Manual da Magia

Com Tormenta Alpha, Arton e 3D&T se unem novamente em uma versão absurdamente poderosa, veloz, dinâmica e colorida. Aqui, você pode chegar até onde nenhum outro artoniano jamais esteve.
Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 09 Nov 2019, 06:17

Waldson escreveu:
06 Nov 2019, 20:42
Era um exercício mental mesmo que eu queria... Nem sabia que a ilha tinha 53km.

53km seriam 53000 metros se dividir por mil (escala Kami) ficam 53. Que no caso daria para conseguir com 106 PMs (alquimista)...

Realmente, fora de escala porque precisaria de H efetiva de 22. Mesmo deuses teriam certo problema se não dispuserem de meios para ampliar sua H ou feitiços melhores. Mas está longe de ser impossível.

Ainda assim... Não responde a pergunta sobre tornar o feitiço extrapolado por ritual em algo permanente... Que é a dúvida real. A gwen só estava ali como exemplo.
Correção. Se a ilha tem 53 km de extensão, então "apenas" 26,5 km de raio serão suficientes. Ou seja, com alquimista... 53 PMs no caso 11 de H efetiva. Isso na escala Kami... Então é relativamente simples para seres de escala Kami fazerem isso...

Por pura distração eu não dei atenção a esse detalhe...

Avatar do usuário
Keitarô
Mensagens: 1380
Registrado em: 09 Dez 2013, 19:58
Localização: Mahoyiga

Re: Manual da Magia

Mensagem por Keitarô » 09 Nov 2019, 21:46

Sim, de fato, o efeito da magia é um efeito. :D Mea culpa. Daí, fica por conta da interpretação de cada um o que realmente pode acontecer, porque em alguns casos a magia pode ficar numa escala tão grande de área que se torna impossível usar de maneira segura. Testes podem ser interessantes para controlar a área de efeito, dependendo.

Bom para magias de proteção.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual da Magia

Mensagem por Shion » 09 Nov 2019, 22:08

O que vejo como 'problema' é que algumas magias podem ter mais de um efeito aumentado e fica bastante a cargo da interpretação do que seria feito. Uma magia de invocação poderia trazer tanto criaturas da escala da magia quanto dez vezes mais criaturas, afinal ambos são parte do efeito.

No caso especial da Muralha e algumas outras magias de efeito 'absoluto' acho que o mais adequado seria que a magia só afeta a própria escala. Ou seja, um mago Sugoi ou Ningen com Magia Extrema poderia ultrapassar uma Muralha de Energia feita na escala Ningen.

Ou permitir um teste para que se ultrapasse a proteção, talvez como uma Esquiva: H do que está tentando ultrapassar a proteção menos a H do mago que fez a magia, mais quaisquer bônus pela diferença de escala DA MAGIA. Por exemplo, um mago Sugoi faz (H-H)+5 se tentar atingir um mago Ningen dentro de uma Muralha feita pelo segundo, mas se o mago Ningen usou Magia Extrema e a Muralha for Sugoi o mago Sugoi só pode tentar ultrapassar a proteção se ele mesmo usar Magia Extrema para lançar uma magia Kiodai.
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 10 Nov 2019, 06:37

Então. No meu caso, eu só permito alterar na magia aquilo que possa ser alterado. De não houver nada a ser alterado, aí eu permito mudar o funcionamento ou o número de alvos.

Exemplos

Maldição não tem como mudar nada, afeta um alvodiretamente sem testes e tal. Essa só funciona em escalas iguais ou menores, se for escala menor talvez de para usar em mais de um alvo... Imagino que foi assim que o grupo do mal inteiro ganhou uma maldição.

No caso de muralha, elacone uma área com um escudo imune a qualquer dano... Ela foi planejada para aguentar dano de qualquer tipo e espécie desde o começo, então eu continuo fazendo ela valer conforme a descrição, só mudando a área de efeito. A maioria dos seres capazes de usar uma dessas pode usar para proteger seus domínios como gwen, e talvez toris... Embora eu acredite que toris use magia de outro tipo, provavelmente ilusão. Smoke stone também com ilusão e vectora com várias. A academia arcana poderia entrar na lista mas acho desnecessário por ter sido um presente..

Agora, certas magias... Como bolsa de fogo, eu só permito alterar o dano, a área de efeito só precisa mudar se for relevante, em geral eu não altero a movimentação (como sugerido pelo MD) porque assim fica mais simples de ajustar os demais aspectos.

No geral eu só mudo aquilo que já pode ser mudado...

"Ao alcance da mão" não deveria mudar em nada, ela literalmente simula uma vantagem... Se der para usar em outros (não recordo) então daria para afetar outros alvos e portanto mudaria esse aspecto apenas...

"Paralisia" só muda o número de alvos.
"Raio desintegrador" muda um pouco, ela age como está escrito em situação de mesma escala, escalas menores tomam penalidade em resistir, escalas maiores ganham bônus para resistir... No caso de itens mágicos... Eu considero que itens mágicos possuem "escala equivalente ao número de efeitos". Um efeito... N. 4 efeitos... K. Lembrando que para mais de um efeito é necessário um material especial, esse material pode conceder um efeito bônus ao item. A escala do item deve ser comparada com a escala da magia para verificar o teste, sendo que certos artefatos (ou são todos?) não podem ser desintegrados.

