Duvidas M&M


Um RPG com super-poderes! Mutantes & Malfeitores é o jogo ideal para campanhas modernas e de super-heróis.

Mensagens: 74

Registrado em: 09 Dez 2013, 19:17

Mensagem 11 Dez 2013, 07:48

Duvidas M&M

Tópico para responder duvidas sobre a mecanica do sistema, seja em qualquer das suas encarnações.

Entendendo Repertórios e Poderes Alternativos Dinâmicos - By Salsa

Salsa escreveu:Para facilitar a vida de todos, estou traduzindo um tópico do fórum oficial onde responderam minha pergunta quanto a poderes alternativos e repertórios (como descritos no Ultimate Power). Cortesia do usuário, Delemental.

Vou por a regra de Repertório inteira - talvez mais detalhe do que necessário, mas tenho certeza de que você não é o único com este problema.

Se você está usando o Ultimate Power, ajuda não pensar em Repertório como um poder, mas sim uma estrutura - uma maneira de organizar um grupo de poderes. De fato, está categorizado como uma no UP. Só porque tem graduações não quer dizer que seja um poder. Se você realmente observar, o Repertório nas regras Básicas e o Repertório no UP fazem a mesma coisa - cada um tem um poder base, cada um custa 2 por graduação - UP apenas lhe dá mais flexibilidade na hora de escolher o poder base.

Por questões de clareza, vamos usar um repertório completamente variado como exemplo.

As graduações que você compra em Repertório determinam o quão grande é a quantidade de pontos que você tem pra usar. Cada graduação de Repertório custa 2 pontos e lhe dá 2 pontos pra usar. Então, digamos que você tem:

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 10

O qual custou 20 pontos, e nos dá 20 pontos. Você poderia, é claro, aplicar modificadores no Repertório em sí; por exemplo, você poderia dá a Falha Inconstante que reduziria o custo para 1/graduação, embora cada graduação lhe desse 2 pontos. Por agora, vamos ficar só com o Repertório básico.

Cada Repertório tem um poder base - um brinde. De fato, designar um poder particular como base num Repertório realmente não tem efeito algum em jogo além de que você não tem que pagar um ponto se quer por ele. Nesse caso, vamos usar o bom e velho Raio.

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 10
Base: Raio 10

Não gastei pontos até agora. Os 20 pontos disponíveis vão comprar 10 graduações de Raio (impedindo quaisquer modificadores). Notem que o seu poder base não precisa ser um poder 2/graduação - Eu poderia ter facilmente feito o poder base ser Insubstancial 4, ou Controle Temporal Continuo em Área por Percepção 2 (basicamente um poder de 10/graduação). Por isso, seu poder base nem precisa ser o mais caro dentro do Repertório, como é o caso das regras do Livro Básico. De fato, o que temos aqui é bem idêntico a 10 graduações de Controle de Energia Cósmica do poder de mesmo nome do Livro Básico.

Agora, um Repertório com um poder é bem ridículo, então vamos adicionar:

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 10
Base: Raio 10
PA: Campo de Força 10 (Impenetrável)
PA: Vôo 5
PA: Super-Velocidade 4


Três Poderes Alternativos num Repertório, custando 1 cada. Nosso Repertório agora custa 23 pontos, e tem quatro poderes para se escolher. Você pode mudar de um pra outro uma vez por rodada, mas só pode usar um poder por vez.

Agora, você perguntou sobre Dinâmico. Fazer um poder ser Dinâmico custa 1 ponto; até o poder base tem que pagar este ponto. Vamos fazer com que todos sejam Dinâmicos:

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 10
Base: Raio 10 (Dinâmico)
PA: Campo de Força 10 (Dinâmico, Impenetrável)
PA: Vôo 5 (Dinâmico)
PA: Super-Velocidade 4 (Dinâmico)


O que que isso faz, além de aumentar o custo de nosso Repertório para 27? Bem, pense nos pontos de seu Repertório como uma bolsa de 20 bolinhas, e cada poder no Repertório é uma tigela. Com um Repertório normal, você pode mover a bolsa de bolinhas de uma tigela pra outra, mas você tem que mover a bolsa inteira. Mas se você tem um poder Dinâmico, você pode abrir a bolsa e colocar quantas bolinhas quiser dentro daquela tigela e colocar o resto das bolinhas dentro de outras 'tigelas' Dinâmicas. Então, poderiamos por 10 pontos em nosso poder Vôo Dinâmico (que é o quanto ele precisa mesmo), e os outros 10 poderiam ir pra Raio, permitindo nos usar Raio em 5 graduações (já que isso é tudo que 10 pontos compram). Lembre-se que você não pode ignorar Extras e Falhas nos poderes, então se você colocou 10 pontos no Campo de Força, você poderia usar como Campo de Força Impenetrável 5, mas você não pode optar por ignorar o extra Impenetrável e ter um Campo de Força 10.

