Meus conteúdos para Dragão Brasil

Espaço para conversas sobre tudo o que for publicado na Dragão Brasil, a maior revista de RPG e cultura nerd do país!
Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Meus conteúdos para Dragão Brasil

Mensagem por Pontus Maximus » 16 Fev 2020, 12:22

Saudações povo, o título em si do tópico é quase alto explicativo mas preciso saber de mais detalhes.

Conversei com o Pyromancer tempos atrás e ele me deu umas dicas porém preciso saber dos pré requisitos para um material ir para a revista. Agradeço a ele por me dar uma dicas simples e legais (Pyromancer se estiver lendo isso quero dizer obrigado).

Mas tipo, eu já escrevi algumas adaptações mas nada desse material foi aproveitado na época mas gostaria de tornar mais oficial digamos assim.

Sobre as ilustrações eu posso participar dando idéias ou algo assim? E o lucro das vendas como seria minha participação neles (sei bem que seria pequeno, não se preocupem muito com esse detalhe, mesmo ganhando um pouquinho já me ajuda a evoluir e eu escreveria mais).

Quais são minhas liberdades e limites? O que melhor sei fazer é escrever.

Tudo de bom pra todos e aguardo resposta.

Avatar do usuário
Karen Soarele
Moderador
Mensagens: 39
Registrado em: 30 Set 2014, 13:18
Localização: Porto Alegre
Contato:

Re: Meus conteúdos para Dragão Brasil

Mensagem por Karen Soarele » 17 Fev 2020, 17:33

O primeiro requisito é conhecer bem a revista e saber o que ela publica. Para qual das seções você gostaria de escrever?

O segundo passo é estudar muito bem como a seção é estruturada. Leia várias revistas para entender quão flexível é cada seção, o que dá para ousar e o que não dá, qual a média de caracteres, etc. Saiba o que está fazendo.

O terceiro passo, obviamente, é escrever a sua própria matéria. Ela precisa ser muito boa, tanto em forma quanto em conteúdo. Tem que ser criativa e divertida. Como já disse, precisa ter um formato que se enquadre na DB e precisa também ser bem revisada. Nada de enviar material confuso, incoerente ou cheio de erros de português!

Por fim, envie seu material para o e-mail da DB. No assunto do e-mail, seja sucinto e informativo. No corpo do e-mail, explique, também de forma sucinta, quem você é e sobre o que é o texto.

Seja paciente. Talvez demore para receber uma resposta.

Edit: Faltou dizer, mas todas as matérias da revista são remuneradas com um valor fixo. O valor eu não sei informar, mas depende da seção da revista.
Karen Soarele
Autora de literatura fantástica
SiteFacebookTwitterInstagramYoutube

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Meus conteúdos para Dragão Brasil

Mensagem por Pontus Maximus » 17 Fev 2020, 18:02

Olá Moderadora Karen, caso seja aprovado o material eu posso participar de alguma forma nos desenhos e ilustrações? (Não sei desenhar, no máximo posso mostrar outras imagens como modelo).

Em segundo lugar eu não tenho nenhuma revista moderna digital da Dragão Brasil e não tenho os últimos lançamentos de livros de 3D&T Alpha por exemplo. Somente tenho revistas e livros mais antigos pois estou buscando não piratear e dar prejuízo à vocês da Editora. Então eu busco ser mais criativo e usar o conhecimento que me passam através de amigos que respondem minhas questões.

Caso o material seja aprovado eu posso ter um exemplar da revista como parte do salário por divulgar o meu material?

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: Meus conteúdos para Dragão Brasil

Mensagem por Pyromancer » 17 Fev 2020, 18:23

Pontus Maximus escreveu:
17 Fev 2020, 18:02
Olá Moderadora Karen, caso seja aprovado o material eu posso participar de alguma forma nos desenhos e ilustrações? (Não sei desenhar, no máximo posso mostrar outras imagens como modelo).
Em geral você pode enviar indicações do tipo de imagem que gostaria de ver ilustrando a matéria, mas a opinião final é da equipe da revista.
Em segundo lugar eu não tenho nenhuma revista moderna digital da Dragão Brasil e não tenho os últimos lançamentos de livros de 3D&T Alpha por exemplo. Somente tenho revistas e livros mais antigos pois estou buscando não piratear e dar prejuízo à vocês da Editora. Então eu busco ser mais criativo e usar o conhecimento que me passam através de amigos que respondem minhas questões.
Essa questão tende a ser um problema, para alguns tipos de matérias mais do que para outras. Se você quer escrever para uma revista, sobre assuntos que constam e são desenvolvidos em suas páginas, é importante que você conheça a fundo a revista e estes assuntos. Inclusive para saber se você não está sendo repetitivo, se a sua matéria não entra em conflito ou ignora materiais previamente publicados, se ela se encaixa no formato de matérias da revista, e assim por diante.
Caso o material seja aprovado eu posso ter um exemplar da revista como parte do salário por divulgar o meu material?
Isso teria que ser negociado diretamente com a equipe da revista, mas acredito que você poderia simplesmente usar parte da remuneração para adquirir a revista de qualquer forma.

