FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Com Tormenta Alpha, Arton e 3D&T se unem novamente em uma versão absurdamente poderosa, veloz, dinâmica e colorida. Aqui, você pode chegar até onde nenhum outro artoniano jamais esteve.
Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Waldson » 05 Mai 2018, 21:35

Galera eu estou com dificuldade em entender certas inconsistências do cenário...

Vou por partes pois, gostaria de expor meu ponto de vista sem erros de expressão.

========================================================
Página 55 do TA

Características Sobre-Heroicas
Os valores de características continuam como vistos no manual básico, seguindo independentes da escala e respeitando os custos e efeitos de Características Sobre-Heroicas da página 125 do livro. Um personagem com F10 levanta 150 toneladas, independente de qual escala pertença. Porém, devido à experiência adquirida ao longo de tantas aventuras, a F8 de um personagem Sugoi é muito mais letal do que a mesma F8 de um Ningen.
Página 127 do MB

Testes entre Escalas: quando um teste de característica envolve seres de escalas diferentes, aquele em escala superior recebe um bônus de +5 para cada escala acima (ou seja, +5, +10 ou +15, dependendo da diferença de poder). Da mesma forma, seres de escalas inferiores sofrem um redutor de –5 para cada escala abaixo.

Escalas Clássicas: em vez de adotar estas regras, você pode simplesmente multiplicar Força, Armadura e Poder de Fogo por 10 para saltar uma escala, por 100 para duas e por 1.000 para três escalas. Após feito esse ajuste, o combate passa a ser jogado normalmente.
Página 24 do MB

Força 1: A força de um gorila; você pode levantar até 350 kg

Força 4: Pode levantar até 5.000 kg (um carro grande ou dois pequenos)
Página 127 do MB

F10. Você levanta 150 toneladas (o peso de uma baleia azul).
Página 56 TA

F6: Alvos que falharem em um teste de F ou A são arremessados 1 m para cada ponto de dano sofrido.
F7: Seus golpes não permitem mais esquiva total: metade da FA deve ser absorvida pela FD.
F8: A margem de crítico aumenta em 1; 5-6 em 1d.
F9: Ataques com F são considerados mágicos.
F10: Seus testes de F são considerados de uma escala acima.
Página 65 do TA

Gênio Guardião da Academia, 20N
F4, H5, R2, A2, PdF0; 10 PVs, 20 PMs;
Página 67 do TA

Talude, Arquimago, 100S
F1 (esmagamento), H7, R5, A7, PdF6 (elétrico); 35 PVs, 200 PMs.
=============================================================

Considerando as informações acima e levando em conta o seguinte...

1º Eu sei que devo ter apenas UMA regra sobre escalas durante a mesa.
2º Eu entendo que a escala não representa apenas o poder bruto e sim experiência e técnica (justamente por isso coloquei diversos trechos dos livros para ajudar na resolução da questão).
3º Eu entendo que a F de um personagem pode não ser apenas a força de seus músculos e sim seu poder de causar dano corpo a corpo, seja com garras (wolverine), punhos (Ryu) ou com a cabeça (homem martelo esquisito cujo nome não me importa do desenho he-man )...

Vamos a questão.
Caso 1

Quebra de braço, Gênio vs Talude ...
Regra: Escalas Clássicas...
Talude testa F10, Gênio Testa F4... Claramente talude ergue 150 toneladas e tem muito mais chances nos dados... não importa como seja o teste... (F+1d de cada um o maior ganha.... Testa F e o melhor resultado ganha... Testa F - F adversária para ver se ganha...)...

Além de ganhar com mais facilidade, talude estaria agora com o equivalente aos poderes de F sobre-heroica 10 que é cumulativa com as anteriores...
Caso 2
Quebra de braço, Gênio vs Talude ...
Regra: Escalas...
Talude testa com +5 (só falha com um 6), Gênio testa com -5 (só tem chance gastando xp)...
Mecanicamente beleza, mas não existe técnica no mundo que sobreponha 4 toneladas de força com apenas 350kg de força... não com o braço de alavanca de uma queda de braço.... Logo isso me leva a crer que Talude teria o equivalente a força 10 mesmo (150 toneladas) ... e não 1 (350kg)... o que contradiz o livro...

