Manual da Magia

Com Tormenta Alpha, Arton e 3D&T se unem novamente em uma versão absurdamente poderosa, veloz, dinâmica e colorida. Aqui, você pode chegar até onde nenhum outro artoniano jamais esteve.
Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Re: Manual da Magia

Mensagem por DiegoPaja » 05 Jul 2019, 11:38

Vi no Facebook um combo em que o personagem poderia usar a vontade Ataque Especial com Dano Gigante sem consumir PMs quando está em sua Área de Batalha. Pelo o que vi no manual, Área de Batalha permite isso, mas parece muita apelação. O combo está correto? Há algum lugar que especifique que apenas o Ataque Especial básico não consome PMs, ou algo do tipo?

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Manual da Magia

Mensagem por the ga » 05 Jul 2019, 13:45

DiegoPaja escreveu:
05 Jul 2019, 11:38
Vi no Facebook um combo em que o personagem poderia usar a vontade Ataque Especial com Dano Gigante sem consumir PMs quando está em sua Área de Batalha. Pelo o que vi no manual, Área de Batalha permite isso, mas parece muita apelação. O combo está correto? Há algum lugar que especifique que apenas o Ataque Especial básico não consome PMs, ou algo do tipo?
Tópico errado, mas o combo está correto.

Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Re: Manual da Magia

Mensagem por DiegoPaja » 05 Jul 2019, 14:20

Vish! Abri duas abas e escrevi na errada.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 22 Jul 2019, 19:32

Caraca eu estava dando uma olhada numa DB hoje, acho que a 143. Lá eu vi rapidamente uma ficha de uma versão lich do coringa. Mas tipo, ele havia comprado o poder de kit "benção divina" do kit "abençoado" várias vezes. Eu achei que só se podia comprar um poder de kit mais de uma vez quando havia descrito no poder, por exemplo: "esse poder pode ser comprado várias vezes, em cada vez você terá..."

Essa prática procede para esse kit? porque se sim! Você teria 2 kits pelas exigências de 1 só.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 31 Jul 2019, 19:43

O que acontece se um personagem fizer o seguinte:

1) Usar procrastinar ferimentos e permanência para que ele nunca desative?

2) Usar ardil e permanência para que ele nunca desative?

E agora José?!

(Havia um personagem em Mago a Ascensão que tinha um efeito +/- igual ativo para sempre, só podia morrer se cancelassem. Mas sempre que se tentava cancelar ele largava o que estava fazendo para usar contra magia! Mas ta parecendo tão desequilibrado em 3d&t...)

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Manual da Magia

Mensagem por the ga » 31 Jul 2019, 20:27

1) Pode funcionar. Mas a magia é "sustentável ou até o fim do combate" então pode ser que mesmo a versão Permanente só dure até a próxima luta.

2) Ardil não discrimina a natureza da magia recebida como gatilho, logo qualquer magia dispara ele, inclusive tentativas de Permanência. Então não dá pra tornar Ardil permanente (só se for com Magia Extrema, gastando 1PV por rodada, mas mesmo assim, pela descrição, a magia só dura até ser disparada. Então nem assim seria útil).

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 31 Jul 2019, 20:59

the ga escreveu:
31 Jul 2019, 20:27
1) Pode funcionar. Mas a magia é "sustentável ou até o fim do combate" então pode ser que mesmo a versão Permanente só dure até a próxima luta.
'Ou" e não "e" Isso é sujeito a interpretações diversas. Pode ser cancelada antes, ou pode ser cancelada por inconsciência do conjurador, ou ao final do combate. Mas é justamente aí que permanência brilha!

Mas parece muito bizarro! Não vejo nenhum arquimago não usando essa magia em conjunto com permanência se isso for possível! É muito desequilibrado!
the ga escreveu:
31 Jul 2019, 20:27
2) Ardil não discrimina a natureza da magia recebida como gatilho, logo qualquer magia dispara ele, inclusive tentativas de Permanência. Então não dá pra tornar Ardil permanente (só se for com Magia Extrema, gastando 1PV por rodada, mas mesmo assim, pela descrição, a magia só dura até ser disparada. Então nem assim seria útil).
Faz sentido, em parte, mas não faz tanto sentido assim, eu não vejo permanência como uma magia que é usada após uma conjuração prévia, eu vejo como uma "conjuração conjunta". Do contrário essa magia jamais poderá se tornar permanente de fato. O que entra em conflito com a descrição de permanência.

