FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha


Com Tormenta Alpha, Arton e 3D&T se unem novamente em uma versão absurdamente poderosa, veloz, dinâmica e colorida. Aqui, você pode chegar até onde nenhum outro artoniano jamais esteve.

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Mensagem 08 Jun 2018, 17:57

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Splunge escreveu:Aproveitando, seguindo as regras como escritas, eu posso fazer um Gênio (Tormenta Alpha p65) que seja um clérigo de Valkaria (Manual do Aventureiro p40) e usar Superação para ignorar a restrição de poder racial, quebrar o sistema e basicamente montar o PunPun ?


Seguindo as regras como escritas, não. :D
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Mensagem 08 Jun 2018, 18:50

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Armageddon escreveu:
Splunge escreveu:Aproveitando, seguindo as regras como escritas, eu posso fazer um Gênio (Tormenta Alpha p65) que seja um clérigo de Valkaria (Manual do Aventureiro p40) e usar Superação para ignorar a restrição de poder racial, quebrar o sistema e basicamente montar o PunPun ?


Seguindo as regras como escritas, não. :D


Ué... mas tudo indica que sim, pode elaborar arma?
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Registrado em: 06 Jun 2018, 05:18

Mensagem 08 Jun 2018, 20:01

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Armageddon escreveu:
Splunge escreveu:Aproveitando, seguindo as regras como escritas, eu posso fazer um Gênio (Tormenta Alpha p65) que seja um clérigo de Valkaria (Manual do Aventureiro p40) e usar Superação para ignorar a restrição de poder racial, quebrar o sistema e basicamente montar o PunPun ?


Seguindo as regras como escritas, não. :D


Curioso sobre o que daí está errado!
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Localização: Timbó, SC

Mensagem 08 Jun 2018, 20:30

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Vamos lá...

É um exercício legal pra gente aqui. Acho que é bastante claro que um personagem desse não serve pra jogar e nenhum mestre pode ser penalizado por não permitir um troço desses. Porque, se é uma campanha de 5 Pontos e você tem um personagem de 500, algo de errado não está certo. Alguém não vai se divertir muito, provavelmente ninguém vai. Mas, pra forçar os limites do sistema, acho que vale a pena.

A ideia parte por base no gênio apresentado no Tormenta Alpha, certo? Ele não é oferecido como uma Vantagem Única, apenas explicamos para o mestre da forma mais resumida possível como ela funcionaria dentro da própria ficha do Gênio Guardião. Mas, vamos lá, pela matemática:

Gênio (idêntico ao Meio-Gênio, porém recebe Invulnerabilidade no lugar de Armadura Extra e Restrição de Poder Incomum; 5 pontos)


O texto explica um pouco mais.

Gênios são poderosíssimos, mestres dos elementos. Contudo, o poder mais conhecido deles é a habilidade de conceder desejos. Um gênio pode
realizar a magia Desejo pelo custo normal em PMs (não permanentes). Porém, nunca podem fazê-lo para si próprios ou mais do que uma única vez por pessoa (uma Restrição de Poder Incomum).


O grifo é meu aqui, no caso. Eles nunca podem se beneficiar disso, ou realizar mais do que um desejo pra mesma pessoa.
Porém, vamos ignorar isso usando Superação, confere?

Superação: em momentos de crise, o servo de Valkaria pode perseverar e vencer seus problemas. Você pode gastar Pontos de Magia para cancelar temporariamente uma desvantagem (incluindo aquelas que façam parte de uma vantagem única). O custo em PMs por rodada é o mesmo da desvantagem (por exemplo, 2 PMs para Assombrado).


Pra mim, como está escrito, a coisa acaba aqui. Qual é o momento de crise envolvido para, diariamente, este personagem ignorar a desvantagem e ganhar um ponto? Que tipo de crise permite algo como o que o Splunge comentou?

Splunge escreveu: e repito que é praticamente poético que um personagem extremamente iniciante possa ir dos seus humildes cinco pontos até a escala kiodai no seu primeiro dia de aventura, alcançando a kami no segundo e ultrapassando o Nada+Vazio em uma semana).


O texto deixa claro, é algo pra ser usado na hora do sufoco, e não como uma forma simples de burlar uma desvantagem. Mas, pra esse teste, vamos considerar que o Nada vai atacar Arton daqui a uma semana e só restou nosso PunPun pra defender o mundo.

Nem vou fazer as contas aqui pra alcançar o Nada e o Vazio. Vamos ficar com o teto pra ser Kami, 100 pontos. Faltam 95 desejos pra isso.
Fora o primeiro (por 5 PMs), todos os outros custariam 12 PMs cada (devido a Restrição de Poder Incomum, que dobra o custo pra conjurar).
Se não comi bola, são 1145 PMs.

