wagnersantos escreveu:Por favor me perdoem se esse não for o lugar correto para colocar dúvidas sobre M&M 2ª edição.
Se não for, podem me dizer onde é? Se for, podem responder a essas perguntas:
- Bloqueio e Deflexão.
A regra de bloqueio diz que, em vez de minha Defesa, eu faço uma jogada de ataque e se eu passar eu "bloqueei" o golpe. Minha dúvida é: ND 10, meu personagem tem +18 de Ataque e +2 de Dano (total 20, dentro das regras). Minha defesa é 12 (10 +2 de defesa, por isso minha Resistência é +18, total 20, dentro das regras). Se eu fizer assim, eu posso efetivamente ter uma defesa de d20+18 e se falhar terei meu bonus de Resistência estupidamente alto também? Não me parece justo... E to add insult to injury, isso pode ficar maior com o poder Deflexão?!
Primeiro, todas as trocas devem ser aprovadas pelo mestre; Segundo, a maioria dos mestres não permite uma troca maior que 5. Mais que isso tente a desequilibrar muito o jogo.
Sobre bloquear, você perde sua ação de ataque para poder executá-lo. A menos que o personagem tenha deflexão com o extra ação reação. De qualquer maneira o poder é meio caro e se o mestre quiser deixar as coisas mais complicadas o mestre pode dizer que, por deflexão ser um poder do tipo Defesa, o nível do poder não pode ser maior que o bônus de defesa.
wagnersantos escreveu:- Poderes com Feito Poder Alternativo:
Para facilitar a matemática, um ND 5 quer ter Telecinesia com o extra Dano (+1), no nível 5. Total 15 pp. Ele quer também que isso tenha o Feito Sútil. Logo o total vira 16 pp.
Se eu tiver Poder Alternativo Raio com extra Penetrante (+1), também daria 15 pp, mas ele imediatamente vai ter Sútil por ser parte do poder "pai"? Ou vou ter que dizer que ele também é Sutil aqui também. E como fica dentro do custo de 16pp do poder "pai" ou vou ter que gastar um outro Ponto de Poder (totalizando 17 pp no final das contas)?
O poder Telecinésia 5 (Extra: Dano (+1); Feito: Sutil) custa 16PP. Cada poder alternativo que você comprar custará outro ponto de poder e se for alternativo dinâmico ele custará 2PP mais 1PP para deixar o poder base dinâmico também. Dito isso você tem 16PP para gastar com cada poder alternativo toda vez que pagar 1PP por ele. Os poderes alternativos podem ter seus próprios feitos e esses podem ser iguais ou diferentes do poder principal. A unica limitação dos poderes alternativos é que eles não podem ter um custo maior que o poder base. Isso inclui o custo de todos os feitos comprados para o poder base, com exceção do feito poder alternativo. No caso da sua pergunta essa estrutura de poder ficaria assim:
Telecinésia 5 (Extra: Dano (+1); Feito: Sutil) 16PP
Poderes alternativos:
- Raio 5 (Extras: Penetrante (+1); Feito: Sutil) 1PP
wagnersantos escreveu:- Danos diferentes no mesmo inimigo:
Um monstro radioativo tem o Poder Raio e atinge meu personagem. Eu falho o teste de Resistência por 1, logo marco 1 na minha ficha de dano letal. Todos os meus testes de Resistência, até eu recuperar são feitos com -1 de penalidade, certo?
Okay, o mesmo monstro tem o poder Alternativo Raio com Salvamento Diferente (Fortitude). Eu falho no teste de Fortitude por 1. E agora? Eu tenho -2 nos testes de Resistência, ou -1 em Resistência e -1 em Fortitude? Como funciona???
Não importa se o personagem sofreu os efeitos do dano por um ataque com salvamento de Resistência, Fortitude ou Vontade, ele sofrerá uma redução no valor para resistir ao dano igual ao seu nível de machucado. Se o salvamento for de Resistência, será em Resistência, se for o salvamento de Fortitude, será em Fortitude e se for o salvamento de Vontade, a redução será em Vontade.
Vai ser -2 nos testes de Resistência se o ataque tiver salvamento de Resistência e -2 nos testes de Fortitude se o ataque tiver salvamento alternativo Fortitude.