Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Rui
Mensagens: 207
Registrado em: 09 Dez 2014, 23:05

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Rui » 25 Abr 2018, 14:17

Alcarin escreveu:
Lord Seph escreveu:Algumas armas podem fornecer bônus de ataque ou dano dependendo do aprimoramento ou se é mágica.

Então uma Arma Obra Prima fornece um bônus de +1 em ataque, enquanto que uma arma mágica +2 forneceria +2 no ataque.

Então no caso seria BBA+MOD+Bônus.
Ok. Então no caso do meu personagem (samurai lvl 4, mod for 3 e uma katana +1) ficaria com o bônus de ataque 9 (mod for 3 + bba 4 + 1 de ataque da arma + 1 de obra prima)?

No roll20 ficaria algo assim?

https://imgur.com/a/QgJ9HD9

Dano = 1d10 (dano da arma) + 2 (metade do nível) + 3 (mod for)
Não, não acumulam aprimoramentos com encantamentos Bruto....no Caso Sua Katana Obra-prima não acumula com o bônus de encantamento +1 ( escrito na propria parte de introdução de armas magicas)....

no caso o atq da katana Ficaria : 8 ( 3 for + 4 BBA + 1 Encantamento ) ....e o Dano fixo ficaria +6 ( 3 for + 2 nv + 1 Encantamento ).

mas caso vc queira , vc n precisa usar o +1 bruto, podendo o converter para outro poder magico ( isso se ignorar o novo manual do macaco).... ai sua arma ficaria:

Atq : 8 ( 3 for + 4 BBA + 1 Obra-prima ) ....e o Dano fixo ficaria +5 ( 3 for + 2 nv).



Essa Nova regra que surgiu (que esta presente apenas no novo manual do macaco) e que em 99% das mesas é ignorada.. faz com que armas mágicas, sejam obrigadas a ter o encantamento de +1 bruto fixo....
LordVrikolaka escreveu:
Khrjstjano escreveu:Essa questão é interessante. Grandão fala em usar armas, não em possuir armas. É comum ver a interpretação de que ele não se aplica não apenas a arma naturais, mas também a Ataque Desarmado, mesmo que no mínimo esse último conste da tabela e lista de armas do capítulo Equipamentos. Vale ainda ressaltar que Foco em Arma serve para Desarmado e arma natural também, apesar do texto falar em armas.

Acho que nunca cheguei a falar isso aqui, mas mesmo que o texto de Grandão não seja 100% elucidativo para o caso, eu estou, pelos motivos citados acima, 95% inclinado a crer que ele aumenta do dano de Ataque Desarmado e armas naturais, da mesma forma que Foco em Arma aumenta o ataque dessas armas (todos casos de regras conforme pretendidas, não de conforme escritas). Mas isso não é 100% e tem chance de não ser a intenção dos autores. Uma pergunta direta a eles ainda pode resultar num "hoje não" do Cassaro, apesar da contradição clara dos casos que isto geraria. Não é sempre, mas certas respostas dele dão a impressão de buscarem mais cortar combos ou excessos do que dar coesão lógica ao sistema. Esse sempre pode ser um destes casos.
Então... Não. Pela descrição do talento, ele é bem claro:
Grandão
Você é anormalmente grande para sua raça.
Pré-requisitos: For 19, Con 19.
Benefícios: você é considerado uma categoria de tamanho maior para efeito de manobras de combate e armas que pode usar (por exemplo, uma criatura Média com este talento pode usar uma arma Grande sem penalidades, ou uma arma Enorme com uma penalidade de –4). Entretanto, você sofre as mesmas penalidades das criaturas Grandes: –1 nas jogadas de ataque e classe de armadura, –4 em testes de Furtividade.
Grifo meu. Sabe porque isso é relevante? Porque você não pode usar uma arma natural de tamanho maior que o seu. Não tem como, inclusive. Então um cara PODE usar uma espada grande Grande (que é uma arma que eu posso usar), mas não uma garra Grande, pq tu é médio, a tua arma natural é média e vem embutido em você, afinal, tu não é grande. Assim como não pode usar um ataque desarmado Grande porque tu é médio, tu não é grande.
Ai um comentario, apenas para causar discordia.... *Risada diabolica*

E se ele usar Cestu ou Garra Ferroz Grande ?? ou mais Longe colocar ela Enorme ???

acontece o mesmo caso de adamante ??

aumenta o dano do atq desarmado e/ou da arma natural ?

