Manual da Magia

Com Tormenta Alpha, Arton e 3D&T se unem novamente em uma versão absurdamente poderosa, veloz, dinâmica e colorida. Aqui, você pode chegar até onde nenhum outro artoniano jamais esteve.
Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 16 Ago 2019, 00:18

Eu achei essa coluna do blog muito conveniente.

Acho bom colocar no tópico "tesouros ancestrais" shion. Pra facilitar consulta futura. (Com os devidos créditos claro)

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 17 Ago 2019, 07:54

Controlar elemento é um conjunto de magias cuja descrição ficou muito vaga.

Além dos efeitos extras, o que se consegue fazer com os elementos em questão? (Espírito principalmente)

Eu imagino que de para ser criativo, armaduras de fogo, armas de fogo... "Simulando outros feitiços"... Mas em relação ao "espírito" não imagino muito o como funcione. A menos que se possa usar energia espiritual em vez do espírito em si.

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: Manual da Magia

Mensagem por Eldrarg » 25 Ago 2019, 10:53

galera, bom dia! A magia apagar sentido menciona as deficiências físicas da pág. 42 do manual básico. a pergunta parece boba, mas isso inclui tbm a deficiência "Mudo"?

Edit
Daria pra apagar algum outro que não esteja listado lá e gerar outros efeitos?

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 25 Ago 2019, 17:25

Acredito que a magia mencione os defeitos físicos relacionados aos 5 sentidos mais conhecidos (visão (cego), audição (surdo), oufato (não lembro mas tem), paladar (também tem) e tato (não lembro de nada))

Sendo que, se o narrador achar viável ele pode usar algumas relações de credibilidade duvidosa baseado em outras mídias. Cavaleiros do zodíaco por exemplo faz o alvo perder a capacidade de falar ao perder o paladar e perder a capacidade de se mover ao perder o tato. Eu acho que é exagero...

O que eu permitiria com certeza é eliminar sentidos especiais. "Eliminar visão do invisível". "Eliminar radar". "Eliminar audição aguçada" (para depois eliminar a audição comum).

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: Manual da Magia

Mensagem por Eldrarg » 01 Set 2019, 11:59

o poder Espinha Dorsal do caminho dos Ossos (elementalista secundário) aumenta F e A pra cada 3 PMs gastos de forma sustentável ou apenas para um uso instantâneo?

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual da Magia

Mensagem por Shion » 01 Set 2019, 15:45

Nada é dito mas eu acredito que dure uma cena, ou seja, até o fim do combate, que é quando o poder acabaria e tu pode recuperar os PVs perdidos.
Imagem

Avatar do usuário
kgalvao
Mensagens: 211
Registrado em: 21 Abr 2016, 10:13

Re: Manual da Magia

Mensagem por kgalvao » 01 Set 2019, 16:19

Eldrarg escreveu:
01 Set 2019, 11:59
o poder Espinha Dorsal do caminho dos Ossos (elementalista secundário) aumenta F e A pra cada 3 PMs gastos de forma sustentável ou apenas para um uso instantâneo?
O poder falar que os PVs perdidos pelo uso do poder nao podem ser recuperados até o fim do combate, porem nao fala nada sobre duração, ou se poder ser usado fora de combate.
Pela lógica, já que os PVs nao sao recuperaveis em combate, subentende que esse poder só pode ser usado em combate de forma sustentável.

Entao um exemplo:
O mago usa o poder para F+3, entao perde 9PVs que nao podem ser recuperados durante o combate, mesmo que venha a "enfraquecer o poder" durante o combate (diminuir para F+1), continua com os 9PVs nao recuperáveis. Na minha interpretação, é uma "via de mão única" durante o combate. Porem o mestre da mesa é livre para liberar a recuperação caso aconteça o caso (ai vc poderia recuperar 6PVs e ficar com 3PVs perdidos).

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 06 Nov 2019, 13:49

Dúvidas!

Segundo as regras de rituais do manual da magia, um personagem pode extrapolar uma das limitações de um feitiço se o conjurar como um ritual, além de extrapolar os limites de custo. Efetivamente trocando tempo de conjuração por 2 efeitos que estão presentes em Magia Extrema. Assim sendo, a dúvida é a seguinte. Se alguém (Gwen?) usar um ritual para conjurar muralha de energia ao redor de toda uma ilha, estaria extrapolando a potência do feitiço, efetivamente indo para muito além de 1m de raio para cada 4 PMs, ainda assim esse feitiço duraria pouco, já que é uma magia sustentável por turno. Esse alguém poderia tornar esse feitiço permanente? mesmo estando extrapolado? Sendo mais preciso...

