Duvidas M&M

Um RPG com super-poderes! Mutantes & Malfeitores é o jogo ideal para campanhas modernas e de super-heróis.
Avatar do usuário
Lucena
Mensagens: 4033
Registrado em: 13 Jan 2015, 21:24

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Lucena » 07 Mai 2015, 18:26

Obrigado pela dica. A Confraria de Arton postou a ficha do Visão (um sintezoide) no site deles então não precisa mais, ele era o objetivo desde o começo.
Everything Lives!

Código: Selecionar todos

[quote="Pelleas"][img]https://i.imgur.com/qkSeY1p.png[/img]
 [/quote]

All Duarte
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Mai 2015, 14:26

Re: Duvidas M&M

Mensagem por All Duarte » 12 Mai 2015, 14:27

Boa noite pessoal, venho recorrer por dúvidas nas regras.
Hoje entrei na discussão com um amigo meu, iniciante no sistema. Em relação ao poder deflexão (e por tanto a ação bloquear), o ação necessária é clara: Ação padrão. Porém a definição do poder diz "Você pode se defender ativamente contra ataques corpo-a-corpo. Para bloquear um ataque, faça uma rolagem de ataque contra a rolagem de ataque do seu oponente. Se a sua rolagem for maior, você bloqueia o ataque". Isso da entender que é possível usar deflexão como uma "reação" de defesa no momento em que vc recebe um ataque. Enquanto o livro diz também que ação padrão só poder ser realizada no seu turno, o que pode ser feito no turno do outro são ações de reação e Defender, já que no caso defender é uma reação a ação do outro personagem.
Então ficou a duvida: Deflexão e bloquear podem ser usadas no momento da defesa, ou vc precisa usar uma ação padrão NO SEU TURNO para ter o bônus na rodada seguinte?

alighieri você pode ma ajudar aqui? :D

Avatar do usuário
alighieri
Mensagens: 51
Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Re: Duvidas M&M

Mensagem por alighieri » 12 Mai 2015, 19:32

All Duarte escreveu:Boa noite pessoal, venho recorrer por dúvidas nas regras.
Hoje entrei na discussão com um amigo meu, iniciante no sistema. Em relação ao poder deflexão (e por tanto a ação bloquear), o ação necessária é clara: Ação padrão. Porém a definição do poder diz "Você pode se defender ativamente contra ataques corpo-a-corpo. Para bloquear um ataque, faça uma rolagem de ataque contra a rolagem de ataque do seu oponente. Se a sua rolagem for maior, você bloqueia o ataque". Isso da entender que é possível usar deflexão como uma "reação" de defesa no momento em que vc recebe um ataque. Enquanto o livro diz também que ação padrão só poder ser realizada no seu turno, o que pode ser feito no turno do outro são ações de reação e Defender, já que no caso defender é uma reação a ação do outro personagem.
Então ficou a duvida: Deflexão e bloquear podem ser usadas no momento da defesa, ou vc precisa usar uma ação padrão NO SEU TURNO para ter o bônus na rodada seguinte?

alighieri você pode ma ajudar aqui? :D
O personagem declara que quer utilizar bloquear e durante toda a rodada ele bloqueia os ataques dos inimigos. Tendo uma penalidade de -2 para cada ataque subsequente é claro. O personagem não é obrigado há bloquear todos os ataques que ele recebeu em uma rodada. Ele pode escolher bloquear uns e usar a Classe de Defesa para outros. Uma coisa que não fica clara é se você usa sua Classe de Defesa mesmo se não conseguir bloquear o ataque. Por exemplo se o inimigo tem uma rolagem de ataque baixa e você tem uma menor ainda, mas a rolagem dele não ultrapassa sua Classe de Defesa, para mim o ataque não acerta. O personagem mantém a Classe de Defesa porque ele está gastando uma ação para poder se defender ativamente. Ele tem que ganhar alguma coisa, e não perder.

No caso do poder deflexão ele funciona exatamente da mesma maneira que bloquear, só que para ataques a distância e para corpo a corpo (se ele quiser). A grande "sacada" do poder deflexão para mim é poder usar ele com ações mais rápidas que a padrão. Um personagem com Deflexão (Extras: Ação +2 (Reação)) básicamente se defende ativamente de todos os ataques até ser atingido por um deles. Ele também pode adicionar extras para proteger as pessoas a uma certa distância dele.

