TRPG - Contos da Taverna - Discussão

ethylliel
Mensagens: 95
Registrado em: 07 Out 2018, 00:04

Re: TRPG - Contos da Taverna - Discussão

Mensagem por ethylliel » 12 Out 2018, 00:02

Aquila escreveu:
11 Out 2018, 22:27
Espere um momento... Erudito é classe oficial? Procurei em todos os manuais que possuo e não encontrei (era o Aldenor quem me passava esse tipo de informação).

Bem, nessa aventura estamos usando apenas material oficial. Essa informação inicialmente estava no primeiro post do tópico, mas eu geralmente altero o que está escrito depois que a aventura começa, para dar lugar a informações de jogo. Culpa minha não ter avisado.

De modo geral, qualquer classe dos livros oficiais é permitida, embora algumas escolhas de Mundo dos Deuses precisem de um contexto diferente para fazer sentido.
Se você achar problemático eu faço outra ficha, mas tá como classe oficial. Única classe que combina com gnomo é erudito - rs embora eu discorde que erudito não faça ataques XP - eu escolhi a técnica cientifica que é mais suave e depara jogar em grupo, fogo alquímico é muito apelão. E venenos é bom para combate, mas se usar build de fintar aprimorado acaba ficando over tbm. Minha primeira opção era exemplar. Eu iria fazer uma ficha de humano exemplar ou moreau, mas eu quero jogar com um personagem focado em perícias, como o grupo precisa de frente de combate eu fiz o erudito, já que dá pra suprir deficiências de geral, com um pouco de tempo turno a turno. Classes guerreiras de primeiro nível não são boas, teria que ter no mínimo dois para balancear. E, a maioria dos guerreiros de primeiro nível são meio egoístas, já que as construções são voltadas para sobreviver, com talentos como casca grossa, fintas, etc... Por isso que eu não fiz um guerreiro de primeiro nível. O melhor que eu consegui com um único nível foi um cruzado, mas ainda assim é voltado para ataques de oportunidade, o que não é um grande arranjo para a equipe como um todo, outra opção seria voltado para tankar, mas perde muito em jogabilidade, é só um meio poste que fala. Eu quero interpretar um trapaceiro, meio boca suja e descarado, mas que seja útil para o grupo, mas não sobraram muitas opções - ou era swashbuckler, que já tem, cruzado que é meio chato - já que eu seria um cruzado as avessas - porque tem que unir o que eu quero com o que o grupo precisa XD - então, depois de muita consideração eu fiz o erudito. Mas, se achar que tá muito over - posso oferecer algumas alternativas ou podemos negociar algumas limitações e ampliações. Tem que tirar o raça avançada e selecionar outro talento.... Mas, vamos ver se é viável ou não antes de começar a alterar tudo hauhauhahu

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: TRPG - Contos da Taverna - Discussão

Mensagem por Lord Seph » 12 Out 2018, 06:50

Erudito é classe oficial, mas não é classe básica do cenário.

Nada contra ela, mas alguns mestres preferem banir elas das mesas.

Ela aparece na edição 35 da Dragon Slayer.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: TRPG - Contos da Taverna - Discussão

Mensagem por Aquila » 12 Out 2018, 11:21

Lord Seph escreveu:
12 Out 2018, 06:50
Erudito é classe oficial, mas não é classe básica do cenário.

Nada contra ela, mas alguns mestres preferem banir elas das mesas.

Ela aparece na edição 35 da Dragon Slayer.
Realmente, é uma classe oficial, mas não do cenário, o que poderia criar conflito. Ainda assim, eu estaria disposto a arriscar, não fosse alguns problemas da classe.

Um desses problemas, na minha opinião, é que os limites da habilidade de classe mais importante do Erudito, Técnica Científica, são mal definidos. Fica claro que as magias são usadas apenas como parâmetros para a criação dos efeitos técnicos, nada surpreendente aqui, mas em nenhum ponto se define os limites de custo e equipamento necessários, pois os efeitos não podem ser criados do nada.

ethylliel
Mensagens: 95
Registrado em: 07 Out 2018, 00:04

Re: TRPG - Contos da Taverna - Discussão

Mensagem por ethylliel » 12 Out 2018, 16:14

Um desses problemas, na minha opinião, é que os limites da habilidade de classe mais importante do Erudito, Técnica Científica, são mal definidos. Fica claro que as magias são usadas apenas como parâmetros para a criação dos efeitos técnicos, nada surpreendente aqui, mas em nenhum ponto se define os limites de custo e equipamento necessários, pois os efeitos não podem ser criados do nada.


Ficha Alternativa:

Nome: Garrick Lancaster.
Raça, Sexo/classe e nível: Humano (Masculino), Nobre N1. Tendência: NB
Idiomas: Valkar, Ningo, Dracônico e Táurico.
Tamanho: Médio Deslocamento: 9m Desvantagem: Mira Ruim*

FOR 14 (+2) DES 16 (+3) CON 14 (+2) INT 16 (+3) SAB 10 (+0) CAR 14 (+2)
CA: 22 (10 +3 DES + 6 da Couraça +2 Escudo + 1 Nobre) PV: 18
Resistências: Fortitude +4 / Reflexos +3 / Vontade +2

Gládio +2 / +6* (1D6; 19-20/x3 Perfuração – 2 KG)
*Alvo Atordoado, Caído ou Desprevenido

Perícias: (6 de Classe + 3 de INT + 2 Raça) - Conhecimento: Nobreza +7, Enganação +12, Diplomacia +6, Atuação (Dramaturgia) +6, Intuição +4, Meditação +4, Ladinagem +7, Acrobacia +7 (*+2 com armadura), Iniciativa +7, Obter Informações +6, Percepção +4.

