Advogado de Regras escreveu:Porque a Privateer Press tem conseguido o que achei improvável - colocar mais restrições que violam o fluff do cenário no sistema de RPG que ela criou do que as que existiam em sua versão d20. Esse é mais um caso que demonstra isso.
Agora, porque a restrição em Pistola/Rifle Arcanas Mekânicas é bizarra? Porque nenhuma outra arma, de nenhum outro tipo de material tem essa restrição. Não só isso, como existe ao menos um exemplo estabelecido no cenário de um Rifle Arcano Mekânico (Spitfire, da Kara Sloane) e essa restrição nunca existiu ou ficou implícita na versão d20 do RPG. Aliás, era explicitamente o extremo oposto: Many gun mages like to customize or enchant their weapons. Magelock firearms follow all the normal rules for ammunition, reloading, skills, feats (a magelock military pistol counts as any other military pistol for the purpose of feats like Weapon Focus), and crafting mechanikal and magic versions. (NQ 6, página 27, abaixo da tabela de custos de diversas Armas Arcanas).
Agora, porque essa restrição existe? Basicamente porque Classes Não-Dotadas tem acesso a "poderes e efeitos especiais" utilizando Armas Mekânikas, enquanto os outros Dotados tem suas Magias que de uma forma ou outra emulam efeitos similares.
Já o Mago-Pistoleiro teria acesso não só a Armas Mekânikas (como todas outras classes), mas também aos efeitos dos Tiros Arcanos, misturando os dois sub-sistemas de "poderes e efeitos especiais". E então ao invés de tentar equilibrar isso de maneira competente, a Privateer Press simplesmente preferiu a maneira mais preguiçosa escrevendo "Magelock Steel não conduz energias de Placas Rúnicas, Na Na Ni Na Não".
Mas no caso esta restrição independe do material da arma e não tem a ver especificamente com a pistola/rifle arcanos,pois qualquer item que seja mágico,se for manipulado para ser transformado também em mecânico,o resultado será o mesmo.
Quanto ao D20, muita coisa mudou,e honestamente pra melhor.A mecânica mesmo é uma delas,pela dificuldade de ser utilizada,muitos acabavam deixando-a de lado.
A restrição quanto a itens mágicos e mecânicos pra mim e algo bem coerente,pois é bem estranho que um item que seja mágico,seja alterado tecnologicamente sem nenhuma reação ou efeito.A disjunção representa bem a desarmonia causada pela tentativa de inserir tecnologia em algo que é magico.Acho também que a Privateer Press trouxe equilíbrio e coerência com cenário e as regras,coisa que no D20 era tensso.