E mais uma vez talude teria acesso aos valores sobre-heroicos de F...
COMO processar essa informação???

PS: Eu entendo sobre talude ser um mago, mas entendam que usei ele apenas como exemplo... qualquer criatura muito grande com F1 também tem esse problema... Um monstro de 50 m de altura com F1 seria esmagado pelo próprio peso caso só levante 350kg de massa...

Partindo dessa situação eu deixo a sugestão de dizer que Força, Armadura e Poder de Fogo, sejam sim consideradas acima do normal, erguendo peso, causando dano e suportando dano equivalentes a suas versões de "escalas clássicas" mesmo quando usadas em "escala 'atual' ".

Ou seja, Talude ergueria peso equivalente a 150 toneladas (F 1 S = F 10 N) e teria acesso aos benefícios de F10 Sobre-Heroica, mas apenas contra personagens Ningen por exemplo... Para personagens Sugoi, ele ergueria 150 Toneladas mas não conseguiria fazer o inimigo sair voando nem teria a margem de crítico maior...



O que acham?

=======================================================================

A próxima questão é meio mecânica e meio filosófica...

1º Eu entendo que hierarquia "política" não tem nada haver com força...
2º Eu entendo que abrir mão de parte de seu livre arbítrio lhe deixe menos focado em desenvolvimento pessoal.
Página 137 do TA

avatar é a encarnação mortal de uma divindade, uma criatura feita com uma pequena porção de essência divina. Apenas membros do Panteão possuem o poder necessário para criar avatares, com raríssimas exceções. Mas apesar de exigir certo esforço, a destruição de um avatar não afeta em nada a própria divindade. Caso ocorra, um novo avatar idêntico ao anterior poderá ser criado em 1d dias.

Apenas um único avatar pode ser mantido de cada vez.
Página 138 do TA

Super Kit AVATAR.

Tornando-se um Avatar: personagens jogadores normalmente não se tornam avatares, pois os mesmos são criados pelos deuses a partir do nada. Em certos casos, é possível que uma divindade confira um ou mais poderes de avatar para heróis eleitos. A única forma de conseguir tal coisa é caindo nas graças de um deus, devido a serviços prestados à ele ao longo de muito tempo. Por essa natureza servil, mesmo que saltem escalas temporariamente, avatares sempre pertencem à escala Kiodai e nunca se tornam Kami.
É de conhecimento geral que Sumo-Sacerdotes podem existir em quantidade indefinida...

Eu entendo que um avatar criado seja limitado a kiodai, é o preço que se paga para "estar em dois locais ao mesmo tempo", no caso de estar em ainda mais locais você criaria "aspectos" que tem suas regras menos definidas mas com certos pontos em comum... (Não se pode ter mais de um aspecto idêntico, podendo ter vários diferentes... eles não ficam próximos e caso fiquem sofrem e tentam se destruir, eles sempre tem escala Ningen...)

A grande questão que me incomoda um pouco é o fato de que um "Avatar Designado" como Talude SERIA... (ele não é, mas seria...) e como Tenkametsu É... Não pode adquirir mais um Super kit e se tornar Kami. Apenas porque tem uma natureza serviu... Sinceramente se uma natureza serviu for empecilho, pode remover os poderes de todos os servos de Marah, de todos os Sumo sacerdotes (exceto talvez aqueles que abandonaram seus "cargos" como a gwen e o Greenleaf e talvez o arsenal porque o deus da guerra é mais liberal...)

A questão é que o texto é muito claro, "você chamou a atenção de um deus por ser serviu" mas do meu ponto de vista, o deus maior está abrindo mão de criar um avatar para lhe conceder o poder de um avatar... então acredito que você passaria a "falar em nome de seu deus" com todo o peso que isso carrega... e só por isso você deixa de poder se tornar um kami?! Porque a mesma limitação não é empregada a todos os servos divinos então?! quer mais baba ovo que paladinos?! o.õ

No caso, do meu ponto de vista, não existe razão para essa restrição para um avatar "designado" que era um personagem e que portanto não foi criado... Se servitude chamou a atenção e limita o personagem, Talude e Tenkametsu nunca serão Kami... e não apenas tenkametsu...

