FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha


Com Tormenta Alpha, Arton e 3D&T se unem novamente em uma versão absurdamente poderosa, veloz, dinâmica e colorida. Aqui, você pode chegar até onde nenhum outro artoniano jamais esteve.

Mensagens: 8

Registrado em: 08 Jul 2016, 15:43

Mensagem 09 Jun 2018, 23:49

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Duvidas?
Um deus maior pode ter mais de um arquetico?
Estou desenvolvendo um cenário próprio em que existiriam dois deuses maiores com arquétipos opostos e complementares entre si. Então um deus maior da guerra, civilização, dia/sol seria valido?
Avatar do usuário

Mensagens: 254

Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Mensagem 10 Jun 2018, 05:03

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Rabat escreveu:Duvidas?
Um deus maior pode ter mais de um arquetico?
Estou desenvolvendo um cenário próprio em que existiriam dois deuses maiores com arquétipos opostos e complementares entre si. Então um deus maior da guerra, civilização, dia/sol seria valido?


Isso depende do cenário, em geral não, pois muitos arquétipos irão atrapalhar a existência de outros deuses, incluindo deuses menores, mas é possível sim que você tenha apenas um deus em todo o cenário e por conta disso, todos os arquétipos em um único deus...

Meu conselho:

1) Se quiser deuses menores também no cenário, busque um único arquétipo mas extremamente abrangente, exemplos como "bondade/maldade" ou "ordem/caos" vão possibilitar divindades menores neutras "guerra" e submissas "paz/traição"...

2) Se não quer outros deuses por aí, aí sim você pode colocar todos os arquétipos que achar importante, e dividir entre eles.

Obs. Interessante que a religião monoteísta mais difundida, sustenta o mistério da Santíssima trindade, onde tem-se 3 conceitos "pai, filho e espírito santo" do mesmo modo, conta com "3 poderes", Onipresença, Oniciencia, onipotência. Se adaptarmos para arquétipos seriam espaço-tempo, consciência/mente/conhecimento e magia/realidade/destino.

o/
Avatar do usuário

Mensagens: 310

Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Mensagem 10 Jun 2018, 12:14

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Rabat escreveu:Duvidas?
Um deus maior pode ter mais de um arquetico?
Estou desenvolvendo um cenário próprio em que existiriam dois deuses maiores com arquétipos opostos e complementares entre si. Então um deus maior da guerra, civilização, dia/sol seria valido?


Problema nenhum os deuses terem mais de um arquétipo. Em Tormenta, Khalmyr é o deus da ordem e da justiça (vc consegue traçar uma ligação entre esses arquétipos, mas eles não são mesma coisa de fato), Thyatis é o deus da profecia e ressurreição, isso sem contar os deuses que possuem uma raça como arquétipo.

Lembro-me vagamente (pode ser falsa memória, já que faz muuuuuuuuito tempo) de um episódio do desenho do hércules (disney) em que ele tinha um problema com as deusas da justiça. Eram duas, elas que julgavam os atos dos mortais, mas uma se focava em perdoar enquanto a outra em castigar os culpados.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...
Avatar do usuário

Mensagens: 7951

Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44

Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem 10 Jun 2018, 17:26

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Rabat escreveu:Duvidas?
Um deus maior pode ter mais de um arquetico?
Estou desenvolvendo um cenário próprio em que existiriam dois deuses maiores com arquétipos opostos e complementares entre si. Então um deus maior da guerra, civilização, dia/sol seria valido?

Embora em Tormenta seja dito que não podem haver dois deuses com o mesmo Arquétipo (mas podem ser parecidos como "Força" e "Poder"), nada impede que em um cenário seu isso seja permitido. Você pode ter dois deuses com o mesmo Arquétipo e justificar: eles podem ser inimigos disputando o título (eu fiz isso na minha versão do cenário, com Divina Serpente e Tauron disputando a posição de Deus da Força), podem ser divindades de raças ou países diferentes (o Aquila está fazendo isso na versão dele do cenário), podem até serem aliados cultuados juntos, compartilhando templos, sacerdotes e devotos.

Do mesmo modo um deus poderia ter mais de um Arquétipo sem problemas.
Editado pela última vez por Padre Judas em 13 Jun 2018, 00:37, em um total de 1 vez.
BAÚ DO JUDAS

Azog (Werra Ataca)
Cornélia Volg (Crônicas da Tormenta)
Joaquim Bogart (Ídolos de Aço)
Kallyan de Callistia (Ilha do Umbral de Fogo, TRPG)
Mike The Lucky (Projeto Marvel, M&M)
Shao Jun (Mundo de Arton: Grupo Prata, TRPG)
Tyr de Nilo (Mundo dos Deuses, TRPG)
Vladimir Minsk XI (Outono)

MÁGIKA: ON FICHAS REGRAS
AR MOLHADO: ON FICHAS
Avatar do usuário

Mensagens: 2337

Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13

Localização: Forno Alegre

Mensagem 11 Jun 2018, 02:25

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

O maior cuidado é que os arquetipos não devem se sobrepor de forma alguma, mesmo que apenas por um sinônimo ou 'aparentado' de outro arquetipo, sempre sendo de coisas não relacionadas entre si.

