Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Necross
Mensagens: 1566
Registrado em: 13 Dez 2013, 17:40

Re: Império de Jade

Mensagem por Necross » 01 Ago 2018, 17:21

Tava lendo aqui por alto, e fiquei com uma dúvida.

No conto inicial, fala de um relato de uma samurai criada em Nitamura e querendo voltar pra Tamu-ra, dando a entender que os requisitos de apenas homens podem ser devotos de Lin-Wu caiu, ok.
Leio o samurai e vejo que ele recebe o talento Devoto de Lin-Wu, mas não achei esse talento. Qdo vou ler sobre a religião de Lin-Wu, não fala sobre o talento, nem nas descrições, e uma parte do livro ainda cita um livro de TRPG pra saber mais sobre.

Aí que fica, caiu ou não a restrição de sexo pra ser devoto de Lin-Wu ?
(espero que sim)
Conheçam Dynx, o Paladino da Esperança!
E Perninhas, sua fiel amiga e escudeira!
Paladino(de Nimb) 5/Ladino 2/Ginete de Namalkah 5
Imagem

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por jamilkender » 01 Ago 2018, 17:33

Necross escreveu:Tava lendo aqui por alto, e fiquei com uma dúvida.

No conto inicial, fala de um relato de uma samurai criada em Nitamura e querendo voltar pra Tamu-ra, dando a entender que os requisitos de apenas homens podem ser devotos de Lin-Wu caiu, ok.
Mas essa restrição não existe nem no TRPG básico. Só vale se você usa a regra opcional de Obrigações & Restrições.
Necross escreveu:Leio o samurai e vejo que ele recebe o talento Devoto de Lin-Wu, mas não achei esse talento.
Página 128.
Necross escreveu:Aí que fica, caiu ou não a restrição de sexo pra ser devoto de Lin-Wu ?
(espero que sim)
Até onde me consta, essa regra (Obrigações & Restrições, vista tanto na caixa O Mundo de Arton quanto no Manual do Devoto) está inalterada. Se você escolher seguir as O&R de Lin-Wu (que não mudaram), ganha um talento de Poder Concedido gratuitamente.

Os único requisitos para ser devoto de Lin-Wu em Império de Jade são Sab 11, Hon 11.
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Richardsl
Mensagens: 111
Registrado em: 19 Jul 2018, 12:04

Re: Império de Jade

Mensagem por Richardsl » 01 Ago 2018, 18:02

Eu queria é uma imagem do indice!!! 40 reais tá salgado para uma versão digital mas pelo tamanho do livro e a pretendida qualidade acho que valerá a pena.
Aos que tem o livro, como está a parte de ambientação? Já que estou mestrando uma mesa focada na Reconstrução de Tamura me importa mais a parte descritiva do que as regras.

Henrique Seraph
Mensagens: 62
Registrado em: 22 Dez 2017, 11:22

Re: Império de Jade

Mensagem por Henrique Seraph » 01 Ago 2018, 19:23

Richardsl escreveu:Eu queria é uma imagem do indice!!! 40 reais tá salgado para uma versão digital mas pelo tamanho do livro e a pretendida qualidade acho que valerá a pena.
Aos que tem o livro, como está a parte de ambientação? Já que estou mestrando uma mesa focada na Reconstrução de Tamura me importa mais a parte descritiva do que as regras.
Não sei se eu poderia upar a imagem do índice aqui, mas o livro está bastante detalhado, e as classes e raças estão bastante ligadas ao cenário atual

Avatar do usuário
Ziderich
Mensagens: 497
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:38
Localização: Hell de Janeiro
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por Ziderich » 01 Ago 2018, 20:00

Alucard Rise escreveu:A versão física ta faca no rim.
na Época o TRPG saiu bem mais em conta.
Bem vou espetar comentários para saber se vale a pena comprar ou não.
Cê tá falando de uma diferença de $10 entre um livro de 2010 e um atual, com mais páginas.

Vale a pena comprar. Eu tô na segunda leitura agr, posso dizer que tem um conteúdo de lore bem maior que no TRPG já q a parte de regras consumiu um espaço relativamente menor. Tem várias novidades, incluindo a situação atual de NPCs como o Shiro Nomatsu e o Imperador e a descrição completa da capital. As regras tão muito mais arrumadinhas e o novo sistema de Jutsus é bem sagaz. Minha única crítica, por enquanto, é o fato do capítulo de magias ter pouquíssima arte.
Imagem

Avatar do usuário
Blackfox
Mensagens: 196
Registrado em: 19 Set 2014, 20:05
Localização: Sombria

Re: Império de Jade

Mensagem por Blackfox » 01 Ago 2018, 20:26

Que agonia esperar o boleto. Mas pelo menos é só até amanhã.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6452
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por Khrjstjano » 01 Ago 2018, 21:10

Rui escreveu:
6. Aumento de Habilidade ou Talento. No 1º nível, e a cada nível seguinte, todo personagem recebe +1 em uma habilidade básica à sua escolha ou ganha um talento, à escolha do jogador.
ou seja, em todo nv que upar vc escolhe se quer colocar ponto de habilidade ou talento....
Só que não ganha nada com isso todo nível se escolher ponto de habilidade todo nível, porque...

Todo valor de habilidade ímpar é inútil. 19 de Força não te dá nada, você ainda está usando o que o 18 de Força de dá (mod. For +4). 19 de Força é só uma escada, inútil em si mesma, que serve para chegar no 20, esse sim útil (te dá mod. For +5).

