Duvidas M&M

Um RPG com super-poderes! Mutantes & Malfeitores é o jogo ideal para campanhas modernas e de super-heróis.
Avatar do usuário
HearthGirl
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Abr 2016, 01:58
Localização: Gotham

Re: Duvidas M&M

Mensagem por HearthGirl » 15 Abr 2016, 15:10

Obrigada a ajuda gente, meu mestre aderiu a essa regra mesmo, vou ter que mexer um monte de coisa na ficha kkkk.

Aproveitando, seu que a pergunta é meio boba, mas ainda não entendi a diferença de equipamento e dispositivo. Quando uso um e outro (já que um é bem mais barato que o outro kkk)

Pra essa personagem, por exemplo, qual seria o ideial?
A noite é mais sombria um pouco antes do amanhecer

Avatar do usuário
Hélton
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Abr 2016, 02:23

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Hélton » 15 Abr 2016, 17:23

HearthGirl escreveu:Obrigada a ajuda gente, meu mestre aderiu a essa regra mesmo, vou ter que mexer um monte de coisa na ficha kkkk.

Aproveitando, seu que a pergunta é meio boba, mas ainda não entendi a diferença de equipamento e dispositivo. Quando uso um e outro (já que um é bem mais barato que o outro kkk)

Pra essa personagem, por exemplo, qual seria o ideial?
A página 130 do livro de regras tem uma caixa dedicada exatamente a este assunto. Sendo bem geral dispositivos são objetos intrínsecos ao conceito do personagem como o anel de um lanterna verde por exemplo, itens mais mundanos e que fazem parte da realidade corriqueira do cenário geralmente são equipamentos.

É preciso levar em consideração a ambientação do jogo também já que em uma aventura que se passa no espaço ao estilo de Guardiões da Galaxia armas de energia e algumas outras tecnologias exóticas podem ser tratadas como comuns o suficiente para serem aceitas como equipamentos, mas este caso depende do mestre. No caso de espadas e armas de fogo mundanos eles são tratados como equipamentos, caso você queira um objeto que ultrapassa o mundano como uma espada de adamantium que tem um botão para carregar a lamina com eletricidade e atordoar inimigos atingidos você claramente teria que criar um dispositivo.

Outra coisa que se deve levar em consideração é que se o seu personagem for MUITO forte ele pode acabar quebrando espadas mundanas, pois o seu bônus de força vai ser maior do que a resistência da arma (mais informações na pág 137 na parte de armas brancas). Dispositivos tem uma resistência base bem maior normalmente (10 + graduações do poder) então são escolhas melhores do que equipamento em situações que envolvam a resistência do objeto, alem disso é assumido que você raramente vai perder um dispositivo de forma permanente enquanto que equipamentos podem ir e vir a qualquer momento.

Avatar do usuário
HearthGirl
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Abr 2016, 01:58
Localização: Gotham

Re: Duvidas M&M

Mensagem por HearthGirl » 15 Abr 2016, 20:43

Obrigada!
A noite é mais sombria um pouco antes do amanhecer

Avatar do usuário
igniun
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jan 2015, 10:19

