Lilith e Tom
Lilith escreveu:- Sério que vai cobrar tudo isso dessa coisinha voando sobre a minha cabeça?
O homem sorri, amigável, com um gesto de quem pede desculpas.
- Bem, senhorita, eu vendo porções, infelizmente não posso cobrar menos por elas. Lamento tanto!
Lilith escreveu:- Ok, faça uma porção para a minha amiga aqui, eu quero algo para viagem se tiver.
O homem olha para a pequena fada e para a moça diante dele, assim como para o homem de armadura, piscando, como se pensasse alguma coisa. Então dá de ombros.
- Claro! Aqui está o da sua pequena amiga!
O homem é tão ágil quanto sempre, preparando uma porção para Morrigan e depositando-a sobre uma pequena mesa próxima. Na sequência prepara uma para viagem, embalando-a cuidadosamente.
Morrigan escreveu:-Yeah! Vou comer e cuspir fogo que nem um dragão e não se preocupe moço vou coner tudinho.
- Ho, ho, ho! Sim, essa é uma boa garota! Uma boa fada, é sim! Talvez eu tenha sorte hoje!
Em seguida ele prepara uma porção para Lilith. Como um pedido de desculpas, ele coloca um pouco mais, a fumaça saindo daquele prato de macarrão banhado em um molho vermelho e borbulhante. Pequenas pimentas estão espalhadas aqui e ali.
Tom escreveu:Ah, sim, você poderia gentilmente fazer um espaguete ao molho branco também? Um amigo pediu que levasse.
- Claro, claro, meu senhor! Um momento! Aqui está!
Como fez com o pedido de Lilith, o homem coloca a porção em um tipo de caixinha que parece própria para isso, fechando-a bem e embrulhando-a cuidadosamente. Entrega-a ao rapaz de armadura, satisfeito, e apanha os tibares.
Olhando em volta, Lilith pode ver outras atrações. Há engolidores de fogo, bufões malabaristas, magos de palco. A voz possante de um homem pode ser ouvida:
- Venham, venham todos, para o Torneio de Justa de Malpetrim!
O arauto, baixo e trigueiro, veste-se garbosamente, anunciando o torneio à plenos pulmões. Em sentido contrário, uma mulher negra de físico poderoso também caminha, berrando:
- Senhoras e senhores, venho para anunciar o Festival de Artes Marciais de Malpetrim! Venham ver os maiores lutadores do mundo se enfrentarem em lutas de verdade, não disputas infantis com pedaços de pau!
Os dois anunciantes param um diante do outro, se encarando, então o arauto se afasta, intimidado, seguindo seu caminho, ainda berrando. A mulher dá de ombros e faz o mesmo.
Off escreveu:Lilith e Tom podem escolher o que fazer aqui. Podem ir à um dos torneios, apostar no vencedor e talvez ganhar uns trocados (e, de lambuja, torcer pelos colegas, embora eles não saibam disso ainda). Ou podem sair perambulando pela Feira, à busca de algo mais interessante (e que produza algum PE permanente para eles).
Balah e Gael
Vocês entram pela porta indicada, apresentando-se como concorrentes. Um orc bem vestido os guia por corredores mal-iluminados por tochas até uma mesa, onde uma mulher de meia idade, mal-humorada e de aparência cansada, os atende. Ela não parece estar tendo um bom dia hoje. Vocês percebem que ela tem um olho um pouco maior que o outro, e de cores diferentes - um é verde e o outro de uma cor estranha que vocês não conseguem guardar na memória. Fuma um cachimbo fedorento, cuja fumaça se espalha pelo ar - parece estar fumando a tanto tempo que o ambiente adquiriu um odor permanente.
Ela olha para vocês atentamente, como se os avaliassem, e fala rápido, sem lhes dar tempo para dizer qualquer coisa.
- Mais competidores? Ótimo! São vinte tibares como taxa de participação, e também podem apostar em si mesmos a quantia que quiserem. Os duelos são individuais, baseados em graduações. Vocês são de Grau 2, e podem escolher enfrentar alguém do mesmo Grau, ou de Graus diferentes. Os de Grau 1 são mais fracos que vocês, e podem render um dinheiro fácil - em tese. Os de Grau 3 ou superiores podem render mais dinheiro, mas é bem mais difícil. O prêmio fixo é de 100 tibares para o vencedor do duelo, independente do Grau. Mas não importa, o dinheiro de verdade está nas apostas! Não podem usar armas mágicas ou magia, e as lutas são até o nocaute ou desistência. Vale dedo no olho, puxão de cabelo e golpes em qualquer lugar, até lá em baixo, sim senhores, protejam bem essas gracinhas aí. A morte não é desejável, mas pode ocorrer. Assassinato é expressamente proibido, claro, mas, bem, acidentes acontecem. Vocês devem assinar este termo de compromisso entendendo as regras e aceitando os riscos.
