Arquétipos dos deuses

Com Tormenta Alpha, Arton e 3D&T se unem novamente em uma versão absurdamente poderosa, veloz, dinâmica e colorida. Aqui, você pode chegar até onde nenhum outro artoniano jamais esteve.
Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por BURP » 18 Mar 2016, 14:04

Isso é uma coisa interessante sobre Tormenta. Em muitas mitologias, o deus que é visto como o deus da morte não é, propriamente, um deus "da" morte. Ele é, muitas vezes, só um deus do mundo dos mortos. Hades talvez seja o melhor exemplo, embora ele seja tratado muitas vezes como um deus da morte nas interpretações da cultura pop, na real ele é só o deus responsável por governar o mundo dos mortos. Talvez fosse mais correto dizer a deusa grega da morte mesmo seja Átropos, a terceira parca que corta o fio da vida dos humanos e determina como cada um vai morrer.

Se tu compara isso com Arton, tecnicamente todos os deuses do Panteão são "deuses da morte." Porque todos eles possuem um mundo dos mortos próprio, pra onde vai alguma alma dos que morrem no plano material. E nem eles mesmos sabem determinar como isso decidido, e pra qual mundo uma alma recém morta vai ir, então também não dá pra dizer que haja um Anúbis que julga os mortos e determina o seu destino. Em um contexto assim, um "deus da morte" tem que assumir uma persona bem diferente, e representar a morte como um fim definitivo. Tem que ser um deus bem mais brutal. E nisso acho que o Ragnar cumpre bem o papel, a sua maneira. A preeminência que ele dá pros goblinoides é porque ele os vê como arautos da morte - aqueles que trazem a morte às outras raças. Nesse contexto, nem mesmo mortos-vivos seriam realmente parte do portfólio dele - e é por isso que eles são associados muito mais a Tenebra do que a ele (em última instância, morte-em-vida também é uma forma de trapacear a morte).

Avatar do usuário
mister X
Mensagens: 389
Registrado em: 10 Dez 2013, 00:41
Localização: Devil's bar, Nova Memphis

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por mister X » 18 Mar 2016, 14:08

Como muita gente já disse aqui: A perspectiva de Ragnar é causar mortes, não agir como juiz ou guia, a morte pra ele não é um presente, é uma certeza bem cruel. Ele tem o exercício mais letal do mundo, capaz de matar muuuuuita gente e os servos dele que não são da aliança negra trazem um terror bem prático torturando suas vítimas antes de mata-las. Agora me diga em que Ragnar falha naquilo que ele se propõe.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras, por fim o tiroteio."

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Lord Seph » 18 Mar 2016, 14:09

Isso me soa como matança e não morte. Talvez genocídio.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
mister X
Mensagens: 389
Registrado em: 10 Dez 2013, 00:41
Localização: Devil's bar, Nova Memphis

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por mister X » 18 Mar 2016, 14:12

Mas é uma visão válida de um deus da morte, apesar de não ser convencional. Se tu não gosta desse tipo de deus da morte já é outra conversa, agora não justifica dizer que Ragnar não cumpre bem o papel
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras, por fim o tiroteio."

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Aquila » 18 Mar 2016, 14:15

Após o período inicial de debates, temos um Panteão totalmente reformulado. O resultado até agora:

Deuses Supremos
- Allihanna - Deusa das Águas, dos animais e da Natureza. Seus aspectos ainda incluem a Fertilidade e a Vida das criaturas da natureza.
- Azgher - O Deus do Fogo, da Luz e do Sol.
- Kallyadranoch - Deus da Força e do Poder.
- Khalmyr - Deus da Ordem.
- Leen - Deus da Morte.
- Lena - Deusa da Vida.
- Nimb - Deus do caos.
- Megalokk - Deus dos Monstros. Seus aspectos incluem a Fertilidade e a Vida dos monstros.
- Sszzaas - Deus da Intriga, das Serpentes e da Traição.
- Tanna-Toh - Deusa das Artes e do Conhecimento.
- Tenebra - Deusa das Trevas.
- Wynna - Deusa da Magia.

Deuses Inferiores
- Hyninn - Deus da Astúcia, dos Halflings e dos Ladrões.
- Keenn - Deus da Guerra.
- Lin-Wu - Deus da Honra
- Ragnar - Deus dos Goblins.
- Tauron - Deus dos Minotauros.
- Thyatis - Deus das Profecias e da Ressurreição.
- Valkaria - Deusa da Humanidade.
Editado pela última vez por Aquila em 18 Mar 2016, 19:56, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por BURP » 18 Mar 2016, 14:17

Isso entra de novo naquilo que eu falei de confundir as próprias ideias com o que é apresentado nos livros. Não tem nada de errado tu achar que um deus da morte devesse cumprir outras funções, e adotar talvez Leen como o deus da morte "oficial" nas tuas aventuras. Mas a forma como ele é apresentado no cenário, em última instância, é essa, em que matança e genocídio não deixam de ser formas de representar a morte.

E pra constar, eu não participei desse consenso aí em cima não =P

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Aquila » 18 Mar 2016, 14:20

BURP escreveu:E pra constar, eu não participei desse consenso aí em cima não =P
Nem eu. Como eu faço muitas, muitas alterações, nos deuses nas minhas aventuras, decidi não incluir minha opinião sobre fusões. Além disso, o resultado conta que uma maioria de votos a favor de uma mudança altera a divindade. O difícil é filtrar as opiniões e saber exatamente o que cada um quer que a divindade faça.
BURP escreveu:Se tu compara isso com Arton, tecnicamente todos os deuses do Panteão são "deuses da morte."
Não tecnicamente, realmente. É uma verdade simples e absoluta. O motivo de eu odiar reinos divinos e a persistência dos autores em manter um monstro como Deus da Morte. Avaliando friamente, um Deus da Morte só teria relevância em um universo sem aqueles circos como morada eterna, e sim um Reino dos Mortos absolutamente inatingível.

A lista de aspectos não é restrita. É possível incluir outros portfólios, mas não pude identificar com exatidão em algumas mensagens.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Lord Seph » 18 Mar 2016, 14:35

Olha, até Tenebra fala sobre isso, então eu prefiro mais a opinião dela :lol:.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Padre Judas » 18 Mar 2016, 19:24

BURP escreveu:E pra constar, eu não participei desse consenso aí em cima não =P
Nem eu.

Pra começar, que ideia de jerico colocar a divindade que é a principal responsável pela evolução e o dinamismo positivo do mundo como uma deusa menor.

Mas, assim como o Seph, eu concordo com Tenebra que Ragnar é tosco. :twisted:
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: Arquétipos dos deuses

Mensagem por Aquila » 18 Mar 2016, 19:39

A Deusa da Humanidade foi rebaixada juntamente com todos os deuses raciais. Mesmo assim, dentre todos, Valkaria parece deslocada nessa posição. Para mudar isso, será preciso definir realmente o seu portfólio. Que aspecto poderoso (e fundamental para todos, não só os humanos) a Deusa representa para figurar dentre os maiores?

Responder

Voltar para “Tormenta Alpha”