Re: Duvidas M&M

Mensagem por igniun » 16 Abr 2016, 09:56

Hélton escreveu:
igniun escreveu:Ola, gostaria de tirar uma dúvida sobre dano e limite de poder, ainda estou aprendendo sobre o sistema e minha dúvida surgi quando vou narro aventuras com baixo nível de poder e me deparo com a seguinte situação, por exemplo, como deve encarar a seguinte situação: em uma aventura de nível de poder 2, um sujeito coloca força 14, resultando em um bônus de +2, e coloca Ataque Corpo-a-Corpo +2 e por fim coloca uma graduação do feito equipamento, gerando 5 pontos de equipamento e comprando uma espada, cujo dano é +3, em tese já seria impossível um personagem com o nível de poder 2 possuir tal equipamento, pois no tópico em que se refere a troca de ataque por dano, fala que o ataque nem o dano não pode ser reduzido a um valor negativo.
Diante mão agradeço a paciência de todos, eu só tenho por enquanto o livro básico, não se existe alguma informação complementar em outro livro do sistema.
Uma espada nada mais é do que o poder golpe 3 com feito de poder pujante (adiciona a força no dano) e o feito critico aprimorado (por causa do critico 19-20), isso da 5 pontos o que é igual aos 5 pontos de equipamentos. O nível de poder no caso não limita as graduações de poderes e sim os bônus máximos que você efetivamente vai usar, então apesar de que um personagem com força 14 esteja usando uma espada o dano dele ainda sera apenas +2. De fato usar uma arma apesar de já ter o dano máximo pode parecer um desperdício, mas ainda existem motivos para querer usar uma como o fato da espada ter um acerto critico de 19-20, você também não esta tocando diretamente a pessoa então para efeitos com o extra Aura que só funciona quando a pessoa é tocada ou recebe um ataque desarmado pode ser a diferença, algumas armas também aumentam o alcance do personagem como lanças.

Com relação ao NdP x Dano aqui vai um exemplo de como um dano acima do NdP ainda pode ser uma boa ideia: Um personagem de NdP 10 pode ter um poder golpe 16 através de troca ou não, caso não faça a troca entre Ataque e Dano o seu limite de dano ainda sera +10 e ele vai poder aplicar apenas 10 dos 16 pontos de forma que 6 são "desperdiçados". O motivo para isso é que você pode ter poderes alternativos que tenham um custo base maior que o poder original então no caso de um personagem de NdP 10 e poder Golpe 16 com PA de Atordoar ele poderia ter Atordoar 8 (2 pontos por graduação), com Golpe 10 seria apenas Atordoar 5.

Oi Hélton, muito obrigado pela resposta e atenção.

Só para concluir e ver se eu entendi direito. Trocando em miúdos, qualquer valor, seja defesa, ataque ou resistência, caso venha a passar o nível de poder da campanha, vai perdido, certo? O mais recomendado então seria o jogador re-arranjar os pontos para evitar isso? Como mostra também os exemplos de heróis no livro básico, se eu não me engano é Sentinela e Luxia.

Bom, sem querer abusar da tua paciência, já que você sitou, de certa maneira os equipamentos são poderes comprados através do feito 'Equipamento', então é possível criar equipamentos, não importa o que seja, desde armas até micro câmeras para espionagem, por exemplo, através desse método?

Avatar do usuário
Hélton
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Abr 2016, 02:23

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Hélton » 16 Abr 2016, 12:06

Sim o melhor é fazer as trocas mesmo.

A espinha dorsal do sistema de mutantes e malfeitores é os poderes então você pode sim criar equipamentos usando as partes do sistema como referencia sem problemas, mas no caso de equipamentos como comunicadores e celulares você pode notar que eles custam apenas 1 ponto de equipamento no livro (pág 135) e são tecnicamente muito mais baratos (alcance maior que o custo) se comparados ao poder Comunicação. Quando perguntada sobre isso a Green Ronin respondeu que comunicadores e celulares são coisas tão comuns e de fácil acesso que podem ser comparadas com o feito Beneficio, alem disso em caso de situações que afetem a comunicação como tempestades magnéticas, poderes de vilões ou outras coisas o mestre tem a liberdade de não tratar a situação como uma complicação (não distribuiria pontos heroicos pela complicação) já que é uma desvantagem inerente ao equipamento.

É bom conferir no livro básico e suplementos se o que você esta querendo criar já existe ou possui algo próximo e fazer a "engenharia reversa" para saber o que foi usado para cria-lo.

Aqui tem a pergunta e a resposta originais em inglês como referencia que eu peguei do Mutants and Masterminds FAQ

Why does the commlink cost so little (1 point) compared to the Communication power?

Because things like team commlinks (and other common communications devices like cell phones and walkie-talkies)
are fairly commonplace, enough to make them the equivalent of a Benefit feat or a Feature for a piece of equipment.
GMs concerned with the cost differential can feel free to make commlinks and similar communication equipment
Green Ronin Mutants & Masterminds Second Edition FAQ Page 12
considerably less reliable than the Communication power: affected by atmospheric disturbances, power outages,
network outages, energy emissions from villains, and so forth. Essentially, feel free to have such equipment fail
whenever the plot calls for it without it being a complication (that is, without awarding any hero points); it’s just the
innate drawbacks of equipment.

