Dragão Brasil

Espaço para conversas sobre tudo o que for publicado na Dragão Brasil, a maior revista de RPG e cultura nerd do país!
Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Dragão Brasil

Mensagem por Lord Seph » 29 Abr 2017, 17:31

Só avisando que existe um filme do Avatar verdadeiro, mas melhor fingir que não existe.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Dragão Brasil

Mensagem por Khrjstjano » 29 Abr 2017, 18:43

Problemas que eu encontrei na sessão Pergaminho dos Leitores, da Dragão Brasil.
Dragão Brasil 114

Pergunta: Tenho dúvidas sobre os talentos Ataque Duplo e Combater Com Duas Armas de Tormenta RPG. Eles podem ser usados juntos? Se sim, seriam 3 ou 4 ataques totais? Qual seria a penalidade total do ataque?
Resposta:: Ataque Duplo e Combater Com Duas Armas podem, sim, ser usados juntos — mas acumulando todas as penalidades. Você pode fazer 3 ataques com uma ação padrão, com redutor de –9 em todos os ataques.
Esta resposta está em desacordo com o artigo Ataques Múltiplos, do site da Jambô, pelo qual o personagem teria 2 ataques com -9 e 1 ataque com -4. Ou o Pergaminho dos Leitores está errado ou o artigo do Guilherme no site está, pois ele diz:

Imagem

Se eu tivesse que apostar, eu diria que a DB errou, por causa do que veremos a seguir...

=====================================================================================================================
Dragão Brasil 118
Pergunta: Um metamorfo com as habilidades garras e presas (dois ataques de garras, uma mordida), planta (dois ataques de pancada), pinças (dois ataques de pinças) e ferrão (um ataque de ferrão) poderia atacar 8 vezes em uma rodada com todos esses golpes diferentes?
Resposta: Sim, sofrendo a penalidade total acumulada (neste caso, –16) em todos os ataques.
Esta resposta também está em desacordo com o artigo Ataques Múltiplos, do site da Jambô, pelo qual a penalidade será de apenas -4. O artigo diz:

Imagem

Reparem que são 2 perguntas sobre Ataques Múltiplos. Isto é digno de nota. É possível intuir que não houve troca de informações entre quem escreveu o artigo (Guilherme) e quem responde na DB (Cassaro, pelo que sei).

=====================================================================================================================
Dragão Brasil 118
Pergunta: 1) Uma arma com a inovação tecnológica leve (de mestre armeiro, classe de prestígio do Guia da Trilogia) passa a ser considerada de uma categoria mais leve. Então, se armas de uma mão passam a ser consideradas armas leves (possibilitando, assim, Acuidade com Arma), armas de duas mãos passam a ser consideradas de uma mão?
Resposta: 1) Sim, mas com um porém. Uma arma de duas mãos, quando usada com uma única mão, é considerada uma arma exótica — mesmo que originalmente não seja, porque a arma não foi feita para ser empunhada dessa forma. O exemplo mais conhecido é a espada katana: empunhá-la com as duas mãos é mais fácil, por isso é considerada arma marcial quando usada assim; mas usá-la com uma só mão é mais difícil, tornando-a exótica.
A ideia da arma exótica é bem divertida, mas o problema desta resposta é que A PERGUNTA ESTÁ ERRADA e induziu a uma resposta também errada. Ela diz que armas com esta melhoria de Mestre Armeiro são consideradas armas leves (que podem usar Acuidade), mas não é isto que esta melhoria faz.

  • Leve: a arma passa a ser considerada uma categoria de tamanho menor, embora continue causando o mesmo dano.CD: 25. Custo: 1000 TO.


Com isto percebemos que o que a Melhoria Tecnológica Leve faz é diminuir uma arma como Machado Anão Colossal para apenas Descomunal, mantendo seu número de dados de dano igual. Isto pode ser constatado no seguinte trecho do Módulo Básico.

Imagem

O que o autor da pergunta fez de errado (e esta é uma confusão que aparece recorrentemente aqui no fórum a cada 2d4 semanas) foi confundir categoria de tamanho com o tipo da arma na classificação Leve, Uma Mão, Duas Mãos e Exótica. Esta classificação pode ser conferida no seguinte trecho do Módulo Básico.

Imagem

Como podemos ver, o erro na pergunta feita à DB invalida sua resposta, por direcioná-la a algo diferente do que a habilidade faz. Eu costumo dizer que é bom tomar cuidado com a forma que se levam as dúvidas aos autores, pois se a pergunta não for bem feita, fica difícil eles te responderem direito né? ;)

Nota: a quem interessar, eu passei essas informações pro Guilherme, que comentou que ele e o Cassaro costumam trabalhar junto no Pergaminho dos Leitores, exceto quando não dá. Inclusive, ele já ia dar uma olhada nisso.
Imagem

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Dragão Brasil

Mensagem por Padre Judas » 29 Abr 2017, 19:08

jamilkender escreveu:É provável.