Lembrando que já estamos ignorando uma desvantagem racial com Superação, devolvo o desfio pra vocês: criem aqui uma ficha de um Gênio extremamente iniciante capaz de vencer o Nada dentro de uma semana usando esse combo.

Que comecem os jogos! =)
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Mensagem 09 Jun 2018, 01:27

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Opinando aqui, essa parte do texto, "em momentos de crise, o servo de Valkaria pode perseverar e vencer seus problemas", me parece apenas descritiva, como muitos outros poderes e vantagens fazem. 'Em momento de crise' não é um termo usado em regras, como 'perto da morte' é por exemplo. Me soa como uma frase de efeito jogada junto para Superação não ter apenas regras nela, pois sem esse tipo de coisa o texto acaba ficando muito monótono.

Outros exemplos que usam esse frases assim são tipo Esperteza ("Não é fácil passar você para trás!"), Flanquear ("você sabe se aproveitar da distração de seus inimigos para desferir punhaladas mortais", sendo que pode-se usar com PdF também) ou Familiar Aprimorado ("seu familiar é especial"). Nem todos poderes fazem isso, mas poucos kits (se algum) têm apenas regras brutas nos textos de seus poderes, e nenhuma Vantagem Regional deixa isso de lado.

Também poderia servir como base para o mestre não permitir o tempo todo, mas levando em conta apenas a regra bruta eu não acho que isso seria uma forma de barrar o combo de funcionar.
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Registrado em: 06 Jun 2018, 05:18

Mensagem 09 Jun 2018, 05:13

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Armageddon escreveu:Lembrando que já estamos ignorando uma desvantagem racial com Superação, devolvo o desfio pra vocês: criem aqui uma ficha de um Gênio extremamente iniciante capaz de vencer o Nada dentro de uma semana usando esse combo. Que comecem os jogos! =)


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Vamos lá, considerações preliminares:
1-) Não existe regra que especifique o que é um momento de crise, tampouco que o uso de Superação possui limitações de usos diários. O que é bem claro é que um clérigo de Valkaria pode cancelar temporariamente desvantagens raciais pagando um número de PMS por rodada. (Manual do Aventureiro P40).Como no nosso show de poder cósmico infinito usaremos apenas as regras como escritas, sem achismos, sempre iremos considerar que algo possa ser feito a não ser que alguma regra ou errata diga o contrário - ou seja, texto nebuloso será tratado como "fluff".
2-) Iremos assumir que um turno leva um segundo (P66 do módulo básico diz que isso é possível).
3-) O Nada pode ser mantido derrotado com castigo contínuo.
4-) Personagens sem má-fama, monstruosos, inimigos e coisas do tipo não atraem para si o ódio instantâneo de entidades cósmicas sem o menor motivo além de Valkaria querer que nosso herói triunfe contra um dos seus pais e portanto não irá barrar os Desejos. (Ou seja, o Tarso não irá aparecer do nada para frustrar os esforços contra o Nada e a magia Desejo irá funcionar normalmente como descrita)

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Me acompanhe, tenho algo para lhe mostrar...

