FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Com Tormenta Alpha, Arton e 3D&T se unem novamente em uma versão absurdamente poderosa, veloz, dinâmica e colorida. Aqui, você pode chegar até onde nenhum outro artoniano jamais esteve.
Avatar do usuário
Splunge
Mensagens: 34
Registrado em: 06 Jun 2018, 05:18

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Splunge » 08 Jun 2018, 10:31

Sim, poderia. Mas quem disse que os Gênios começam com essa magia?
Os autores de Tormenta Alpha.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Lord Seph » 08 Jun 2018, 10:39

Leia de novo, eles são conhecidos por isso. Não quer dizer que todos realizam desejos.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Splunge
Mensagens: 34
Registrado em: 06 Jun 2018, 05:18

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Splunge » 08 Jun 2018, 10:57

Leia de novo, eles são conhecidos por isso. Não quer dizer que todos realizam desejos.
Metade da descrição da raça fala sobre sua habilidade de conceder desejos, como fazem isso melhor que os outros, como certo tipos de gênios fazem isso de forma diferente e sobre rumores que existam gênios capazes de conceder mais desejos.
Qualquer interpretação razoável conclui que todos gênios são capazes de fazê-lo, da mesma forma que você deveria concluir que Vladislav, na mesma página, ao menos conhece as magias que levam o seu nome (sem falar de outras) e não apenas as padrões + controle/criação/cura para os mortos-vivos - contexto é importante.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Waldson » 08 Jun 2018, 11:33

Splunge escreveu:
Armageddon escreveu: A maioria dos deuses tinham pontos pra comprar tudo o que o Manual propõe.
Acho que aí entra a importância das regras de nicho para o sistema, permitindo que cada personagem vire um floquinho de neve especial e brilhe de uma forma diferente dos outros.


Aproveitando, seguindo as regras como escritas, eu posso fazer um Gênio (Tormenta Alpha p65) que seja um clérigo de Valkaria (Manual do Aventureiro p40) e usar Superação para ignorar a restrição de poder racial, quebrar o sistema e basicamente montar o PunPun ?
E vocês achando aloprado um personagem kiodai deus menor usar pms normais para conjurar ressurreição... agora existe um meio para conjurar qualquer magia pela metade do custo, e conjurar desejos a rodo com personagens iniciantes (5 pontos)

já imagino o tanto de jogador criando personagens com "aliado gênio clérigo de valkaria "... kkkkkkkkkk XD

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Lord Seph » 08 Jun 2018, 13:15

Vladslav tem PEs livres onde incluem a dita magia, só é ver sua pontuação. Não há contexto para um jogador recem formado dessa raça ter essa magia.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Splunge
Mensagens: 34
Registrado em: 06 Jun 2018, 05:18

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Splunge » 08 Jun 2018, 13:22

