Duvidas M&M


Um RPG com super-poderes! Mutantes & Malfeitores é o jogo ideal para campanhas modernas e de super-heróis.

Avatar do usuário

Mensagens: 51

Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Mensagem 18 Set 2016, 03:09

Re: Duvidas M&M

kobration escreveu:Boa tarde pessoal ,

Sou novo nesse sistema e me surgiu duvidas referente aos Limites do sistema de acordo com o Nivel de poder .

Uma campanha com personagens de Nivel de poder 7 , sendo assim os limites que eles terão em Dano , ataque/defesa, graduação de poder etc, sendo assim o tudo com o limite 7 correto?

Não exatamente. Poderes que não aumentam seu dano ou seu ataque/defesa podem ter a graduação que você quiser. Velocidade pode ter graduação 20 por exemplo. A graduação máxima das pericias é o nível da campanha +5. A soma entre o bônus de CD de um poder e sua rolagem de ataque não podem ser maior que a soma de ambos divido por 2. Por exemplo, você pode ter Golpe 7 Ataque 7, ou Golpe 8 Ataque 6, ou Golpe 9 Ataque 5. Você também pode ter cada uma dessas opções de golpe como um poder alternativo do outro. No caso da defesa você pode variar a Resistência e o bônus de defesa

kobration escreveu:Mas se caso ele utilize alguma equipamento que aumente +1 no ataque , esse bonus sera aplicado ? sendo assim ficando com +8 (considerando que ele ja tem +7 de ataque)?

Você não pode ultrapassar o limite mesmo que use um equipamento. O mestre pode permitir que você reduza seu bônus de dano e aumente seu ataque porque está utilizando esse item, mas isso é com o mestre. Outra coisa, poderes normalmente não acumulam com equipamentos. Então um personagem que tenha o poder proteção, por exemplo, não recebe nenhum bônus por vestir uma armadura.

kobration escreveu:
É possivel usar o combo entre o poder golpe + arma (espada) para passar o limite de dano ? sendo que tanto a espada ou o golpe tenham o feito que atribui modificador de força no dano .

Em alguns cenários o mestre pode permitir que o personagem some o bônus do golpe ao bônus da arma como uma técnica especial que SÓ funciona com a arma, mas isso também depende do mestre
Imagem
Avatar do usuário

Mensagens: 51

Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Mensagem 18 Set 2016, 03:14

Re: Duvidas M&M

Arroz Docinho escreveu:Olá amigos, tenho uma dúvida referente ao número de ataques que são possíveis em um turno. Digo, existe algum Feito ou Poder que permita um personagem dar mais de um ataque por turno?

Pergunto isso pq sempre que existe uma porradaria de supers nunca é algo estático, e principalmente quando existem personagens com supervelocidade envolvidos, é natural que eles acabem golpeando mais vezes o adversário.

Existe um consenso de que você pode utilizar o extra automático ou o feito ataque divido para emular este tipo de situação, MAS no livro Manual do Malfeitor existe o poder ataque extra.
Imagem
Avatar do usuário

Mensagens: 51

Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Mensagem 18 Set 2016, 03:17

Re: Duvidas M&M

Padre Judas escreveu:O livro tem muitas opções, mesmo.

Estou pensando em alguns personagens e me bateram algumas dúvidas. E se eu quiser fazer um tipo de licantropo, um homem que vira homem-fera E fera completa?


A primeira coisa é você explicar como isso funciona. É uma transformação involuntária ou não?
Imagem

Mensagens: 15

Registrado em: 21 Fev 2015, 14:23

Localização: São Paulo

Mensagem 09 Out 2016, 17:17

Re: Duvidas M&M

Por favor me perdoem se esse não for o lugar correto para colocar dúvidas sobre M&M 2ª edição.

Se não for, podem me dizer onde é? Se for, podem responder a essas perguntas:

- Bloqueio e Deflexão.
A regra de bloqueio diz que, em vez de minha Defesa, eu faço uma jogada de ataque e se eu passar eu "bloqueei" o golpe. Minha dúvida é: ND 10, meu personagem tem +18 de Ataque e +2 de Dano (total 20, dentro das regras). Minha defesa é 12 (10 +2 de defesa, por isso minha Resistência é +18, total 20, dentro das regras). Se eu fizer assim, eu posso efetivamente ter uma defesa de d20+18 e se falhar terei meu bonus de Resistência estupidamente alto também? Não me parece justo... E to add insult to injury, isso pode ficar maior com o poder Deflexão?!

- Poderes com Feito Poder Alternativo:
Para facilitar a matemática, um ND 5 quer ter Telecinesia com o extra Dano (+1), no nível 5. Total 15 pp. Ele quer também que isso tenha o Feito Sútil. Logo o total vira 16 pp.
Se eu tiver Poder Alternativo Raio com extra Penetrante (+1), também daria 15 pp, mas ele imediatamente vai ter Sútil por ser parte do poder "pai"? Ou vou ter que dizer que ele também é Sutil aqui também. E como fica dentro do custo de 16pp do poder "pai" ou vou ter que gastar um outro Ponto de Poder (totalizando 17 pp no final das contas)?

