O porém é que nem todo poder ligado à um ataque ou defesa tem valor numérico definido (...)
Sim, tenho ciência disso. A ideia é tornar o efeito mais simples de assimilar e usar. Se a gente for tentar prever cada possível efeito que se enquadraria, isso tomaria muito espaço.
Uma dúvida havia surgido recentemente no tópico de dúvidas: o poder da Arma Envenenada conta como mágico ou a menção é apenas para a regra do veneno? Ou seja, um alvo imune a venenos normais seria afetado?
Sempre interpretei que era mágico, mas vou conversar sobre isso com os demais autores.
Golpe de Misericórdia funciona contra alvos de Ataque Mortal?
Sim. Bora combar!
Ainda sobre o Ataque Mortal, 'ignorar a H do alvo' conta como Indefeso para outros feitos no geral ou apenas quando especificado? E ao ignorar a H do alvo, ignora-se bônus também ou apenas a H base? Por exemplo, um alvo com Teleporte ou Aceleração que têm um bônus na H poderia ainda tentar uma Esquiva? (as mesmas dúvidas se aplicam à Flanquear)
Ataque que ignoram a H ignoram em outras situações também. Você não poderia usar o bônus em H por Aceleração ou Teleporte, se não pode usar sua H.
No Combate Montado, um Cavalo já não teria acesso à troca do ataque normal por dois imprecisos naturalmente (como um Centauro)?
A troca de um ataque normal por dois imprecisos só é possível quando cavalo e cavaleiro estão unidos como Parceiros. Se não estiverem lutando nesta condição, não podem fazer estes ataques imprecisos.
Mestre Ilusionista fornece as magias ou apenas reduz o custo? Acredito que seja ambos (dá a magia e corta o custo), mas a frase deixa brecha para interpretação por não ser algo como "você sabe lançar as magias Ilusão, Ilusão Avançada e Ilusão Total e pode usá-las pela metade do custo em PMs."
Isso, com este poder você aprende as magias e também pode lançá-las pela metade do custo.
Ficaram bem legais os kits, principalmente o Trapaceiro Arcano. Dá pra combinar Lei de Hackletraktaloom com a vantagem Perito do MdD por exemplo, fica bem forte. Talvez a forma mais barata de lançar duas magias (e sem ter um custo aumentado nelas ou algo assim).
Via de regra, a gente considera apenas as regras do Manual Básico para desenvolver a revisão dos kits, para que cada suplemento funcione apenas com o básico. Mas sim, Perito (Furtividade) oferece uma combinação bastante interessante.
Só lembrando (e isso não é específico para o Shion): independente de tudo o que eu (ou qualquer outro autor) responder por aqui ou em algum outro lugar na internet, a decisão final é do mestre. Se ele decidir que um efeito mecânico deve funcionar de outro jeito, ele tem liberdade pra isso, ok? =)