Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF)

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Padre Judas
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Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF)

Mensagem por Padre Judas » 25 Mar 2018, 15:12

Aquila escreveu:Pessoal, a partir desse momento, decidi não usar mais moedas na aventura, optando por lidar com o dinheiro dos personagens de uma forma mais indireta, seguindo uma variação das regras de Riqueza elaborada pelo Padre Judas e de Poder de Compra elaborada pelo BURP.

O tesouro encontrado com os goblins foi apenas o primeiro passo da inclusão de itens que sempre planejei para a aventura, o que deve ser seguido pela possibilidade de compra de itens desse tipo em lojas e bazar espalhados pelas cidades e vilas (ou mesmo de mercadores itinerantes). Nunca escondi que pretendo disponibilizar mais itens mágicos na aventura, então nada mais justo que eles possam ser obtidos de uma forma mais direta.

Estou determinando como essas regras funcionarão com a mecânica de 2d6, então logo passo as regras.

Como nenhum dos sistema, tanto o do Padre Judas quanto o do BURP não foram criados para serem definitivos, qualquer comentário é bem-vindo.
Nada contra, tudo a favor. :D

Então é pra calcular o Dinheiro conforme minha tabela? Como seria isso?
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Aquila
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Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF)

Mensagem por Aquila » 27 Mar 2018, 21:08

Padre Judas escreveu:Nada contra, tudo a favor. :D
Então é pra calcular o Dinheiro conforme minha tabela? Como seria isso?
De forma geral, ambos os sistema de gerenciamento de recursos que citei lidam apenas com bens e equipamentos comuns ou itens mágicos menores, que custam alguns poucos PEs, mas não extrapolam para objetos mais poderosos, do tipo que garantem vantagens substanciais aos personagens. Isso porque, na falta de um sistema melhor, a compra desses objetos com PEs ainda é a melhor opção. No entanto, como já disse antes, não quero que os personagens sejam obrigados a comprar itens temporários com os recursos que precisarão para evoluir os personagens. Isso pode ser justo em uma campanha normal, mas acho que as opções de combate que estou incluindo deixaram claro que esse recurso será exigido.

Dos dois sistemas citados, apenas o sistema de Riqueza do Padre Judas abre a opção para a troca de Pontos de Riqueza permanente por PEs temporários, o que, bem gerenciado, pode acrescentar poder extra a um personagem, que é justamente o que eu procuro. Não que essa troca seja vantajosa diretamente, pois acaba com os recursos do personagem raídamente, mas pode ajudar em momentos difíceis.

Por isso, decidi usar o sistema de Riqueza como base, adaptando sua mecânica para incluir, se tudo der certo, os itens mais poderosos. Ainda pretendo elaborar as regras de forma mais clara, mas o que temos até agora é:

A característica se chamará Recursos, pois inclui não apenas o dinheiro como também os itens e bens do personagem. Essa característica gera uma Pontuação Secundária (Manual do Defensor p.13) que representa quanto de recursos o personagem realmente pode gastar.

Vamos calcular o nível de Recursos (R) do personagem de acordo com uma tabela semelhante a do sistema de Dinheiro, mas incluindo apenas as vantagens, poderes e talentos regionais que adicionem algo substancial. Os limites estipulados pelo sistema de Dinheiro também serão usados.

Assim que o nível de Recursos for determinado, passamos para o cálculo da Pontuação Secundária (chamados de Pontos de Recurso (PdR), provisoriamente). Da forma que eu pensei, essa pontuação pode variar de cenário para cenários, dependendo da raridade dos itens mágicos. Como nossa campanha prevê o uso de mais itens mágicos do que o normal, eu estipulei que cada nível de Riqueza concede 5 PdR.

Os PdRs podem ser usado para obter qualquer item que possa ser comprado com PE ao custo de 1 por 1. Isso significa que 1 PdR tem o mesmo valor de 1 PE para a compra de itens e imóveis, apenas (1 PdR funciona como 1 PE, mas 1 PE não funciona como 1 PdR, exceto para comprar níveis de Riqueza indiretamente).

O que falta ainda é definir como esse recurso será recuperado ao longo do tempo.

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Aquila
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Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF)

Mensagem por Aquila » 30 Mar 2018, 17:18

Riqueza

Riqueza (Rq) representa todos os recursos que um personagens possui à sua disposição, seja ela parte do tesouro adquirido em aventuras, pagamentos por serviços prestados ou rendimentos de economias ou negócios.

Todo personagem recém-criado começam com Riqueza 0, mas o valor exato depende de suas vantagens e desvantagens, de acordo com a tabela a seguir.
  • Nível de Riqueza por Vantagens e Desvantagens
    • Aparência Inofensiva <> +1
    • Boa Fama <> +1
    • Especialização (qualquer) <> +1
    • Genialidade <> +2
    • Patrono <> +2
    • Perícia (qualquer) <> +2
    • Inculto <> -2
    • Insano <> -1
    • Preguiçoso <> -2
    • Escola de Magia (qualquer) <> +1
Perícias, Especializações e Escolas de Magia não são cumulativas. Um personagem com três Especializações recebe apenas +1 nível de Riqueza, e não +3. Da mesma forma, se tiver duas Perícias, recebe apenas +2 níveis de Riqueza, e não +4. O nível máximo de Riqueza que um personagem pode adquirir com vantagens é +5. Personagens com a vantagem Riqueza ignoram a lista acima, começando com Riqueza 10.