Para um deus maior abrir mão de conjurar seu avatar e doar os poderes relacionados a alguém diferente, eu só vejo duas possibilidades...
1º Esse alguém nunca vai trair o deus, (até porque o poder depositado nele seria suficiente para dobrar a vontade do avatar quando necessário).
2º Ele será mais útil do que um avatar criado... (Logo, talvez fosse o caso de se poder evoluir até kami como qualquer sumo-sacerdote pode).

Do jeito que está, um personagem que queria chegar a Kami (mesmo que não seja para ser um deus maior), nunca escolherá ser um avatar... o que é meio triste... Eu tive tantas ideias interessantes a respeito deles...

Então o que vocês acham?! Faria sentido um avatar como Tenkametsu (que não foi criado) poder se tornar Kami? Ou não? se não... por que não?
Editado pela última vez por Waldson em 06 Mai 2018, 14:57, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Lord Seph » 06 Mai 2018, 07:23

Conselho, esqueça essa questão de quanto peso alguém consegue erguer. No caso de quebra de braço seria só testes de força e como a diferença é grande seria um teste impossível para o gênio. Manual do Defensor explica melhor essa questão.

Não entendo a segunda dúvida, o SK deixa claro que você fica preso a escala Kiodai, essa é uma limitação do Kit e como qualquer Kit você pode quebrar suas restrições e perder ele se assim quiser como Kits normais.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
kgalvao
Mensagens: 211
Registrado em: 21 Abr 2016, 10:13

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por kgalvao » 06 Mai 2018, 08:18

A duvida do Waldson é a seguinte.

Pq posso ter um Sumo Sacerdote que pode se tornar Kami e o Avatar não pode, se em teoria eles são as representacoes da Divindade Maior (SM seria como um cardeal ou papá, ja avatar seria a representacao do proprio deus).

Para mim, levo duas consideracoes:
1º O avatar é como um pedaço da divindade maior, é como se o Deus tivesse tirando um pedaço dele e criado uma criatura... No caso de criação do zero pelo Deus, ele entende que tem a limitação, ja no caso de alguem vivo se tornar ele Avatar ele nao entende a limitação, que para mim é questao de que mesmo que um vivo receba esse "pedaço" de Deus, ele não pode ser mais forte que o próprio Deus, pq mesmo que o vivo fique forte, em consequencia o pedaco de deus tbm ficaria que levaria ao Deus ficar tbm... Assim, "limitando" a evolução... Afinal, o cara criar uma criatura com o mesmo nivel de poder que tem "consciencia própria" seria aloprado...

2º Questão de Lore (e a mais simples), avatar escolheu a servidão, já Sumo Sacerdote não (o SM tem uma benção de Deus, e não um "pedaço" dele), entao como limitacao, ele nao pode ser do mesmo "nivel" que o Deus, afinal, quem gostaria de ter um servo com mesmo nivel de força? Seria uma ameaça constante, entao vc limita.

Subiu a questao de que tanto SM como Avatar estao sendo nutridos pelo Deus, mas tem a questao da Lore de cara superkit e tbm te a liberdade do proprio Deus, afinal, qualquer um dos dois superkits pode se "rebelar" e abandonar os superkits, como tbm se um dos dois se tornar muito forte e o Deus se sentir ameaçado, pode revogar os poderes do superkit.

Para mim é mais questao de lore mesmo, sem contar que nem sempre uma regra cobre 100% dos casos (sempre tem aquele ponto fora da curva), entao não vale quebrar a cabeca por isso, pq é mais uma exceção do que uma regra (afinal so tem mesmo um caso de avatar escolhido que é o Tekametsu... Talude recusou, entao nao conta).

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Lord Seph » 06 Mai 2018, 10:53

Um Avatar não é um Sumo-Sacerdote, o Avatar age em outros planos materiais. Talude mesmo teria essa missão se não preferisse ser professor da AA.

