Moralidade

Um RPG com super-poderes! Mutantes & Malfeitores é o jogo ideal para campanhas modernas e de super-heróis.
patrickporto
Mensagens: 11
Registrado em: 23 Jan 2014, 10:40

Moralidade

Mensagem por patrickporto » 30 Mar 2014, 01:09

Olá Pessoal.
Eu tenho uma mesa onde os jogadores deixam seus personagem sem limite moral. Eles faziam seus heróis serem praticamente vilões. Por esse motivo resolvi mudar a campanha.
Agora eu vou mestrar para eles o mangá Magi. Mas eu quero acrescentar moralidade e quero que a mesma interfira como penalidade em ataque letais. Isso entrará no contexto da história como nível de depravação.
Alguém sabe como definir a moralidade? Alguma sugestão?
Abs.

Avatar do usuário
Alexandre Lancaster
Mensagens: 2692
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:15
Localização: Rio de Janeiro

Re: Moralidade

Mensagem por Alexandre Lancaster » 30 Mar 2014, 11:13

Eu se fosse você dizia que é uma campanha heróica. Por isso, penalize devastadoramente em pontos de experiência os sujeitos a cada ato questionável que eles fizerem. Mais: antes de jogar, crie o que vou chamar aqui de "tabela de karma". Assim que eles chegarem a um número de atos anotados por você na tabela ao longo da campanha, comece a fazer as consequências de seus atos retornarem contra eles de forma crescente e pior, pior, pior. Quando eles reclamarem da perseguição, apenas diga: "é apenas consequência do que vocês fizeram" e mostre a tabela.

Garanto que eles vão ser bem comportados na mesa. :)
_______________________________________

— Lancaster —

Avatar do usuário
RMPArquimago
Mensagens: 23
Registrado em: 25 Fev 2014, 00:24
Localização: Jaú - São Paulo

Re: Moralidade

Mensagem por RMPArquimago » 30 Mar 2014, 11:54

Você também pode dizer que todo dano amoral é automaticamente letal, colocar ele como uma descritor, assim se eles causarem dano em alguém teríamos muito mais mortes e suas conseqüências. E como disse o colega acima, se a "tabela de karma" estiver alta eles começaria a receber dano letal dos que representam a moralidade.
RUBENS O GRANDE ARQUIMAGO!!!

Avatar do usuário
arcashaid
Mensagens: 11
Registrado em: 14 Dez 2013, 11:19

Re: Moralidade

Mensagem por arcashaid » 03 Abr 2014, 12:08

?
Editado pela última vez por arcashaid em 19 Dez 2017, 13:04, em um total de 1 vez.
?????

Avatar do usuário
alighieri
Mensagens: 51
Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Re: Moralidade

Mensagem por alighieri » 04 Abr 2014, 02:01

patrickporto escreveu:Olá Pessoal.
Eu tenho uma mesa onde os jogadores deixam seus personagem sem limite moral. Eles faziam seus heróis serem praticamente vilões. Por esse motivo resolvi mudar a campanha.
Agora eu vou mestrar para eles o mangá Magi. Mas eu quero acrescentar moralidade e quero que a mesma interfira como penalidade em ataque letais. Isso entrará no contexto da história como nível de depravação.
Alguém sabe como definir a moralidade? Alguma sugestão?
Abs.
Essa é uma pergunta bem complexa então vão haver várias respostas possíveis.
Você disse que seus personagens agiam como vilões. Isso é porque eles matavam seus adversários? Porque se for isso, matar ou não o adversário vai ser imoral dependendo do cenário. Em Fairy Tail raramente um personagem morre e a morte tem um efeito bem forte, agora em Dragon Ball Z matar o adversário é quase que frequente e, mesmo assim, o Goku têm o coração puro.
Se a questão é só o dano letal você pode proibir dano letal contra seres humanoides. Como mestre você deve informar aos jogadores qual nível de letalidade você espera do cenário.
A outra opção é permitir dano letal apenas com pontos vilanescos. Para um personagem atacar lentamente ele ganha um ponto vilanesco que reduz a quantidade de pontos heroicos e, com o acúmulo, pode gerar complicações mentais para os jogadores
Imagem

patrickporto
Mensagens: 11
Registrado em: 23 Jan 2014, 10:40

Re: Moralidade

Mensagem por patrickporto » 07 Abr 2014, 14:16

Adorei sua ideia alighieri! Usar pontos heróicos para fazer ataques letais parece ser a melhor solução. Acredito que isso também aumenta a importância dos pontos heróicos e acaba equilibrando as intenções dos jogadores dessa forma.

Responder

Voltar para “Mutantes & Malfeitores”