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Encontro Aleatórios e Chefes de Campanhas

Enviado: 25 Abr 2017, 11:06
por ddairon
Olá pessoas!
Bem, eu narro 3D&T faz algum tempo para meus sobrinhos e irmão mas fico sempre em dúvida em uma coisa, como criar encontro aleatórios para o nível deles, eu sempre faço encontros aleatórios ou fica muito fácil ou fica extremamente difícil, o mesmo eu digo para chefes de campanha ou Masmorras! :oops:

Então eu quero saber de vocês se existe algum macete que usam pra fazer um encontro aleatório / chefes de campanha em suas aventuras / campanhas que fique compatível com seus jogadores?

Grato!

Re: Encontro Aleatórios e Chefes de Campanhas

Enviado: 25 Abr 2017, 11:11
por ISMurff
Em termos de regras oficiais ainda não há nada do tipo.

Mas o Manual dos Monstros Alpha sai este ano e é bem provável que haja regras desse tipo no livro.

Re: Encontro Aleatórios e Chefes de Campanhas

Enviado: 25 Abr 2017, 11:56
por Tiagoriebir
Oi ddairon, bem-vindo ao fórum! =)

O manual básico sugere, na parte de monstros (pág. 137) que um monstro tenha normalmente uma pontuação igual a metade da soma total dos personagens jogadores. Então se o grupo tem quatro personagens de 5 pontos, um monstro típico teria 10 pontos.

A partir daí, você pode tirar a medida para tornar as batalhas mais fáceis ou difíceis, modificando o número de adversários em relação a pontuação. Se quiser manter uma batalha média, você pode tirar 1 ou 2 pontos para cada adversário extra. Então o mesmo grupo de PJs deve ter uma dificuldade semelhante se você colocá-los contra dois adversários de 8 pontos. E por aí vai. Não tem uma fórmula exatamente certa porque isso depende de como são os personagens dos jogadores (um personagem que tenha investido seus pontos em vantagens sociais não terá muito poder de combate, por exemplo).

Importante lembrar que esses valores levam em conta somente as regras do manual básico. Se os adversários tiverem kits de personagem, por exemplo, eles poderiam ter ainda menos pontos, dependendo do quão fortes são os poderes dos kits.

Re: Encontro Aleatórios e Chefes de Campanhas

Enviado: 25 Abr 2017, 13:21
por ddairon
ISMurff escreveu:Em termos de regras oficiais ainda não há nada do tipo.

Mas o Manual dos Monstros Alpha sai este ano e é bem provável que haja regras desse tipo no livro.
Espero mesmo que venha novas regras para isso, me ajudaria muito!!
Tiagoriebir escreveu:Oi ddairon, bem-vindo ao fórum! =)

O manual básico sugere, na parte de monstros (pág. 137) que um monstro tenha normalmente uma pontuação igual a metade da soma total dos personagens jogadores. Então se o grupo tem quatro personagens de 5 pontos, um monstro típico teria 10 pontos.

A partir daí, você pode tirar a medida para tornar as batalhas mais fáceis ou difíceis, modificando o número de adversários em relação a pontuação. Se quiser manter uma batalha média, você pode tirar 1 ou 2 pontos para cada adversário extra. Então o mesmo grupo de PJs deve ter uma dificuldade semelhante se você colocá-los contra dois adversários de 8 pontos. E por aí vai. Não tem uma fórmula exatamente certa porque isso depende de como são os personagens dos jogadores (um personagem que tenha investido seus pontos em vantagens sociais não terá muito poder de combate, por exemplo).

Importante lembrar que esses valores levam em conta somente as regras do manual básico. Se os adversários tiverem kits de personagem, por exemplo, eles poderiam ter ainda menos pontos, dependendo do quão fortes são os poderes dos kits.
Obrigado!
Vou verificar no meu livro, não lembro de ter visto isso, mas era exatamente esse tipo de formula que eu queria, isso vai me ajudar a criar Chefes e Encontros melhores, vlw =D