Tormenta Alpha (com spoilers)

Com Tormenta Alpha, Arton e 3D&T se unem novamente em uma versão absurdamente poderosa, veloz, dinâmica e colorida. Aqui, você pode chegar até onde nenhum outro artoniano jamais esteve.
herrDoktorat
Mensagens: 1380
Registrado em: 16 Mar 2016, 07:33
Localização: Florianópolis/SC
Contato:

Re: Tormenta Alpha (com spoilers)

Mensagem por herrDoktorat » 22 Abr 2016, 13:00

Mass Effect também possui uma raça de um sexo só, as asari, mas elas não precisam de homens de outras raças para se reproduzir, embora possam se reproduzir com qualquer raça, homens ou mulheres, sendo que a criança vai ser sempre menina e asari.

Asari aceitam a escravidão (que chamam de contrato de serviço) como pagamento de dívidas. Como o nome indica, elas fazem um contrato legal especificando o tempo exato, o tipo de serviço e o local de trabalho, que precisa ser concordado pelo escravo. Ainda é escravidão, as outras raças condenam e você mesmo tem a opção de ser contra no jogo, mas é uma coisa mais burocrática, com menos risco de dar merda. É claro que as sociedades de Mass Effect são muito mais avançadas do que as de Tormenta, mas como minotauros são obcecados por leis, acho que a escravidão deles poderia ter sido trazida pra esse lado, pelo menos um pouco.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Tormenta Alpha (com spoilers)

Mensagem por Padre Judas » 22 Abr 2016, 13:21

Isso parece mais servidão do que escravidão.

A diferença é que um servo ainda é uma pessoa. O problema é que uma linha muito tênue, e na História muitas vezes os servos sofriam tantos abusos quanto escravos, e ficava por isso mesmo.

Mas uma gaiola dourada e cravejada de brilhantes ainda é uma gaiola. Não me oponho a que a pessoa escolha essa vida (e como você disse, parece que é assim em Mass Effect, o escravo o é por escolha), mas o que revolta é a compulsoriedade dela, inclusive com pessoas nascendo escravas, sem nenhuma chance real de escapar disso.

Talvez a sociedade tapistana poderia ter seguido este caminho, e seria ok. Glórienn escolheu ser escrava, alguns elfos podem escolher também, mas seus filhos e netos não devem ser condenados a assumir uma obrigação que não é deles.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

herrDoktorat
Mensagens: 1380
Registrado em: 16 Mar 2016, 07:33
Localização: Florianópolis/SC
Contato:

Re: Tormenta Alpha (com spoilers)

Mensagem por herrDoktorat » 22 Abr 2016, 13:30

Concordo.

Dentro ou fora do contexto do cenário, fico revoltado com as descrições da escravidão dos minotauros em quase todo material oficial, o exemplo de Mass Effect foi porque eu acabo associando os minotauros com as asari, que defendem a escravidão delas quase que da mesma forma que os autores de Tormenta, mas a delas dá pra justificar.

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Tormenta Alpha (com spoilers)

Mensagem por BURP » 22 Abr 2016, 13:38

Bem, como sempre acontece em ciências humanas esses conceitos são fluidos e nem sempre muito objetivos. Escravidão por dívidas é algo muito comum historicamente, era praticada na Mesopotâmia, na Grécia, na África. Talvez tenha sido mesmo a forma original de escravidão. E o conceito de servidão tá bem mais relacionado a uma série de deveres recíprocos, tanto do servo como do senhor. Mas aí já estamos ficando técnicos demais.

No fundo essa coisa de tentar "justificar" a escravidão dos minotauros é bem complicada, e na real eu imagino que um dos motes das Guerras Táuricas tenha sido justamente expor e um pouco "consertar" isso, apresentando a raça escravista como vilã sem rodeios. Não sei se isso deve ser mudado no curto prazo, mas sempre pode aparecer algo mais pra frente...

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Tormenta Alpha (com spoilers)

Mensagem por Padre Judas » 22 Abr 2016, 13:44

Achava que a escravidão original era o apresamento por guerras - captura de soldados inimigos e trabalho forçado como forma de "compensação" pelos danos que os inimigos causavam. E não eram considerados pessoas.

No Far Cry Primal é assim: a tribo mais avançada, os Izzila (mesopotâmicos) capturam membros das outras duas (Udam e Wenja) para fazê-los trabalhar (e sacrificá-los aos deuses também).

