Primeiro, quando eles forem ter um JACK, deixem que cobrem mais por um serviço. Segundo, nem todo trabalho deve incluir utilização de JACKS. Terceiro, é ideial que eles tenham sempre um Labor Jack para auxiliar.Necross escreveu:Vou perguntar aqui pq não é dúvida de regras, mas uma orientação.
O livro diz que não é para ficar colocando (muitos) empecilhos para os jogadores usarem os gigantes-a-vapor, mas não diz quando seria o ideal deles começarem a usá-lo.
E como não há uma recompensa padrão por "nível", fica meio difícil estipular, principalmente para jogadores/mestres iniciantes no sitema.
Rafão, qual XP seria o ideal para que o grupo tivesse um(ou mais)?
Não existe momento exato, deixe que eles tenham quando você achar interessante, talvez um Jack emprestado caia bem. Eles pegam um serviço, um dono de terras quer que limpem sua terra de bandidos, ele tem um primo no forte da cidade que vai emprestar o jack, mas tá faltando uma peça. Usar jacks emprestados facilita o lance de transporte e diminui o medo deles perderem seu amado gigante. Já vi um grupo perder um Gigante de Guerra pesado devido ele cair no brejo e não conseguir sair. Na NQ53, tem uma materia exclusiva sobre modos para se consegui um Gigante.
Novamente, deixe que a história dite o ritmo - Se for legal que peguem no começo, assim o faça! Deixem pegar emprestado ou alugar e o dono morre enquanto o Gigante está com os jogadores, eles irão ficar com ele ou devolveraão para a familia? Deixe um cara aparecer com uma carta de crédito meio "suspeita", mas é um otimo negócio para comprar direto de um leilão do Exército. Uma otima oportunidade aparece no jornal, mas eles não tem dinheiro, será que a saída é se fuder pegando dinheiro com um agiota?
No meu ultimo jogo, os jogadores precisaram criar um calendário para pagamento. Eles compraram duas oficinas, um gigante e um barco, tudo na base do rolo e parcelamento.
Uma maneira simples é pagar os jogadores por um serviço com um gigante de guerra leve, mas todo fudido, sem braço, sem perna e sem cortex... Ai eles vao arrumando devagar!Deixe que o jogo dite a hora!
Lembre-se sempre das Conexões. Um jogador com Conexão Militar, Patronos Ricos e Mercenários, podem facilmente conseguir um Gigante para comprar. Torne a economia no seu jogo algo envolvente
Reinos de ferro não tem esse lance de XP. Um Investigador com conexão Patronos Ricos e background pode ter muito mais grana que um Mekânico de Campo bêbado e sem amigos. Logo, deixe que o jogo dite o ritmo.