Note que não é preciso fazer cada poder do seu Repertório ser Dinâmico. Por exemplo, vamos tirar o Dinâmico de Vôo:

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 10
Base: Raio 10 (Dinâmico)
PA: Campo de Força 10 (Dinâmico, Impenetrável)
PA: Vôo 5
PA: Super-Velocidade 4 (Dinâmico)


Agora este Repertório custa 26 pontos. Você ainda pode dividir seus pontos entre Raio, Campo de Força e Super-Velocidade, mas se você usar Vôo, então todos os seus pontos terão que ir pra Vôo. "Mas espere!" Eu ouço você dizer. "Vôo 5 só custa 10 pontos! Por que eu tenho que por todos os meus 20 pontos nele?" Porque um poder não-Dinâmico em um Repertório não compartilha pontos - mesmo que não esteja usando todos os pontos.

Agora, este Repertório está pior do que o ideal - você não pode usar sua ofensa (Raio) e sua defesa (Campo de Força) em força total ao mesmo tempo com somente 20 pontos pra compartilhar. E aqui está a grande vantagem da versão de Repertório do Ultimate Power:

Repertório de Poderes Cósmicos Fenomenais 20
Base: Raio 10 (Dinâmico)
PA: Campo de Força 10 (Dinâmico, Impenetrável)
PA: Vôo 5 (Dinâmico)
PA: Super-Velocidade 4 (Dinâmico)


Perceba que embora eu tenha duplicado as graduações do Repertório em sí, as graduações dos poderes no Repertório não mudaram. Este Repertório agora custa 47 pontos (veja que eu restaurei o Dinâmico de Vôo), mas em vez de lhe dar 20 pontos pra usar, agora você tem 40. O que quer dizer que você pode usar Raio e Campo de Força em força total simultâneamente. Ou você poderia usar ambos em 5 graduações, e ainda ter 20 pontos restantes pra colocar em Super-Velocidade e/ou Vôo. A estrutura do Repertório em sí não é sujeita a limites de Nível de Poder, mesmo que os poderes dentro do Repertório o sejam. Pra fazer isso com a regra do livro básico, você teria que aumentar o custo do poder primário - e uma vez que atingisse o máximo de qualquer NP, sua única opção é começar a encher de extras e feitos de poder.

--De novo, agradeço ao Salsa e torno esse tópico fixo para ajudar outros jogadores. No futuro pretendo pegar esta tradução dele e colocar num tópico próprio, com outras dúvidas, para facilitar pesquisa. Com autorização do Salsa, claro.--
Avatar do usuário

Mensagens: 104

Registrado em: 09 Dez 2013, 20:30

Localização: Brasília

Mensagem 12 Dez 2013, 20:34

Re: Duvidas M&M

Dúvida, sou extremamente novo no sistema (ainda nem terminei de ler o livro básico, e nunca joguei nele :D) mas durante minha leitura não entendi como funcionam as graduações do feito Ambiente Favorito, alguém poderia explicar?

Agradeço desde já
"Imaginação é mais importante do que conhecimento. Conhecimento é limitado. Imaginação abrange o mundo."
(Albert Einstein)

Mensagens: 74

Registrado em: 09 Dez 2013, 19:17

Mensagem 12 Dez 2013, 20:44

Re: Duvidas M&M

ginani escreveu:Dúvida, sou extremamente novo no sistema (ainda nem terminei de ler o livro básico, e nunca joguei nele :D) mas durante minha leitura não entendi como funcionam as graduações do feito Ambiente Favorito, alguém poderia explicar?

Agradeço desde já


quando vc esta em seu ambiente favorito vc ganha +1 em seu bba ou sua defesa, a sua escolha.

fora isso não tem nada de mais. o q especificamente vc está na duvida q eu respondo com mais propriedade.
Avatar do usuário

Mensagens: 104

Registrado em: 09 Dez 2013, 20:30

Localização: Brasília

Mensagem 12 Dez 2013, 20:48

Re: Duvidas M&M

Segundo o livro o feito tem graduações, eu não entendi aonde que essas graduações entram. A cada graduação o bônus aumenta em +1? Ou a cada graduação você escolhe um ambiente novo? Isso que eu não consegui entender
EDIT: Também não entendi as graduações de Ataque Dominó, cada graduação te da 1.5 m a mais de movimento? Acho que não to entendendo é como funcionam as graduações dos feitos... :?
EDIT 2: E as graduações do feito Benefício, como funcionam? A cada graduação escolho um novo benefício?
"Imaginação é mais importante do que conhecimento. Conhecimento é limitado. Imaginação abrange o mundo."
(Albert Einstein)

Mensagens: 74

Registrado em: 09 Dez 2013, 19:17

Mensagem 12 Dez 2013, 23:20

Re: Duvidas M&M

ginani escreveu:Segundo o livro o feito tem graduações, eu não entendi aonde que essas graduações entram. A cada graduação o bônus aumenta em +1? Ou a cada graduação você escolhe um ambiente novo? Isso que eu não consegui entender


uma graduação é quanta veze vc pega seleciona um feito. uma graduação igual um feito deste tipo, duas graduações dois feitos.

no caso de ambiente favorito ele diz q cada vez q vc pega esse feito vc ganha +1 em bba ou defesa no seu ambiente, vc pode pegar o feito novamente e selecionar um novo ambiente, passando a ganhar +1 em bba ou defesa no novo ambiente ou escolher o mesmo ambiente, nesse caso vc passa a receber +2 em bba ou defesa no ambiente em questão.

