Arquétipos dos deuses

Com Tormenta Alpha, Arton e 3D&T se unem novamente em uma versão absurdamente poderosa, veloz, dinâmica e colorida. Aqui, você pode chegar até onde nenhum outro artoniano jamais esteve.
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Padre Judas
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Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Padre Judas » 18 Mar 2016, 19:53

Aquila escreveu:A Deusa da Humanidade foi rebaixada juntamente com todos os deuses raciais. Mesmo assim, dentre todos, Valkaria parece deslocada nessa posição. Para mudar isso, será preciso definir realmente o seu portfólio. Que aspecto poderoso (e fundamental para todos, não só os humanos) a Deusa representa para figurar dentre os maiores?
Ambição. Algo que todas as raças têm, mesmo as que já são tecnicamente poderosas. Ambição move os goblinoides de Lamnor e os faz conquistar reinos. Ambição guia dragões enquanto estes reúnem tesouros e escravos. Ambição guia os tapistanos enquanto eles se espalham para o sul. Ambição guia TODOS os aventureiros (independente da raça), quando estes se lançam no mundo e penetram em masmorras escuras. Ambição move Yuden em seu objetivo de controlar o Reinado. Tenebra deseja dominar o céu. Azgher deseja dominar o céu. Marah quer a Paz Mundial. Todos Ambicionam algo.

A Ambição move a Tormenta. A Ambição move o Mundo.

Estou surpreso por Valkaria ainda não ser a verdadeira líder do Panteão. Mas um dia ela chega lá.
Editado pela última vez por Padre Judas em 18 Mar 2016, 20:00, em um total de 2 vezes.
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Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Aquila » 18 Mar 2016, 19:58

Esse foi um argumento poderoso, apaixonado.

Deuses Supremos
- Allihanna - Deusa das Águas, dos animais e da Natureza. Seus aspectos ainda incluem a Fertilidade e a Vida das criaturas da natureza.
- Azgher - O Deus do Fogo, da Luz e do Sol.
- Kallyadranoch - Deus da Força e do Poder.
- Khalmyr - Deus da Ordem.
- Leen - Deus da Morte.
- Lena - Deusa da Vida.
- Nimb - Deus do caos.
- Megalokk - Deus dos Monstros. Seus aspectos incluem a Fertilidade e a Vida dos monstros.
- Sszzaas - Deus da Intriga, das Serpentes e da Traição.
- Tanna-Toh - Deusa das Artes e do Conhecimento.
- Tenebra - Deusa das Trevas.
- Valkaria - Deusa da Ambição.
- Wynna - Deusa da Magia.

Deuses Inferiores
- Hyninn - Deus da Astúcia, dos Halflings e dos Ladrões.
- Keenn - Deus da Guerra.
- Lin-Wu - Deus da Honra
- Ragnar - Deus dos Goblins.
- Tauron - Deus dos Minotauros.
- Thyatis - Deus das Profecias e da Ressurreição.
Editado pela última vez por Aquila em 18 Mar 2016, 20:02, em um total de 1 vez.

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Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Padre Judas » 18 Mar 2016, 20:00

O que está sendo confundido são deuses raciais com deuses criadores de raças. Khalmyr criou os anões, mas isso não faz apenas o Deus dos Anões. Kally criou os dragões, mas ele não é apenas o Deus dos Dragões. O mesmo vale para Tenebra, Oceano e mesmo Tauron (minha oposição a Tauron é por seu arquétipo ser um arremedo do arquétipo de Kally). E Val criou os humanos, mas ela não é apenas a Deusa dos Humanos, é a Deusa da Ambição.

