Padre Judas escreveu:Nada contra, tudo a favor.
Então é pra calcular o Dinheiro conforme minha tabela? Como seria isso?
De forma geral, ambos os sistema de gerenciamento de recursos que citei lidam apenas com bens e equipamentos comuns ou itens mágicos menores, que custam alguns poucos PEs, mas não extrapolam para objetos mais poderosos, do tipo que garantem vantagens substanciais aos personagens. Isso porque, na falta de um sistema melhor, a compra desses objetos com PEs ainda é a melhor opção. No entanto, como já disse antes, não quero que os personagens sejam obrigados a comprar itens temporários com os recursos que precisarão para evoluir os personagens. Isso pode ser justo em uma campanha normal, mas acho que as opções de combate que estou incluindo deixaram claro que esse recurso será exigido.
Dos dois sistemas citados, apenas o sistema de
Riqueza do
Padre Judas abre a opção para a troca de Pontos de Riqueza permanente por PEs temporários, o que, bem gerenciado, pode acrescentar poder extra a um personagem, que é justamente o que eu procuro. Não que essa troca seja vantajosa diretamente, pois acaba com os recursos do personagem raídamente, mas pode ajudar em momentos difíceis.
Por isso, decidi usar o sistema de
Riqueza como base, adaptando sua mecânica para incluir, se tudo der certo, os itens mais poderosos. Ainda pretendo elaborar as regras de forma mais clara, mas o que temos até agora é:
A característica se chamará
Recursos, pois inclui não apenas o dinheiro como também os itens e bens do personagem. Essa característica gera uma Pontuação Secundária (Manual do Defensor p.13) que representa quanto de recursos o personagem realmente pode gastar.
Vamos calcular o nível de
Recursos (R) do personagem de acordo com uma tabela semelhante a do sistema de Dinheiro, mas incluindo apenas as vantagens, poderes e talentos regionais que adicionem algo substancial. Os limites estipulados pelo sistema de Dinheiro também serão usados.
Assim que o nível de Recursos for determinado, passamos para o cálculo da Pontuação Secundária (chamados de Pontos de Recurso (PdR), provisoriamente). Da forma que eu pensei, essa pontuação pode variar de cenário para cenários, dependendo da raridade dos itens mágicos. Como nossa campanha prevê o uso de mais itens mágicos do que o normal, eu estipulei que cada nível de Riqueza concede 5 PdR.
Os PdRs podem ser usado para obter qualquer item que possa ser comprado com PE ao custo de 1 por 1. Isso significa que 1 PdR tem o mesmo valor de 1 PE para a compra de itens e imóveis, apenas (1 PdR funciona como 1 PE, mas 1 PE não funciona como 1 PdR, exceto para comprar níveis de Riqueza indiretamente).
O que falta ainda é definir como esse recurso será recuperado ao longo do tempo.