Sobre a moeda corrente do Império
Os personagens estão cientes de que os minotauros sempre usaram uma moeda própria diferente do tibar. Em termos de regras, a mudança não importa, pois os personagens rolam o dinheiro da mesma forma. Ela é apenas uma forma de demonstrar a diferença que existe entre os povos. Doherimm e Tamu-ra são outros exemplos de reinos que possuem (iam) moedas próprias.
A lembrança de
Rhaysa tem a intenção de destacar que a moeda corrente nos reinos conquistados mudou, mais uma das formas de demonstrar o domínio do Império sobre os pvos conqueistados. De modo geral, os minotauros sempre aceitaram o tibar para negociar com outros povos, apesar de evitarem usar a moeda em seu próprio reino. Pela proximidade, apenas Hershey e Petrynia tinham contato com a moeda, que era usada normalmente para negociar.
Como não sei se existe alguma informação oficial nesse sentido, estou usando os nomes de moedas usadas na Roma antiga para denominar o dinheiro tapistano (alterando alguma ou outra forma de escrita para se ajustar a minha ideia de taurico).
Os minotauros usam quatro tipos de moedas, o
as (plural,
asses), que é equivalente a um tibar de cobre; o
sertertius (sertertii), uma pequena moeda de prata que vale 4
asses; o
denarius (denarii), a moeda de prata mais comum no comercio, chamada vulgarmente de
dinar, que vale 16
asses; e o
aureu (aureii), a moeda de ouro, que vale 400
asses.
Dessa forma, 1
aureu vale o mesmo que 4 tibares de ouro, por isso as pessoas na vila disseram que a recompensa era de 400 tibares.
Podem considerar que os tibares que os personagens possuem são praticamente os últimos que verão no comércio formal.
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Sobre o teste de Fortitude par resistir a bebida
O teste segue as regras para bebidas apresentada no artigo
Bebedeiras & Porradarias, do Baú da Guida. A primeira dose é praticamente um desafio do clérigo de Keenn (que resistiu no limite, mesmo depois de beber uma cerveja), mas tomar outras fica a cargo de
Rhaysa.
Aldenor, pode rolar os testes para ela e descrever o resultado.
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Sobre a aventura
Ela claramente está se alongando em alguns pontos (para o desespero do
Aldenor), pois ainda espero uma definição sobre a participação de
Flamel. De modo direto, a ligação entre
Will e
Flamel com
Rhaysa, e depois com
Turok, deveria se dar através do templo, pois o gancho para o mago é a sua busca pela alquimista Zianne, a clériga de Tanna (alguém se sente desconfortável se eu chamar ela apenas de Tanna?).