Duvidas M&M

Um RPG com super-poderes! Mutantes & Malfeitores é o jogo ideal para campanhas modernas e de super-heróis.
Avatar do usuário
Tenebra
Mensagens: 95
Registrado em: 10 Dez 2013, 11:56

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Tenebra » 20 Jan 2014, 16:49

Novamente uma dúvida. Os poderes alternativos são representados como?
Eu comprando 10 graduações em Telecinesia, eu teria 'pontos gratuitos' para comprar os poderes alternativos? Eu li reportório no poderes supremos, e depois li poder alternativo e não consigo interpretar direito ao que se refere. Se eu tiver que comprar com pontos de poder, seria mais 'fácil' e vantajoso comprar o poder separado; por isso não faz muito sentido o Poder Alternativo não ter 'pontos gratuitos'.

Avatar do usuário
alighieri
Mensagens: 51
Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Re: Duvidas M&M

Mensagem por alighieri » 20 Jan 2014, 20:02

Tenebra escreveu:Novamente uma dúvida. Os poderes alternativos são representados como?
Eu comprando 10 graduações em Telecinesia, eu teria 'pontos gratuitos' para comprar os poderes alternativos? Eu li reportório no poderes supremos, e depois li poder alternativo e não consigo interpretar direito ao que se refere. Se eu tiver que comprar com pontos de poder, seria mais 'fácil' e vantajoso comprar o poder separado; por isso não faz muito sentido o Poder Alternativo não ter 'pontos gratuitos'.
A explicação sobre o poder repertório no livro Poder Supremo é apenas uma melhoria no conceito de poderes alternativos visto no livro base.
No livro M&M funciona da seguinte maneira:
Você compra quantas graduações puder em um determinado poder. No seu caso foi 10 graduações de Telecinesia com um custo de 20pp. Se você desejar pode comprar um poder alternativo para Telecinesia por um custo de 1PP e poder construir este poder com a mesma quantidade de pontos gastos no poder principal. Por exemplo:
Telecinesia não pode causar dano, então você decide que quer comprar um Raio Telecinético (Dano (Extra: Alcance (á distancia) +1)) como poder alternativo. Pelo custo de 1PP você pode comprar como poder alternativo qualquer poder que custe até 20PP. Como esse poder custa 2 pontos por graduação então você pode comprar até 10 graduações o que vai dar o custo máximo que é de 20PP. É basicamente o ideia de personagens que conseguem gerar vários efeitos diferentes com seu poder. Ficando assim:
Telecinesia 10 - Custo 20PP
PA: Raio Telecinético: Dano 10 (Extra: Alcance (á distancia) +1) - Custo 1PP
Total - 21PP
Mas ainda não esta bom e você também deseja gerar uma explosão telecinética a distância. Ficando assim:
Telecinesia 10 - Custo 20PP
PA: Raio Telecinético: Dano 10 (Extra: Alcance (á distancia) +1) - Custo 1PP
PA: Explosão Telecinética: Dano 6 (Extra: Alcance (á distancia) +1; Explosão +1) - Custo 1PP
Total - 22PP
Perceba que o poder Explosão Telecinética só possui 6 graduações. Isso acontece porque cada graduação custa 3PP, logo o máximo que eu poderia gastar são 20PP. Nesse caso eu gastei 18PP, mas eu poderia comprar dois feitos e chegar aos 20 pontos. Outro fator importante é que todos os pontos gastos com feitos contam na soma da quantidade máxima de pontos gastos, menos os pontos gastos para ter poderes alternativos. Então, supondo que você gaste 4 pontos com qualquer feito para melhorar seu poder Telecinesia e gaste 3 pontos para ter outros 3 poderes alternativos. Você só poderia gastar no máximo 24PP nos poderes alternativos. Daria até pra aumentar as graduações do Raio Telecinético para 8. O grupo formado pelo poder base e por seus poderes alternativos é chamado de Repertório de Poderes. No caso o poder base é Telecinesia e os outros são poderes alternativos. Você não pode utilizar dois poderes do repertorio ao mesmo tempo, a menos que eles sejam dinâmicos. Você deve escolher qual está usando na rodada. Então se seu personagem estiver agarrando alguém com Telecinesia e você decidir que precisa atacar um inimigo com o Raio Telecinético, você precisará desativar um poder a ativar o outro.

