Duvidas M&M

Um RPG com super-poderes! Mutantes & Malfeitores é o jogo ideal para campanhas modernas e de super-heróis.
Madaxe
Mensagens: 9
Registrado em: 05 Jan 2014, 10:38

Sabres de Luz: Poder ou Dispositivo?

Mensagem por Madaxe » 06 Fev 2014, 14:37

Estou mestrando uma campanha de Star Wars, porém estou com problemas, as para definir como fazer um Sabre de Luz dos Jedi.

Vejo tanto aqui no fórum quanto é, outros sites está opção: Dispositivo Fácil de Perder 3 (9pp) (golpe 4 (Feito de Poder: Pujante) Corrosão 5)

Porem como se trata de uma arma especial eu montei me baseando numa espada, o que deixaria asim: Dispositivo Fácil de Perder 3 (9pp) (espada (equipamento) (5pontos) + Corrosão 5 (10pontos))

Qual dos dois está melhor? Eu não acho o primeiro legal, pois o Sabre de luz é um item e não um poder definido como golpe, por este motivo utilizei uma espada do capítulo equipamento na qual seu custo é 5pp e depois adicionei o pode Corrosão 5 que custa 10pp, totalizando assim os 15pp que tenho com 3 níveis de Dispositivo.

Serial101
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Dez 2013, 19:17

Re: Sabres de Luz: Poder ou Dispositivo?

Mensagem por Serial101 » 07 Fev 2014, 10:01

Madaxe escreveu:Estou mestrando uma campanha de Star Wars, porém estou com problemas, as para definir como fazer um Sabre de Luz dos Jedi.
estamos aqui pra ajudar.
Madaxe escreveu:Vejo tanto aqui no fórum quanto é, outros sites está opção: Dispositivo Fácil de Perder 3 (9pp) (golpe 4 (Feito de Poder: Pujante) Corrosão 5)
Essa combinação não é possivel, golpe e corrosão não podem ser ligados pq usam o mesmo salvamento, corrossão faz um efeito de fortitude e de resistencia, e golpe de resistencia, logo a pessoa faria 2 testes de resistencia.

mas nada contra fazer corrosão 5 pro seu sabre de luz.
Madaxe escreveu:Porem como se trata de uma arma especial eu montei me baseando numa espada, o que deixaria asim: Dispositivo Fácil de Perder 3 (9pp) (espada (equipamento) (5pontos) + Corrosão 5 (10pontos))
espada (golpe 4, pujante; 5pp)
outra espada (golpe 3, critico aprimorado, pujante; 5pp)

nenhuma das duas é possivel de se fazer por conta do que eu disse antes, mas mesmo que fosse a diferença é muito pouca, uma causa 1 ponto a mais de dano (limitado pelo np como de costume) e a outra tem 1 a menos, mas o critico dela aumenta em 1.

eu prefereria a primeira, pq é levemente mais barata (supondo que eu queira +1 de dano na 2ª espada eu gastaria +2pp na minha força, se eu quizer mais 1 de critico na 1ª eu pago apenas 1pp por critico aprimorado). ainda assim a diferença é insignificante.
Madaxe escreveu:Qual dos dois está melhor? Eu não acho o primeiro legal, pois o Sabre de luz é um item e não um poder definido como golpe, por este motivo utilizei uma espada do capítulo equipamento na qual seu custo é 5pp e depois adicionei o pode Corrosão 5 que custa 10pp, totalizando assim os 15pp que tenho com 3 níveis de Dispositivo.
eu simplesmente tiraria o golpe e ficaria só com corrosão, eu não vejo como a sua força física afetaria o dano de uma espada feita de plasma. alem de ficar 5pp mais barato (no caso apenas 3 de um nivel de dispositivo).

Avatar do usuário
alighieri
Mensagens: 51
Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Re: Sabres de Luz: Poder ou Dispositivo?

Mensagem por alighieri » 07 Fev 2014, 10:33

Madaxe escreveu:Estou mestrando uma campanha de Star Wars, porém estou com problemas, as para definir como fazer um Sabre de Luz dos Jedi.
Um configuração bem legal que o Pensamento Coletivo escreveu foi a seguinte:
O sabre de luz comum é um equipamento e tem as seguintes características: Corrosão 6 (Feitos de Poder: Crítico Aprimorado, Pujante), Tamanho Mínimo, custo 20 pe. Sabres diferentes podem ter as características que seu criador desejar, mas modificar as características acima transforma a criação do sabre em uma tarefa de Ofícios complexa (CD 30, tempo base de três dias).