ginani escreveu:EDIT: Também não entendi as graduações de Ataque Dominó, cada graduação te da 1.5 m a mais de movimento? Acho que não to entendendo é como funcionam as graduações dos feitos... :?


se vc pegar ataque dominó uma vez vc bate em um seguido do outro, se pegar duas vezes vc pode bater em um cara, andar 1,5m e bater no outro, depois andar mais 1,5m e bater em um terceiro, até q vc bata em todos ou que não tenha mais ninguem perto de vc pra fazer isso.

ginani escreveu:EDIT 2: E as graduações do feito Benefício, como funcionam? A cada graduação escolho um novo benefício?


depende do beneficio, riqueza por exemplo vc pode pegar mais de uma vez e seus efeitos se acumulam, já passe de segurança só serve uma vez, se pegar outro beneficio vc pode escolher o mesmo ou pegar outro se desejar.

no geral quanto um feito tem um sinal de + quer dizer q vc pode pegar eles varias vezes, essas varias vezes são chamadas de graduação.
Avatar do usuário

Mensagens: 104

Registrado em: 09 Dez 2013, 20:30

Localização: Brasília

Mensagem 12 Dez 2013, 23:35

Re: Duvidas M&M

Muito obrigado Serial101! Agora vou passar a parte de poderes, espero que não surjam tantas dúvidas :D
"Imaginação é mais importante do que conhecimento. Conhecimento é limitado. Imaginação abrange o mundo."
(Albert Einstein)

Mensagens: 74

Registrado em: 09 Dez 2013, 19:17

Mensagem 13 Dez 2013, 07:24

Re: Duvidas M&M

Até o presente momento (e vc está no capitulo 5 do livro) apenas uma duvida, me parece uma boa média, mas se estiver com alguma duvida pode vir perguntar, gosto de ajudar.
Avatar do usuário

Mensagens: 104

Registrado em: 09 Dez 2013, 20:30

Localização: Brasília

Mensagem 14 Dez 2013, 00:30

Re: Duvidas M&M

Obrigado Serial101 :D
Provavelmente mais pra frente volto aqui, no momento estou apanhando pro funcionamento dos Poderes e seu custo (Ainda to penando pra entender como que aplica os Extras, Defeitos e Feitos de Poder na conta da compra do poder), mas tenho esperança de entender melhor como funciona quando terminar de ler o livro básico, senão volto aqui pra importunar mais :mrgreen:
"Imaginação é mais importante do que conhecimento. Conhecimento é limitado. Imaginação abrange o mundo."
(Albert Einstein)

Mensagens: 74

Registrado em: 09 Dez 2013, 19:17

Mensagem 14 Dez 2013, 13:27

Re: Duvidas M&M

ginani escreveu:Obrigado Serial101 :D
Provavelmente mais pra frente volto aqui, no momento estou apanhando pro funcionamento dos Poderes e seu custo (Ainda to penando pra entender como que aplica os Extras, Defeitos e Feitos de Poder na conta da compra do poder), mas tenho esperança de entender melhor como funciona quando terminar de ler o livro básico, senão volto aqui pra importunar mais :mrgreen:


é bem simples, o custo do poder está no campo de custo, cada extra aumenta esse custo em 1 cada falha diminui em um. esse e o custo de um nivel, se vc quer 4 niveis vc paga 4 vezes esse valor.

pensemos em um poder tipo um hadooken

golpe 1 (1pp por nivel) com o extra penetrante (+1), alcance (+1) e tem a falha distrativo (-1). logo 1+1+1-1= 2pp por nivel.

se vc quer 10 niveis esse poder custa 20 pontos.
Avatar do usuário

Mensagens: 104

Registrado em: 09 Dez 2013, 20:30

Localização: Brasília

Mensagem 15 Dez 2013, 00:38

Re: Duvidas M&M

É porque existem alguns poderes que pra mim não ficou claro quantas graduações você pode pegar neles. Inicialmente tinha achado que você podia pegar quantas graduações quisesse em qualquer poder, sempre melhorando eles, mas to começando a reparar que existem alguns poderes que aparentemente tem um número máximo de graduações que se pode adquirir. O poder de Derrubar, por exemplo
Você pode fazer um ataque de derrubar (veja Derrubar, na página 157) ao alcance normal, sem modificador algum por categoria de tamanho. O alvo faz um teste de Força ou Destreza, o que for maior, contra o resultado do seu teste de poder. Caso você vença, o alvo cai ao chão. O alvo não tem a oportunidade de derrubar você.

O que exatamente mais graduações nesse poder fariam? Iam melhorar seu teste de derrubar, de alguma forma? Esse tipo de coisa que ainda to tentando entender, sistema novo é sempre um desafio :mrgreen:
"Imaginação é mais importante do que conhecimento. Conhecimento é limitado. Imaginação abrange o mundo."
(Albert Einstein)
Próximo

Voltar para Mutantes & Malfeitores

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: nenhum usuário registrado e 1 visitante.

cron