O conceito de Repertório de Poder do livro Poder Supremo funciona melhor quando você está utilizando Poderes Alternativos Dinâmicos. O custo do repertório pode ser maior do que o custo de seu poder base, permitindo que o personagem use mais do que um poder ao mesmo tempo. Por exemplo:
Repertório do poder das chamas 15 - Custo 31PP
Base: Controle de Fogo 10 (Feito: Dinâmico)
PAD: Nuvem de Fumaça: Obscurecer 5 (Visual) - Custo 2PP
Total: 33PP
Com essa Formação do Repertório o personagem pode escurecer uma área, manter o poder ativo e ainda usar seu poder Controle de Fogo. Ele poderia cegar uma vítima e ainda atacar a área que o inimigo está com seu poder. A desvantagem dessa formação é que a CD do teste de Concentração para manter estes dois poderes juntos seria CD 25. Já que o personagem está usando todo o poder do repertório no momento em que é abatido.
Editado pela última vez por alighieri em 20 Jan 2014, 21:41, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Tenebra
Mensagens: 95
Registrado em: 10 Dez 2013, 11:56

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Tenebra » 20 Jan 2014, 20:21

Wow, bem esclarecedor, bem mesmo. Desta forma ficou bem mais explicado e eu entendi perfeitamente, muitíssimo obrigada. Obrigada MESMO, eu não entendi muito bem como funcionava esse poder, e bem, eu vou jogar agora e decidi fazer uma personagem que usa uma espada com telecinesia.
Então se eu fosse pegar voo 3, pagaria apenas 3PP se atribuísse com minha telecinesia? Bom saber...

@Sobre criar objetos: Quantos posso criar? Com quantos PP eu crio os equipamentos?
@O Combo do Mecha e Mangá é funcional da forma 'limpa descrita'? No combo final eu ganho 5PP/graduação para comprar Poderes que são usados de uma única vez? Se sim, se eu adquiro raio e golpe, o máximo determinado pelo NP da campanha é em cada ataque ou no Combo Final total? :3

Algumas cosias ficam MUITO confusas para mim quando envolverem números por minha dificuldade incrível com matemática. A explicação de vocês me soa mais coerente do que a passada no livro em alguns assuntos.

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Atmo » 20 Jan 2014, 21:17

alighieri escreveu:
Telecinesia 10 - Custo 20PP
PA: Raio Telecinético: Dano 10 (Extra: Alcance (á distancia) +1) - Custo 1PP
Total - 21PP
Mas ainda não esta bom e você também deseja gerar uma explosão telecinética a distância. Ficando assim:
Telecinesia 10 - Custo 20PP
PA: Raio Telecinético: Dano 10 (Extra: Alcance (á distancia) +1) - Custo 1PP
PA: Explosão Telecinética: Dano 6 (Extra: Alcance (á distancia) +1; Explosão +1) - Custo 1PP
Total - 21PP
O segundo valor não devia ser 22? Ou será que mudaram isso na 3e?

Avatar do usuário
alighieri
Mensagens: 51
Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Re: Duvidas M&M

Mensagem por alighieri » 20 Jan 2014, 21:44

Atmo escreveu:O segundo valor não devia ser 22? Ou será que mudaram isso na 3e?
É isso msm Atmo. Foi erro meu. Cada poder alternativo custa 1PP. Fiz a soma errada.
Tenebra escreveu:Wow, bem esclarecedor, bem mesmo. Desta forma ficou bem mais explicado e eu entendi perfeitamente, muitíssimo obrigada. Obrigada MESMO, eu não entendi muito bem como funcionava esse poder, e bem, eu vou jogar agora e decidi fazer uma personagem que usa uma espada com telecinesia.
Então se eu fosse pegar voo 3, pagaria apenas 3PP se atribuísse com minha telecinesia? Bom saber...
Depende. Se você está dizendo que vai gastar 1PP para o poder base ser dinâmico e o poder Voo como dinâmico também, ai sim custará 3PP. 1PP para o poder base ser dinâmico + 2PP pelo poder Voo Dinâmico.
Caso seja apenas um poder alternativo comum, então custo só 1PP
Uma dica: Poderes que você deseja usar simultaneamente com força máxima compensam algumas vezes não fazeemr parte do repertório. Só porque Voo não é um poder alternativo de Telecinesia não quer dizer que o poder não seja fruto desse descritor do personagem. O maior exemplo é o poder Campo de Força, que normalmente faz parte do conceito dos poderes do personagem, mas sempre precisa ser usado com força total
Tenebra escreveu:@Sobre criar objetos: Quantos posso criar? Com quantos PP eu crio os equipamentos?
Você pode criar um objeto por rodada. Com a permissão do mestre, o personagem pode criar uma quantidade de objetos igual ao volume máximo que ele possui, mas isso seria uma regra da casa ou o mestre pode cobrar isso como uma variação do feito de poder progressão, mas o volume máximo não pode ultrapassar o volume que pode ser criado. Criar objetos não é criar equipamentos. Você pode criar formas geométricas simples ou objetos comuns (como um cubo, uma esfera, um domo, um martelo, uma lente, um disco, etc.). Os seus objetos não podem ter partes móveis mais complexas que uma dobradiça. A menos que você tenha o feito Preciso, aí você pode criar objetos mais precisos e detalhados. Por via de regra você tem 5PP por graduação em Criar Objetos para criar seus itens. Normalmente você cria um objeto de um material especifico (como gelo, fogo, pedra, madeira, energia, etc.). Se a ideia é criar armas do nada existem outras maneiras de fazer isso.
Tenebra escreveu:@O Combo do Mecha e Mangá é funcional da forma 'limpa descrita'? No combo final eu ganho 5PP/graduação para comprar Poderes que são usados de uma única vez? Se sim, se eu adquiro raio e golpe, o máximo determinado pelo NP da campanha é em cada ataque ou no Combo Final total? :3

