Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

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Lord Seph
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 16 Jun 2018, 06:35

Isso aí é fluffy, só para entender. Os efeitos não são magias per se, tanto que Canção Revigorante pode curar Construtos e Mortos-Vivos, coisa que Magias e outras Habilidades de Cura de outras classes não podem fazer.

Quando é uma Habilidade Mágica o texto em geral fala que você usa magias e não apenas cria efeitos mágicos, tal como as Engenhocas do Engenhoqueiro Goblin.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
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Khrjstjano
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 16 Jun 2018, 10:16

MauricioCanavarro escreveu:Dúvida:

Música de bardo é considerado magia...?


Não. Magias são descritas e listadas no capitulo Magias, do Módulo Básico.

ou Habilidade mágica?


Depende do tipo de interpretação que você faz (regras conforme escritas ou pretendidas) e há bastante o que discutir e até que descobrir sobre isto (veja abaixo).

Digo, ela seria afetada por um campo de antimagia?


Regras conforme escritas, sim.

  • Música de Bardo
    Você pode usar música (...) para gerar vários efeitos mágicos.

    Campo Antimagia
    Qualquer magia ou efeito mágico que entre na área da barreira é anulado enquanto estiver lá.


Isso aí é o suficiente para Campo Antimagia anular Música de Bardo, pelas regras conforme escritas. Você realmente não precisa saber ou considerar mais nada sobre o assunto, nestes termos.

No entanto...

  • Música de Bardo
    Você pode usar música (ou outro tipo de arte performática, como dança) para gerar vários efeitos mágicos.

    Você começa com dois efeitos da lista a seguir, à sua escolha. No 2º nível, e a cada dois níveis seguintes, aprende um novo efeito. Todos os efeitos têm alcance de 9m e duração de 1 minuto, a menos que sua descrição diga o contrário. Usar esta habilidade é uma ação padrão, e ela pode ser usada um número de vezes por dia igual a seu nível + modificador de Carisma. Você só pode usar esta habilidade se for treinado em Atuação. Ela só afeta criaturas inteligentes (Int 3 ou mais) que possam ouvir o bardo (ou ver, conforme o tipo de Atuação).


Conforme se pode verificar acima, o trecho que fala que Músicas de Bardo são efeitos mágicos é muitíssimo aparentemente descritivo, sem fins de regra (fluff). Isto é, é algo para ajudar o leitor a entender o conceito da coisa, não instruções a serem seguidas ao arbitrar o jogo (crunch). Se isso fosse comprovado (e só as pessoas que escreveram tal trecho podem realmente comprovar ou negar isto), você deveria ignorar esse trecho para qualquer fim de regra (fins que regulam o jogo, decidem o que acontece numa cena, ação, situação, etc).

Vale ainda ressaltar que como fluff e crunch não são coisas explicadas nos livros, embora estes conceitos permeiem os textos, não adianta perder tempo debatendo este assunto aqui ou em qualquer lugar. Fluff e crunch se relacionam de uma forma um tanto semelhante a metáfora e literalidade. "O sujeito virou um papagaio de uma hora pra outra", quando for metáfora, não significa que a pessoa foi transformada numa ave verde falante, mas sim que era mais quieta e agora começou a falar bastante. Já quando for literal, quer dizer exatamente isto: um ser humano virou agora uma ave verde falante, de verdade. Coisa impressionante mesmo! Da mesma forma, "Você é duro como o aço", se for fluff, não significa que faz PLÉIM quando te batem, que sua carne não é maleável ou que precisa de uma serra de cortar ferro pra te serrar. Isso é só uma frase bonita e descritiva, pra você ter ideia de como narrar uma cena de forma empolgante, exaltando sua resistência a algo. "Benefício: você sofre apenas metade do dano", é crunch, algo que significa exatamente o que é dito (agora é só você ler as regras para dano e saberá o que e quando fazer algo a partir deste texto).

O grande problema de habilidades de classe, ao contrário de talentos, é que fluff e crunch não são separados por seções como Benefício, de talentos. O fluff em geral vem no começo ou fim da descrição da habilidade. Por isso, não há meios mais objetivos de PROVAR o que é fluff ou crunch, embora dê pra intuir bastante bem em muitos casos, especialmente se você é bem familiarizado com o sistema. Também uma má escolha de palavras por parte de quem escreveu o texto (o que pode ser o caso de Música de Bardo, mas não dá pra ter certeza), pode dificultar ainda mais as coisas.