- Danos diferentes no mesmo inimigo:
Um monstro radioativo tem o Poder Raio e atinge meu personagem. Eu falho o teste de Resistência por 1, logo marco 1 na minha ficha de dano letal. Todos os meus testes de Resistência, até eu recuperar são feitos com -1 de penalidade, certo?
Okay, o mesmo monstro tem o poder Alternativo Raio com Salvamento Diferente (Fortitude). Eu falho no teste de Fortitude por 1. E agora? Eu tenho -2 nos testes de Resistência, ou -1 em Resistência e -1 em Fortitude? Como funciona???

Muito obrigado se puderem responder essas dúvidas.
Abraços!
Avatar do usuário

Mensagens: 51

Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Mensagem 10 Out 2016, 23:22

Re: Duvidas M&M

wagnersantos escreveu:Por favor me perdoem se esse não for o lugar correto para colocar dúvidas sobre M&M 2ª edição.

Se não for, podem me dizer onde é? Se for, podem responder a essas perguntas:

- Bloqueio e Deflexão.
A regra de bloqueio diz que, em vez de minha Defesa, eu faço uma jogada de ataque e se eu passar eu "bloqueei" o golpe. Minha dúvida é: ND 10, meu personagem tem +18 de Ataque e +2 de Dano (total 20, dentro das regras). Minha defesa é 12 (10 +2 de defesa, por isso minha Resistência é +18, total 20, dentro das regras). Se eu fizer assim, eu posso efetivamente ter uma defesa de d20+18 e se falhar terei meu bonus de Resistência estupidamente alto também? Não me parece justo... E to add insult to injury, isso pode ficar maior com o poder Deflexão?!

Primeiro, todas as trocas devem ser aprovadas pelo mestre; Segundo, a maioria dos mestres não permite uma troca maior que 5. Mais que isso tente a desequilibrar muito o jogo.
Sobre bloquear, você perde sua ação de ataque para poder executá-lo. A menos que o personagem tenha deflexão com o extra ação reação. De qualquer maneira o poder é meio caro e se o mestre quiser deixar as coisas mais complicadas o mestre pode dizer que, por deflexão ser um poder do tipo Defesa, o nível do poder não pode ser maior que o bônus de defesa.


wagnersantos escreveu:- Poderes com Feito Poder Alternativo:
Para facilitar a matemática, um ND 5 quer ter Telecinesia com o extra Dano (+1), no nível 5. Total 15 pp. Ele quer também que isso tenha o Feito Sútil. Logo o total vira 16 pp.
Se eu tiver Poder Alternativo Raio com extra Penetrante (+1), também daria 15 pp, mas ele imediatamente vai ter Sútil por ser parte do poder "pai"? Ou vou ter que dizer que ele também é Sutil aqui também. E como fica dentro do custo de 16pp do poder "pai" ou vou ter que gastar um outro Ponto de Poder (totalizando 17 pp no final das contas)?


O poder Telecinésia 5 (Extra: Dano (+1); Feito: Sutil) custa 16PP. Cada poder alternativo que você comprar custará outro ponto de poder e se for alternativo dinâmico ele custará 2PP mais 1PP para deixar o poder base dinâmico também. Dito isso você tem 16PP para gastar com cada poder alternativo toda vez que pagar 1PP por ele. Os poderes alternativos podem ter seus próprios feitos e esses podem ser iguais ou diferentes do poder principal. A unica limitação dos poderes alternativos é que eles não podem ter um custo maior que o poder base. Isso inclui o custo de todos os feitos comprados para o poder base, com exceção do feito poder alternativo. No caso da sua pergunta essa estrutura de poder ficaria assim:

Telecinésia 5 (Extra: Dano (+1); Feito: Sutil) 16PP
Poderes alternativos:
- Raio 5 (Extras: Penetrante (+1); Feito: Sutil) 1PP

wagnersantos escreveu:- Danos diferentes no mesmo inimigo:
Um monstro radioativo tem o Poder Raio e atinge meu personagem. Eu falho o teste de Resistência por 1, logo marco 1 na minha ficha de dano letal. Todos os meus testes de Resistência, até eu recuperar são feitos com -1 de penalidade, certo?
Okay, o mesmo monstro tem o poder Alternativo Raio com Salvamento Diferente (Fortitude). Eu falho no teste de Fortitude por 1. E agora? Eu tenho -2 nos testes de Resistência, ou -1 em Resistência e -1 em Fortitude? Como funciona???