- A organização do Festival disponibilizou um pessoal médico para curar os feridos após as lutas. De Salistick, se não me engano. Não pouparam despesas. Mas ressurreições são por conta do falecido - ou seus parentes e amigos, melhor dizendo... he, he, he...
- Preciso do nome e origem de cada um. Um apelido serve, alguns competidores são tímidos e têem medo de serem reconhecidos na rua. Também não precisam dizer o local de origem verdadeiro - está cheio de "bárbaros das Sanguinárias" e "selvagens das Savanas" neste torneio. Sem ofensas, querido. - ela pisca o olho "normal" para Balah, sorrindo dentes amarelos.
Off escreveu:Cada jogador pode escolher um adversário. Os duelos são não-letais, mas isso vai de cada um - se alguém morrer em uma luta justa, isto é visto como uma fatalidade, não um crime. Caso o dano seja não-letal, o jogador tem que especificar isso claramente no post - neste caso sofre uma penalidade de -1 na F ou PdF a partir daquele ponto, conforme as regras do TA, pg. 51. Para voltar a causar dano letal, tem que avisar de novo.
O sistema de apostas é outro caso. Os Graus são os níveis de personagem. Grau 1 é Novato, 2 é Lutador (vocês), 3 é Campeão, etc. Lutas contra Novatos ou Lutadores são de 1:1, ou seja, cada tibar apostado rende um para o vencedor. Contra patamares mais altos, rende mais: 2:1 contra Campeões, 3:1 contra Lendas, e assim por diante. As regras para apostas estão no TA, pg. 75.
Quanto à Experiência, vitórias contra Novatos não rende PE (não é um "combate justo"). Contra Lutadores e acima rende 1 PE pela vitória. Derrotas contra Novatos e Lutadores causam -1 PE, mas não contra graus superiores - porque não é "combate justo".
Espero não ter esquecido nada. Boa sorte! o/
Capella
A Grande Feira anuncia um Torneio de Justa, parte do calendário tradicional deste tipo de evento no Reinado, e campeões de todos os reinos estão reunidos aqui. As regras estão afixadas em um quadro, colocado na entrada da arena (um grande anfiteatro).
Quadro de avisos escreveu:1 - Lanças reais estão proibidas, somente lanças de torneio são aceitas.
2 - Não lutar fora das filas.
3 - Os duelos são sempre de um cavaleiro contra um cavaleiro. Qualquer tipo de auxílio está proibido, assim como vários cavaleiros na liça.
4 - Não se deve ferir o animal. Mesmo golpes contra a sela resultarão em desclassificação imediata. Será cobrada multa de quem ferir ou matar um cavalo durante a liça. Mortes de cavalos namalkhianos serão punidas pelas leis de Namalkah.
5 - Os golpes no rosto e no peito são os únicos válidos. Derrubar um oponente com um golpe em outra parte é inválido. Caso o cavaleiro caído fique incapaz de continuar, e ficar constatado que houve conduta antidesportiva, o que o derrubou será desclassificado.
6 - Não ferir o cavaleiro que levanta a viseira, ou que a mantém erguida. A liça será interrompida a qualquer momento se um dos competidores erguer a viseira. O juiz de paz agirá para descobrir porque a viseira foi erguida.
7 - A luta prossegue até a queda de um dos cavaleiros. Caso os dois cavaleiros caiam, a luta prosseguirá no chão, com espadas reais. Ataques letais são desonrados e desaconselhados.
8 - Que Khalmyr nos abençoe!
Quando Capella, Mirach e Kitalpha aproximam-se da mesa de inscrição, o homem sentado nela os saúda. Ele parece jovem, tem curiosos cabelos azuis e um corpo delgado - as orelhas levemente pontiagudas surpreendem-nos! Quando fala, o faz com um sotaque diferente - ele claramente não parece ser nativo do Reinado, e o valkar não é sua língua nativa.
- Ah, um Paladino de Khalmyr! Seja bem-vindo, Excelência, assim como sua companheira! Deseja se inscrever na liça, é claro!
- A taxa de inscrição é por categoria. A Categoria Bronze demanda 50 tibares como inscrição e rende 1.000 tibares para o campeão. A Categoria Prata tem taxa de 70 tibares, e rende 1.500. A Categoria Ouro é de 150 tibares, e dá ao vencedor 3.000 tibares. E a Categoria Platina...
Ele olha para os lados, fazendo um pequeno suspense, e fala um pouco mais baixo, em tom conspiratório.
