Duvidas M&M

Um RPG com super-poderes! Mutantes & Malfeitores é o jogo ideal para campanhas modernas e de super-heróis.
Serial101
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Dez 2013, 19:17

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Serial101 » 15 Dez 2013, 08:48

ginani escreveu:É porque existem alguns poderes que pra mim não ficou claro quantas graduações você pode pegar neles. Inicialmente tinha achado que você podia pegar quantas graduações quisesse em qualquer poder, sempre melhorando eles, mas to começando a reparar que existem alguns poderes que aparentemente tem um número máximo de graduações que se pode adquirir. O poder de Derrubar, por exemplo
Você pode fazer um ataque de derrubar (veja Derrubar, na página 157) ao alcance normal, sem modificador algum por categoria de tamanho. O alvo faz um teste de Força ou Destreza, o que for maior, contra o resultado do seu teste de poder. Caso você vença, o alvo cai ao chão. O alvo não tem a oportunidade de derrubar você.
O que exatamente mais graduações nesse poder fariam? Iam melhorar seu teste de derrubar, de alguma forma? Esse tipo de coisa que ainda to tentando entender, sistema novo é sempre um desafio :mrgreen:
o teste de poder é feito com 1d20+graduações do seu poder. contra o teste de força ou destreza do outro cara.

logo se vc tiver 1d20+4 (derrubar 4 por exemplo) e o alvo tiver força 38 (+14) ele faz uma resistencia de 1d20+14.

ou seja é bem dificil para vc derruba-lo com apenas 4 graduações.

sobre graduação maxima a unica regra q impede q vc tenha 200 graduações em alguns poderes é o NP (nivel de poder) que diz que a soma do seu acerto (bba + feitos como foco em ataque ou especialização em ataque) e o seu dano (modificador de força ou graduação de poder de dano) podem ser no maximo o dobro no np.

assim, no np 10, se vc tem derrubar 8 (um poder de dano) seu bba maximo pode ser +12, mas se vc tiver +6 de bba seu derrubar maximo pode ser 14. a exceção fica para poderes de alcace percepção ou extra aura, que são limitados ao np, independente do bba.

poderes q não façam dano (super velocidade, salto, teleporte, cura, regeneração, PES, super sentidos, etc) não tem limite, coloca quanto quiser.

Avatar do usuário
ginani
Mensagens: 104
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:30
Localização: Brasília

Re: Duvidas M&M

Mensagem por ginani » 15 Dez 2013, 15:04

Hum, agora faz muito mais sentido! Agora acho que to entendendo esse poderes melhor xD
"Imaginação é mais importante do que conhecimento. Conhecimento é limitado. Imaginação abrange o mundo."
(Albert Einstein)

Madaxe
Mensagens: 9
Registrado em: 05 Jan 2014, 10:38

Dúvida:Ação em Movimento

Mensagem por Madaxe » 05 Jan 2014, 10:50

Ao fazer algumas fichas, me deparei com uma dúvida sobre feitos, no feito "Ação em Movimento", qual seria a vantagem tática disso? Sei como ele funciona, mas não consegui enxergar a vantagem de tê-lo.

Grato pela ajuda.

Avatar do usuário
Alan
Mensagens: 57
Registrado em: 11 Dez 2013, 21:38

Re: Dúvida:Ação em Movimento

Mensagem por Alan » 05 Jan 2014, 18:35

Madaxe escreveu:Ao fazer algumas fichas, me deparei com uma dúvida sobre feitos, no feito "Ação em Movimento", qual seria a vantagem tática disso? Sei como ele funciona, mas não consegui enxergar a vantagem de tê-lo.

Grato pela ajuda.
Voce pode andar, atacar e andar novamente, o que significa que pode sair do raio de açao do alvo. É bom para quem tem grande deslocamento de vôo ou velocidade que pode te deixar bem longe.

Exemplo: com Velocidade 1 que te da 30m, voxe poderia se deslocar 10m, atacar e depois se deslocar + 20m pra longe

Madaxe
Mensagens: 9
Registrado em: 05 Jan 2014, 10:38

Re: Dúvida:Ação em Movimento

Mensagem por Madaxe » 05 Jan 2014, 23:40

Alan escreveu:
Madaxe escreveu:Ao fazer algumas fichas, me deparei com uma dúvida sobre feitos, no feito "Ação em Movimento", qual seria a vantagem tática disso? Sei como ele funciona, mas não consegui enxergar a vantagem de tê-lo.

Grato pela ajuda.
Voce pode andar, atacar e andar novamente, o que significa que pode sair do raio de açao do alvo. É bom para quem tem grande deslocamento de vôo ou velocidade que pode te deixar bem longe.

Exemplo: com Velocidade 1 que te da 30m, voxe poderia se deslocar 10m, atacar e depois se deslocar + 20m pra longe
Entendi, realmente é bom, estava tendo uma visão ainda micro da coisa, estou acostumado ao D20 D&D 3.5, neste caso realmente vale a pena ter.