Não importa se o personagem sofreu os efeitos do dano por um ataque com salvamento de Resistência, Fortitude ou Vontade, ele sofrerá uma redução no valor para resistir ao dano igual ao seu nível de machucado. Se o salvamento for de Resistência, será em Resistência, se for o salvamento de Fortitude, será em Fortitude e se for o salvamento de Vontade, a redução será em Vontade.
Vai ser -2 nos testes de Resistência se o ataque tiver salvamento de Resistência e -2 nos testes de Fortitude se o ataque tiver salvamento alternativo Fortitude.
Imagem

Mensagens: 109

Registrado em: 03 Out 2014, 03:48

Mensagem 19 Out 2016, 13:57

Re: Duvidas M&M

Olha só, eu estava vendo o Extra Automático pra resolver aquela questão sobre os múltiplos ataques em um mesmo turno, e pra mim faz muito sentido um Velocista ter esse extra em Golpe, por exemplo. Obrigado pela ajuda gente... e se tiverem uma mesa de M&M pra me indicar eu agradeço (há muito quero jogar esse sistema, mas nenhum dos meus amigos está disposto a aprender, acham complexo demais :D )

Mensagens: 109

Registrado em: 03 Out 2014, 03:48

Mensagem 22 Out 2016, 04:40

Re: Duvidas M&M

Gente, eu tenho uma dúvida sobre Poderes Alternativos...

Supondo que eu tenha um personagem com Telecinesia 10 e como Poder Alternativo Telepatia 10, eu posso comprar feitos de poder ou extras para o poder alternativo??
Avatar do usuário

Mensagens: 10

Registrado em: 07 Abr 2016, 02:23

Mensagem 24 Out 2016, 16:30

Re: Duvidas M&M

Arroz Docinho escreveu:Gente, eu tenho uma dúvida sobre Poderes Alternativos...

Supondo que eu tenha um personagem com Telecinesia 10 e como Poder Alternativo Telepatia 10, eu posso comprar feitos de poder ou extras para o poder alternativo??


Sim, mas deixaria de ser Telepatia 10, poderes alternativos tem uma quantidade de pontos dependente da graduação do poder base e assumindo que você tenha 10 graduações em Telecinesia isso lhe da 20 pontos, pois a quantidade de pontos do repertorio é 2 x graduação. Então você por exemplo poderia ter Telepatia 9 e dois feitos de poder ou telepatia 6, um extra de +1 e dois feitos de poder.

É bom dar uma lida nas regras de repertorio na página 111 do livro Poder Supremo.

Mensagens: 109

Registrado em: 03 Out 2014, 03:48

Mensagem 30 Out 2016, 01:07

Re: Duvidas M&M

Estou com uma dúvida com relação ao poder Duplicação, uma não, algumas...

Primeiro: se o meu personagem se duplicou no turno 1, no turno 2 eu posso atacar tanto com o meu "eu original" quanto a duplicata?

Segundo: o feito Progressão aumenta a quantidade de duplicatas em 1 passo na tabela de progressão universal, então para aumentar em mais um passo eu precisaria de uma nova graduação nesse feito ou no poder?

Terceiro: se eu diminuir o tempo de ação de duplicar para uma ação de movimento eu poderia duplicar com o "eu original" e em seguida atacar com a duplicata? E se eu diminuir o tempo de ação pra ação livre eu poderia me duplicar quantas vezes fosse possivel em apenas um turno???? o: o: o:
Avatar do usuário

Mensagens: 10

Registrado em: 07 Abr 2016, 02:23

Mensagem 31 Out 2016, 17:28

Re: Duvidas M&M

Arroz Docinho escreveu:Estou com uma dúvida com relação ao poder Duplicação, uma não, algumas...

Primeiro: se o meu personagem se duplicou no turno 1, no turno 2 eu posso atacar tanto com o meu "eu original" quanto a duplicata?

Segundo: o feito Progressão aumenta a quantidade de duplicatas em 1 passo na tabela de progressão universal, então para aumentar em mais um passo eu precisaria de uma nova graduação nesse feito ou no poder?

Terceiro: se eu diminuir o tempo de ação de duplicar para uma ação de movimento eu poderia duplicar com o "eu original" e em seguida atacar com a duplicata? E se eu diminuir o tempo de ação pra ação livre eu poderia me duplicar quantas vezes fosse possivel em apenas um turno???? o: o: o:


Primeiro: As duplicatas tem seus próprios turnos então você pode sim atacar e ter suas copias atacando, mas a maioria dos mestre usa as regras de auxilio (Livro básico pág 10) e de vários atacantes (Livro básico pág 162) para que o jogo não fique muito demorado ou problemático por causa da grande quantidade de turnos.

Segundo: O próprio feito de poder tem graduações, você pode pegar ele múltiplas vezes então bastaria pegar Progressão 2 para ter 5 copias. A graduação de Duplicação serve basicamente para determinar a quantidade de pontos das copias.

Terceiro: Dar um comando é uma ação de movimento então mesmo com uma ação de movimento você não pode comandar que a duplicata(s) ataque(m) e fazer um ataque já que exige uma ação padrão. Sobre se duplicar como ação livre daria sim para se duplicar até o máximo de copias possíveis em um turno, mas é pra isso que o Extra Horda existe.
AnteriorPróximo

Voltar para Mutantes & Malfeitores

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: nenhum usuário registrado e 1 visitante.