15) - o peso do carro (8), ou seja, uma distância 7. Na tabela, você verifica e descobre que isso equivale a 1 km. (se não me falha a memória, estou sem o livro aqui) Isso torna o jogo muito mais rápido que a 2a edição, pelo menos para os mestres e jogadores menos experientes. E funciona com TUDO... informação, velocidade relativa, etc etc etc (quer saber se o Homem de Ferro chega no navio antes do míssil que vai destruí-lo e exatamente QUANTO tempo ele tem antes do míssil chegar? É só comparar a velocidade dele com a velocidade do míssil e ambas com a distância deles até o navio. Você descobre que, por exemplo, ele leva 1 minuto para chegar ao navio e o míssil leva 2 minutos, dando ao personagem 1 minuto - 10 rodadas - para agir e salvar o maior número de pessoas possível... coisas assim)

Outras pequenas mudanças mecânicas como transformar o Bônus de Ataque/Defesa em habilidades também foram inteligentes e tornaram o sistema mais amarradinho como um todo.

Abraço.
Falou tudo que penso.. tenho todos os livros da DC do M&M lindos lindos agora esperando uma tradução para o sistema popularizar e quem sabe na estreia de Superman Vs Batman lacem os livros da DC?