Por exemplo, 'dia/sol' e 'guerra' são coisas completamente diferentes, então seus clérigos não teriam algo que criasse um atrito de convicções entre si, tecnicamente. Já entre 'guerra' e 'civilização' pode haver uma área cinza no meio, o que pode prejudicar. Em cenários politeistas eu tiraria esse arquetipo por talvez ser melhor colocar em outro deus, como 'civilização e conhecimento' ou algo assim. Afinal, povos bárbaros tendem a gostar de guerras, ao contrário de povos mais civilizados.
Avatar do usuário

Mensagens: 254

Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Mensagem 11 Jun 2018, 13:22

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Galera, se a Wynna comprar fonte de magia, como seriam calculados os PMs dela? Porque tipo, ambos os poderes "corpo consagrado" e "fonte de magia" possuem textos similares nesse ponto (Rx10)...

Ou seja, poderia não haver alteração, poderia ganhar +5 de cada ficando com Rx15, ou se "somarem" ficando Rx20. E aí?! (Uma pena que os autores não colocaram esse poder nela para servir como referência...)
Avatar do usuário

Mensagens: 12201

Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Mensagem 11 Jun 2018, 15:19

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Se for semelhante aos críticos soma a -1, dando x19.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
Avatar do usuário

Mensagens: 2954

Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Mensagem 11 Jun 2018, 17:01

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Eu lembro de alguns poderes citarem explicitamente que aumentam o multiplicador para cálculo de PVs e/ou PMs (infelizmente não lembro de um exemplo específico de cabeça). Não sendo o caso, eu diria que os poderes não se acumulam.

Lord Seph escreveu:Se for semelhante aos críticos soma a -1, dando x19.

Como o multiplicador base é x5, o total daria x15, não x19, caso os dois se acumulem.
Avatar do usuário

Mensagens: 254

Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Mensagem 11 Jun 2018, 21:49

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Lord Seph escreveu:Se for semelhante aos críticos soma a -1, dando x19.


Não entendi isso aí...

the ga escreveu:Eu lembro de alguns poderes citarem explicitamente que aumentam o multiplicador para cálculo de PVs e/ou PMs (infelizmente não lembro de um exemplo específico de cabeça). Não sendo o caso, eu diria que os poderes não se acumulam.

Lord Seph escreveu:Se for semelhante aos críticos soma a -1, dando x19.

Como o multiplicador base é x5, o total daria x15, não x19, caso os dois se acumulem.


Então, tem casos que é bem evidente o acúmulo. Por exemplo

R5 e PMs extras serão base para os cálculos que virão...

Normalmente isso ia dar 35pms
Com fonte de magia ou corpo sagrado vai para 70pms
Adicionando a isso regional de wynlla teríamos 120 PMs
Se somarmos equilíbrio de energia fica 144 PMs
Se adicionar magia no sangue 168 PMs

Assim por diante... Mas o texto no caso desses dois poderes específicos alteram o multiplicador base como uma substituição e não como um acréscimo... (O texto de wynlla por outro lado muda o valor efetivo da R sem afetar PMs extras... O que apesar de pouco "ortodoxo" ainda é completamente funcional)

No caso fonte de magia não faz apenas isso claro, mas a questão é... "Como fonte de magia interage com corpo sagrado?"

De fato se for para somar sem "apelar" seria mais adequado fazer cada um adicionar 5 ao multiplicador... Ficando 15 no total... Mas talvez a intenção do texto seja justamente dizer "não muda..." O que seria bem vantajoso para alguém que tenha "desequilíbrio de energias" (que reduz o multiplicador em dois) fazendo o multiplicador ir para dez independente de quanto era antes, ou desvantajoso para qualquer Wynna da vida... (E sumo sacerdote arquimago) por não poder ser combinado um com o outro...

Estou propenso a acreditar que se somam de alguma forma pois em corpo consagrado fazem referência ao multiplicador 5... Mesmo possuindo no livro exemplos que podem aumentar isso para 6 por exemplo (uma regional, não lembro qual)... Logo, fica a dúvida de como proceder. Aguardo mais idéias.
Avatar do usuário

Mensagens: 2337

Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13

Localização: Forno Alegre

Mensagem 14 Jun 2018, 09:15

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Também acho que seja +5 ao multiplicador, pois como tu disse se fosse absoluto ele cancelaria a desvantagem que reduz e isso não faz muito sentido.
Anterior

Voltar para Tormenta Alpha

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: nenhum usuário registrado e 1 visitante.