Além das vantagens e desvantagens, o nível de Riqueza de um personagem pode variar de acordo com as propriedades que possui.
  • Nível de Riqueza por Propriedades
    • Casa de Ferreiro <> +1
    • Taverna e Estalagem <> +1 a +3
    • Loja de Armas <> +1
    • Loja de Itens Mágicos <> +3
    • Loja de Suprimentos (cada) <> +1
    • Estábulo <> +1
    • Templo <> +1 a +3
    • Torre Arcana <> +3
    • Porto <> +2
    • Castelo <> +3
O nível de Riqueza que um personagem pode adquirir através de propriedades é +5.

Pontos de Riqueza (PR)
Enquanto a Riqueza determina a quantidade de recursos que um personagem possui, os Pontos de Riqueza determinam o quanto desses recursos pode ser usado para obter itens e serviços especiais. Cada nível de Riqueza que um personagem possui garante uma quantidade de PRs igual a n x Riqueza, sendo que n varia de acordo com a raridade de itens no mundo da campanha. Em mundos onde os itens mágicos são raros, os Pontos de Riqueza podem ser calculados simplesmente como 1 x Rq, enquanto em mundo onde os itens são muito comuns, eles podem ser calculados como 5 x Rq.

Os Pontos de Riqueza podem ser usados para comprar qualquer item ou propriedade com o mesmo valor dos Pontos de Experiência. No entanto, da mesma forma que acontece com os PEs os PRs usados na compra de itens e propriedades não são recuperados, exceto no caso de itens consumíveis.

(Em Construção)
Editado pela última vez por Aquila em 30 Mar 2018, 18:42, em um total de 1 vez.

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Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF)

Mensagem por Tiagoriebir » 30 Mar 2018, 18:19

Aquila escreveu:O que falta ainda é definir como esse recurso será recuperado ao longo do tempo.
Talvez alguma mecânica atrelada a loot de combates ou ações de interpretação que envolvam enriquecimento (como fechar um negócio lucrativo ou aplicar um golpe), que funcionasse como o descanso funciona para Pontos de Magia.

Assim, vencer um combate ou fazer uma ação dessas recupera um valor x de PRs (multiplicado pela Rq, talvez).
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Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF)

Mensagem por Kaidre » 30 Mar 2018, 19:17

Talvez criar uma correlação com a regra de tesouros dos monstros. Tipo, usando a regra para calcular as moedas que os monstros carregam você na verdade irá calcular quantos PRs você recupera.

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Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF)

Mensagem por Aquila » 30 Mar 2018, 19:39

Inicialmente, o tesouro do último combate deveria vir na forma de moedas, como eu havia planejado, mas, no fim, para manter o mínimo de realismo, a maior parte veio na forma de itens e recursos que podem ser usados ou vendidos no comércio. Como esses itens possuem um valor em PRs, que são equivalente aos PEs, já cobrem o tesouro.

Então, para começarmos a usar essa variação, Eddie e Rakim podem calcular seu nível re Riqueza e seus PRs para comprar itens na loja de Bolimbo.

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Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF)

Mensagem por Kaidre » 30 Mar 2018, 19:56

Cara, não ligue pro realismo. Chute o balde. A menos que queria algo bem pé no chão...

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Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF)

Mensagem por Aquila » 30 Mar 2018, 20:36

Kaidre escreveu:Cara, não ligue pro realismo. Chute o balde. A menos que queria algo bem pé no chão...
Era apenas o realismo das moedas, para evitar que o grupo encontre algumas centenas de tibares com qualquer monstro. O pior é que esse sistema de riqueza não passa de um sistema de moedas camuflado...

Isso porque eu ainda pretendo criar um sistema de recompensas baseado em moedas, para usar em futuras aventuras, mas, por enquanto, não tenho como elaborar nada.

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Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF)

Mensagem por Tiagoriebir » 02 Abr 2018, 18:11

Aquila escreveu:Então, para começarmos a usar essa variação, Eddie e Rakim podem calcular seu nível re Riqueza e seus PRs para comprar itens na loja de Bolimbo.
Bom, de acordo com a tabela listada ali, Eddie tem Genialidade (+2), a perícia Crime (+2) e Magia Negra (+1). Como a escola de magia e a perícia não são cumulativas, suponho que sobressaia o bônus maior. Assim, Eddie tem Riqueza 4 e 20 Pontos de Riqueza.
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
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Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF)

Mensagem por Kaidre » 03 Abr 2018, 10:51

Tiagoriebir escreveu:
Aquila escreveu:Então, para começarmos a usar essa variação, Eddie e Rakim podem calcular seu nível re Riqueza e seus PRs para comprar itens na loja de Bolimbo.
Bom, de acordo com a tabela listada ali, Eddie tem Genialidade (+2), a perícia Crime (+2) e Magia Negra (+1). Como a escola de magia e a perícia não são cumulativas, suponho que sobressaia o bônus maior. Assim, Eddie tem Riqueza 4 e 20 Pontos de Riqueza.
Eu entendi que não são cumulativas entre si. Ou seja, magia branca e negra não se acumulam. Mais de uma perícia não se acumula. Coisas assim. Perícia e magia somam bônus entre si.
Ao menos entendi assim.

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