No caso de Tekametsu é dito em alguns livro que ele fosse um avatar de Lin-Wu mesmo, e não alguém que se tornou o avatar dele.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Waldson » 06 Mai 2018, 14:18

Lord Seph escreveu:Conselho, esqueça essa questão de quanto peso alguém consegue erguer.
Meio complicado para mim... Mas deve ser o melhor mesmo...

Mudando de alhos para bugalhos... Ficha de Tarso, parte de táticas...
Caso chegue a metade dos PVs, irá teleportar todos os oponentes para outros planos de existência, para ganhar tempo de se recuperar (seja usando Energia Extra II, seja recuperando PMs e conjurando Cura para os Mortos em si próprio). Ele aproveita essa pausa para usar Poder Oculto Primordial em seu PdF até alcançar a escala Kami.
Como assim?! Se ele teleporta o povo não seria equivalente a uma fuga não?! E mesmo que não, a batalha teria se encerrado e por tanto nada de poder oculto... Ou eu estou errado?! o.õ
Editado pela última vez por Waldson em 06 Mai 2018, 15:30, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Shion » 06 Mai 2018, 15:10

Acho que o ideal é pegar a medida de F1 e ir dobrando a cada ponto acima, talvez arrendondar aqui e ali, independente das discrepâncias entre os livros. Pode nem ser a F1 do livro inclusive: é dito que F1 é o ápice de uma pessoa comum, e por pessoa comum eu entendo transeuntes e não gente que treina para algo específico.

Por exemplo, uma pessoa normal não levanta os mesmos 254Kg que o récorde de levantamento de peso; aquele cara treiou por anos e juntou uns PEs comprando F2 pelo menos. Então acredito que para algo mais 'realista' (na medida do possível), F1 deveria ser 125Kg.

Então fica assim:

F1 125kg
F2 250kg
F3 500kg
F4 1ton
F5 2ton
F6 4ton
F7 8ton
F8 15/16ton (depende do quanto quiser manter o original sem arredondar)
F9 30/32ton
F10 60/64/65ton

E por ai vai. Vai ficar bem diferente? Sim, mas pelo menos segue um padrão.

Opinião pessoal, como as regras atuais de escala são mais amigáveis com a diferença de escala, mantenha como +5/-5 como nos testes para a difereça quando for uma disputa direta também, não 10x ou +10. Então F1 Sugoi é uma F6 Ningen, e não F10. E quando for disputar, não faça o teste como Esquiva, e sim comparativo (característica +1d, e não uma menos a outra num teste).
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Waldson » 06 Mai 2018, 15:44

Shion escreveu:Opinião pessoal, como as regras atuais de escala são mais amigáveis com a diferença de escala, mantenha como +5/-5 como nos testes para a difereça quando for uma disputa direta também, não 10x ou +10. Então F1 Sugoi é uma F6 Ningen, e não F10. E quando for disputar, não faça o teste como Esquiva, e sim comparativo (característica +1d, e não uma menos a outra num teste).

Vivo pensando nessas coisas Shion... desde manter uma lógica e só reduzir valores para que caiba na visão "normal", até ignorar...

exemplos do que já pensei...
Exemplo 1: Mantendo poderes altos mas os 3 primeiros níveis mais voltados para pessoas quase normais (como sugerem as dicas do Mega city contra ataca)
Força
0 = 50kg
1 = 100kg
2 = 350kg
3 = 900kg
4 = 2000kg
5 = 5000kg
Exemplo 2: Reduzindo para níveis normais para simular mundos mais realistas...

0= 10kg (crianças? magrelos?)
1= 35kg (normal)
2= 90kg (academia)
3= 200kg (competidor)
4= 500kg (Recordista)
5= 1000kg (Limite da capacidade muscular humana?!)

Considerando que os personagens podem gastar xp para ganhar um bônus nos testes... acho que esse exemplo fecha muito bem um cenário mais realista... até porque não estamos falando de pesos ergonomicamente projetados (que são mais fáceis de levantar).
E eu concordo sim que uma F 1S seria algo tipo uma F 6N atualmente ... Seria uma possibilidade que pensei mas não escrevi aqui... bom saber que não pensei nisso só...