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Meus conteúdos para Dragão Brasil

Mensagem por Pontus Maximus » 17 Fev 2020, 19:06

Uma outra questão é se, caso o conteúdo não seja aceito, mesmo assim ele passaria a ser propriedade intelectual da Editora ou eu posso manter os direitos sobre o que escrevi?

Desculpa a pergunta mas eu vou explicar: Certa vez eu vi as regras em um concurso de desenhos e roteiro em outro lugar (não me recordo onde) e nele diz que todo material enviado, sendo aprovado ou não, passaria a ser propriedade intelectual de outras pessoas e o autor perderia seu direito sobre o que criou.

Essa regra vale aqui também?

Sobre o material novo eu posso correr atrás e criar algo que não crie conflitos, talvez eu crie uma "linha alternativa" mas nada que comprometa toda uma estrutura (uma aventura por exemplo).

Mas é como falei antes, estou me esquivando da pirataria, não vou escrever algo pegando em download proibido para me ajudar.

Editado: Quero apenas dar a "César o que é de César" , jogo limpo.

Editado Importante: Perdão se fui meio grosseiro nesse último post, apenas quero mostrar honestidade (e ser honesto também) respeitando o trabalho alheio.

Avatar do usuário
Karen Soarele
Moderador
Mensagens: 39
Registrado em: 30 Set 2014, 13:18
Localização: Porto Alegre
Contato:

Re: Meus conteúdos para Dragão Brasil

Mensagem por Karen Soarele » 18 Fev 2020, 10:33

Dificilmente você vai conseguir escrever conteúdo para uma revista que não conhece. Pode até tentar, mas são grandes as chances da falta de conhecimento jogar contra você. Pesquisa e leitura fazem parte do trabalho do escritor. E, como qualquer trabalho, este requer certo investimento de tempo e dinheiro (no caso, 7 reais) na etapa de aprendizado.

A revista não retém direitos autorais de material não publicado. Porém, espera-se que você mantenha a inediticidade do texto durante o período de avaliação. Passou um ano e ainda não responderam? É porque não foi aprovado, pode publicar na internet.

Lembrando que escritor mesmo é aquele que está sempre criando conteúdo novo. Minha dica é: escreva uma matéria e mande para a DB, mas não se limite a isso. Crie seu próprio blog/medium e alimente mensalmente com novos conteúdos. Assim, você estará sempre aperfeiçoando a sua técnica, ao mesmo tempo em que conquista seu próprio público leitor.
Karen Soarele
Autora de literatura fantástica
SiteFacebookTwitterInstagramYoutube

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Meus conteúdos para Dragão Brasil

Mensagem por Pontus Maximus » 18 Fev 2020, 17:43

O material que eu enviar a vocês deve estar já diagramado? Não me refiro a erros de português mas sim sobre outros pontos como por exemplo, cada página do arquivo deve estar dividido em duas colunas, tamanho e tipo de letras, incluir algum efeito de fundo como um tipo de "paisagem" que ilustra uma idéia. ..... coisas desse tipo.

Claro que erros de português não podem existir isso é fato.

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: Meus conteúdos para Dragão Brasil

Mensagem por Pyromancer » 18 Fev 2020, 23:40

Pontus Maximus escreveu:
18 Fev 2020, 17:43
O material que eu enviar a vocês deve estar já diagramado? Não me refiro a erros de português mas sim sobre outros pontos como por exemplo, cada página do arquivo deve estar dividido em duas colunas, tamanho e tipo de letras, incluir algum efeito de fundo como um tipo de "paisagem" que ilustra uma idéia. ..... coisas desse tipo.

Claro que erros de português não podem existir isso é fato.
Não, a diagramação é feita pela equipe da revista.