Talentos Adicionais:
Usar Armaduras Leves, médias e pesadas, Usar Armas Simples e Marciais, Usar Escudos, Fortitude Maior e Vontade de Ferro.
Regional: Foco em Perícia (Enganação)
Desvantagem: Fintar Aprimorado
Reflexos em Combate, Brecha na Guarda e Portas Abertas (+2 em Enganação e Substitui Especialização em Combate como pré-requisito para Fintar Aprimorado).
Habilidades de Classe: Autoconfiança, Frivolidade (Meditação) e Herança (Couraça reforçada, Obra Prima, Feita sob medida = +6 AC, Bônus de Destreza +3 e Penalidade de-3 / 15 KG)


Faltam alguns detalhes em equipamentos...



O Erudito pode ser limitado em nível de magia 2 níveis acima, poções conhecidas em 3 + Modif. de INT e Usos diários como Rolagem de Boticário. Só lembrando que essas poções não podem ser preparadas antecipadamente, armazenadas ou distribuídas - adicionalmente ao invés da redução de 1/3 no custo, poderia ser de 1/6 - por não ter como ser comercializável, nem estocada - adotando o limitador de nível essa redução não faz diferença, mas corta as questões de materiais, etc - limitando os usos e poções conhecidas, poderia ser adicionado um efeito similar a meta magia o que aumentariam as possibilidade e versatilidade - sem alterar muito a mecânica e cobrado o custo dos pontos de PM (que seriam pontos mentais). Não desequilibra tanto. A questão dos materiais é como no caso de mago, a maioria dos materiais seriam comuns e rotineiros, presume-se disponíveis e custo insignificante, com exceção dos materiais especiais discriminados nas magias - só tem uma na grade - que é pele rochosa que custa 200 TO de material. Quanto ao equipamento, não diz - mas como não é empecilho mecânico creio considerar kit de alquimista para preparação das bases, onde o tempo de MP seria como de preparação de mago, basicamente... Vale ressaltar que não é poção - tem unguentos, pellets, poções - a mistura final que é na hora, as bases já ficariam prontas.

As projeções de fichas seriam - Erudito - Ladino - se com gnomo Ou Erudito/Exemplar se com goblin.

Já a ficha do Nobre - a próxima projeção seria Sedutor.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: TRPG - Contos da Taverna - Discussão

Mensagem por Padre Judas » 13 Out 2018, 13:04

Aquila, Kyösti viu Amalia sendo levada, não é? Ouviu ela falando sobre o tal "se ela o libertar"? Vou fazer meu post considerando estas informações.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: TRPG - Contos da Taverna - Discussão

Mensagem por Aquila » 14 Out 2018, 00:35

Padre Judas escreveu:
13 Out 2018, 13:04
Aquila, Kyösti viu Amalia sendo levada, não é? Ouviu ela falando sobre o tal "se ela o libertar"? Vou fazer meu post considerando estas informações.
Perfeito.

Eu considerei que Kyösti viu quando Will foi para a floresta com Amália para falar com a líder tabash, e depois seguiu os dois escondido, ouvindo o que ela falava (mesmo com o ruído vento, não seria difícil para ele ouvir o que ela dizia). Para ajudar a compor a cena, considere que Will ouvido alguma coisa na floresta, um galho quebrando ou mesmo um movimento, mas tendo que cuidar da garota ele não tinha como saber que Kyösti estava a poucos passos dele.

Na sequência eu coloco alguns detalhes que faltaram sobre o conhecimento de Kyösti.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: TRPG - Contos da Taverna - Discussão

Mensagem por Lord Seph » 15 Out 2018, 10:30

Aquila, quero fazer um teste de percepção para ver se ouço o que o Kyösti falou para o Will.

É possível? E qual seria a CD?
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: TRPG - Contos da Taverna - Discussão

Mensagem por Aquila » 15 Out 2018, 11:18

Lord Seph escreveu:
15 Out 2018, 10:30
Aquila, quero fazer um teste de percepção para ver se ouço o que o Kyösti falou para o Will.

É possível? E qual seria a CD?
É perfeitamente possível. Faça um Teste de Percepção (CD 25).

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: TRPG - Contos da Taverna - Discussão

Mensagem por Lord Seph » 15 Out 2018, 11:35

Deu só 19.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: TRPG - Contos da Taverna - Discussão

Mensagem por Aquila » 15 Out 2018, 14:03

Lord Seph escreveu:
15 Out 2018, 11:35
Deu só 19.
A dificuldade para escutar uma pessoa sussurrando é 15, mas para entender o que é dito é preciso passar por uma diferença de no mínimo 10 pontos, o que é equivalente a uma dificuldade 25. A distância aumenta a dificuldade (+1 para cada 3m de distância), mas nesse caso isso não se aplicou pois Turok estava próximo.

Responder

Voltar para “Herdeiros da Guerra”