Além disso, a magia diz que "fica latente até ser necessário" e que "o inimigo ..."

Embora também saliente "alvo de qualquer magia". Mas o alvo de permanência não é você, seria a magia em você! Então esse pode ser um argumento também!

O problema é que essa magia deveria (a meu ver) ser instantânea. Ativa e esquece. Sei la.

Outra coisa, se for assim, retribuição de wynna não pode ser tornada permanente! o.õ (E sabemos que pode).

Dessa forma temos um problema sem tamanho. Enquanto retribuição de wynna só funciona contra magias direcionadas ao alvo (e afeta magias benéficas), o conjurador ainda está vulnerável a magias de área e a ataques de outras fontes.

Ardil protege contra qualquer coisa que cause dano, ou qualquer magia que o tenha como alvo, e pior, não fala nada sobre impedir magias benéficas (que é explicitamente citado em retribuição de wynna).

No caso de procrastinar ferimentos também tem um problema! Não importa a fonte ou quantidade de dano, e você só poderia ser detido por meios que não causem dano! (Ou, suponho, magias que causam morte instantânea, como raio desintegrador, mas note que mesmo morte estelar seria anulada).

Agora imaginando criaturas como "Tarso, Talude, Reynard, etc..." que possuem conhecimento irrestrito de magias... Podem encarar certos seres sem medo de nada dessa forma.

Tipo, os magos deixaram de ser "canhão de vidro" para ser "tank, fanático, irrefreável"...

Talvez não pelo "ardil" que eu ainda não imagino a mecânica sobre como funcionaria, mas no caso de procrastinar ferimentos sim!

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Manual da Magia

Mensagem por the ga » 31 Jul 2019, 22:25

Waldson escreveu:
31 Jul 2019, 20:59
Faz sentido, em parte, mas não faz tanto sentido assim, eu não vejo permanência como uma magia que é usada após uma conjuração prévia, eu vejo como uma "conjuração conjunta". Do contrário essa magia jamais poderá se tornar permanente de fato. O que entra em conflito com a descrição de permanência.
Mas é dito explicitamente na descrição que Permanência só torna permanente uma magia sustentável que já esteja funcionando.
Waldson escreveu:
31 Jul 2019, 20:59
Embora também saliente "alvo de qualquer magia". Mas o alvo de permanência não é você, seria a magia em você! Então esse pode ser um argumento também!
Aí a gente entra na pira de Magic e institui a pilha no sistema ou sei lá. :lol: Na melhor das hipóteses, tanto o personagem quanto a magia são alvos.
Waldson escreveu:
31 Jul 2019, 20:59
Outra coisa, se for assim, retribuição de wynna não pode ser tornada permanente! o.õ (E sabemos que pode).
Sabemos por onde? Qual é a fonte?

E o caso da Retribuição é diferente, porque ela volta a magia para o conjurador, que no caso é o próprio alvo da magia! Você poderia refletir a Permanência em si mesmo, em teoria. Mas isso abre precedente pro mago usar magias em si mesmo através da Retribuição, o que eu não sei se é o pretendido.
Waldson escreveu:
31 Jul 2019, 20:59
Ardil protege contra qualquer coisa que cause dano, ou qualquer magia que o tenha como alvo, e pior, não fala nada sobre impedir magias benéficas (que é explicitamente citado em retribuição de wynna).
A questão da Retribuição me parece mais uma clarificação. E mesmo Permanência não é uma magia apenas "benéfica". Alguém pode lançar Redução de Dano e tacar Permanência em cima, por exemplo.
Waldson escreveu:
31 Jul 2019, 20:59
No caso de procrastinar ferimentos também tem um problema! Não importa a fonte ou quantidade de dano, e você só poderia ser detido por meios que não causem dano! (Ou, suponho, magias que causam morte instantânea, como raio desintegrador, mas note que mesmo morte estelar seria anulada).