Avatar do usuário
HearthGirl
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Abr 2016, 01:58
Localização: Gotham

Re: Duvidas M&M

Mensagem por HearthGirl » 18 Abr 2016, 12:33

Gente, e para criar uma arma mágica inteligente? Crio um aliado sem habilidades fisicas, ok. Mas para simular o golpe da espada? Pensei em Golpe, Pujante, afeta outro, apenas outro. Que tal?

Tem algum livro com arma mágica?
A noite é mais sombria um pouco antes do amanhecer

Avatar do usuário
Hélton
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Abr 2016, 02:23

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Hélton » 18 Abr 2016, 15:50

HearthGirl escreveu:Gente, e para criar uma arma mágica inteligente? Crio um aliado sem habilidades fisicas, ok. Mas para simular o golpe da espada? Pensei em Golpe, Pujante, afeta outro, apenas outro. Que tal?

Tem algum livro com arma mágica?
Com relação a arma mágica o Livro da Magia tem alguns exemplos e algumas opções extras pra itens mágicos (pág 58), mas a diferença entre um objeto tecnológico e mágico é meramente o descritor que ao invés de ser tecnológico sera mágico.

A respeito de uma arma inteligente você tem varias opções, você pode fazer do modo simples e fácil até o mais detalhado e trabalhoso.

Opção 1(abstrato, simples e barato): Apenas adicione o feito Beneficio a arma, isso representa uma arma inteligente que fala com você, ela não faz nada sozinha como se mover, mas de vez em quando lhe da dicas a respeito de alguma coisa durante suas conversas.

Opção 2(detalhado, complexo e caro): Você pode usar o poder Invocar (Capanga) caso o objeto seja invocado ou o Feito Parceiro/Capangas para criar um construto (regras na pág 148). No caso você criaria um construto sem valores de Força, Destreza e Constituição, mas com valores de Inteligencia, Sabedoria e Carisma para simular um objeto que possui inteligencia, a vantagem desse método é que o construto teria suas próprias pericias e feitos, alem disso ele poderia ter os próprios sentidos e isso permite que ele tenha suas próprias interações com outros personagens.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Padre Judas » 16 Jul 2016, 12:32

O livro tem muitas opções, mesmo.

Estou pensando em alguns personagens e me bateram algumas dúvidas. E se eu quiser fazer um tipo de licantropo, um homem que vira homem-fera E fera completa?
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

kobration
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Nov 2014, 23:39

Re: Duvidas M&M

Mensagem por kobration » 02 Set 2016, 14:50

Boa tarde pessoal ,

Sou novo nesse sistema e me surgiu duvidas referente aos Limites do sistema de acordo com o Nivel de poder .

Uma campanha com personagens de Nivel de poder 7 , sendo assim os limites que eles terão em Dano , ataque/defesa, graduação de poder etc, sendo assim o tudo com o limite 7 correto?
Mas se caso ele utilize alguma equipamento que aumente +1 no ataque , esse bonus sera aplicado ? sendo assim ficando com +8 (considerando que ele ja tem +7 de ataque)?
É possivel usar o combo entre o poder golpe + arma (espada) para passar o limite de dano ? sendo que tanto a espada ou o golpe tenham o feito que atribui modificador de força no dano .

Arroz Docinho
Mensagens: 109
Registrado em: 03 Out 2014, 03:48

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Arroz Docinho » 11 Set 2016, 17:59

Olá amigos, tenho uma dúvida referente ao número de ataques que são possíveis em um turno. Digo, existe algum Feito ou Poder que permita um personagem dar mais de um ataque por turno?

Pergunto isso pq sempre que existe uma porradaria de supers nunca é algo estático, e principalmente quando existem personagens com supervelocidade envolvidos, é natural que eles acabem golpeando mais vezes o adversário.

Responder

Voltar para “Mutantes & Malfeitores”