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Eis NupNup, um gênio criança e um herói novato (5 pontos). NupNup é um gênio (das trevas, 5 pontos), nascido em Greenleaf (regional Raízes: 0 pontos, que lhe fornece furtividade e sobrevivência nos ermos), possui clericato (Valkaria, sempre gostou das histórias de aventureiros), aptidão mágica (H+2 para magias, manual do defensor p21), pontos de magia extra x1, modelo especial -1 (é uma criança!), código de honra de valkaria -1 (ele gosta de se meter em encrenca!) e pacifista -1(ouviu histórias de um bardo que morava em um barril e prega ser preciso amar seus inimigos). Possui 90 moedas (azarado, rolou 1 no 1dx100 moedas iniciais, 6 no -1dx10 moedas por ter clericato e 1 no 1dx50 por ter especializações), tendo gastado todas elas para pagar por dois dias de acomodação e seis refeições na estalagem onde se encontra (Tormenta Alpha p47).
Um belo dia, em uma taverna humilde, houve seus pais dizerem que é para ele se despedir desse plano porque que o Nada decidiu que estava cansado de Arton e queria construir um parque de diversões no lugar. Seu espírito aventureiro vê aquilo como uma missão e, desobedecendo seus pais, decide que será ele o grande salvador de Arton - mesmo tendo apenas uma semana (604800 turnos) para isso! Como os pais do gênio não ligam muito para ele (o coitado não possui aliado ou patrono, a grande verdade é que ele foi concebido em um carnaval de Marah por acidente) e acham o posicionamento religioso do fedelho estranho, ficam felizes em atender o desejo da sua cria e voltar para sua epopeia hedonista.
NupNup gasta um turno para conjurar desejo (5 pms da magia + 2 pms por usar superação para ignorar a restrição de poder), adquirindo a vantagem alquimista. Ele então dorme oito horas (28800 turnos) recuperando todos seus PMS. Em seguida, gasta quatro turnos para conjurar dois desejos (cada um custa 3 por alquimista + 2 de superação) para ganhar Energia Vital, comendo rapidamente (10 turnos, os caras conseguiram em Tropa de Elite :mrgreen: ) e então dormindo de novo cansado (outros 28800 turnos). Ao acordar ele deseja pontos de vida extras (-5 PMS), então ele gastará 9 pvs, via alquimista e energia vital(5 pvs para desejo, custo reduzido pela metade por alquimista, mais 4 pvs por superação), para desejar pontos de vida extras novamente, (5/10 pms, 11/20 pvs). Cada vez que repete esse processo (que leva dois turnos), NupNup "lucra" 1 pv (são nove pontos de vida gastos com o desejo e dez pontos de vida ganhos com pontos de vida extras) , então ele o faz mais dez vezes (5/10 pms, 21/120 pvs), gastando 18 pontos de vida para conjurar dois desejos, tendo assim Energia Extra 2, e então gastando 2 pontos de vida (através de alquimista), para recuperar todos seus pontos de vida (5/10 pms, 120/120 pvs, pontos de vida extras x12). Até aqui, 57645 turnos foram gastos (pouco mais de dezesseis horas). Gastaremos mais alguns turnos desejando por vigoroso (126/144 pvs), pontos de vida extras x20 (18/384), para então usar energia vital para recuperar todos pvs (+22 turnos, 384/384), repetindo isso algumas vezes (+64 turnos para 1140pvs, +190 turnos para 3420 pvs, +570 turnos para 10248 pvs, +1708 turnos para 30732 pvs, + 15364 turnos para 276540 pvs). Quando terminarmos, NupNup terá gênio, pontos de vida extras x 23045, energia vital, energia extra 2, alquimista, clericato, aptidão mágica, pontos de magia extras x1, raízes, código de honra de valkaria, pacifista e modelo especial, sendo um personagem de 23053 pontos. Se passaram 75563 turnos desde que ele iniciou sua missão, quase 21 horas.
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Restam 10837 turnos até o fim do primeiro dia, 10827 se considerarmos que ele fará uma boquinha, utilizando desejo em cada um desses turnos, NupNup gastará 194886 pvs – suficiente para ainda lhe deixar com milhares de pvs restantes.
10827 desejos viram 10827 pontos para serem gastos em características, vantagens e na recompra de desvantagens, assim, NupNup compra todas vantagens do sistema (incluindo coisas como Arena: Espaço Sideral, todos elementalistas, variações de ataques especiais para F/PDF,etc; além de todos negócios exibidos em Tormenta Alpha... mas não vantagens que conferem desvantagens como membros extras e paladino ou boa fama) por 205 pontos, deseja deixar de ser pacífico e vira um adulto (perdendo modelo especial) por dois pontos e investe os pontos restantes entre características diversas, investindo 2655 desejos em cada característica (280 pontos) dobrando o investimento em habilidade e quase nulificando o em PDF. Terminamos o primeiro dia assim:
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NupNup, 33880N
F280, H540, R0, A280, PDF20; 276540 PVs, 12 PMs,
Kit (Clérigo de Valkaria: Superação), Gênio, Pontos de Vida Extras x 23045, Raízes (1); Todas vantagens do manual básico, tormenta alpha e o guia do defensor que não geram desvantagens; código de honra de valkaria.