Todos os sabres causam dano letal por definição, sendo armas capazes de matar facilmente. Porém, todo sabre também tem um difusor de potência que é ativado durante treinos, que permite que o sabre cause dano não-letal (v. M&M, pág. 163); porém, isso não torna um sabre uma arma “segura”, uma vez que o sabre ainda corrói e queima (graças ao efeito do poder Corrosão). Além disso, caso o personagem obtenha um acerto crítico com um sabre, ele ainda causa dano letal (além do bônus normal), mesmo que o difusor de potência esteja ligado.
Só um comentário. Está configuração está levando em conta o custo do poder Corrosão igual a do livro Poder Supremo. Se você quiser usar a do livro básico então o
Sabre terá um custo de 14 PE. Eu acho mais justo o custo maior pelo efeito causado ser bem forte.

Abaixo o link da matéria.

Iniciativa M&M: Sabres de Luz

Tem muita coisa sobre Star Wars lá. Da uma olhada depois.

Por falar nisso nós devíamos continuar a iniciativa. Eu acho legal se fizéssemos a ambientação de Tormenta M&M.
Imagem

Serial101
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Dez 2013, 19:17

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Serial101 » 07 Fev 2014, 13:47

alighieri escreveu:Por falar nisso nós devíamos continuar a iniciativa.
a iniciativa não funcionou na época por falta de pessoal, sem nenhum investimento significativo na linha nos ultimos 3 anos eu duvido que a base de fãs tenha aumentando o suficiente pra funcionar agora. se funcionar beleza, mas estou cético quanto a isso.
alighieri escreveu:Eu acho legal se fizéssemos a ambientação de Tormenta M&M.
já eu acho essa uma idéia terrivel, tormenta nos ultimos anos virou uma longa cadeia de regras mau elaboradas e mau executadas que consome seus jogadores. com o cenario paralizado a quase uma década (e eu posso citar textos escritos em três livros diferentes de tres edições diferentes que tem um nome trocado, o resto do texto é igual desde a criação do mesmo) o que vc tem disso é um cenario medieval generico, com poucos ou nenhum traço iconico.

se for só pra jogar um jogo estilo D&D eu uso um D&D pra isso, a questão de M&M é que vc pode jogar com qualquer coisa, em qualquer conceito, vou citar um pra ter uma idéia. dois imãos gemeos, um morre no parto e vira um "encosto" do irmão vivo, graças a isso o irmao vivo, mesmo sem saber nenhuma magia, faz objetos voarem, luzes piscarem e coisas terriveis acontecerem sem q ele necessáriamente controle isso.

em tormenta (ou outro D&Dlike) vc não tem como a magia ficar sem controle, personagens não-magicos fazerem efeitos sobrenaturais, e nem fazer um personagem já começar atrelado a outro (fora talvez um companheiro animal ou um familiar). em M&M esse personagem não só é possivel como eu joguei com ele a duas semanas.

e ai que está o problema, quando vc adiciona muito mais opções e, em termos de regras, elas funcionam o cenario parado é limitador. por exemplo com M&M eu faço um cara que veio do futuro com armas tecnomagicas tentanto impedir a invasão da anti criação como ultima esperança de arton de uma guerra centenaria, em tormenta ninguem nem sabe se um dia a tormenta vai atacar de fato graças o cenario estatico.

Avatar do usuário
alighieri
Mensagens: 51
Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Re: Duvidas M&M

Mensagem por alighieri » 07 Fev 2014, 14:28

Serial101 escreveu:a iniciativa não funcionou na época por falta de pessoal, sem nenhum investimento significativo na linha nos últimos 3 anos eu duvido que a base de fãs tenha aumentando o suficiente pra funcionar agora. se funcionar beleza, mas estou cético quanto a isso.
Analisando por este ponto de vista você tem razão. Já faz algum tempo que eu estou bem desgostoso com a velocidade que são lançados livros para M&M. E isso é facilmente refletido aqui no fórum. A quantidade de membros que respondem no fórum é tão pequena que é fácil se familiarizar com alguns usuários. Já joguei vários outros sistemas e o equilíbrio e a variedade de possibilidades que M&M carregam tornam ele meu cenário preferido. Sobre a iniciativa, ela pode ser feita em linhas de projetos. Desenvolvemos uma adaptação em cima de um tema, compilamos a adaptação em um arquivo e posteriormente divulgamos como forma de atrair um maior número de jogadores. Eu acho que a iniciativa anterior tentava algo assim, mas ela era muito descentralizada. Isso tornava a troca de experiencias meio frustrante. Embora os membros tentassem produzir algo, no fim não havia algo concreto que comprovasse que estávamos produzindo algo. Eu acredito que a construção dos nossos próprios suplementos é a melhor maneira de divulgarmos M&M
Serial101 escreveu:Eu já eu acho essa uma idéia terrivel, tormenta nos ultimos anos virou uma longa cadeia de regras mau elaboradas e mau executadas que consome seus jogadores. com o cenario paralizado a quase uma década (e eu posso citar textos escritos em três livros diferentes de tres edições diferentes que tem um nome trocado, o resto do texto é igual desde a criação do mesmo) o que vc tem disso é um cenario medieval generico, com poucos ou nenhum traço iconico.