- A Categoria Platina é para os maiores entre os cavaleiros, Excelência! São as grandes lendas do Circuito de Justas de todo o Reinado! Custa 200 tibares, mas o prêmio é de 10.000! Dez mil tibares, assim!
Ele sorri ainda mais, e volta ao seu tom normal:
- Arrãm... bem, o que vai ser, meu senhor? Ah, sim, antes que me esqueça, é possível apostar no vencedor do último duelo de cada categoria, que decidirá o vencedor. Competidores famosos atraem mais apostas, é claro, enquanto os menos conhecidos podem se beneficiar de uma vitória inesperada...
Ele olha para você com atenção.
- Não o reconheço de outras competições, e estou nisso a bastante tempo. Acho que poderia se sair bem como uma... digamos... "zebra", não é? Competidores só podem apostar em si mesmos ou nas liças das demais categorias. Se desejar, procure a banca de apostas lá dentro. Agora, preciso de seu nome e local de origem. A jovem será seu arauto? Temos um arauto próprio, se preferir. Neste caso precisarei de mais detalhes, como feitos anteriores, para serem anunciados pelo nosso profissional.
Off escreveu:As regras de justa vão funcionar da seguinte forma:
Inicialmente, é uma luta normal, forçosamente não-letal, porque se deve usar as lanças de torneio cedidas pela Organização (embora duelistas profissionais carreguem as suas próprias, claro, mas este não é o caso do Capella, um aventureiro em tempo integral - e suas parcas economias indicam que ele não participa muito desses jogos, ou não é muito bom...).
Sendo não-letal e pautada por ataques corporais, impõe F-1 na FA. A Iniciativa é rolada a cada turno, e os oponentes se golpeiam sucessivamente até um cair. A queda indica a derrota do caído e o fim da liça.
A queda é um fenômeno único. Ela pode ocorrer a partir do momento em que um competidor atingir metade dos PVs. Esse dano causado pela lança não é real - produz no máximo algumas escoriações leves, então não será necessário um clérigo ou poção de cura ao final. Nem nocautes costumam ocorrer, normalmente. De qualquer modo, após perder metade de seus "PVs", o competidor passa a testar H ou R (o que for maior) a cada golpe bem sucedido que levar (ou seja, sempre que perder pelo menos 1 PV). Se perder no teste, cai. Se chegar a 0 "PVs", também cai.
Há uma situação inesperada, mas emocionante (e perigosa). Se ambos os competidores cairem ao mesmo tempo de suas selas, a luta continua no chão, com espadas reais. Espera-se que o combate continue sendo não-letal, mas gente desonrada tem em todo lugar. Se esta situação ocorrer, Capella deve ficar preparado. Neste caso, os PVs voltam ao total, e agora o dano passa a ser real - há ferimentos de verdade, causados pelas espadas (que têm fio e peso).
As Categorias são indicativos dos níveis dos adversários. Bronze é Novato, Prata é Lutador, etc. Não tem como o cadastrador adivinhar a pontuação do personagem, então é o PJ que tem que decidir onde vai empatar seu dinheiro. Capella tem só 230 tibares, é um cavaleiro pobre, tem que tomar cuidado. Pode ganhar muito dinheiro aqui (eu estou ignorando preços em TP, TO, que a aventura original indicavam - aqui a "inflação" é menor), mas a perda vai ser sentida. Entrar na Categoria Bronze não é demérito em jogo - as pessoas não têm como saber o nível de um competidor desconhecido, nem Capella sabe. Mas as regras para combate justo valem assim mesmo, então é o Kaidre que tem que decidir, e dane-se o metagame. Somente vitórias contra Lutadores ou acima rendem PE, e somente derrotas contra Lutadores ou Novatos provocam -1 PE.
O esquema de apostas é o seguinte: Capella é desconhecido, ele é o zebra da competição. O nível de popularidade dos adversários será sorteado por mim, então eu mesmo não sei ainda qual vai ser - vou testar assim que o Kaidre decidir em qual Categoria vai competir. Só aviso que os Platinas são todos famosos, então vai dar uma grana booooa! Provavelmente o Capella não vai vencer, porque é contra um oponente de 12 pontos. Mas você que sabe! Talvez vença!
Como prêmio extra, o vencedor de cada Categoria ganha os efeitos de Boa Fama em Malpetrim e arredores pelo resto da semana da Grande Feira, e 1d+1 semanas por Categoria (+1 para Bronze, +2 para Prata...) após o fim da mesma. Heróis esportivos são lembrados... por algum tempo.
Esqueci alguma coisa? Espero que não. Boa sorte! o/