Algumas cosias ficam MUITO confusas para mim quando envolverem números por minha dificuldade incrível com matemática. A explicação de vocês me soa mais coerente do que a passada no livro em alguns assuntos.
Eu não entendi exatamente o que você quis dizer. Eu suponho que você quer dizer que se você comprar Raio e Golpe dentro do poder Combo Final, ambos os poderes vão ser ativados ao mesmo tempo? Se for isso a resposta é não. O poder Combo Final foi criado principalmente para simular aqueles personagens de Video-Games que precisam acumular uma certa quantidade de energia para executar o ataque. Por 3 pontos por graduação o personagem recebe 5PP para comprar seu poder. A construção do poder segue as diretrizes normais para qualquer outro poder. Então para múltiplos efeitos você deve usar o e extra ligado. Lembrando que todos os poderes deste extra devem ter o mesmo ALCANCE. Você não pode ligar dois efeitos iguais para dobrar o resultado, mas pode por exemplo gerar efeitos simultâneos bem legais.
Editado pela última vez por alighieri em 21 Jan 2014, 10:56, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Tenebra
Mensagens: 95
Registrado em: 10 Dez 2013, 11:56

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Tenebra » 21 Jan 2014, 10:01

Então entendi certinho a parte referente a compra de poderes. Muito obrigada, alighieri!

Ainda sobre o agradecimento, imaginei que o combo tivesse algo mais 'intenso', como vários ataques de uma única só vez (vários GOLPES) simplesmente por ser parte do combo. Logo, eu posso comprar golpe, adicionar algum controle de elemento, e por assim indo... interessante.

Muito obrigada pela ajuda, alighieri!

Avatar do usuário
SidSad
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:17

Re: Duvidas M&M

Mensagem por SidSad » 22 Jan 2014, 20:52

Eu não entendi a "Dificuldade de Salvamentos". Só cita na página 24. É por ela que se limita o bônus máximo de Força. Seria a CD dos meus ataques e tal... mas é uma das características que devo comprar com pontos, como Ataque e Defesa? Porque ela não está na tabela de Custo das Características Básicas, também na página 24.
"Para mais informações, procure um bom livro."

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Duvidas M&M

Mensagem por Atmo » 22 Jan 2014, 21:08

Da 3e, lembro que tu adiciona 15 ao Rank do poder pra saber o quanto vai ter de passar no teste, independente de ser Damage ou outro efeito.

Avatar do usuário
alighieri
Mensagens: 51
Registrado em: 21 Dez 2013, 23:37

Re: Duvidas M&M

Mensagem por alighieri » 22 Jan 2014, 21:49

SidSad escreveu:Eu não entendi a "Dificuldade de Salvamentos". Só cita na página 24. É por ela que se limita o bônus máximo de Força. Seria a CD dos meus ataques e tal... mas é uma das características que devo comprar com pontos, como Ataque e Defesa? Porque ela não está na tabela de Custo das Características Básicas, também na página 24.
Essa característica limita a CD dos salvamentos que você vai impor a outros adversários. Cada Salvamento tem uma dificuldade básica mais o valor do nível do seu poder. Por exemplo o poder Nausear força o adversário a fazer um Salvamento de Fortitude, CD 10 + Graduações no Poder. Essas graduações não podem passar do nível de poder da campanha (com exceção de quando fazemos trocas de ataque por salvamentos). Quando você causa dano desarmado sem utilizar nenhum poder, normalmente você está utilizando sua força para gerar CD no Salvamento no adversário. Logo o valor do bônus de Força do personagem é limitado pelo NP da campanha, o valor do bônus de Constituição também é limitado pelo NP da campanha porque você o usa como base para seus Salvamentos de Resistência. Força é Constituição são Habilidades que possuem o custo igual as outras. 1 ponto por valor acima de 10, mas você só recebe bônus de dano para cada 2 graduações acima de 10 que possuir.
Imagem

Avatar do usuário
SidSad
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:17

Re: Duvidas M&M

Mensagem por SidSad » 23 Jan 2014, 10:02

Desculpa, mas ainda não entendi. Se cada poder tem uma dificuldade, qual é o valor geral ao qual eles se referem quando dizem que a força está limitada a ele? Seria o mesmo que dizer "o bônus em força é limitado ao nível de poder da campanha" ?
Sei que no caso da Constituição não é assim porque tu pode aumentar a Resistência com pontos, daí teu limite máximo de Constituição aumenta também, né? Mas se tu não aumenta a "Dificuldade de Salvamentos" com pontos, porque é ela que limita a força? E qual a diferença de dizer isso ou dizer que é o nível de poder?
"Para mais informações, procure um bom livro."

Responder

Voltar para “Mutantes & Malfeitores”