Nenhum talento é inútil. Nenhum talento é sem utilidade própria, inútil em si mesmo, ou serve só para chegar em algo. Mesmo em casos de talentos considerados desperdício de talento, como Foco em Arma, que você pega só para acessar coisas melhores (Acerto Crítico Aprimorado, por exemplo), ainda há um ganho: +1 de acerto.

Tendo isso em mente, compare a progressão desses três personagens:

Guerreiro A: For 20, Des 16, Con 18, Int 10, Sab 10, Car 10.
Nível 7: Foco em Arma (ganhou +1 de ataque)
Nível 8: Acerto Crítico Aprimorado (ganhou dobro da ameaça)

Guerreiro B: For 20, Des 16, Con 18, Int 10, Sab 10, Car 10.
Nível 7: +1 de Força, total 21 (não ganhou nada)
Nível 8: +1 de Força, total 22 (ganhou +1 de ataque, dano e Atletismo).

Guerreiro C: For 20, Des 16, Con 18, Int 10, Sab 10, Car 10.
Nível 7: nada aqui, cai fora (não ganhou nada)
Nível 8: +2 de Força, total 22 (ganhou +1 de ataque, dano e Atletismo).

Como podemos ver acima, o Guerreiro B, que pegou só aumento de habilidade nos níveis em questão, possuí 1 nível no qual não ganhou nada em relação ao nível anterior. O Guerreiro C, que só ganha 2 pontos de habilidade a cada 2 níveis, também e eu coloquei esse Guerreiro que está fora das regras só pra deixar realmente evidente o que é um nível de personagem morto no IdJ. Dos três, só o Guerreiro A ganhou algo em ambos os níveis.

É bem importante entender isso porque só com esse conhecimento você pode saber o QUÃO fraco tem que ser um talento de IdJ para exista qualquer equivalência entre escolher pontos de habilidade e talentos. Uma opção bem próxima do ideal, mas que eu nunca esperaria ver, é que TODOS os talentos do IdJ existissem em versão normal e aprimorada, sendo que a normal desse sempre um benefício pífio (por exemplo, Bolinar: você recebe +1 de Enganação para seduzir) e só o aprimorado fosse bom e desejado (exemplo, Bolinar Aprimorado: seu bônus por Bolinar aumenta para +4 e você sempre pode rolar novamente um teste para seduzir, mas se fizer isso deve aceitar a segunda rolagem mesmo que seja pior que a primeira). Aí sim essa regra de escolher habilidade ou talento funcionaria bem. Mas eu realmente não esperaria ver por talentos assim em nenhum livro (seria mais fácil ver talentos para bolinar, por aí, eu acho :lol: )...
Henrique Seraph escreveu:Quebrado, porém quebrado apenas se comparado ao TRPG atual, até nas distribuições de pontos, eles dão 24 em vez dos 20.
Jamil, Jamil, eu vi o que você fez aí.

Seu safadinho! :P
Imagem

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por BURP » 01 Ago 2018, 21:32

Um tempo atrás eu lembro de ter lido um artigo sobre números ímpares de atributo no d20, e o que ele colocava é que, enquanto o aumento de bônus só acontecia nos valores pares, era uma orientação de design fazer com que os pré-requisitos de talentos usassem os números ímpares. Então uma For 13 não vai te dar um aumento de bônus, mas é o que vai permitir que tu pegue um Ataque Poderoso, por exemplo. Ao menos nos talentos que eu escrevo eu sempre tento seguir essa orientação.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6452
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por Khrjstjano » 01 Ago 2018, 21:44

BURP escreveu:Um tempo atrás eu lembro de ter lido um artigo sobre números ímpares de atributo no d20, e o que ele colocava é que, enquanto o aumento de bônus só acontecia nos valores pares, era uma orientação de design fazer com que os pré-requisitos de talentos usassem os números ímpares. Então uma For 13 não vai te dar um aumento de bônus, mas é o que vai permitir que tu pegue um Ataque Poderoso, por exemplo. Ao menos nos talentos que eu escrevo eu sempre tento seguir essa orientação.
A ideia me é novidade e é boa... Mas só quando usada em talentos cujo requisito seja uma habilidade SECUNDÁRIA (ou menos que isso) para o personagem. Por exemplo, para um Guerreiro que quer desarmar, 13 de Int por Especialização em Combate (necessário para Desarmar Aprimorado) é um custo real a se pagar (12 é um custo com lucro embutido, já que pouquíssimos combatentes usam Int, mas ao menos ganha-se uma perícia a mais; já 13 é só custo mesmo e nenhum ganho, ao passo que pegar logo um 14 seria bom, mas vai tirar ponto que poderia estar em Con ou Des). Já Ataque Poderoso, diferentemente de EeC, é pra quem quer dar dano e quem quer dar dano usa Força alta, então 13 de Força NÃO É CUSTO NENHUM, você vai ter muito mais que isso mesmo. 13 de Força só serve mesmo pra impedir que o Bardo com For 7, Acuidade e Ataque Sagaz dê um dano bacaninha sem pagar nada por isso.

Mas, de qualquer forma, você deu aí uma solução bem interessante para não ter que fazer o que mencionei acima (talento normal pífio e aprimorado desejável). Só tem que dar muitas opções de talento ao estilo Especialização em Combate.
Imagem

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por BURP » 01 Ago 2018, 22:20

É que como é uma orientação de design, e não algo escrito de forma explícita em nenhum livro, às vezes não se dá conta. Mas acho que a maioria dos talentos já segue essa orientação, se for olhar um a um.

Responder

Voltar para “Tormenta”