Eu tento esquecer, mas a verdade é que não consigo de forma fácil, fica sempre aquela dúvida sobre os personagens poderem segurar as paredes da armadilha ou proibir o teste...

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Shion » 08 Mai 2018, 18:39

Eu acho que seria melhor inclusive se tudo fosse sempre por x5 ou +5 por escala. E com isso, na prática o que muda é o dano, que é a única coisa multiplicada por 10 ainda.

Sabe, FA - FD = ? x5/+5. Sim, multiplicar por 10 é mais fácil, mas eu acho que todo RPGista sabe a tabuada do 5, ou tem um papel/celular/calculdora/ábaco pra multiplicar se estiver em dúvida.

O mais fácil seria adicionar +5, claro, mas multiplicar por 5 torna a diferença menor do que está agora multiplicando por 10.
Imagem

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por the ga » 08 Mai 2018, 21:47

Waldson escreveu: PS: Eu entendo sobre talude ser um mago, mas entendam que usei ele apenas como exemplo... qualquer criatura muito grande com F1 também tem esse problema... Um monstro de 50 m de altura com F1 seria esmagado pelo próprio peso caso só levante 350kg de massa...
Pelo menos essa aqui tem uma resposta fácil: o valor de F representa o que a criatura carrega/levanta/empurra/etc. ALÉM do próprio peso. Um monstro de 50 metros e F1 mal consegue se sustentar, mas ainda é perigoso porque mesmo um golpe fraco dele tem toneladas de massa por trás.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Waldson » 09 Mai 2018, 10:21

the ga escreveu:
Waldson escreveu: PS: Eu entendo sobre talude ser um mago, mas entendam que usei ele apenas como exemplo... qualquer criatura muito grande com F1 também tem esse problema... Um monstro de 50 m de altura com F1 seria esmagado pelo próprio peso caso só levante 350kg de massa...
Pelo menos essa aqui tem uma resposta fácil: o valor de F representa o que a criatura carrega/levanta/empurra/etc. ALÉM do próprio peso. Um monstro de 50 metros e F1 mal consegue se sustentar, mas ainda é perigoso porque mesmo um golpe fraco dele tem toneladas de massa por trás.
Eu pensei nisso também... Mas... Aí começam muitas outras variáveis... Como a criatura não conseguir pular muito alto (se conseguir pular)... Existe o fato que o peso dela ajuda em uma disputa de força... só que qualquer outro personagem Sugoi de tamanho normal com F1 teria, mecanicamente, chances de vencer uma disputa de força contra a criatura... Isso inclui desde arrastar essa criatura, até de impedir que ela se mova...

Assim, o que você falou faz sentido... Para uma criatura gigantesca... Mas continua não fazendo para os demais...

Eu acredito que o melhor seria considerar mesmo um "+5, +10, +15..." na questão de quanto peso se ergue, de acordo com a escala... Até porque, se formos usar as regras de escala clássica... nós teríamos sim valores estratosféricos.

Eu acredito porém que os valores existentes podem ser reduzidos para simular algo mais realista e ainda sobrar muito poder...

Melhorando um pouco a tabela anterior...

F - Peso
0 - 25kg
1 - 50kg
2 - 100kg
3 - 200kg/250kg
4 - 400kg/500kg
5 - 1000kg (depois vai dobrando a cada ponto)...

Com isso fica mais fácil calcular o peso sem olhar a tabela... é só fazer a conta 2^(n-5) para saber o valor... (2 elevado a n menos 5, onde n é o nível de força)

Exemplo: Alguém com F 8 seria: 2^(n-5)=> 2^(8-5)=> 2^3 = 8... Ou seja: 2³ = 8000kg/ 8 Toneladas. Talude teria o equivalente a Força 6 (2 toneladas) e o gênio teria F4 (algo entre 400 e 500kg de força) e isso sim justificaria o fato dele praticamente não ter chance de vencer o talude... (talvez se ele distrair o Talude com uma foto da Wynna... velho tarado... kkkkkkkkkkk...)...

Responder

Voltar para “Tormenta Alpha”