Arquétipos dos deuses

Com Tormenta Alpha, Arton e 3D&T se unem novamente em uma versão absurdamente poderosa, veloz, dinâmica e colorida. Aqui, você pode chegar até onde nenhum outro artoniano jamais esteve.
Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Aquila » 23 Mar 2016, 15:06

Não me entenda mau, eu achei a ideia muito boa. É a melhor explicação sobre a mudança da imagem dos deuses de Arton que eu já vi. Isso explicaria muito sobre as mudanças de imagem dos deuses ao longo dos anos, incluindo, por exemplo, o uso que eu faço de Azgher (sob outro nome), em uma época onde os Sar-Allan nem existiam; a crença dos devotos (e o fato do deus se importar com a região, atuando nela), construíram a imagem do Deus-Sol como um deus-cavaleiro, patrono de diversas ordens santas e paladinos.
herrDoktorat escreveu:Concordo com o Aquila, acho que seria interessante apenas se você tivesse uma visão meio Percy Jackson sobre os aspectos dos deuses, o que significaria que a não ser que matassem um deus mesmo, ele dificilmente cairia.
Por isso é preciso usar esse recurso com muito critério, para que ele não se torne apenas uma forma de fuga. Alguns deuses realmente tem vários aspectos bem estruturados e faces bem reconhecidas por diversas raças. Outros, entretanto, estão tão ligados a uma determinada imagem que é difícil assumir outra personalidade. Khalmyr, por exemplo, teria dificuldade em assumir outra personalidade (ou ter uma nova personalidade imposta a ele pelos devotos, se for mais correto), se sua imagem de Cavaleiro da Ordem e da Justiça perdesse prestígio. Se algo acontecesse com seus aspectos, ele cairia. Permitir que ele se transforme em Heredrimm ou Dhayanor para se salvar é trapaça!

E, em tudo isso, eu penso em Glórienn. Cada vez fica mais claro que sua queda foi arbitrária.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Shion » 23 Mar 2016, 21:52

Esqueceram de SSzzaas? Ele também foi removido pelos outros, não por falta de fé ou afins (muito pelo contrário).
Imagem

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por BURP » 23 Mar 2016, 22:03

Por essas que eu digo que, apesar de os livros do cenário darem a entender coisas assim, no fundo não se pode ter certeza absoluta de como as leis que regem o mundo divino funcionam em Arton, exceto por aquilo que tu mesmo determinar no teu jogo. As coisas sempre podem ser ajustadas se parecer mais interessante narrativamente =P

No caso de Kallyadranoch e Tillian, acho que é mais fácil explicar como a "expulsão" deles funcionou. Pela descrição da Nulificação Total de Talude, dá pra subentender que o esquecimento completo de uma divindade deve bastar pra tirar ela do Panteão - afinal, ele também é esquecido pelos devotos, então não tem mais como receber devoção. Sszzass é mais complicado mesmo, mas, em última instância, ele na real nunca foi expulso do Panteão, apesar de ter sido "suspenso" por um tempo. (O famoso gancho do STJD).

Glórien me parece ser o primeiro caso de "queda" propriamente dita, pelo menos de que temos notícia, em que a falta de devoção foi tirando o poder dela ao longo de vários anos, até culminar com o que aconteceu em O Terceiro Deus.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Lord Seph » 23 Mar 2016, 22:17

A cobrinha caolha ludibriou Khalmyr, aposto que o "julgamento" foi em Ordine.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Padre Judas » 23 Mar 2016, 23:00

Sszzaas não caiu de verdade (porque se não outro deus teria tomado seu lugar), ele apenas foi aprisionado em seu avatar - algo similar ao ocorrido com Valkaria.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Shion » 23 Mar 2016, 23:12

Ele perdeu o posto de deus maior enquanto estava em forma de avatar. Ninguém ter subido é algo além da compreensão, pois nem foram os deuses que criaram o universo e suas regras.
Imagem

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Senimaru » 24 Mar 2016, 00:22