Avatar do usuário
Alcarin
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2018, 12:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Alcarin » 25 Abr 2018, 15:45

Caramba, o samurai fica um bicho bem roubadinho hein. Vlw rui e lord seph, dúvida esclarecida.
Rui escreveu:
Alcarin escreveu:
Lord Seph escreveu:Algumas armas podem fornecer bônus de ataque ou dano dependendo do aprimoramento ou se é mágica.

Então uma Arma Obra Prima fornece um bônus de +1 em ataque, enquanto que uma arma mágica +2 forneceria +2 no ataque.

Então no caso seria BBA+MOD+Bônus.
Ok. Então no caso do meu personagem (samurai lvl 4, mod for 3 e uma katana +1) ficaria com o bônus de ataque 9 (mod for 3 + bba 4 + 1 de ataque da arma + 1 de obra prima)?

No roll20 ficaria algo assim?

https://imgur.com/a/QgJ9HD9

Dano = 1d10 (dano da arma) + 2 (metade do nível) + 3 (mod for)
Não, não acumulam aprimoramentos com encantamentos Bruto....no Caso Sua Katana Obra-prima não acumula com o bônus de encantamento +1 ( escrito na propria parte de introdução de armas magicas)....

no caso o atq da katana Ficaria : 8 ( 3 for + 4 BBA + 1 Encantamento ) ....e o Dano fixo ficaria +6 ( 3 for + 2 nv + 1 Encantamento ).

mas caso vc queira , vc n precisa usar o +1 bruto, podendo o converter para outro poder magico ( isso se ignorar o novo manual do macaco).... ai sua arma ficaria:

Atq : 8 ( 3 for + 4 BBA + 1 Obra-prima ) ....e o Dano fixo ficaria +5 ( 3 for + 2 nv).



Essa Nova regra que surgiu (que esta presente apenas no novo manual do macaco) e que em 99% das mesas é ignorada.. faz com que armas mágicas, sejam obrigadas a ter o encantamento de +1 bruto fixo....

Avatar do usuário
Gachimaru
Mensagens: 120
Registrado em: 19 Mai 2017, 07:30

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Gachimaru » 25 Abr 2018, 19:07

Galera uma duvida aqui, um play de minha mesa esta querendo pega a classe Cavaleiro Feérico burlando a restrição dos lv de magia capacidade arcana lv 2, eu claramente não permiti mas fiquei em duvida se realmente isto é permitido ou não. Ele quer pega o talento regional furtividade das fadas (Q da invisibilidade maior como ação livre )para cumpri o pre-requesito de magias arcana lv 2.

isto é permitido ou é uma falha ?

Avatar do usuário
RoenMidnight
Mensagens: 2020
Registrado em: 28 Jan 2014, 12:39

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por RoenMidnight » 25 Abr 2018, 19:18

Gachimaru escreveu:Galera uma duvida aqui, um play de minha mesa esta querendo pega a classe Cavaleiro Feérico burlando a restrição dos lv de magia capacidade arcana lv 2, eu claramente não permiti mas fiquei em duvida se realmente isto é permitido ou não. Ele quer pega o talento regional furtividade das fadas (Q da invisibilidade maior como ação livre )para cumpri o pre-requesito de magias arcana lv 2.

isto é permitido ou é uma falha ?
http://forum.jamboeditora.com.br/viewto ... ito#p37400

É o mesmo que este caso aqui.
Me pague um café pelo o PicPay: @RoenMidnight
Grimório TRPG
=====Homebrew=====
Paladino Rework
Sectário do Crepúsculo

========================================================================================
PBF - Sangue e Desonra: Tsuru[TRPG]

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6436
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 25 Abr 2018, 19:20

Lios escreveu:
Khrjstjano escreveu: Vish...

Se o IdJ valer pra TRPG, peça pra colocarem a descrição de mão hábil e inábil enquanto regra geral de novo no sistema. Esse texto tá bem incompleto e vai dar problema. (Apesar de que eu prefiro 10 vezes TRPG sem esse tipo de regrinha que não acrescenta em nada e pediria mesmo é por uma errata pra tirar isso do MdR...)
Eu parei para analisar aqui, e acredito que já eramos direcionados para a mecânica de "Mão Inábil" de uma forma inconsciente mesmo antes de ser introduzida oficialmente...
Nisto você se enganou. Eu não queria falar sobre este assunto, porque realmente me desanima, mas vou dar um help aqui.