já imagino o tanto de jogador criando personagens com "aliado gênio clérigo de valkaria "... kkkkkkkkkk XD
Eu acho até interessante que exista esse tipo de combo infinito no sistema, porque aí quem gosta do desafio lógico de ficar combando autisticamente pode relaxar e aproveitar o jogo.
Dá para combar com cinco pontos (mais desvantagens ), é só desejar energia vital, depois pontos de vida extra, usar os pontos de vida extras para conseguir mais pontos de vida extras (cinco pontos de vida para desejo, quatro para superação, sobra um) até você acabar com 9600 pontos de personagem antes da hora de dormir. Sendo um gênio com imunidade a magia, nenhum inimigo, má-fama ou qualquer coisa do tipo, antes que alguma divindade ou a própria Tormenta se dê conta você já virou um Deus Menor (pontos suficientes para atingir a escala maior, dá para conseguir templos com Desejo e eles acompanham seguidores) e está usando seu PDF estúpido com ataque especial em área para resolver todos problemas do mundo. Depois é só esperar o próximo torneio em Werra para pé-na-bundear Keen, virar um Deus Maior, assumir a liderança do panteão e planejar alguma maneira de limpar o universo Tormenta da multiexistência.
Você como mestre pode banir isso, claro, apesar de ser difícil achar um motivo para isso (é muito improvável que Valkaria não vá conceder desejos para um clérigo seu ambicioso), mas eu acredito que a melhor maneira de lidar com jogadores assim é permitir e assim que ele terminar o personagem dar para ele um troféu escrito "CAMPEÃO DO JOGUINHO" e tocar qualquer musiquinha de comemoração dando parabéns ao sujeito. Assim, quem sabe, ele se toca que superotimização é um exercício mental para a galerinha com muito tempo livre, não algo para se usar em uma mesa real de jogo.
Vladslav tem PEs livres onde incluem a dita magia, só é ver sua pontuação. Não há contexto para um jogador recem formado dessa raça ter essa magia.
Não, não tem, não há lugar nenhum no livro que diz isso, inclusive ele está devendo PEs já que afirmam que ele é 25N quando na verdade é um personagem 26N.
É claro que por motivos de contexto, sabendo que ele é um aventureiro experiente, professor da academia arcana, que inventou magias e outras coisas, qualquer mestre de qualidade que conhece o mundo adicionaria essas magias.
Você não querer que jogadores gênios recém-formados tenham desejo não muda o que está escrito no livro, não há nada dizendo que gênios precisam aprender Desejo e tudo dizendo que todos eles podem usar a magia naturalmente (a restrição de poder faz parte da própria raça, é absurdamente ilógico querer afirmar que você tem um poder que não conhece restrito).

Em paralelo, eu não acho que seja uma raça viável para personagens jogadores, por vários motivos, assim como tantas outras do livro.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Shion » 08 Jun 2018, 16:48

Isso é uma falha que existe no Alpha mas nas versões anteriores do sistema era diferente. Dizia que todo NPC tinha pelo menos metade dos PEs necessários para comprar um ponto em sua característica mais baixa. Era um simples parágrafo que dava alguma brecha pro mestre usar, mas decidiram tirar isso e manter 30 páginas de texto descritivo nas magias...
Editado pela última vez por Shion em 08 Jun 2018, 17:00, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Splunge
Mensagens: 34
Registrado em: 06 Jun 2018, 05:18

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Splunge » 08 Jun 2018, 16:55

Shion escreveu:Mas não, Meio-Gênios não sabem a magia Desejo, o que o manual diz é que eles fazem magias para os outros 'em forma de desejo'. Ou seja, quando alguém pede (ou 'deseja') uma magia, ele tem um custo de PMs reduzido nela, como dito aqui:
Eu estou falndo de gênios, não de meio-gênios.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Shion » 08 Jun 2018, 17:09

Tem razão, achei que seria algo parecido, fui ver lá e realmente tem essa possibilidade.

O porém é o mesmo de qualquer combo: se o mestre deixou, problema dele :P

Na criação de personagem o jogador coloca lá, o mestre olha e pode dizer 'isso não', mas seria sacanagem de ambas as partes se o jogador não diz o que pretende fazer e o mestre só nota na hora que isso rolar e aí sim ele veta a combo, mas era de se esperar né?

Então se tu faz e ele deixa sabendo o que vai acontecer, boa sorte pro mestre!
Imagem

Avatar do usuário
Splunge
Mensagens: 34
Registrado em: 06 Jun 2018, 05:18

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Splunge » 08 Jun 2018, 17:29

Sim, exatamente, foi o que eu escrevi lá em cima (e repito que é praticamente poético que um personagem extremamente iniciante possa ir dos seus humildes cinco pontos até a escala kiodai no seu primeiro dia de aventura, alcançando a kami no segundo e ultrapassando o Nada+Vazio em uma semana).
A questão de falar para o mestre o que você pretende fazer é importante em qualquer ficha que intenciona realizar algum feito incomum, inclusive eu defendo que fichas sejam discutidas entre todo o grupo para acabarem com algo coerente e sem frustrações.

Responder

Voltar para “Tormenta Alpha”