Mas na qualidade de alguém que escreveu uma adaptação de 3D&T pra DB 118, o que te desagradou nela? :mrgreen: (sério, a gente só melhora com crítica construtiva, etc)
Não me desagradou em nada, eu só não curto muito jogar cyberpunk. Gosto do gênero, adoro GitS e Blade Runner, mas não tenho interesse em relação a jogo. Ainda não avaliei os kits pra dizer o que acho dele, entretanto.

Acho que deveriam aproveitar as matérias que tratam de Tormenta pra produzir material para Tormenta Alpha, que está mais defasado neste sentido. Coisas importantes como revisões de kits (e seus poderes) do MAA, por exemplo, poderiam ser apresentadas na revista. Achei que foi uma grande oportunidade perdida não ter trazido uma adaptação de The Witcher para o sistema (e o cenário), por exemplo. Também há um artigo sobre descansar durante a aventura, mas nenhuma das magias apresentadas é para 3D&T. Acho muito desperdício.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Dragão Brasil

Mensagem por jamilkender » 30 Abr 2017, 13:06

Bem boas as críticas, Padre. A do Witcher nem me passou pela cabeça colocar o 3D&T na jogada porque... bom, já tem no site da Jambô, e a versão de 3D&T não apanhou dos fãs que nem a de TRPG.

Se me permite, eu diria pra levar esses comentários de algumas coisas que poderiam se 3D&T mas não foram pro Pergaminhos dos Leitores. É um emailzinho só, e do jeito que tu escreveu (educado, não combativo, etc) me parece que teria muito mais chance de ser lido e ouvido do que o pessoal que entra numas de ficar bitching que o sistema favorito não tá sendo contemplado. Exemplos pontuais e boa educação levam muito mais longe que exigir coisas maleducadamente :D (na minha experiência pessoal, inclusive).
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Dragão Brasil

Mensagem por Padre Judas » 30 Abr 2017, 15:25

jamilkender escreveu:Bem boas as críticas, Padre. A do Witcher nem me passou pela cabeça colocar o 3D&T na jogada porque... bom, já tem no site da Jambô, e a versão de 3D&T não apanhou dos fãs que nem a de TRPG.

Se me permite, eu diria pra levar esses comentários de algumas coisas que poderiam se 3D&T mas não foram pro Pergaminhos dos Leitores. É um emailzinho só, e do jeito que tu escreveu (educado, não combativo, etc) me parece que teria muito mais chance de ser lido e ouvido do que o pessoal que entra numas de ficar bitching que o sistema favorito não tá sendo contemplado. Exemplos pontuais e boa educação levam muito mais longe que exigir coisas maleducadamente :D (na minha experiência pessoal, inclusive).
Hm... é, pode ser. Não sabia que havia uma versão no site. Vou dar uma olhada.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Demantos
Mensagens: 47
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:12

Re: Dragão Brasil

Mensagem por Demantos » 02 Mai 2017, 22:09

Alguém pode falar alguma coisa a respeito de Império de Jade?

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Dragão Brasil

Mensagem por Senimaru » 02 Mai 2017, 23:28

Khrjstjano escreveu:Problemas que eu encontrei na sessão Pergaminho dos Leitores, da Dragão Brasil.

...

Nota: a quem interessar, eu passei essas informações pro Guilherme, que comentou que ele e o Cassaro costumam trabalhar junto no Pergaminho dos Leitores, exceto quando não dá. Inclusive, ele já ia dar uma olhada nisso.
Isso tem que ser visto o mais rápido possível, esses desencontros de informação como você mesmo disse (mais de uma vez e por alguma razão o pessoal não fala nada) é horrível, ferrando todo o trabalho que foi feito aqui no fórum e acabam dixando mais duvidas que respostas.
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Dragão Brasil

Mensagem por Aldenor » 02 Mai 2017, 23:58

Demantos escreveu:Alguém pode falar alguma coisa a respeito de Império de Jade?
Está sendo produzido. No grupo dos Conselheiros está sendo feito playtests com raças e classes.

Império de Jade será um livro básico completo fechado em si, como o Módulo básico.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Dragão Brasil

Mensagem por Khrjstjano » 03 Mai 2017, 00:52

E que um monte de gente vai comprar só pelo lore, mesmo que não goste do sistema. :D
Imagem

Avatar do usuário
Galahad
Mensagens: 1961
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:33

Re: Dragão Brasil

Mensagem por Galahad » 03 Mai 2017, 09:56

E ele ainda está previsto para o segundo semestre?

Responder

Voltar para “Dragão Brasil”