:geek:

P.S: só pra ficar claro, para fins de regras, Música de Bardo não é Magia de forma nenhuma, ao passo que pode ou não ser efeito mágico (depende de descobrir com os autores se a frase discutida é fluff ou crunch) e pode ou não ser anulada por Campo Antimagia (no caso de seguir as regras conforme estão escritas, é anulado; no caso de seguir o que os autores queriam dizer, se eles disserem que anula, anula, mas se disserem que a intenção era de que não, não anula). Complexo, não?

:lol:
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ISMurff
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por ISMurff » 16 Jun 2018, 16:32

1-Samurai do Touro com uma lança montada pega o bônus dela numa investida montada?

2-A resposta sendo sim, eu posso investir em um inimigo com os chifres e com o talento marrada ligeira atacar outro inimigo com a lança?*

*como a lança é arma de haste, não dá pra atacar o alvo da chifrada.
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

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MauricioCanavarro
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por MauricioCanavarro » 16 Jun 2018, 22:00

Khrjstjano escreveu:
MauricioCanavarro escreveu:Dúvida:

Música de bardo é considerado magia...?


Não. Magias são descritas e listadas no capitulo Magias, do Módulo Básico.

ou Habilidade mágica?


Depende do tipo de interpretação que você faz (regras conforme escritas ou pretendidas) e há bastante o que discutir e até que descobrir sobre isto (veja abaixo).

Digo, ela seria afetada por um campo de antimagia?


Regras conforme escritas, sim.

  • Música de Bardo
    Você pode usar música (...) para gerar vários efeitos mágicos.

    Campo Antimagia
    Qualquer magia ou efeito mágico que entre na área da barreira é anulado enquanto estiver lá.


Isso aí é o suficiente para Campo Antimagia anular Música de Bardo, pelas regras conforme escritas. Você realmente não precisa saber ou considerar mais nada sobre o assunto, nestes termos.

No entanto...

  • Música de Bardo
    Você pode usar música (ou outro tipo de arte performática, como dança) para gerar vários efeitos mágicos.

    Você começa com dois efeitos da lista a seguir, à sua escolha. No 2º nível, e a cada dois níveis seguintes, aprende um novo efeito. Todos os efeitos têm alcance de 9m e duração de 1 minuto, a menos que sua descrição diga o contrário. Usar esta habilidade é uma ação padrão, e ela pode ser usada um número de vezes por dia igual a seu nível + modificador de Carisma. Você só pode usar esta habilidade se for treinado em Atuação. Ela só afeta criaturas inteligentes (Int 3 ou mais) que possam ouvir o bardo (ou ver, conforme o tipo de Atuação).


Conforme se pode verificar acima, o trecho que fala que Músicas de Bardo são efeitos mágicos é muitíssimo aparentemente descritivo, sem fins de regra (fluff). Isto é, é algo para ajudar o leitor a entender o conceito da coisa, não instruções a serem seguidas ao arbitrar o jogo (crunch). Se isso fosse comprovado (e só as pessoas que escreveram tal trecho podem realmente comprovar ou negar isto), você deveria ignorar esse trecho para qualquer fim de regra (fins que regulam o jogo, decidem o que acontece numa cena, ação, situação, etc).

Vale ainda ressaltar que como fluff e crunch não são coisas explicadas nos livros, embora estes conceitos permeiem os textos, não adianta perder tempo debatendo este assunto aqui ou em qualquer lugar. Fluff e crunch se relacionam de uma forma um tanto semelhante a metáfora e literalidade. "O sujeito virou um papagaio de uma hora pra outra", quando for metáfora, não significa que a pessoa foi transformada numa ave verde falante, mas sim que era mais quieta e agora começou a falar bastante. Já quando for literal, quer dizer exatamente isto: um ser humano virou agora uma ave verde falante, de verdade. Coisa impressionante mesmo! Da mesma forma, "Você é duro como o aço", se for fluff, não significa que faz PLÉIM quando te batem, que sua carne não é maleável ou que precisa de uma serra de cortar ferro pra te serrar. Isso é só uma frase bonita e descritiva, pra você ter ideia de como narrar uma cena de forma empolgante, exaltando sua resistência a algo. "Benefício: você sofre apenas metade do dano", é crunch, algo que significa exatamente o que é dito (agora é só você ler as regras para dano e saberá o que e quando fazer algo a partir deste texto).