E não precisa se incomodar em ser técnico. Se alguém não entender alguma coisa, Google existe para isso.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

herrDoktorat
Mensagens: 1380
Registrado em: 16 Mar 2016, 07:33
Localização: Florianópolis/SC
Contato:

Re: Tormenta Alpha (com spoilers)

Mensagem por herrDoktorat » 22 Abr 2016, 13:47

BURP escreveu:No fundo essa coisa de tentar "justificar" a escravidão dos minotauros é bem complicada, e na real eu imagino que um dos motes das Guerras Táuricas tenha sido justamente expor e um pouco "consertar" isso, apresentando a raça escravista como vilã sem rodeios. Não sei se isso deve ser mudado no curto prazo, mas sempre pode aparecer algo mais pra frente...
Quando eu comprei o suplemento Guerras Táuricas, esperava que fosse algo assim mesmo, especialmente porque os artigos da Gazeta do Reinado traziam esse tom, mas o livro em si tem pelo menos umas seis páginas destinadas exclusivamente a mostrar que a vida sob os minotauros "não é tão ruim assim," que os minotauros "não são malignos," etc. Como alguém disse, isso seria pra que personagens jogadores ainda possam ser minotauros, mas por mais que eu tente, não consigo engolir.

Até peço desculpas por ficar batendo na mesma tecla. :/

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Tormenta Alpha (com spoilers)

Mensagem por BURP » 22 Abr 2016, 13:54

Padre Judas escreveu:Achava que a escravidão original era o apresamento por guerras - captura de soldados inimigos e trabalho forçado como forma de "compensação" pelos danos que os inimigos causavam. E não eram considerados pessoas.
Então, na verdade isso é uma das coisas que não é muito clara, porque a escravidão de maneira geral é anterior à escrita. Um videogame não costuma ser a fonte mais confiável, né, heheh =P Às vezes se assume uma coisa que parece lógica nos dias de hoje, mas querer transportar a mesma lógica pra outra época pode resultar em anacronismos. O que se pode dizer é que formas de escravidão por dívida faziam parte de praticamente todas as civilizações antigas, que aparecem regulamentadas em códigos de leis (como o código de Hamurábi e outros anteriores), e é algo que fez parte do próprio desenvolvimento econômico de muitas sociedades.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Tormenta Alpha (com spoilers)

Mensagem por Padre Judas » 22 Abr 2016, 14:00

Eu disse isso. O ponto é que não importa quanto se mostra como viver sob o jugo de Tapista é legal e tal, jogar como um minotauro de lá ainda é como jogar com um nazista.

Veja, não é impossível - e talvez ele nem seja uma pessoa realmente ruim, não abusa de seu poder, não humilha os fracos, realmente acredita - mas seu personagem ainda é nazista. Ou tapistano, que seja.

É a "banalidade do mal", como diria Hannah Arendt.

-----------------------
BURP escreveu:Então, na verdade isso é uma das coisas que não é muito clara, porque a escravidão de maneira geral é anterior à escrita. Um videogame não costuma ser a fonte mais confiável, né, heheh =P Às vezes se assume uma coisa que parece lógica nos dias de hoje, mas querer transportar a mesma lógica pra outra época pode resultar em anacronismos. O que se pode dizer é que formas de escravidão por dívida faziam parte de praticamente todas as civilizações antigas, que aparecem regulamentadas em códigos de leis (como o código de Hamurábi e outros anteriores), e é algo que fez parte do próprio desenvolvimento econômico de muitas sociedades.
Eu sei, foi só um exemplo bobo. Mas encontrei outros textos na net que dá a entender que suspeita-se que a escravidão inicialmente era por prisioneiros de guerra, e não estou falando da Wikipedia.

Mas o fato é que, por não haver material escrito, provavelmente nunca saberemos realmente como a escravidão começou.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Tormenta Alpha (com spoilers)

Mensagem por Lord Seph » 22 Abr 2016, 14:08

Isso já foi discutido aqui até a exaustão, mas vou me repetir. A escravidão é aceita pelo Reinado, era para pagar dívidas, mas ainda escravidão e essa era a única coisa que fazia atrito com Tapista por a escravidão ser perpétua e até chegaram a negociar uma lei do ventre livre, mas veio os Sszzaazitas bovinos e não sabemos de mais nada.

Mas nem discuto mais sobre isso. Minotauros nem deveriam existir mesmo usando argunentos criacionistas.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Tormenta Alpha (com spoilers)

Mensagem por BardoRobô » 10 Mai 2016, 22:37

herrDoktorat escreveu:Mass Effect também possui uma raça de um sexo só, as asari, mas elas não precisam de homens de outras raças para se reproduzir, embora possam se reproduzir com qualquer raça, homens ou mulheres, sendo que a criança vai ser sempre menina e asari.

Asari aceitam a escravidão (que chamam de contrato de serviço) como pagamento de dívidas. Como o nome indica, elas fazem um contrato legal especificando o tempo exato, o tipo de serviço e o local de trabalho, que precisa ser concordado pelo escravo. Ainda é escravidão, as outras raças condenam e você mesmo tem a opção de ser contra no jogo, mas é uma coisa mais burocrática, com menos risco de dar merda. É claro que as sociedades de Mass Effect são muito mais avançadas do que as de Tormenta, mas como minotauros são obcecados por leis, acho que a escravidão deles poderia ter sido trazida pra esse lado, pelo menos um pouco.
Olha aí citando Mass Effect. =D

Responder

Voltar para “Tormenta Alpha”