se for só pra jogar um jogo estilo D&D eu uso um D&D pra isso, a questão de M&M é que vc pode jogar com qualquer coisa, em qualquer conceito, vou citar um pra ter uma idéia. dois imãos gemeos, um morre no parto e vira um "encosto" do irmão vivo, graças a isso o irmao vivo, mesmo sem saber nenhuma magia, faz objetos voarem, luzes piscarem e coisas terriveis acontecerem sem q ele necessáriamente controle isso.

em tormenta (ou outro D&Dlike) vc não tem como a magia ficar sem controle, personagens não-magicos fazerem efeitos sobrenaturais, e nem fazer um personagem já começar atrelado a outro (fora talvez um companheiro animal ou um familiar). em M&M esse personagem não só é possivel como eu joguei com ele a duas semanas.

e ai que está o problema, quando vc adiciona muito mais opções e, em termos de regras, elas funcionam o cenario parado é limitador. por exemplo com M&M eu faço um cara que veio do futuro com armas tecnomagicas tentanto impedir a invasão da anti criação como ultima esperança de arton de uma guerra centenaria, em tormenta ninguem nem sabe se um dia a tormenta vai atacar de fato graças o cenario estatico.
Eu estou querendo ambientar Tormenta justamente para fugir da estática do cenário. Ao nos afastarmos das regras também temos uma maior capacidade para criar mudanças no cenário. Eu sugeri Tormenta porque é um cenário brasileiro e a maioria dos jogadores está familiarizado com ele.
Editado pela última vez por alighieri em 09 Fev 2014, 19:00, em um total de 1 vez.
Imagem

ohanfer
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Fev 2014, 20:12

Re: Duvidas M&M

Mensagem por ohanfer » 07 Fev 2014, 20:16

boa noite, estou com duvidas no quesito equipamentos.
vi que na tabela de veiculos existe PE/PP, pegando o exemplo da motocicleta é 9PE/2PP.
Então minha duvida é, alem de gastar os 9 pontos de feito equipamento devo gastar mais 2 pontos de poder?
Ou quando gasto 9 pontos de equipamentos a motocicleta vem com 2 pontos de poder para eu gastar na mesma?
Editado pela última vez por ohanfer em 09 Fev 2014, 21:39, em um total de 1 vez.

Madaxe
Mensagens: 9
Registrado em: 05 Jan 2014, 10:38

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Madaxe » 07 Fev 2014, 23:36

Obrigado pelos esclarecimentos sobre os Sabres de Luz, porém uma nova dúvida surge, PUNJANTE não é um FEITOS DE PODER do Poder GOLPE? E outra, se o Sabre de Luz tem somente o efeito CORROSÃO, como será aplicado o dano? CORROSÃO, não apenas enfraquece um objeto?

Mais uma vez grato pela ajuda e desculpa pelas dúvidas tão praias, estou a pouco tempo lidando com o sistema e as diversas fontes acabaram me confundindo. :D

Madaxe
Mensagens: 9
Registrado em: 05 Jan 2014, 10:38

Versatilidade no D20

Mensagem por Madaxe » 07 Fev 2014, 23:41

Eu estou optando por usar o M&M devida a grande gama de diversificação que posso colocar nas minhas aventuras, além da facilidade de colocar aliens, guerreiros do passado e do futuro, cyborgs, e outras coisinhas em uma só aventura, coisa que nos outros D20s não é coisa fácil sem uma monstruosa e árdua tarefa do Mestre em realizar a adaptação.

O M&M é um sistema muito prático e versátil.

Madaxe
Mensagens: 9
Registrado em: 05 Jan 2014, 10:38

PUNJANTE Poder ou não poder...

Mensagem por Madaxe » 08 Fev 2014, 16:39

Reparei que alguns colocam o Feito de Poder PUNJANTE em alguns poderes, mas reparei que no livro básico de M&M PUNJANTE é um Feito específico do Poder GOLPE, então eu pergunto, Eu posso adicionar o Feito PUNJANTE em qualquer Poder de contato físico?

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: PUNJANTE Poder ou não poder...

Mensagem por Atmo » 08 Fev 2014, 16:57

Madaxe escreveu:Reparei que alguns colocam o Feito de Poder PUNJANTE em alguns poderes, mas reparei que no livro básico de M&M PUNJANTE é um Feito específico do Poder GOLPE, então eu pergunto, Eu posso adicionar o Feito PUNJANTE em qualquer Poder de contato físico?
Pujante (que é um nome horrível) pode ser colocado em algumas coisas, sim, se me lembro bem.

Responder

Voltar para “Mutantes & Malfeitores”