Agora imaginando criaturas como "Tarso, Talude, Reynard, etc..." que possuem conhecimento irrestrito de magias... Podem encarar certos seres sem medo de nada dessa forma.

Tipo, os magos deixaram de ser "canhão de vidro" para ser "tank, fanático, irrefreável"...

Talvez não pelo "ardil" que eu ainda não imagino a mecânica sobre como funcionaria, mas no caso de procrastinar ferimentos sim!
Aí vai da loucura do Mestre de deixar uma coisa dessas. Também dá pra considerar que ao final do combate o dano seja aplicado e a magia volte a contar daí. Já reduz bastante o problema. Mas pessoalmente, eu não acho nenhuma das duas magias positivas para o sistema em geral.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 31 Jul 2019, 22:37

Só respondendo a sua pergunta quanto a fonte de "retribuição de wynna pode".
Magias Preferidas: 20 PEs em magias, entre elas Soco de Arsenal. Ele também está
preparado com as magias A Resistência de Helena, A Retribuição de Wynna e Invulnerabilidade
(PdF) presas a ele através de Permanência.
TA, p. 193. Ficha do Mestre Arsenal!

Muito embora é importante frisar que A resistência de helena é usada em itens comuns não em criaturas (salvo engano existe essa restrição na magia) mas isso é facilmente contornável (se for o caso).

Eu sempre achei que magos precisavam de uma magia para evitar dano. Contingência por exemplo é muito interessante, mas não imagino uma mecânica adequada para usar ela em conjunto com permanência! A não ser que seja um "Sempre que" em vez de um "se isso..." no caso da condição de ativação! E olhe lá.

Mas contingência não serve para mitigar dano. Sempre fui a favor de uma magia ao estilo "campo de força" com a mecânica do mega city. 1pm/turno para manter e anula 2 de dano por PM gasto. Limitado claro a H do mago em questão. Mesmo magos com PMs ilimitados ainda estariam sujeitos a dano.

Mas o que fizeram foi tornar os magos completamente intocáveis... Sinceramente, acredito que você esteja certo ao dizer que essas magias não trazem nenhuma boa mecânica para o jogo, não do jeito que vieram!

Só um mago tem chances contra outro mago desse jeito!

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual da Magia

Mensagem por Shion » 01 Ago 2019, 00:22

'Ou" e não "e" Isso é sujeito a interpretações diversas. Pode ser cancelada antes, ou pode ser cancelada por inconsciência do conjurador, ou ao final do combate. Mas é justamente aí que permanência brilha!

Mas parece muito bizarro! Não vejo nenhum arquimago não usando essa magia em conjunto com permanência se isso for possível! É muito desequilibrado!
Acredito que seria assim: se usar fora de combate e tornar ela permanente, ela vai ficar ativa até que a segunda parte seja ativada, ou seja, até o fim do próximo combate.

A Permanenência aqui faria ela durar quaisquer cenas antes de uma luta, e ela acaba ao fim da primeira luta que o personagem participar. Durante esse tempo o mago não teria seus PMs presos na magia (apesar de ter que usar PM permanente na Permanência se não tiver um pergaminho ou poção).

Creio eu que Ardil iria cancelar o cast de Permanência como qualquer outra magia.

Entendo o teu ponto sobre 'Permanência é usada em conjunto com a magia' e tal, mas isso é fluff, em regras elas são usadas uma depois da outra. Pode-se até ter uma magia sustentável ativa por anos antes de conseguir alguém pra tornar ela permanente, por exemplo. Não é necessário que ambas sejam usadas um instante depois da outra.

Sobre a Retribuição, talvez ele mesmo tenha lançado a Permanência? Porque imagina só, um mago com a magia ativa lança uma cura nele mesmo, e a cura vai refletir... nele. Faz sentido, não? Ou ele apenas tem um item tratado com a magia (assim como a Resistência de Helena). Nesse caso seria um 'item mágico menor', algo só lá por lore que não precisa de muitas explicações. 'Formas de fazer tem e ele está sob efeito', basicamente.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta Alpha”