Para mim a unica situação que eu usaria bloquear é para protejer alguém. Se um personagem está concedendo cobertura a outro faz toda lógica ele tentar bloquear o ataque. Caso contrário, é bem mais utíl usar uma ação padrão e ativar Defesa Total, que aumenta a Classe de Defesa do personagem e não é preciso rolar dado nenhum. A diferença é que o personagem protegido não vai receber cobertura nenhuma. Já que ele provavelmente tem uma Classe de Defesa bem mais baixa.
Imagem

All Duarte
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Mai 2015, 14:26

Re: Duvidas M&M

Mensagem por All Duarte » 12 Mai 2015, 23:32

alighieri escreveu:
All Duarte escreveu:Boa noite pessoal, venho recorrer por dúvidas nas regras.
Hoje entrei na discussão com um amigo meu, iniciante no sistema. Em relação ao poder deflexão (e por tanto a ação bloquear), o ação necessária é clara: Ação padrão. Porém a definição do poder diz "Você pode se defender ativamente contra ataques corpo-a-corpo. Para bloquear um ataque, faça uma rolagem de ataque contra a rolagem de ataque do seu oponente. Se a sua rolagem for maior, você bloqueia o ataque". Isso da entender que é possível usar deflexão como uma "reação" de defesa no momento em que vc recebe um ataque. Enquanto o livro diz também que ação padrão só poder ser realizada no seu turno, o que pode ser feito no turno do outro são ações de reação e Defender, já que no caso defender é uma reação a ação do outro personagem.
Então ficou a duvida: Deflexão e bloquear podem ser usadas no momento da defesa, ou vc precisa usar uma ação padrão NO SEU TURNO para ter o bônus na rodada seguinte?

alighieri você pode ma ajudar aqui? :D
O personagem declara que quer utilizar bloquear e durante toda a rodada ele bloqueia os ataques dos inimigos. Tendo uma penalidade de -2 para cada ataque subsequente é claro. O personagem não é obrigado há bloquear todos os ataques que ele recebeu em uma rodada. Ele pode escolher bloquear uns e usar a Classe de Defesa para outros. Uma coisa que não fica clara é se você usa sua Classe de Defesa mesmo se não conseguir bloquear o ataque. Por exemplo se o inimigo tem uma rolagem de ataque baixa e você tem uma menor ainda, mas a rolagem dele não ultrapassa sua Classe de Defesa, para mim o ataque não acerta. O personagem mantém a Classe de Defesa porque ele está gastando uma ação para poder se defender ativamente. Ele tem que ganhar alguma coisa, e não perder.

No caso do poder deflexão ele funciona exatamente da mesma maneira que bloquear, só que para ataques a distância e para corpo a corpo (se ele quiser). A grande "sacada" do poder deflexão para mim é poder usar ele com ações mais rápidas que a padrão. Um personagem com Deflexão (Extras: Ação +2 (Reação)) básicamente se defende ativamente de todos os ataques até ser atingido por um deles. Ele também pode adicionar extras para proteger as pessoas a uma certa distância dele.

Para mim a unica situação que eu usaria bloquear é para protejer alguém. Se um personagem está concedendo cobertura a outro faz toda lógica ele tentar bloquear o ataque. Caso contrário, é bem mais utíl usar uma ação padrão e ativar Defesa Total, que aumenta a Classe de Defesa do personagem e não é preciso rolar dado nenhum. A diferença é que o personagem protegido não vai receber cobertura nenhuma. Já que ele provavelmente tem uma Classe de Defesa bem mais baixa.
Pera ai então, vamos ver se entendi direitinho: o personagem só pode usar deflexão, no caso ativar, na ação dele mesmo né? Então ele deixa de usar uma ação padrão para ativar deflexão naquela rodada, e quando for receber o ataque ele pode bloquear. Então se o cara me vencer na iniciativa e jogar antes de mim, vamos supor que é o primeiro ataque dele na batalha, eu ainda não posso usar reflexão, tenho que me defender normalmente. Ai na minha vez eu uso a ação padrão pra ativar deflexão, e assim, quando ele me atacar na próxima eu estarei bloqueando, confere?

Avatar do usuário
alighieri
Mensagens: 51
Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Re: Duvidas M&M