1) Supondo que Gwen Hagenfar usa 35 PMs para realizar um ritual de 35h para cobrir uma área de 1,75 km de raio (Considerando que extrapolar seja elevar a escala do feitiço em 1, no caso dela, de S para Ki) com um domo impenetrável, isso garante o domo ativo por um mísero turno, já que é uma magia sustentada por turno, a partir daí ela teria que gastar 18 PMs permanentes para tornar o Domo permanente, tendo apenas um turno para isso, coisa impossível para ela pois ela não tem magia extrema.

A questão é. Se ela tivesse magia extrema, ela poderia fazer isso? Ou não poderia porque o efeito foi extrapolado?

Além disso, supondo que a magia fosse durar mais tempo, Ela poderia realizar um ritual para extrapolar permanência e conseguir tornar o efeito permanente? Ou simplesmente não da para tornar? Ou o que?

2) Magias sustentáveis ficam ativas pelo mesmo tempo que o ritual levou para ser realizado, enquanto magias sustentadas por turno devem ter seus PMs divididos entre sustentar o efeito e criar o efeito (o que me lembra mago a ascensão). Eu entendo com isso que essas magias não contam nos limites do mago para manter seus efeitos, pois se contassem o mago poderia mante-las por tempo indeterminado, seja abastecendo o efeito sustentado por turno, seja não perdendo a concentração no efeito sustentado. Mas, nesse caso, não é muito injusto fazer um ritual de 35h para cobrir a área por apenas 1 turno? Não deveria ter uma duração maior não?

3) Em rituais alega-se que itens, mundanos ou não, podem auxiliar em rituais, mas não da nenhum exemplo e manda checar os itens mágicos a partir da página 47... Alguém achou alguma menção no livro sobre como os itens podem auxiliar em rituais? Ou mesmo itens mágicos? Sim eu sei que certos itens ajudam devido ao óbvio efeito que possuem, como aumentar os PMs disponíveis, mas tem algum não tão óbvio que pareça legal?

Até hoje tento entender como ela conseguiu cobrir uma ilha com essa magia, de forma permanente... (sem usar PE para comprar magia extrema por 1 turno, porque essa é a explicação mais óbvia, faz isso e gasta os PMs em Permanência, Uso de xp esse que detesto particularmente, você sempre tem o que precisa se tiver um pouco de xp sobrando, se for usar isso melhor ela pagar 6xp para comprar Magia Extrema e Tecnicamente não precisaria do ritual para criar quase o mesmo efeito).

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Manual da Magia

Mensagem por the ga » 06 Nov 2019, 15:53

A cúpula da Gwen predata o próprio 3D&T Alpha, é normal que não se encaixe nas regras como existem hoje. É de uma época em que NPCs poderosos podiam fazer coisas que PJs não podiam "porque sim", filosofia que o Alpha geralmente não usa. Talvez ela conheça uma versão maior de Muralha de Energia (ensinada por Wynna, talvez?) ou algo do tipo. No fim das contas não é tão importante. Quando alguém quiser se aventurar na ilha, é só usar Teleporte. O que está mantendo a barreira cabe ao Mestre decidir. Podem ser cristais destrutíveis (como WoW faz de vez em quando), sacrifícios ou o que for.

Agora, como experimento mental, vejamos:
A ilha de Shallankh’rom tem aproximadamente 53 Km de comprimento no sentido mais longo (arredondando pra cima, já que é pra englobar a ilha toda). Usando Muralha de Energia como esfera, ela precisaria de 106,000 PMs por rodada e H21,200 (53,000 e H10,600 com Alquimista). É completamente fora da realidade. Pra fazer como Ritual, ela precisaria de um verdadeiro exército! E nem ajuda com os limites da magia, porque Muralha de Energia não tem custo máximo (dá pra extrapolar as dimensões básicas, mas em quanto depende do Mestre).

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual da Magia

Mensagem por Shion » 06 Nov 2019, 20:36

Se pá foi a própria Wynna que ajudou ela, com magia infinita :lol:
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta Alpha”