Deus racial é Glórienn, que é só a criadora dos Elfos e ponto. Ou Ragnar, que é o criador dos bugbears (ele nem criou os goblinoides como um todo, só os bugbears) e por acaso assumiu o domínio da Morte, mas era um deus menor, cultuado por uma raça específica.
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Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Shion » 18 Mar 2016, 21:34

mister X escreveu:Como muita gente já disse aqui: A perspectiva de Ragnar é causar mortes, não agir como juiz ou guia, a morte pra ele não é um presente, é uma certeza bem cruel. Ele tem o exercício mais letal do mundo, capaz de matar muuuuuita gente e os servos dele que não são da aliança negra trazem um terror bem prático torturando suas vítimas antes de mata-las. Agora me diga em que Ragnar falha naquilo que ele se propõe.
mister X escreveu:Mas é uma visão válida de um deus da morte, apesar de não ser convencional. Se tu não gosta desse tipo de deus da morte já é outra conversa, agora não justifica dizer que Ragnar não cumpre bem o papel
Se for assim, apoiando os goblinóides na causa da Aliança Negra ele vem fazendo um ótimo papel de deus da morte mesmo.

Um dos problemas com esse negócio de 20 deuses e todos recebem espíritos em seus planos é que aí não tem bem um "céu e inferno", e ele sendo deus da morte deveria ser o pior plano pra se parar e não é bem assim, já que tem outros deuses com planos bem ruins, comparativamente piores.

Acontece que a "morte" em si precisava de uma cara, e escolheram ele, mesmo que não se enquadre corretamente, afinal tem muitos "deuses da vida", que criaram suas raças, e não só Lena, então ela também é uma deusa que tem seu aspecto beeeeeeeeem mal interpretado.
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Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por BURP » 18 Mar 2016, 22:14

Na verdade Ragnar era deus da morte desde a primeira vez que apareceu num artigo da DB, antes de Tormenta ser formatada como cenário ainda. Inclusive lembro do artigo, era sobre criar backgrounds complexos para monstros.

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Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Padre Judas » 18 Mar 2016, 22:18

BURP escreveu:Na verdade Ragnar era deus da morte desde a primeira vez que apareceu num artigo da DB, antes de Tormenta ser formatada como cenário ainda. Inclusive lembro do artigo, era sobre criar backgrounds complexos para monstros.
Ó, não lembrava disso. Você sabe qual é a edição?
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Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por BURP » 18 Mar 2016, 22:29

De cabeça não. Mas com certeza foi antes da 50, que é quando saiu o primeiro módulo de Tormenta =P

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Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Aquila » 18 Mar 2016, 22:37

Possivelmente foi na Dragão Brasil 31, no artigo Monstro ou Vilão, onde Thwor Ironfirst apareceu pela primeira vez. Artigo que foi incluído praticamente na íntegra na primeira edição de Tormenta. Mas vale lembrar que, até esse momento, Ragnar funcionava como Deus da Morte simplesmente por que não existia nada sobre as divindades de Arton. Até mesmo sua relação como criador dos bugbears só foi descrita depois, juntamente com sua imagem como Leen. Foi ai que a confusão começou e não parou mais. Não existia nem mesmo uma distinção entre deus maior ou menor nessa época, reinos divinos, nada, por que esses conceitos nem haviam sido criados no cenário.

Colocar Ragnar como Deus da Morte absoluto, nesse sentido clássico, só funcionaria se ele não fosse mais um deus criador.

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Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Padre Judas » 18 Mar 2016, 22:50

Engraçado que eles usaram tanta coisa da DB, mas de Derketa eles esqueceram (ou decidiram não usar).

Espera, olhando a matéria agora, eu vi que ela foi escrita por um colaborador, Alceu R. de Freitas Jr. Deve ser por isso.
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Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Aquila » 18 Mar 2016, 22:57

Olhando minhas edições antigas da Dragão Brasil, encontrei alguns artigos bem interessantes que não foram usados. Claro que um argumento era o tamanho reduzido do suplementos; não dava para incluir tudo. Mas o curioso é que eles nunca foram usados, mesmo depois, quando o cenário começou a ganhar corpo. Não há surpresa, todos eram de colaboradores.

Tem uma matéria em especial que eu pretendo incluir em uma de minhas próximas aventuras: a Taverna do Cão Caolho (DB 8). Engraçado como os bichos símbolos das tavernas acabam perdendo um olho.

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