Manual da Magia

Com Tormenta Alpha, Arton e 3D&T se unem novamente em uma versão absurdamente poderosa, veloz, dinâmica e colorida. Aqui, você pode chegar até onde nenhum outro artoniano jamais esteve.
Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 12 Nov 2018, 21:41

Não sei se seria adequado falar aqui, mas porque não adicionar uma seção com a revisão dos kits que aparecem em uso no Manual da Magia?

Eu sei que o do feiticeiro mudou no Lendas de Arton, mas pelo que pude perceber tem algumas alterações no kit mago por exemplo... E ficou muito em aberto essa alteração... Pessoalmente não sei se o kit foi revisado em algum lugar que eu não vi...

Avatar do usuário
Armageddon
Moderador
Mensagens: 501
Registrado em: 07 Dez 2013, 17:22
Localização: Timbó, SC
Contato:

Re: Manual da Magia

Mensagem por Armageddon » 12 Nov 2018, 23:54

Waldson escreveu:
12 Nov 2018, 21:41
E ficou muito em aberto essa alteração... Pessoalmente não sei se o kit foi revisado em algum lugar que eu não vi...
Todo o Manual do Aventureiro vai ser revisado mais dia ou menos dia. Os poderes que saem nos livros novos já estão de acordo com essas atualizações. Assim, se tudo der certo, quando o livro sair a linha inteira vai estar compatível =)
Imagem

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Manual da Magia

Mensagem por the ga » 13 Nov 2018, 22:00

Pra registrar: o poder Zero Absoluto não diz o quanto a H dos alvos é reduzida. Vou ficar de olho em outros piolhos pra matar.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual da Magia

Mensagem por Shion » 13 Nov 2018, 23:34

Vamos ver o que achei até agora:

pg 6, "fez aquelas páginas secretas incendiaram-se", creio que o correto é "incendiarem-se".

pg 15, começa dizendo que o custo de Caminho Secundário é o dobro de PMs, e que elementalistas não tem o custo aumentado, mas no exemplo de corpo elemental diz que o custo tem um acréscimo de +1PM. qual o correto?

pg 17, em "Amarração", "não pode mais abandonar a servidão à entidade nunca mais"; ou tira o primeiro 'mais' (melhor opção) ou tira o 'nunca mais'. tem 'mais' demais :P

pg 22, Molde de Lama não cita o custo em ação/movimento para ser ativo, é ação livre?

pg 23, dúvida: Peçonha acumula com outros venenos (como de Ferrões Venenosos)?

pg 29/30, Aura Beligerante dura quanto tempo? sua duração diz ser instantânea mas não bate com o efeito. dura uma ação do alvo, é sustentável ou outra opção?

pg 30, dúvida: Aura Divina remove efeitos de possessão/dominação que já estejam afetando o alvo?

pg 30, na Aura de Morte o alcance da magia não deveria ser 'pessoal'? seria 'curto' o alcance do efeito da aura? por exemplo, a magia Terreno Escorregadio de Neo tem alcance longo mas seu efeito é aplicado apenas em uma área determinada pelos PMs gastos (isso se aplica a algumas magias abaixo também).

pg 31, Bloqueio Vital e Bloqueio Espiritual não citam o tamanho da área de efeito, apenas o alcance de onde se cria a área. ambas também estão trocadas de ordem, se seguir a ordem alfabética como as demais.

pg 31, dúvida: um personagem envolto em um Campo Antimagia e uma Muralha de Energia ao redor da primeira estaria então completamente protegido de todas formas de magia?

pg 32, Círculo Místico não cita o tamanho da área de efeito, assim como os Bloqueios Vital e Espiritual.

pg 32, dúvida: sobre Clarão do Esquecimento, magias aprendidas no último dia são perdidas?

pg 33, no Corpo de Trevas, uma sombra já não seria invisível na escuridão? na verdade, qualquer um é invisível na escuridão, salvo contra alguns Sentidos Especiais; só que uma sombra já não seria vista com Infravisão ou Radar por exemplo, nem tem cheiro ou emite som ao se mover, não é? (isso vem desde o tempo do primeiro 3D&T!)

Por hoje é isso, parei na página 34, amanhã leio mais.
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 14 Nov 2018, 05:58

Shion escreveu:
13 Nov 2018, 23:34
pg 31, dúvida: um personagem envolto em um Campo Antimagia e uma Muralha de Energia ao redor da primeira estaria então completamente protegido de todas formas de magia?
Acredito que na situação ele fica sim invulnerável ou imune completamente, mas isso considerando magia na mesma escala de quem criou as proteções... Além disso, ele ainda estaria sujeito a habilidades similares a magia, e ele mesmo não poderia usar magia... Mas agora eu fiquei com uma dúvida. O campo anti magia desativa muralha de energia?!

Mais uma que tirei antigamente mas talvez tenha mudado...

Divindade menor kiodai com super característica F ... Ao usar soco de arsenal a magia sai em que escala?

No caso de Glorien que é arqueira arcana e tem super característica PDF. Todas as magias sobem uma escala ou só as de ataque? Ou nenhuma?

Volto essa pergunta pois existem magias de ataque usando PDF. As magias critam, e como eu suspeitava antes você pode recuperar parte dos PMs gastos em magias sustentáveis por turno. Ou seja, as regras estão ficando mais claras...

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual da Magia

Mensagem por Shion » 14 Nov 2018, 07:14

Entendo a dúvida e acredito que se usa a escala da característica (uma acima do personagem), já que quando se tem discrepância entre ambas se usa o mais alto (por exemplo, Parceiro, um sendo de escala maior). O mesmo vale para Ciclone e um personagem com super característica A por exemplo.