Lord Seph escreveu:Tillian foi afastado por incapacidade mental de manter o cargo.
Haha essa foi otima...
Aquila escreveu:Essa transformação de Ragnar em Leen é bem interessante, realmente, mas, do modo como os deuses são apresentados, acaba sendo uma trapaça para evitar a queda da divindade. Isso acabaria criando uma forma para os deuses manterem seus postos simplesmente assumindo outra imagem, aspectos e grupo de adoradores. Por tudo que já foi dito sobre os deuses nessa discussão, seria uma saída fácil e completamente injusta.
Concordo com seu pensamento mas tbm acho que ele se encaixa muito bem em certos deuses.... Tipo Sszzass(oh really?), Hynnin e Kally ( pq poder para mim tem inumeras formas).
Padre Judas escreveu:Sszzaas não caiu de verdade (porque se não outro deus teria tomado seu lugar), ele apenas foi aprisionado em seu avatar - algo similar ao ocorrido com Valkaria.
Shion escreveu:Ele perdeu o posto de deus maior enquanto estava em forma de avatar. Ninguém ter subido é algo além da compreensão, pois nem foram os deuses que criaram o universo e suas regras.
Na verdade ninguém subiu mesmo pq não dava afinal ele não caiu, seu reino natal foi destruído ou tomado.... ele tava na condicional por assim dizer com seus bens congelados.... Em algum lugar fala que inúmeros deuses menores perguntaram da vaga dele mas nenhum recebeu um resposta concreta, já que a "aposta" de Sszzass ainda tava rolando....

E parando aqui para pensar eu não se pensarmos bem no arquetipo de Sszzass é meu estranho alguem, a não ser por puro desespero ou falta de alternativa ser devoto dele mas depois vendo alguns textos eu não vi nenhum lugar falando que Sszzass em algum momento traiu algum devoto dele, ele realmente só ferra os outros (pelo menos o que eu vi).... antes que falem da mudança atual de Sumo, eu ja falo que discordo.... Para mim aquilo foi um plano apenas dela e mais ninguém, Sszzass só recompenso ela pq foi uma jogada de mestre e seu antigo sumo estava ficando complacente e ele realmente não liga se seus servos se traem, ele apenas não faz ele mesmo...
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Shion » 24 Mar 2016, 03:12

Sszzaas ou seus servos NÃO trairem alguém é que seria algo estranho...
Imagem

herrDoktorat
Mensagens: 1380
Registrado em: 16 Mar 2016, 07:33
Localização: Florianópolis/SC
Contato:

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por herrDoktorat » 24 Mar 2016, 03:20

Ainda no assunto de aspectos diferentes de um mesmo deus, eu gosto de pensar na visão tamuraniana dos outros vinte. Tenebra como Yume-no-hime, Hyninn como Wang Ho, Thyatis como Suzaku... mas mesmo assim, penso que são os mesmos deuses de sempre, apenas interpretados (talvez de forma errada) por uma cultura diferente.

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por BURP » 24 Mar 2016, 11:20

Consigo ver fácil o clero de Sszzaas como uma espécie de cratocracia - um sistema de poder em que a única coisa que define quem manda e quem obedece é a capacidade de cada um de se fazer mandar ou obedecer pelo outro. Eles simplesmente veem o mundo com um lugar de extremo individualismo, em que é cada um por si e ninguém por todos. No fim das contas, o papel de sumo-sacerdote dele é bastante fluido e frágil mesmo, e depende mais da capacidade de se passar a perna no anterior e se provar mais útil que ele pro próprio deus.

Na verdade, o próprio papel de deus dele pode ser bastante frágil nesse aspecto. A ideia básica da cratocracia é "manda quem pode," então na prática pode ser possível que um devoto especialmente inteligente passe a perna no próprio Sszzaas e assuma o lugar dele. É como se fosse um eterno Torneio de Keenn, só que, ao invés de derrotar o deus em um combate corporal, é preciso vencer ele na astúcia e enganação. (E não que isso seja especialmente fácil, claro...)

Responder

Voltar para “Tormenta Alpha”