Como limitar os poderes?

Um RPG com super-poderes! Mutantes & Malfeitores é o jogo ideal para campanhas modernas e de super-heróis.
patrickporto
Mensagens: 11
Registrado em: 23 Jan 2014, 10:40

Como limitar os poderes?

Mensagem por patrickporto » 12 Fev 2014, 14:29

Olá pessoal.

Comecei uma mesa de M&M recentemente e alguns jogadores compraram poderes com graduações muito altas que acompanham a tabela de progressão universal (leia-se Criar Objeto 15 + Feito de Poder Progressão) e isso acabou desequilibrando um pouco o jogo. O Jogador usou bom senso e limitou um pouco esse poder, mas eu gostaria de saber como impedir que esse tipo de coisa acontecer, pois é complicado um herói iniciante poder criar objetos de até 15 km ou coisa parecida.
Qual seria a melhor forma de limitar esses? Por custo de poder? Por graduação

Ficarei grato por qualquer ajuda.

Serial101
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Dez 2013, 19:17

Re: Como limitar os poderes?

Mensagem por Serial101 » 12 Fev 2014, 15:14

Para responder essa pergunta eu tenho que fazer outra pergunta. Por que o jogador não poderia fazer objetos a 15kms de distância?

ou por que um cara jogando com um professor xavier não pode ter uma telepatia que alcance metade do universo? ou um magneto que não possa inverter a polaridade da terra?

se os seus personagens são herois maiores que a vida eles deveriam fazer coisas grandiosas, e muito fora do comum.

mas vamso lá, M&M tem duas regras para limitar poderes, um é seu custo, e o outro é o NP, digamos NP10 150 pontos de poder. um poder como criar objetos 15 custa 30pp (no minino, pra fazer como o lanterna verde e mover esses objetos são mais 15pp para um total de 45) isso por si só é UM QUINTO, de todos os pontos que seu jogador tem para construir o personagem. é mais do que ele vai gastar sabendo lutar, com todos os conhecimentos e feitos que ele possui.

se o jogador fez algo que ele acha que corresponde a 1/5 do personagem, no mínimo 1 de cada 5 problemas que ele tem pra resolver tem que ser resolvido com esse poder.

agora se por qualquer motivo vc quer limitar isso eu recomendo que vc limite ao NP da campanha. nada de poderes acima do np do personagem e tudo certo.

no caso do cenario limitar poderes por qualquer motivo (tipo o seriado do smallville onde ninguem podia ser tão poderoso assim para manter um clima) vc pode, como mestre pedir pro jogador diminuir o proprio poder (e receber de volta os pontos pra gastar em outra coisa).

patrickporto
Mensagens: 11
Registrado em: 23 Jan 2014, 10:40

Re: Como limitar os poderes?

Mensagem por patrickporto » 13 Fev 2014, 11:44

Obrigado pela resposta.

Estou tomando a iniciativa de limitar os poderes até mesmo pela vontade dos jogadores. Eles estão acostumados a serem poderosos conforme a história vai se desenvolvendo, pois é difícil imaginar para onde eles irão evoluir caso já comecem com quase tudo que desejam.
Eu também acho que essa seja uma forma de estimular os jogadores a investirem mais em perícias no lugar de gastar todos pontos de poder em poderes apenas.

Avatar do usuário
serial
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Fev 2014, 08:55

Re: Como limitar os poderes?

Mensagem por serial » 14 Fev 2014, 09:08

patrickporto escreveu:Obrigado pela resposta.

Estou tomando a iniciativa de limitar os poderes até mesmo pela vontade dos jogadores. Eles estão acostumados a serem poderosos conforme a história vai se desenvolvendo, pois é difícil imaginar para onde eles irão evoluir caso já comecem com quase tudo que desejam.
então ai temos dois problemas. o primeiro é que M&M tem a evolução mais lenta da história dos RPGs, eu já passei varios jogos sem nem ganhar XP. eles vão começar mais ou menos como querem e não vão mudar muito disso.

a evolução em M&M não se dá nos poderes, mas mais na história e personalidade dos personagens que em seus poderes, o lanterna verde (seja lá qual for) vai ter mais ou menos o mesmo nivel de poder durante toda a vida, mas vai crescer como pessoa ao longo do tempo.
patrickporto escreveu:Eu também acho que essa seja uma forma de estimular os jogadores a investirem mais em perícias no lugar de gastar todos pontos de poder em poderes apenas.
eu até concordo, mas não 100%.

M&M funciona perfeitamente sem jamais ter que rolar pericia, um bom exemplo é o personagem pronto do titânico e do original, que tem poucas pericias e pouca necessidade pra elas.

ainda assim se você quizer usar apenas não obrigue os jogadores a usar pericias, deixe que seja uma escolha do jogador entre usar pericias, ou magicas ou poderes ou qualquer outra solução que eles imaginarem.
Se você não gosta de mim então aprenda uma coisa: O problema é seu.

Avatar do usuário
PlayingHero
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Jan 2014, 21:05
Contato:

Re: Como limitar os poderes?

Mensagem por PlayingHero » 16 Fev 2014, 00:57

Estou tomando a iniciativa de limitar os poderes até mesmo pela vontade dos jogadores. Eles estão acostumados a serem poderosos conforme a história vai se desenvolvendo, pois é difícil imaginar para onde eles irão evoluir caso já comecem com quase tudo que desejam.
Eu também acho que essa seja uma forma de estimular os jogadores a investirem mais em perícias no lugar de gastar todos pontos de poder em poderes apenas.
Enquanto que compreendo suas ações e a de seus jogadores, eu tenho que afirmar que jogar algo no gênero de supers tem por tradição (E respeito ao gênero) uma evolução horizontal, e não vertical. Se deseja que eu me estenda aqui e como fazer isso funcionar usando as regras de M&M eu posso.

Antes disso pergunto: Está usando os limites pelo nível de poder?
Se esta, qual nível de poder estão jogando?

EDIT:
Vejo que está usando nivel de poder 10. Se o problema é criar "poderes grandiosos demais", a solução -real- seria diminuir o nivel de poder da campanha. Ao direcionar os jogadores as pericias, você apenas os está fazendo incrivelmente versáteis.
Meu blog sobre o gênero de Super Heróis em jogos de mesa e eletrônicos:Playing Hero

Avatar do usuário
RMPArquimago
Mensagens: 23
Registrado em: 25 Fev 2014, 00:24
Localização: Jaú - São Paulo

Re: Como limitar os poderes?

Mensagem por RMPArquimago » 25 Fev 2014, 21:34

PlayingHero escreveu:
Estou tomando a iniciativa de limitar os poderes até mesmo pela vontade dos jogadores. Eles estão acostumados a serem poderosos conforme a história vai se desenvolvendo, pois é difícil imaginar para onde eles irão evoluir caso já comecem com quase tudo que desejam.
Eu também acho que essa seja uma forma de estimular os jogadores a investirem mais em perícias no lugar de gastar todos pontos de poder em poderes apenas.
Enquanto que compreendo suas ações e a de seus jogadores, eu tenho que afirmar que jogar algo no gênero de supers tem por tradição (E respeito ao gênero) uma evolução horizontal, e não vertical. Se deseja que eu me estenda aqui e como fazer isso funcionar usando as regras de M&M eu posso.
Não criei o tópico mas achei interessante a questão, como você faria isto em regras?
RUBENS O GRANDE ARQUIMAGO!!!

Responder

Voltar para “Mutantes & Malfeitores”