NupNup possui um Aliado Gigante Kami e um Aliado Exército para lhe proteger caso alguma coisa dê errado nos próximos seis dias (o que é um pouco improvável já que ele não fez nada para conquistar algum inimigo nas últimas 24 horas e teoricamente não saiu de um quartinho de uma estalagem esquecida), além uma Base Secreta que lhe oferece um descanso longo após duas horas de descanso. Com seus pvs, ele pode usar 15363 desejos antes de precisar gastar um turno usando energia extra, o que já subtraindo turnos diários para comer e eventualidades, além de tempo gasto descansando, dará 77000 desejos diários, 462000 desejos até o Nada se aproximar de Arton, o suficiente para adicionar 11550 em todas suas características, novamente dobrando o investimento em habilidade sem por em PDF:
NupNup, 495880N
F12000, H24000, R0, A11300, PDF20; 276540 PVs, 12 PMs,
Kit (Clérigo de Valkaria: Superação), Gênio, Pontos de Vida Extras x 23045, Raízes (1); Todas vantagens do manual básico, tormenta alpha e o guia do defensor que não geram desvantagens; código de honra de valkaria.
Mas espere! Ainda há algo importante, um aliado valoroso contra o Nada! Como nativo de Greenleaf, com a vantagem comprada, NupNup recebe um aliado animal com uma pontuação idêntica, no seu caso, a Dolly.
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Dolly, 495880N
F10000, H20000, R10000, A9610, PDF20; 70014 PVs, 70014 PMs,
Todas vantagens do manual básico, tormenta alpha e o guia do defensor que não geram desvantagens.
Agora, vamos para a batalha final. Tanto NupNup quanto Dolly possuem movimentação no Vácuo e Vôo, então podem enfrentar o Nada além de Arton, poupando o mundo dos efeitos colaterais. E sabe o que mais eles têm? Fusão! Mas antes de entrar em fusão, Dolly usa sua forma alternativa de SemiDeus. E eis a forma final:
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NupNup Superdolly, 991760S
F22000, H44000, R10000, A20910, PDF40; 346554 PVs, 119100 PMs,
Kit (Clérigo de Valkaria: Superação), Semideus (Nimb), Pontos de Vida Extras x 23045, Raízes (1); Todas vantagens do manual básico, tormenta alpha e o guia do defensor que não geram desvantagens; código de honra de valkaria, insanidade -1 (megalomaníaco).
NupNup possui aparência inofensiva, ao contrário do Nada, então ganha a iniciativa. Usando metade de um poder infinito e ataque especial: dano gigante, golpeia o Nada com seus membros elásticos, esse é um ataque na escala Kami (escala sobe uma vez por metade de um poder infinito e outra pelo dano gigante). A força de NupNup não permite uma esquiva total, então metade do dano (66000K) precisa ser absorvida pela FD. Temos 3300K+ de dano aqui em caso de esquiva, caso o Nada consiga um crítico na sua armadura e tenha armadura extra e invulnerabilidade, terá FD (H42 + A50x3+6) 198K+, passam 3102K+ de dano, 310K+ após aplicada a invulnerabilidade. Mas esse foi só o primeiro ataque, utilizando ataques múltiplos especiais de dano gigante (66000 agora na escala Kioudai já que só pode usar metade do poder infinito em um ataque) teremos 330K+ em caso de uma esquiva bem sucedida (lembrando que as chances de sucesso são de 30,56% já contando as duas rolagens) que passará 132K+ de dano após um sucesso crítico de armadura, 13K+ de dano após invulnerabilidade.
Após, no máximo, outros 22 ataques desses, o Nada chegará aos 0 pvs, eventualmente falhando no seu Teste de Morte (são mais vinte e dois ataques em escala K+). NupNup terá sua fusão encerrada, ganhando pelo menos 10 pontos de experiência e aumentando sua resistência de 0 para 1. Usando separação (agora ele pode ter uma cópia!), sua cópia e a dele Dolly revezam a função de manter o Nada apanhando até o final dos tempos.
NupNup, o original, muito mais sábio e inteligente do que era uma semana atrás, finalmente entende a grande sacanagem que seus pais fizeram, praticamente abandonando-o para morte, e vai atrás deles para uma reunião familiar...
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Mensagem 09 Jun 2018, 07:09

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

De fato só em momentos de crise, é um bom ponto... por outro lado como se trata de uma restrição de poder, ela pode ser ignorada sempre que necessário bastando para isso pagar o dobro dos pms que seriam necessários. E o caso de não estar disponível para jogadores, a gente sabe que se está em pontos alguém vai querer comprar.

PS: Nup nup morre no primeiro ataque de magia infinita de qualquer divindade maior... (fim).
A pontuação é irrelevante nesse caso, e em relação a castigo contínuo, não funciona mais... mesmo que fosse morte com um hit, uma vez que o nada tirar 6 no teste de morte, ele morre e vai ressuscitar no mesmo instante ou ganhar xp temporária para atacar com magia infinita e o máximo que nup nup conseguiria seria findar sua existência...

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Mensagem 09 Jun 2018, 10:00

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

O combo é legal, viável, mas impraticável só pelo fato de "quebra extrema da mesa". Usar um combo desse cria um descompasso gigantesco entre os personagem (ai precisa uma magia infinita vim e matar o personagem). Se eu fosse o mestre, eu restringiria apenas o fato de pontos de experiência (o de ganhar 10PE), mas faria uma regra de ouro do tipo "usar Desejo para invocar outra magia de mesmo custo/restrição (5PMs permanentes no original entao uma magia ate 50PMs)", coisa do genero (que ja seria OP).