Mensagem por alighieri » 13 Mai 2015, 07:43

All Duarte escreveu:Pera ai então, vamos ver se entendi direitinho: o personagem só pode usar deflexão, no caso ativar, na ação dele mesmo né? Então ele deixa de usar uma ação padrão para ativar deflexão naquela rodada, e quando for receber o ataque ele pode bloquear. Então se o cara me vencer na iniciativa e jogar antes de mim, vamos supor que é o primeiro ataque dele na batalha, eu ainda não posso usar reflexão, tenho que me defender normalmente. Ai na minha vez eu uso a ação padrão pra ativar deflexão, e assim, quando ele me atacar na próxima eu estarei bloqueando, confere?
É isso aí mesmo, mas se você deseja adicionar mais variação ao seu jogo você pode perfeitamente permitir que um jogador abra mão de sua ação padrão na próxima rodada para poder usar bloquear. Tem uma variação no Manual do Malfeitor que chama Defesa fora do Turno.
Quando você é atacado, pode abrir mão de seu próximo turno para realizar a ação defesa total, o que fornece um bônus de esquiva de +4 na Defesa. Você deve declarar a defesa fora de turno antes da rolagem de ataque ser realizada, e não pode usá-la se estiver desprevenido no início do combate. Sua Iniciativa não se altera; você
simplesmente não age no seu próximo turno. Você mantém o bônus de esquiva até sua próxima ação, no turno seguinte àquele do qual você abriu mão.
No nosso caso você só está extendendo a regra para Bloquear e Deflexão também.
Imagem

All Duarte
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Mai 2015, 14:26

Re: Duvidas M&M

Mensagem por All Duarte » 13 Mai 2015, 13:22

alighieri escreveu:
É isso aí mesmo, mas se você deseja adicionar mais variação ao seu jogo você pode perfeitamente permitir que um jogador abra mão de sua ação padrão na próxima rodada para poder usar bloquear. Tem uma variação no Manual do Malfeitor que chama Defesa fora do Turno.
Quando você é atacado, pode abrir mão de seu próximo turno para realizar a ação defesa total, o que fornece um bônus de esquiva de +4 na Defesa. Você deve declarar a defesa fora de turno antes da rolagem de ataque ser realizada, e não pode usá-la se estiver desprevenido no início do combate. Sua Iniciativa não se altera; você
simplesmente não age no seu próximo turno. Você mantém o bônus de esquiva até sua próxima ação, no turno seguinte àquele do qual você abriu mão.
No nosso caso você só está extendendo a regra para Bloquear e Deflexão também.
Muito obrigado man! Ajudou bastante mesmo! :D

Max_irons
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Set 2015, 06:50

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Max_irons » 15 Set 2015, 06:55

Tenho uma duvida em relação ao sistema, acabei de ler o livro e algumas coisas não ficaram muito claras, jogo RPG a alguns anos e estou acostumado ao padrão de HP/MP mais comum entre outros sistemas, peço desculpa se isso está claro no livro e eu não entendi direito, mas se o sistema não usa pontos de vida, o que determina quando algum personagem é derrotado? E pra que serve o calculo de dano? E como eu sei quando um ataque causou apenas machucado ou algum dano maior? Agradeço a quem pudem me ajuda e peço desculpa se estiver noobando :D

Avatar do usuário
alighieri
Mensagens: 51
Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Re: Duvidas M&M

Mensagem por alighieri » 18 Set 2015, 14:53

Max_irons escreveu:Tenho uma duvida em relação ao sistema, acabei de ler o livro e algumas coisas não ficaram muito claras, jogo RPG a alguns anos e estou acostumado ao padrão de HP/MP mais comum entre outros sistemas, peço desculpa se isso está claro no livro e eu não entendi direito, mas se o sistema não usa pontos de vida, o que determina quando algum personagem é derrotado? E pra que serve o calculo de dano? E como eu sei quando um ataque causou apenas machucado ou algum dano maior? Agradeço a quem pudem me ajuda e peço desculpa se estiver noobando :D
Relaxa cara. Aqui todo mundo tá pra aprender. Tem esse lance de noob não.
Para começar acredito que você já esteja familiarizado com o sistema de rolagem de ataque de D&D, onde você rola seu ataque e deve superar a classe de defesa do alvo. Se não estiver é só falar. Em M&M a rolagem de ataque para atingir o alvo funciona da mesma maneira. O personagem soma o bônus de ataque dele ao valor que ele tirou no dado e se ele superar ou igualar a defesa do alvo o ataque acerta. A principal diferença começa na rolagem do dano. Não é o atacante que rola os dados para determinar quanto dano conseguiu desferir, é o defensor que rola os dados para resistir ao dano do adversário, que já é predeterminado.

Agora vamos ao sistema.
Cada ataque tem um bônus de dano. Para ataques em corpo-a-corpo, o bônus de dano é o seu bônus de Força, mais quaisquer modificadores por poderes como Golpe. Para ataques à distância, o bônus de dano em geral é baseado na graduação do poder de ataque.
.