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Meus conteúdos para Dragão Brasil

Mensagem por Pontus Maximus » 19 Fev 2020, 20:12

Sobre a questão de não saber o que a Editora produz e seu conteúdo oficial, eu não tenho muito material recente, mas eu até manjo bem de vários aspectos pois estou em contato com alguns amigos, que possuem livros que eu não tenho, não sou 100% leigo como eu passei sem querer essa idéia inicialmente.

Sobre questão de quanto mais original melhor eu também acho isso bom e tenho idéias próprias de criações minhas sim, mas as edições da Dragão Brasil o que mais tem são adaptações de games, filmes, séries, tokusatsu entre outros, incluindo material para outros sistemas de regras e cenários (Storyteller tem muitos jogadores ainda) mas o que eu estou tentando dizer é: Para alguém como eu, criar algo que acrescente para o cenário de Tormenta seria viável?

Vou explicar: Quem se lembra de Gorendill a Cidade do Leitor? Não tenho todas as edições mas tenho várias edições, seguindo o conselho dado na época "Não crie algo do tipo o Ironfist tem um irmão, mas sim algo mais simples" essa é uma idéia que penso em começar a trabalhar.

Não tenho intenção de prejudicar os romances e grandes autores, mas como a Moderadora Karen disse "fazer matérias sucinta e objetiva". E uma questão em particular me vem à mente também:

Contos e histórias ainda são aceitos?

Caso que a matéria seja aceita eu seria avisado ou é necessário acompanhar daqui pra frente às novas edições da revista?

Caso eu criei um conteúdo sem conexão com Tormenta ou cenários já criados, caso seja publicado na Dragão Brasil mas depois de um tempo seja "esquecido" , eu tenho a liberdade de publicar em outro lugar? (Apenas conteúdos meus próprios que me refiro).

Por favor não se ofendam, não é por maldade que levanto essa questão, passo por tempos difíceis digamos assim.

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: Meus conteúdos para Dragão Brasil

Mensagem por Pyromancer » 20 Fev 2020, 12:15

Pontus Maximus escreveu:
19 Fev 2020, 20:12
Sobre a questão de não saber o que a Editora produz e seu conteúdo oficial, eu não tenho muito material recente, mas eu até manjo bem de vários aspectos pois estou em contato com alguns amigos, que possuem livros que eu não tenho, não sou 100% leigo como eu passei sem querer essa idéia inicialmente.

Sobre questão de quanto mais original melhor eu também acho isso bom e tenho idéias próprias de criações minhas sim, mas as edições da Dragão Brasil o que mais tem são adaptações de games, filmes, séries, tokusatsu entre outros, incluindo material para outros sistemas de regras e cenários (Storyteller tem muitos jogadores ainda) mas o que eu estou tentando dizer é: Para alguém como eu, criar algo que acrescente para o cenário de Tormenta seria viável?

Vou explicar: Quem se lembra de Gorendill a Cidade do Leitor? Não tenho todas as edições mas tenho várias edições, seguindo o conselho dado na época "Não crie algo do tipo o Ironfist tem um irmão, mas sim algo mais simples" essa é uma idéia que penso em começar a trabalhar.
É difícil dizer se é viável só assim, mas mesmo para esses materiais que não abarquem os elementos fundamentais de Tormenta você acaba precisando estar atualizado com as publicações mais recentes do cenário, como a Guilda do Macaco, A Flecha de Fogo, A Deusa no Labirinto e daqui a pouco, principalmente, Tormenta 20.
Não tenho intenção de prejudicar os romances e grandes autores, mas como a Moderadora Karen disse "fazer matérias sucinta e objetiva". E uma questão em particular me vem à mente também:

Contos e histórias ainda são aceitos?
Sim.
Caso que a matéria seja aceita eu seria avisado ou é necessário acompanhar daqui pra frente às novas edições da revista?
Em algum momento você será avisado, até para que se possa combinar a remuneração pelo trabalho.
Caso eu criei um conteúdo sem conexão com Tormenta ou cenários já criados, caso seja publicado na Dragão Brasil mas depois de um tempo seja "esquecido" , eu tenho a liberdade de publicar em outro lugar? (Apenas conteúdos meus próprios que me refiro).

Por favor não se ofendam, não é por maldade que levanto essa questão, passo por tempos difíceis digamos assim.
Não tenho certeza sobre como isso funciona, mas acredito que não.

Responder

Voltar para “Dragão Brasil”