Obrigado Alan. :D

Avatar do usuário
alighieri
Mensagens: 51
Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Re: Duvidas M&M

Mensagem por alighieri » 08 Jan 2014, 23:53

ginani escreveu:
Você pode fazer um ataque de derrubar (veja Derrubar, na página 157) ao alcance normal, sem modificador algum por categoria de tamanho. O alvo faz um teste de Força ou Destreza, o que for maior, contra o resultado do seu teste de poder. Caso você vença, o alvo cai ao chão. O alvo não tem a oportunidade de derrubar você.
O que exatamente mais graduações nesse poder fariam? Iam melhorar seu teste de derrubar, de alguma forma? Esse tipo de coisa que ainda to tentando entender, sistema novo é sempre um desafio :mrgreen:
Quando você usa o poder derrubar, você tem que fazer uma rolagem de ataque a distância sendo que a dificuldade é a defesa do alvo. Caso seja bem sucedido você acertou o alvo, mas ainda precisa fazer um teste oposto ao dele e conseguir um melhor resultado para faze-lo cair. Você utilizando suas graduações em Derrubar mais o dado e ele utilizando seu bônus de Força ou Destreza mais o dado. Se você for melhor que ele, ele cai, caso contrário ele se mantem de pé. Dúvidas sobre a manobra de combate Derrubar consulte a página 157.
Imagem

Avatar do usuário
Tenebra
Mensagens: 95
Registrado em: 10 Dez 2013, 11:56

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Tenebra » 09 Jan 2014, 17:28

Eu adquiri recentemente o livro do sistema, mas... apesar de algumas coisas estarem claras para mim, porém aos meus jogadores não.
Sobre resistência, indiferente de 'onde venham' o máximo é 10, né? Mesmo com proteção 10, Constituição +10, o máximo ainda será 1d20+10 (sem contar a possibilidade de aumentar ao diminuir a defesa), correto?
Sobre ataque, mesmo com o talento de BBA (Aquele que dá +1 em ataque corpo-a-corpo ou à distância), comprando BBA, o máximo é +10, indiferentemente, né?

Obrigada.

Avatar do usuário
Alan
Mensagens: 57
Registrado em: 11 Dez 2013, 21:38

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Alan » 09 Jan 2014, 18:52

O bônus máximo de ataque/dano e defesa/resistência é limitado pelo nível de poder da campanha sim, porém pode ser alterado este valor com as trocas.

Exemplo: um personagem de NP 10, pode ter Ataque +10 (esse será seu ataque máximo contando outros modificadores como feitos), Dano +10, Defesa +10 e Resistência 10. Mas digamos que ele é um cara super forte e deseja aumentar seu dano, pode fazer isso diminuindo seu ataque para +8 e ter um dano de +12. O mesmo vale se ele quer ter uma Resistência maior, pode ficar com Defesa +8 e Resistência +12.

Você usar os Feitos de aumento de ataque e defesa tem um caráter de caracterização (fora que pode aumentar um tipo de ataque por menos pontos), por exemplo: o cara super forte ai de cima, ele é bom de briga, mas não se da muito bem em ataques a distância, então pega um Bônus BASE de Ataque de +4 e o feito Foco em Ataque (corpo a corpo) x4, que da um bônus de +4 em jogadas de ataque corpo a corpo. Assim seu ataque fica: Ataque +4, Corpo a Corpo +8, Dano +12. Note que a troca ainda respeita o limite do nível porém ficou adequado ao conceito do personagem com os feitos (e ficou mais barato: ataque +8 custa 16pp, ataque +4 com 4 feitos custa 12pp, teve uma economia de 4 pontos ai =D)

Avatar do usuário
Tenebra
Mensagens: 95
Registrado em: 10 Dez 2013, 11:56

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Tenebra » 09 Jan 2014, 22:57

Alan escreveu:O bônus máximo de ataque/dano e defesa/resistência é limitado pelo nível de poder da campanha sim, porém pode ser alterado este valor com as trocas.

Exemplo: um personagem de NP 10, pode ter Ataque +10 (esse será seu ataque máximo contando outros modificadores como feitos), Dano +10, Defesa +10 e Resistência 10. Mas digamos que ele é um cara super forte e deseja aumentar seu dano, pode fazer isso diminuindo seu ataque para +8 e ter um dano de +12. O mesmo vale se ele quer ter uma Resistência maior, pode ficar com Defesa +8 e Resistência +12.

Você usar os Feitos de aumento de ataque e defesa tem um caráter de caracterização (fora que pode aumentar um tipo de ataque por menos pontos), por exemplo: o cara super forte ai de cima, ele é bom de briga, mas não se da muito bem em ataques a distância, então pega um Bônus BASE de Ataque de +4 e o feito Foco em Ataque (corpo a corpo) x4, que da um bônus de +4 em jogadas de ataque corpo a corpo. Assim seu ataque fica: Ataque +4, Corpo a Corpo +8, Dano +12. Note que a troca ainda respeita o limite do nível porém ficou adequado ao conceito do personagem com os feitos (e ficou mais barato: ataque +8 custa 16pp, ataque +4 com 4 feitos custa 12pp, teve uma economia de 4 pontos ai =D)
Eu sabia que era algo assim. Obrigada, Alan!
Para esclarecer: Com ataque preciso, ataque poderoso, etc.; meus bônus podem superar o máximo da NP da campanha, correto?

Avatar do usuário
Alan
Mensagens: 57
Registrado em: 11 Dez 2013, 21:38

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Alan » 09 Jan 2014, 23:59

Tenebra escreveu: Para esclarecer: Com ataque preciso, ataque poderoso, etc.; meus bônus podem superar o máximo da NP da campanha, correto?
De certa forma sim. Mas os feitos tem as trocas e suas limitações de -5 +5. Não podendo cair a baixo de 0 por exemplo, e no máximo dobrar o dano (no caso de ataque poderoso)

Responder

Voltar para “Mutantes & Malfeitores”