Conjurações de criaturas e afins... Se for conjurada literalmente de magia, como monstros do pântano ou criatura mágica, então a criatura vem em maior escala (na mesma quantidade descrita) Ou em escala menor em grande quantidade. Se for criatura já existentes ou padrão, como tropas de Ragnar, poderia convocar tropas e exércitos de escala equivalente. Se for invocação, como invocação de dragão. Aí você pode considerar a quantidade no local, podendo inclusive fazer aparecer um dragão de idade avançada (a depender da escala)... Alguém com magia kami invocando dragão, pode chamar o mais forte da região ou mesmo nenhum (pois a magia não obriga, e talvez os mais fracos tenham medo de atender um chamado tão poderoso... Mas nunca admitiriam isso...)

Enfim. Eu não altero todos os parâmetros das magias, altero apenas o que faz sentido mantendo a magia funcional para a mesa.

Apesar uma bola de fogo que atinge 50m de raio ser interessante quando se luta contra exércitos... Em vez de uma que atinge 5m de raio com dano S. A diferença é só estética.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual da Magia

Mensagem por Shion » 10 Nov 2019, 12:53

Não vejo porque um mago bem mais poderoso não poderia alterar efeitos de magias desde que ainda esteja dentro do que a mesma faz. Ou não, magias novas podem ser feitas também.

Ao Alcance da Mão atingir uma área 10x maior faz tanto sentido quanto Terreno Escorregadio fazer áreas de 10m de diâmetro para cada PM usado. Não importa se parece muito, é exatamente o bônus de usar escalas maiores pra fazer a magia. Não tem porque limitar de forma arbitrária ('porque sim') quando se emprega mais poder pra usar.

Outra coisa, quando um mago de escala base maior usa uma magia não tem porque limitar a um ou parte do efeito ser maior, todos os aspectos deveriam subir junto. Nas magias de invocação por exemplo, tanto a quantidade quanto a escala delas sobe, e não um ou outro. MAS caso esteja usando Magia Extrema para isso concordo que o mago está indo além do seu próprio poder (escala acima), então nesse caso concordo em deixar aumentar apenas um dos efeitos.

Claro, nada impede o mago de ativamente manter algum efeito menor. Uma Bola de Fogo com 50m de raio seria perigosa em várias situações :lol: mas ainda assim ele poderia controlar para um tamanho dentro dos limites (por exemplo, 25m de raio).
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 10 Nov 2019, 15:14

Então. Não há porque dizer que não podem, mas eu faço isso para poder continuar usando grid, além de obviamente, facilitar minha vida como narrador...

Do mesmo modo que uma só ficha pode representar um exército em vez de criar 5000 fichas individualmente...

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual da Magia

Mensagem por Shion » 10 Nov 2019, 16:22

É, de fato áreas grandes não combinam muito bem com grid quando os indivíduos são pequenos, quando fica desproporcional. Mechas vs mechas (como em BLE) multiplicar tudo por 10 fica bom, mas quando só o efeito multiplica e todo mundo ocupa um quadrado de 1x1m...
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 10 Nov 2019, 17:42

Shion escreveu:
10 Nov 2019, 16:22
É, de fato áreas grandes não combinam muito bem com grid quando os indivíduos são pequenos, quando fica desproporcional. Mechas vs mechas (como em BLE) multiplicar tudo por 10 fica bom, mas quando só o efeito multiplica e todo mundo ocupa um quadrado de 1x1m...
Exatamente. Se você estiver narrando no teatro da mente ou similarmente é perfeitamente adequado pensar que tudo se multiplica sem consequências muito grandes...

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 12 Nov 2019, 15:24

Aí ... Eu sei que o assunto já miou... Mas acho que encontrei uma forma bem "simples" da gwen ter feito a redoma...

25km de extensão... Ok

Ela pode estar de posse de um artefato "tomo da criação mágica" que pode ser usado para isso... Em conjunto com um ritual ela pode conjurar um feitiço de nível Kami com certo esforço e dedicação...

Ou seja, do Centro da ilha ela cria com 25pms uma redoma de 25km de diâmetro... E com um pouco de interpretação no uso do artefato ela poderia ter entendido a duração pelo tempo necessário para usar permanência...

Mesmo limitando permanência a 5 pms ainda teríamos 10km de diâmetro cobertos (minha cidade em sua maior extensão tem 16km +/-) então eu consideraria suficiente para histórias sobre "toda a ilha"...

#satisfeitocomisso...

E ainda gerei um gancho para por um artefato interessante no caminho dos personagens! =P

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual da Magia

Mensagem por Shion » 12 Nov 2019, 16:57

Usar Permanência com Magia Extrema conta como manter uma magia extrema permanente? Porque ela poderia extrapolar o custo de Permanência pra isso e manter os 25km de raio pra sempre.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta Alpha”