Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF)

Avatar do usuário
Kaidre
Mensagens: 5816
Registrado em: 11 Dez 2013, 14:40

Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF) Temos Vagas

Mensagem por Kaidre » 15 Jan 2017, 17:52

O MD trás sugestões e avisa que muito delas pode precisar de adaptação de mesa para mesa. O que põe todo mestre em situação difícil.
De qualquer modo, talvez eu vá então com um Paladino de Thiatys p0rr4 l0k4 chutador de baldes e criador de confusão.

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Sistema 2d6 - Mágicas

Mensagem por Aquila » 15 Jan 2017, 19:37

Minha primeira avaliação das mágicas já encontrou diversos problemas...

Nesse primeiro momento, meu objetivo era tentar achar um ponto de equilíbrio entre os danos das características e das mágicas, permitindo que se um mago ataca com fogo um outro personagem possa defender com sua FD sem nenhum impedimento, mas as duas coisas acabaram se mostrando muito diferentes da forma como estão. Pior, os danos das mágicas são muito arbitrários, criando resultados totalmente incoerentes entre si. Mágicas que fazem coisas parecidas tem custos diferentes de PMs, o que por si só já causa confusão.

Além disso, é difícil encontrar uma forma de calcular um acerto critico quando a mágica não usa nenhuma característica como base, seja F, A ou PdF. Antigamente, quando o sistema usava Focus, o valor era óbvio, mas agora eu sinto a necessidade de determinar um parâmetro para as mágicas que definirá o valor que será multiplicado em caso de acerto crítico (se a mágica permitir um acerto crítico, porque algumas não permitirão).

Ataque Mágico, por exemplo, a mágica mais básica de dano, passará a ter uma FA de 2d+H+(M), onde (M) é o valor pago em PMs pelo mago. No caso de um acerto crítico, é esse valor de (M) que será duplicado (ou triplicado). Para algumas mágicas o valor de (M) será fixo, indicando que em caso de acerto crítico a característica multiplicada não muda, mesmo que o mago possa aumentar o poder da mágica.

Explosão é uma mágica poderosa, então sua FA poderia ser estipulada (ainda não foi), como 2d+H+(2)+1d para cada 2 PMs pelo mago (máximo +3d). Em caso de acerto crítico, somente o valor (4) é multiplicado, como uma característica normal.
Editado pela última vez por Aquila em 15 Jan 2017, 19:56, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Kaidre
Mensagens: 5816
Registrado em: 11 Dez 2013, 14:40

Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF) Temos Vagas

Mensagem por Kaidre » 15 Jan 2017, 19:47

Magia não tem crítico, segundo o Keitarô

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF) Temos Vagas

Mensagem por Aquila » 15 Jan 2017, 19:59

Kaidre escreveu:Magia não tem crítico, segundo o Keitarô
É aquela velha história: se a mágica é um ataque, ele pode ser crítico? Eu acredito que a resposta correta deveria ser, depende. No nosso caso, os ataques e defesas serão mais poderosos do que o normal, então as mágicas que são ataques devem seguir o padrão. Do contrário, corremos o risco de deixar o mago fraco demais.

Algumas mágicas, como Bola de Lama, tem dano fixo, mas outras, como Ataque Mágico, deveriam se beneficiar do crítico.

Vou continuar pensando em algo, pois não quero diminuir nenhum tipo de personagem.

Avatar do usuário
Kaidre
Mensagens: 5816
Registrado em: 11 Dez 2013, 14:40

Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF) Temos Vagas

Mensagem por Kaidre » 15 Jan 2017, 20:04

Isso me fez lembrar, ao invés de usar crítico duplo, por que não escolhe somente um dos dois dados para ser o "crítico".
Uma vez, estava discutindo com o Keitarô sobre a regra de Dado Selvagem e perguntei como funcionaria para o caso da Explosão que há várias rolagens.
Então ele respondeu que para casos assim, escolhe-se o dado que será o "selvagem" ou determina-se que é o último dado lançado.
Que acha?

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF) Temos Vagas

Mensagem por Aquila » 15 Jan 2017, 20:18

Kaidre escreveu:Isso me fez lembrar, ao invés de usar crítico duplo, por que não escolhe somente um dos dois dados para ser o "crítico".
Uma vez, estava discutindo com o Keitarô sobre a regra de Dado Selvagem e perguntei como funcionaria para o caso da Explosão que há várias rolagens.
Então ele respondeu que para casos assim, escolhe-se o dado que será o "selvagem" ou determina-se que é o último dado lançado.
Que acha?
Essa na verdade já é a regra para Dado selvagem (que eu não pretendo usar na nossa aventura; as rolagens já são caóticas o suficiente sem mais uma variável).

No nosso caso, se e a mágica for um ataque, ela deveria se comportar como um ataque, por isso eu vejo a necessidade de um "valor de característica" próprio para ela. Algo como o poder da mágica.


Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF) Temos Vagas

Mensagem por ISMurff » 15 Jan 2017, 21:09

Que magia não tem crítico beleza. Mas e o Toque de Energia novo, com seus vários dados? Antes ele tinha crítico, agora não tem mais? Ele ainda é um ataque afinal de contas...
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF) Temos Vagas

Mensagem por Aquila » 15 Jan 2017, 21:23

Toque de Energia é o motivo da minha insistência em buscar um equilíbrio entre poderes de ataque e mágicas. Para mim é uma dor de cabeça permanente. Posso dizer sem vergonha nenhuma que foi por causa dessa vantagem que eu comecei tudo isso: a mudança de sistema de jogadas, as proibições de vantagens...

Além do fato de não ser um ataque, o custo é totalmente desproporcional quando comparado com outras formas de ataque; 1 PM para cada 1d de dano é forte demais. Certo que no início a Armadura de qualquer personagem é baixa, mas todos sabem pelo menos um combo que aumenta a característica sem muito esforço, então o dano perde o sentido.

Antigamente o dano era de 1d+A, consumindo 4 PMs, mas agora é difícil equilibrar.

Avatar do usuário
Kaidre
Mensagens: 5816
Registrado em: 11 Dez 2013, 14:40

Re: Tormenta Alpha - Crônicas da Tormenta (OFF) Temos Vagas

Mensagem por Kaidre » 15 Jan 2017, 21:25

ISMurff escreveu:Que magia não tem crítico beleza. Mas e o Toque de Energia novo, com seus vários dados? Antes ele tinha crítico, agora não tem mais? Ele ainda é um ataque afinal de contas...
Nao tenho certeza, mas acho que nesse caso não se aplica crítico.
É basicamente a mesma coisa que Armadura elétrica e ela não tem crítico.

Responder

Voltar para “Crônicas da Tormenta”