Mão Inábil é uma mão que só pode usar um certo tipo de armas, independentemente de qualquer outra coisa. As regras do Módulo Básico e outros livros de forma alguma levam a isto. Usando estas regras, ambas as mãos são idênticas nos tipos de armas que podem usar. Por exemplo, você pode usar 1 Cimitarra e 1 Chicote, um em cada mão. Você ainda tem apenas 1 ataque por turno, mas pode escolher com qual arma fará este 1 ataque.

Caso queira fazer 2 ataques por turno usando Combater com Duas Armas, aí você normalmente não poderá usar essas 2 armas juntas. Esse talento só dá seu ataque extra se você usar 1 arma leve e 1 arma de uma mão, ou 2 leves (mas note que tanto faz qual mão usa qual arma). Para usar a Cimitarra e o Chicote e também ganhar o ataque extra do talento, você precisa adicionar ainda Arma Secundária Grande à sua ficha.

Havendo mão inábil, a coisa muda de figura. Não é mais possível usar 1 Cimitarra e 1 Chicote, um em cada mão, para escolher com qual fazer seu único 1 ataque normal do turno. A mão inábil não serve para segurar armas de uma mão. E como Arma Secundária Grande tem como requisito CcDA, a inserção da regra de mão inábil efetivamente MUDA O SISTEMA, tolhendo estratégias possíveis (as quais, inclusive, eu explanei na análise do Guerreiro, além de muitas outras vezes).

Você ainda pode se perguntar se um personagem com 4 Braços pode usar 2 armas de duas mãos, sendo que só um dos pares terá mão hábil + inábil. E se perguntar o que acontece ao usar Polvo Humanoide: as novas mãos são hábeis ou não? Tem alguma(s) magia(s) que cria(m) mão(s) flutuante(s) pra te ajudar que pode(m) gerar dúvida também. Isso só pra citar algumas dúvidas que surgem de enfiar mão hábil e inábil de volta no sistema assim chutado pra dentro.
Ainda acho ruim que a regra esteja na descrição de um talento, ao invés de estar no capítulo "Combate" ou algo similar, e também pedi para que esta mecânica esteja melhor apresentada no futuro Império de Jade, onde uma das raças, possui a mecânica de "Mão Inábil".
O que eu acho ruim é que a regra tenha sido trazida de volta. Tormenta RPG aparou bastante essas regrinhas sem importância, que tornam as situações minuciosas demais, ao passo que não agregam nada à qualidade do jogo. E aparou pouco, na verdade; eu penso que deveria te aparado muito, muito mais casos. Essa regra em questão não é exatamente péssima, mas mantê-la de fora deixa o sistema mais simples e, em minha opinião, mais elegante.

E um detalhe que me incomoda de verdade é que eu, sinceramente, acredito que quem colocou essa regra de volta no Manual das Raças o fez porque não sabia ou não lembrou, na hora, que ela havia sido cortada. O fato de aparecer ali o "Normal: blablablá", é o que me faz crer nisso. Eu piamente acredito que a pessoa não iria trazer de volta uma regra antiga desta forma tão ruim, obscura e escondida (eu já havia feito a busca pela expressão mão inábil, lido todos os lugares onde ela aparece, e nem notei que só em Dubla Destreza há de fato algo que diga o que mão inábil faz no sistema; se não me engano, o Jamil também já havia feito isso). Acredito que mesmo é que a pessoa achou que a regra para mão hábil e inábil estava lá no Módulo Básico, da mesma forma que ela está no Livro do Jogador de 3.5, e saiu fazendo talentos com isso em mente.

Não seria a primeira vez que algo um tanto semelhante acontece. Quem pegou aquela época, lembra das erratas das fichas de arqueiros em alguns livros que combavam Tiro Múltiplo com Tiro Rápido, o que era possível no 3.5, mas foi eliminado em TRPG. Me parece que alguns autores, talvez devido ao tempo que se passou entre a criação de TRPG, talvez também devido ao tamanho e complexidade de TRPG, e ainda devido a jogar vários sistema (entre eles, justamente o 3.5), não têm claramente em mente as diferenças entre os sistemas e sejam levados a equívocos como esse da Mão Inábil. Na real, tirando o Guilherme, me parece muito, muito evidente que todos os outros autores, inclusive o Cassaro, que responde na DB, são afligidos com este problema.

