COMBATE EM MASSA.
Olá amigos. Nós agora vamos utilizar uma regra especial em WERRA ATACA. Adaptada do GUIA DA TRILOGIA de TRPG, faremos uma batalha entre exércitos. Num cenário de guerra como este em que estamos jogando, ocorrerão lutas em que muitos, enfrentarão outros muitos (xD) e fazer apenas FAs e FDs de exército me pareceu muito simples. Resolvi tornar um tanto mais tático e interessante.
O combate em massa funciona como um "cabo de guerra" onde os generais utilizam de força bruta e estratégias para coordenar seus exércitos em direção a obter pontos de vitória. Aquele que conseguir DEZ PONTOS DE VITÓRIA, primeiro, vencerá.
Mas como é feito? Vamos por partes.
PRIMEIRO
Define-se o GENERAL, os HEROIS e o EXÉRCITO envolvido.
General: Azog.
Herois: Ibelin, Rasalgheti e Linus
Exército: Arsenal de Azog.
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FUNÇÃO DO GENERAL
O general é o responsável por coordenar a batalha. Ele é o coração do exército e seu pilar de sustentação. Suas decisões definem o rumo da batalha e jaz em seus ombros o peso da conquista da vitória ou culpa da derrota.
Todo turno o general tem duas opções de ação a seguir:
1) COMBATER : Utiliza seus exércitos para realizar combates diretos. Nesse caso, realiza-se uma disputa de FA`s e FD`s comuns, onde ele pode usufruir de toda a ficha de personagem do seu exército para lutar, utilizando vantagens, magias e poderes de kit. Os eventos dos heróis fornecem bônus as FAS ou FDS dos exércitos.
Pontuação: Cada vez que derrotar a FD inimiga, receberá 1 ponto de vitória. Caso cause uma quantidade de dano igual ao dobro da R, do adversário, receberá 2 pontos de vitória. Caso cause o triplo, receberá 3 pontos.
O oposto também acontece. Caso a FD do inimigo vença a FA, receberá 1 ponto de vitória. Se bloqueou-a com perfeição, ou seja, uma FD cinco pontos maior que a FA do adversário, receberá 2 pontos. E caso a FD seja o dobro da FA do adversário, receberá 3 pontos de vitória.
Isso reflete o gasto de recursos e soldados utilizados no confronto direto.
2) PLANEJAR: Aqui o general realiza um teste de ESTRATÉGIA (especialização da pericia combate) contra a do adversário. Uma disputa de testes de habilidade, influenciadas pelos "FATORES DE BATALHA" e pelos EVENTOS dos heróis. Simples e direto.
Pontuação: Caso o general vença a disputa de H contra seu inimigo, recebe um ponto de batalha. Se vencer por cinco pontos de diferença, receberá 2 pontos de vitória. Se vencer por 10, receberá 3 pontos.
Isso reflete a utilização não apenas da força mas o uso correto do terreno, táticas de guerra e exploração das fraquezas dos inimigos para ganhar a batalha.
Um general habilidoso saberá alternar entre as duas opções de acordo com sua própria analise da maré de batalha.
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FUNÇÃO DOS HERÓIS
Heróis são soldados cujas ações influenciam o rumo de uma batalha de MILHARES. Indivíduos tão poderosos ou importantes que influenciam a balança de poder de uma guerra, com o sucesso de suas ações.
São os responsáveis por resolver os EVENTOS. Oportunidades de batalha que surgem durante o combate. Quando isso acontece, cabe o general escolher qual herói irá participar do mesmo ou ainda, qual heroi está posicionado para resolvê-lo.
Antes da batalha, o heroi deve escolher seu
POSICIONAMENTO que definirá sua posição na batalha. A mesma oferece modificadores na rolagens de EVENTOS, definindo qual personagem estará apto a participar do mesmo.
São eles:
Acampamento. Modificador: -5 O heroi recua ao acampamento e passa um turno no mesmo, recobrando forças lá. Receberá então +2d6 pvs ou 2d6 pms.
Retaguarda. Modificador: +0 Recuado na batalha. Possui tempo para descansar e se adaptar a batalha.
FRONT. Modificador: +5 Diretamente envolvido na batalha.
Atrás das linhas inimigas +10 : Ultrapassou as defesas do inimigo e está cercado de suas forças, arriscando a vida em prol da vitória. Só pode ser alcançado depois que o próprio exército tenha obtido no minimo 3 pontos de vitória.
No começo da batalha os heróis escolhem seu posicionamento (acampamento, retaguarda ou front) e a cada turno podem usar um movimento para avançar ou recuar uma posição. Aqueles que possuírem aceleração podem realizar um teste de H, para moverem-se duas.
EVENTOS
Para definir que eventos estão acontecendo o mestre rolará 5D6 e aplicará os modificadores de posicionamento. Baseado no resultado escolherá qual evento será resolvido. O general deve escolher qual herói irá realizar o evento em cada turno. Deve haver um rodizio, um heroi que acabou de passar por um evento no turno anterior, não pode agir novamente neste turno.
Exemplo: Azog decide que neste turno, IBELIN, que está no front de batalha, irá realizar um evento. O narrador rola 5d6 e obtem (3,5,2,2,1 = 13). Aplica o modificador do front e obtém: 18!
Ibelin irá resolver o evento: "Capturar um estandarte" .
As rolagens de cada evento serão resolvidas pelo Telegram. Sendo no máximo, cinco rolagens (rodadas) de uma vez. Será feito de acordo com a disponibilidade do jogador.
TABELA DE EVENTOS:
2 ou menos - Curandeiro
3-4 - Erguer estandarte.
9-10: Levar Ordens
11-13: Quebrar formação
14-15: Servir de Isca
16: Disparo Livre
17: Resgatar aliado ferido
18: Capturar estandarte.
19-22: Enfrentar herói
23-24: Interceptar ordens
25-28: Enfrentar capitão
29 ou mais: Enfrentar general.