Mas nao deixa de ser mais um combo aloprado XD
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Mensagem 09 Jun 2018, 12:42

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Waldson escreveu:PS: Nup nup morre no primeiro ataque de magia infinita de qualquer divindade maior... (fim).
A pontuação é irrelevante nesse caso, e em relação a castigo contínuo, não funciona mais... mesmo que fosse morte com um hit, uma vez que o nada tirar 6 no teste de morte, ele morre e vai ressuscitar no mesmo instante ou ganhar xp temporária para atacar com magia infinita e o máximo que nup nup conseguiria seria findar sua existência...


NupNup ganha a iniciativa, ou seja, o Nada não tem como atacar primeiro. A ressurreição não é instantânea (ocorre no próximo turno) e NupNup também possui Imortal 3 (assim como Dolly). É claro que se não tem como derrotar alguma coisa "porque sim", não existe exercício de otimização que irá dar conta do recado, por isso é preciso criar uma situação onde o alvo possa ser neutralizado (no caso, o castigo contínuo).
NupNup SuperDolly derrota o Nada, que usa Imortal 3 para usar magia infinita no turno seguinte (seria necessário especificar qual a magia, NupNup possui invulnerabilidade e muitos pontos de vida, qualquer magia de alvo único que permita esquiva tem grandes chances de ser esquivada, enquanto uma magia como explosão potencialmente destruiria o Vazio que se veria obrigado a intervir no combate e anulá-la, para manter-se existindo, mas isso não é importante) e na sua segunda ação (H maior que 30) usa separação para criar uma cópia, com Magia Infinita o Nada derrota NupNup SuperDolly (se o Nada decidir retornar com metade dos pvs irá apanhar até a morte de novo com NupNup SuperDolly ganhando outra cópia sua no processo) que usa seu Imortal 3 para retornar no próximo turno com metade dos seus PVs/PMs e sem fusão. O Nada agora está na escala Kami, Nup/Nup e SuperDolly estando na escala Ningen até entrar em fusão novamente voltando para a Sugoi. O Nada, ainda na escala Kami, voltou com 1 PV e 1 PM, recuperando 10 de cada no começo do seu turno pelas características. Mesmo que tenha um crítico no seu ataque especial (H42 + F32x4 + 6) os 176K+ não conseguem fazer muito muito contra NupNup SuperDolly (H440 e A209 na escala Kami). Ele então é atacado, morrendo novamente, como NupNup SuperDolly faz duas ações por rodada, pode usar uma para criar uma cópia sua através de separação. Se decidir por usar imortal 3 para usar magia infinita novamente, o Nada irá cair para a escala kiodai e perderá acesso aos poderes de Divindade Maior, se retornar no turno seguinte com metade dos pontos de vida e de magia, entrará em um loop de castigo infinito onde sempre acaba morrendo e NupNup criando cópias até que elas sejam suficientes para dar conta do recado enquanto ele sai para seguir com sua vida.

De qualquer forma, NupNup consegue derrotar o Nada (na verdade chegando tão próximo de derrotá-lo quanto possível) em um turno de combate, os turnos seguintes sendo gastos para mantê-lo derrotado.

Se Magia Infinita for capaz de dar sumiço em um Imortal 3 (lembrando que não tem nada nas regras que explicitamente dê conta de findar um imortal), NupNup ainda poderia derrotar o Nada caso tivesse um Torneio de Keen para acontecer durante a semana (virando um Deus Maior e ganhando magia infinita), mas confesso que nesse caso ele realmente precisaria de um pouco mais de tempo,
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Mensagem 09 Jun 2018, 14:32

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Splung. Não adianta argumentar contra magia infinita. Basta ler o texto, não vou nem considerar seu post. Mesmo um deus maior, será derrotado por uma entidade cósmica pois essa última terá um uso a mais de magia infinita.

No fim das contas houve um pequeno erro ao escreverem essa parte do livro, esse erro proporciona esse "bug"... O que deveria ser uma vantagem para a vantagem única (ou uma característica), tornou-se uma desvantagem pois "trata-se de uma restrição de poder incomum" se remover essa parte do texto vai funcionar como deveria, não irá interagir com outros poderes nem vantagens, nem manobras.

Em minhas mesas funcionará como uma vantagem.

Parabéns por achar o "combo perfeito" mas ele "não é real"
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