Essa aventura tem me dado muito retorno sobre pontos das regras que se mostram absurdos quando exploramos seus limites, e um deles é justamente a redução do custo de PMs para conjurar magias, um recurso que deveria servir justamente para equilibrar o acréscimo temporário de poder que se ganha com o efeito, mas que com o tempo acabou desvirtuado, da mesmo forma que a vantagem Arcano, por exemplo.Kaidre escreveu:Aquila, como irá funcionar a Proteção Mágica?
Digo, Kelaste paga metade dos PMs ao usar Magia Branca e -2 por ser Inicial. A Proteção vai até 5, então eu gastaria 1 PM para A+5. Você está de acordo com isso?
Para mim parece claro que 3D&T está ultrapassando um limite que coloca o próprio sistema em risco. Ou há uma mudança na sua concepção agora ou logo ele perderá o sentido. A perda da simplicidade foi o primeiro sinal.
É justamente isso, A+5 por 1 PM por turno.
Não se preocupe com isso, pois como eu disse antes um desafio só é relevante se colocar o grupo em risco de uma forma realmente significativa, então se todos tiverem A+5, os perigos precisam refletir essa ideia. Não basta então apenas armar Proteus com uma A+5 e deixar que ele faça todo o serviço, enfrentando incólume uma horda enquanto o restante colhe frutinhas na floresta, pois isso está longe de ser heroico.
Na dúvida, lembrem de como seus personagens agiriam no momento, não como um conjunto de regras bombadas, mas como pessoas.
Eu ainda estou trabalhando na atualização, pois parei justamente para analisar esses pequenos detalhes que podem acabar com a sensação do momento, dentre eles a forma como os aliados vão agir, pois isso reflete suas ações. Cornélia perguntou se Bree e os pixies podem se ajudar de uma forma parecida, o que é fácil de assumir se considerássemos cada um deles individualmente, calculando seus valores de PM e PV individuais, mas a ideia é simplificar as coisas para evitar incoerências, pois do contrário vai ficar ainda mais claro para todos que a Aliança Negra nunca foi uma ameaça tão grande quanto se diz.
Assim como os inimigos são tratados como Chefes e Hordas, os aliados também serão simplificados como Heróis e Unidades a partir de agora. Os aventureiros e outras figuras importantes são sempre Heróis, enquanto grupos menores, como os Batedores de Arminghm e os Pixies da Floresta, serão Unidades completas.