Se o personagem usasse Magia Extrema, a 'magia base' seria uma escala acima e seria a mesma escala da característica então não faria diferença.
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 14 Nov 2018, 09:57

Faz sentido Shion! Magia extrema continuaria muito útil mesmo tendo esse benefício específico "suplantado"...

Certos feitiços não são afetados por cancelamento de magia, cancelamento superior ainda funciona correto?

Dentro de um campo anti magia é possível usar contra-mágica para anular o campo?

Um desejo seria impedido por um campo anti magia?

Em sacrifício, um dos benefícios é ter "um desejo"... Pode-se acumular esse benefício para usar quando for mais conveniente? Esse desejo equivale sempre a 5pms permanentes ou pode valer mais?

Rituais podem extrapolar os limites comuns das magias, isso é limitado as suas descrições ou não há limites definidos para que qualquer coisa seja possível dentro do escopo do feitiço?

Boa parte dessas perguntas varia em parte sobre a curiosidade... Como Gwen conseguiu cobrir quilômetros quadrados com uma muralha de energia permanente sem perder nenhum PM permanente de sua ficha? Até porque, pelas regras de rituais, ela ainda estaria limitada a 35 PMs permanentes... Que daria (mesmo em escala sugoi) uma área de cerca de 175m de raio... Como ela conseguiu ampliar isso sem seguidores? (Ou seja, um desejo só já gera tamanha força? Se levar em conta morte estelar eu diria que sim, mas a dúvida permanece)...

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Manual da Magia

Mensagem por Waldson » 14 Nov 2018, 12:04

Mais duvidas... Grimórios (p.66) parecem excelentes para se possuir é poupar PMs. Mas não muito eficientes (muitas horas para cada magia) para magias mais fracas, sendo mais úteis para magias mais poderosas... Até aí ótimo. Serve para personagens "sem mana", e para os que querem uma carta na manga, além de darem ótimos plots... Mas...

1. Uma magia com custo em PMs permanentes é vinculada em quantas páginas?

2. Ao estudar o grimório de alguém, ao aprender a magia em questão, as páginas são liberadas? Ou ficam lá até o uso?

3. O que impede um mago de entupir grimórios de desejos para ir usando sem pagar PMs permanentes?

4. Só eu achei uma boa ideia usar apenas grimórios como fontes de aprendizado de magias, ignorando o clássico "pergaminho"?

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: Manual da Magia

Mensagem por Eldrarg » 14 Nov 2018, 12:09

sobre a criação de itens mágicos, na pág. 47, materiais especiais, é dito que itens mágicos só podem ser feitos com um material especial. mas na pág. 76, criando itens mágicos, o texto sugere que é possível conseguir fabricar um machado retornável com lâmina de gelo eterno e cabo de madeira tollon. E então, é possível ou não unir materiais especiais?

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Manual da Magia

Mensagem por Shion » 14 Nov 2018, 12:34

Vamos lá, parte 2:

pg 38, dúvida: na Ligação Telepática, para adicionar uma nova pessoa no vínculo, basta lançar nela ou tem que desfazer o atual e refazer com o novo alvo junto?

pg 38, Materialização, o custo em PMs não seria a pontuação do alvo, tendo em vista que pode ser usada em outros (alcance toque)?

pg 42, Rajada de Força, personagens com Vulnerabilidade já tem sua A ignorada na FD por padrão não é mesmo? Eu pelo menos sempre considerei o efeito de Vulnerabilidade como um efeito de A=0 final, independente da A natural do personagem e outros bônus (por magia ou itens mágicos por exemplo).

pg 42/43, dúvida: em Rejuvenescer, um alvo que tenha virado bebê novamente mantém sua ficha e magias conhecidas?

pg 43, Retração, assim como a magia oposta ela não diz quanto dura.

pg 43, Salto para Salvação, o que acontece que o mago não pode usar uma magia de cura no próximo turno (por ter perdido/usado todos seus PMs)? Perde a ação mas mantém os dois movimentos? E se eu usar ela em um inimigo que não tem ou não pode usar uma magia de cura (usando algum efeito que aumente o alcance de pessoal para toque)?

pg43, Sonho de Dor, não cita o tamanho da área de efeito (como algumas outras).

pg 44/45, Viagem Astral diz "se ainda assim sofrer mais dano, ele será descontado dos PVs do mago, afetando seu corpo físico, correndo risco de morte", mas esta é a primeira menção sobre dano aos PVs. Faltou alguma parte do texto? Me parece que faltou algo como 'nessa forma astral todo dano sofrido faz perder PMs ao invés de PVs' ou similar.

pg 49, Material Monstruoso, como funcionam esses PEs extras? Eu posso usar a arma uma vez e ficar com os PEs até usar e dar ela pra outro companheiro para ele ganhar uns PEs extras também e assim por diante? E eu ganho os PEs mesmo se o monstro alvo for mais fraco e não renda nenhum PE pela derrota?

pg 49, Tecido das Fadas pode ser usado pra remover o custo de Aumento de Dano Superior? A magia diz que o custo não pode ser reduzido mas não diz nada sobre removido... :P e acredito que para magias sustentadas por turno, cada turno conta como um uso do efeito, certo?

pg 50, Armazenar Magia, tem um 'livvre', com dois Vs. dúvida: posso armazenar magias de buff ou suporte também? por exemplo, um mago gastar 10PMs uma vez (e podendo recuperá-los normalmente) pra ter 10PMs em Aumento de Dano, e ativar a magia antes de atacar (por exemplo, com bônus de +5 por dois turnos)?
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta Alpha”