Caso o atacante acerte o golpe o defensor rola um teste de resistência (embora tenham extras que modifiquem isso) CD igual a 15 + o bônus de dano do ataque. Importante, estamos falando do bônus de DANO do ataque e não do bônus de ATAQUE que o atacante tem e que ele já usou para determinar a precisão de seus golpes. São duas coisas diferentes.
Antes de atacar, o atacante deve declarar se está atacando com ataque letal ou não letal. Após o teste do defensor é só conferir as tabelas abaixo (que também estão no livro):

Tabela de Dano não Letal
Salvamento de Resistência ----|---- Efeito
Bem sucedida-------------------- | ---- Sem efeito
Falha ----------------------------- | ---- Machucado
Falha por 5 ou mais -------------| ---- Machucado + Atordoado (1 rodada)
Falha por 10 ou mais ----------- | ---- Atordoado + Abatido
Falha por 15 ou mais ----------- I ---- Inconsciente
Tabela de Dano Letal
Salvamento de Resistência ----|---- Efeito
Bem sucedida-------------------- | ---- Sem efeito
Falha ----------------------------- | ---- Machucado + Ferido
Falha por 5 ou mais -------------| ---- Machucado + Ferido + Atordoado (1 rodada)
Falha por 10 ou mais ----------- | ---- Atordoado + Abatido + Desabilitado
Falha por 15 ou mais ----------- I ---- Inconsciente + Morimbundo
Duas coisas:
A primeira é que as condições Machucado e Ferido aplicam modificadores negativos aos salvamentos de Resistência contra o respectivo dano. Então se um personagem começou a luta com Resistência +9, ele rola 9 + 1D20 contra a CD de 15 + o bônus de dano do atacante. Se ao longo da luta, por exemplo ele ficar com 3 condições machucado e 2 condições Ferido, o defensor só rolará 6 + 1D20 contra Dano não Letal e 7 + 1D20 contra Dano Letal.

Segundo: Com exceção das condições Machudado e Ferido que podem ter infinitas graduações, as outras condições só acontecem uma vez impondo as penalidades descritas no livro. Qualquer dúvida conversamos sobre elas aqui.

Uma regra da casa que eu gosto de seguir é que se o personagem sofre as condições Abatido ou Desabilitado uma segunda vez, ele sofre a próxima pior condição, Inconsciente ou Morimbundo.
Imagem

Avatar do usuário
Superman
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Out 2015, 13:05

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Superman » 18 Out 2015, 13:37

Galera, desculpem pelas possíveis noobagens, mas comecei a jogar esse sistema tem pouco tempo e ainda não o dominei por mais simples que ele seja :oops:

Dúvida nº 1: Posso usar o Extra Ligado em poderes alternativos? Exemplo:

Golpe 15
PA: Golpe 5, Atordoar 5 (ligados)

Assim posso usar um golpe mais forte (10 grad) ou um golpe mais fraco que atordoe ao mesmo tempo.

Dúvida nº 2: Como funciona a desvantagem Perda de Poder caso o personagem perca vários poderes? Mesmo com o custo de -1pp (No caso de incomum) parece meio apelão se for um personagem com vários poderes. Exemplo:

Constituição Aumentada
Força Aumentada
Imóvel
Imunidade
Salto
Golpe

Se o personagem perder todos os poderes com uma única condição tem -6pp? Se for Comum -12pp?

Avatar do usuário
DarcyDettmann
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Dez 2013, 13:39

Re: Duvidas M&M

Mensagem por DarcyDettmann » 19 Out 2015, 22:28

Superman escreveu:Galera, desculpem pelas possíveis noobagens, mas comecei a jogar esse sistema tem pouco tempo e ainda não o dominei por mais simples que ele seja :oops:

Dúvida nº 1: Posso usar o Extra Ligado em poderes alternativos? Exemplo:

Golpe 15
PA: Golpe 5, Atordoar 5 (ligados)

Assim posso usar um golpe mais forte (10 grad) ou um golpe mais fraco que atordoe ao mesmo tempo.
Não, o mais adequado seria você fazer um Repertório com as outras configurações dos seus poderes. Por exemplo:

Golpe 15
PA: Golpe 5, Atordoar 5* (Ligados)
PA: Atordoar 7*

*custa 2 pp/graudação
Superman escreveu:Dúvida nº 2: Como funciona a desvantagem Perda de Poder caso o personagem perca vários poderes? Mesmo com o custo de -1pp (No caso de incomum) parece meio apelão se for um personagem com vários poderes. Exemplo:

Constituição Aumentada
Força Aumentada
Imóvel
Imunidade
Salto
Golpe

Se o personagem perder todos os poderes com uma única condição tem -6pp? Se for Comum -12pp?
Nesse caso, seria mais indicado utilizar Identidade Normal e Transformação Involuntária [Irresistível]
Laboratório de Tranqueiras: Hacks, Projetos e Outras Tralhas que crio nas minhas horas vagas.

Responder

Voltar para “Mutantes & Malfeitores”