O grande problema de habilidades de classe, ao contrário de talentos, é que fluff e crunch não são separados por seções como Benefício, de talentos. O fluff em geral vem no começo ou fim da descrição da habilidade. Por isso, não há meios mais objetivos de PROVAR o que é fluff ou crunch, embora dê pra intuir bastante bem em muitos casos, especialmente se você é bem familiarizado com o sistema. Também uma má escolha de palavras por parte de quem escreveu o texto (o que pode ser o caso de Música de Bardo, mas não dá pra ter certeza), pode dificultar ainda mais as coisas.

:geek:

P.S: só pra ficar claro, para fins de regras, Música de Bardo não é Magia de forma nenhuma, ao passo que pode ou não ser efeito mágico (depende de descobrir com os autores se a frase discutida é fluff ou crunch) e pode ou não ser anulada por Campo Antimagia (no caso de seguir as regras conforme estão escritas, é anulado; no caso de seguir o que os autores queriam dizer, se eles disserem que anula, anula, mas se disserem que a intenção era de que não, não anula). Complexo, não?

:lol:


Vc ou alguém pode então me dizer como era interpretado a música de bardo no D&D 3.5 para essa questão do campo de antimagia?

Obrigado à todos que responderam.

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Khrjstjano
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 17 Jun 2018, 02:19

MauricioCanavarro escreveu:Vc ou alguém pode então me dizer como era interpretado a música de bardo no D&D 3.5 para essa questão do campo de antimagia?
Pelo que eu pesquisei aqui, no 3.5 Campo Antimagia anula Música de Bardo.

Mas não tome isso muito como indicativo do que aconteça em TRPG, porque lá o Campo também anula talentos como os exaltados, que são de origem sobrenatural. Isso seria mais ou menos como se Campo de TRPG anulasse Poderes Concedidos, coisa que as regras não dão amparo pra acontecer em TRPG.
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HUR-BARBARIAN
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por HUR-BARBARIAN » 17 Jun 2018, 23:20

Escudo pesado +2,usado como arma, o bonus funcionará tanto para a CA como para as jogadas de ataque e dano?
tendo o talento ataque com escudo aprimorado é claro

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Khrjstjano
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 18 Jun 2018, 02:39

ISMurff escreveu:1-Samurai do Touro com uma lança montada pega o bônus dela numa investida montada?
Lança Montada dá dano extra com investida montada. Tanto faz qualquer outra coisa.
2-A resposta sendo sim, eu posso investir em um inimigo com os chifres e com o talento marrada ligeira atacar outro inimigo com a lança?*

*como a lança é arma de haste, não dá pra atacar o alvo da chifrada.
Vai precisar de Escola das Armas de Haste, Membros Estendidos ou Alcance Supremo. A chifrada tem que ser primeiro pra usar Marrada Ligeira. Ou tu dá a chifrada a 3m também, com os talentos citados, ou usa a lança de perto com a Escola.

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HUR-BARBARIAN escreveu:Escudo pesado +2,usado como arma, o bonus funcionará tanto para a CA como para as jogadas de ataque e dano?
Não.
tendo o talento ataque com escudo aprimorado é claro
O talento não importa em nada para a questão anterior. Ele só permite manter a CA de escudo na rodada em que atacou com ele, mais nada.
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Vladkeine
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Vladkeine » 19 Jun 2018, 17:44

Uma dúvida. Swashbuckler pode realmente usar armadura? Porque na própria classe diz que ele perde a autoconfiança se usar escudo ou qualquer tipo de armadura. Mas olhei a ficha de James K. e ele usa armadura ainda mantendo os bônus.

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jamilkender
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por jamilkender » 19 Jun 2018, 18:06

Wulfric escreveu:Uma dúvida. Swashbuckler pode realmente usar armadura? Porque na própria classe diz que ele perde a autoconfiança se usar escudo ou qualquer tipo de armadura. Mas olhei a ficha de James K. e ele usa armadura ainda mantendo os bônus.
Provavelmente quem fez a ficha considerou que aplicar o material mitral na camisa de cota de malha (criando esse item "camisa de mitral") transforma a armadura leve em nenhuma armadura.

Infelizmente, não há evidências nas regras conforme escritas para entender isso, então fica como uma "provável" intenção de interação de regras...
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

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Lord Seph
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 19 Jun 2018, 19:21

Eu aconselho a ignorar fichas de NPCs para se basear em regras. Menos dor de cabeça.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
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