Esse é o principal motivo, na verdade, pelo qual eu não mando dúvidas pra DB, mas mandava aos montes pro Guilherme no Tópico de Dúvidas. Suas respostas me passam muito mais confiança porque ele sempre deixa bem claro que está muito em contato com as regras de TRPG.

=======================================================================================================================================================
RoenMidnight escreveu:
Gachimaru escreveu:Galera uma duvida aqui, um play de minha mesa esta querendo pega a classe Cavaleiro Feérico burlando a restrição dos lv de magia capacidade arcana lv 2, eu claramente não permiti mas fiquei em duvida se realmente isto é permitido ou não. Ele quer pega o talento regional furtividade das fadas (Q da invisibilidade maior como ação livre )para cumpri o pre-requesito de magias arcana lv 2.

isto é permitido ou é uma falha ?
http://forum.jamboeditora.com.br/viewto ... ito#p37400

É o mesmo que este caso aqui.
Pior que nem é. Furtividade das Fadas não permite conjurar a magia. Ele apenas tem um efeito que é como o da magia (com algumas diferenças especificadas nele). Quem tem esse talento, não só não tem capacidade de conjurar magias, como não tem a capacidade nem mesmo de conjurar 1 sequer.
Imagem

Avatar do usuário
Gachimaru
Mensagens: 120
Registrado em: 19 Mai 2017, 07:30

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Gachimaru » 26 Abr 2018, 14:44

skill de lvl 4 do cavaleiro feérico Armadura da Floresta acumula com Autoconfiança ?

Avatar do usuário
parot07
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Jan 2017, 20:03

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por parot07 » 26 Abr 2018, 19:17

Por que Keenn é uma divindade caótica se, grande parte dos devotos dela obedece cadeia de comando por ser militares? (duvida surgida baseado na regra que devotos tem que estar a até 1 passo do alinhamento da divindade, percebendo assim que n poderia fazer um devoto de Keenn mais focado em militarismo botando Leal/mal; leal neutro (sem contar alma livre)).

Avatar do usuário
RoenMidnight
Mensagens: 2020
Registrado em: 28 Jan 2014, 12:39

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por RoenMidnight » 26 Abr 2018, 19:46

parot07 escreveu:Por que Keenn é uma divindade caótica se, grande parte dos devotos dela obedece cadeia de comando por ser militares? (duvida surgida baseado na regra que devotos tem que estar a até 1 passo do alinhamento da divindade, percebendo assim que n poderia fazer um devoto de Keenn mais focado em militarismo botando Leal/mal; leal neutro (sem contar alma livre)).
Porque a regra de tendências é um erro por si só :lol:
Gachimaru escreveu:skill de lvl 4 do cavaleiro feérico Armadura da Floresta acumula com Autoconfiança ?
Sim. Desde que seja uma das versões que se acumula com Armadura (como a do Paladino Caótico, Nobre ou Gladiador).
Me pague um café pelo o PicPay: @RoenMidnight
Grimório TRPG
=====Homebrew=====
Paladino Rework
Sectário do Crepúsculo

========================================================================================
PBF - Sangue e Desonra: Tsuru[TRPG]

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6436
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 26 Abr 2018, 21:39

parot07 escreveu:Por que Keenn é uma divindade caótica se, grande parte dos devotos dela obedece cadeia de comando por ser militares? (duvida surgida baseado na regra que devotos tem que estar a até 1 passo do alinhamento da divindade, percebendo assim que n poderia fazer um devoto de Keenn mais focado em militarismo botando Leal/mal; leal neutro (sem contar alma livre)).
Recordo do Guilherme comentando em uma resposta que em Tormenta D20 a regra para devotos não tinha essa restrição, por isso as fichas de npcs devotos dele ficaram fora do padrão ao virem para TRPG, mas eu nunca fui conferir se é isso mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 26 Abr 2018, 22:05

No Panteão D20 tinha regras para servos que estão a mais de 1 passo de sua divindade.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Responder

Voltar para “Tormenta”