Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Henrique Seraph
Mensagens: 62
Registrado em: 22 Dez 2017, 11:22

Re: Império de Jade

Mensagem por Henrique Seraph » 02 Ago 2018, 22:20

BURP escreveu:Vendo aqui com calma o livro e tenho que dizer que minha novidade de regras preferidas (já que os jutsus já conhecíamos da DB) são as recompensas por reputação e honrarias. Que ideia simples e sensacional :P

Também fiquei achando que devia ter um compêndio de fácil acesso, em uma tabela ou algo assim, que listasse os truques ninjas ligados a equipamentos, ter que ficar catando nas descrições do capítulo é meio maçante.

Also, não sei se dá tempo de corrigir, mas notei que a Orbe das ??? Direções é chamada de Quatro Direções no título e Oito Direções na descrição.
As lendas ficam mais e mais incertas a partir daí. Ao
que parece, a cada desejo atendido, o orbe perdeu outra
gema vermelha, e diminuiu ainda mais. Atualmente, teria
1m de diâmetro, carregando dentro de si apenas quatro
estrelas
. Seu paradeiro, como a maioria das mais poderosas
relíquias de Tamu-ra, é desconhecido.

Ta certo o nome do orbe. Ele antes era de 8 pontas e agora é de apenas 4

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por BURP » 02 Ago 2018, 22:23

Ah, pdf sempre me empurra pra leitura dinâmica aí eu passo correndo e perco uns detalhes =P Erro meu então.

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por jamilkender » 02 Ago 2018, 22:25

Chapéu Preto escreveu:O Golpe Ninja do Ninja presente em IdJ é infinitamente superior ao do Manual do Malandro. É possível usar essa versão atualizada no ninja do Tormenta?
É só perguntar pro seu mestre :) (ou permitir/vetar, se você for o mestre)

====================
Khrjstjano escreveu:
Lord Seph escreveu:A retrocompatibilidade é a mesma do TRPG para a 3E, melhor ignorar.
Olha, eu acho que dá pra usar muito melhor uma ficha de TRPG em campanha de IdJ do que uma ficha de TD20 em TRPG. Uma porque muitas regras diferentes são assim diferentes apenas porque foram rebalanceadas, ao contrário do que houve antes, onde regras muitas regras foram podadas ou condensadas. Outra porque o personagem de TRPG que não tenha sido nocivamente otimizado/combado vai se encaixar com naturalidade em IdJ mesmo sem modificações, apenas seguindo suas próprias mecânicas (como magias, ao invés de jutsus). Não é NECESSÁRIO adaptar o personagem só para usá-lo em IdJ, como era pra usar um cara do TD20 no TRPG, que ficava fraco e sem sal se não fosse convertido.
Eu basicamente pretendo copiar esse texto aqui e copiar sempre que me perguntarem sobre retrocomp, ok, Khrjs? Obg :mrgreen: :lol: :lol: :lol:

====================
Dthanatus escreveu:Enquanto considero a possibilidade de comprar o IdJ, gostaria de saber:

1 se houve algum aprimoramento no sistema de magias de forma positiva? Tinha visto em fim lugar que elas iam seguir a linha dos psionic powers no 3.5, com um efeitos básico e adicionais de acordo com um gasto extra de pontos.
Sou suspeito pra falar, mas eu achei que o sistema de jutsus ficou MUITO LEGAL. Mas uma nota importante é que ele não tem relação com o sistema de magia. Inclusive tem uma nota sobre transparência magia / jutsus no livro (não há transparência, cada um é sua própria coisa).
Dthanatus escreveu:2 - se tornou-se viável ser um inovador desde o início?
O livro não trata de classes e raças já apresentadas em outros suplementos, apresentando novas opções. Assim, discutir viabilidade e mudanças em classes já existentes acho que foge um pouco ao escopo do tópico. Tenta o análise de classes, de repente podem te ajudar com essa lá.
Dthanatus escreveu:3 - já que tem uma raça warforged like, tem alguma regra pra criação de construtora?
Não. Nem de construtos. Quer dizer, dá pra criar uma construtora com a regra de negócios do Valkaria: CsD, se você pensar...
Dthanatus escreveu:4 - mais importante de tudo, tem engenhoqueiro goblin?
Não. Mas tem goblins.
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Henrique Seraph
Mensagens: 62
Registrado em: 22 Dez 2017, 11:22

Re: Império de Jade

Mensagem por Henrique Seraph » 02 Ago 2018, 22:27

BURP escreveu:Ah, pdf sempre me empurra pra leitura dinâmica aí eu passo correndo e perco uns detalhes =P Erro meu então.
sei como é. Tive que reler umas coisas várias vezes.

=======================================

Uma coisa que achei legal sobre PM, é que você gastar ele em talentos (Cof cof duro de matar) pode ferrar suas Habilidades e vice-versa. Vai exigir um pouco mais de estratégia, achei genial

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6452
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por Khrjstjano » 02 Ago 2018, 22:45

Dthanatus escreveu:1 se houve algum aprimoramento no sistema de magias de forma positiva?
Todo mundo tem PM e gasta com habilidades de classe e até pra usar certos talentos (ex: Ataque Duplo). Algumas classes podem usar Jutsus, que são as magias de Império de Jade (e por algum motivo me lembram a diferença entre Alquimia e Alkaestria em Fullmetal Alchemist: é a mesma coisa, só que diferente — em pontos significativos).

Existe uma regra nova chamada Chakras, com um Chakra associado a cada uma das habilidades básicas (For, Des, etc). Cada Chakra deve ser "aberto" (termo de regras), o que é um efeito dado por certas habilidades de classe ou talentos. (Ex: Wu-Jen, o mago do sistema, abre o Chakra da Int). O livro descreve o Chakra da Int como responsável pela manipulação elemental e impressionantes exibições de poder, às vezes explosivas e ao abri-lo, a classe ou talento te dá direito de aprender Jutsus daquele Chakra (ou seja, você tem uma lista de jutsus que pode aprender; não é todos, como no sistema de magias) e também soma aquela habilidade (Int nesse caso) aos PM que você já tem (aqueles que todo mundo tem), além de ainda aumentar o limite de PM que você pode gastar em único Jutsu (outra regra do IdJ, essa aí: você pode gastar em um jutsu no máximo um valor de PM igual ao seu nível + mod. habilidade de seus Chakras abertos >>>> ou seja, é útil para o Wu-Jen ter multiclasse ou algum talento que abra seu Chakra de outra habilidade, pois o limite aumenta — mas multiclasse sempre dá algum nível de desonra, o que eu não sei dizer ainda o QUANTO é ruim, mas sei que é ruim). O jutsus, diferentemente de magias, incluem em suas descrições vários efeitos que dependem de quanto PM você gastou. Se pagar X PM, o jutsu faz tal coisa. Se pagar mais, vai acessando mais benefícios.

Os Jutsus têm 5 níveis, bem menos que magia, que possuem 9 níveis, e me parece que é tudo (ou a maioria) coisa nova, mas li beeeeeeem por cima só. Fora isso, outras regras menores (descritores, recuperar PM, área, etc), me parece que são todas iguais, talvez com algum detalhe rebalanceado aqui e ali que eu ainda não li com atenção pra perceber. Uma regra um pouco maior é a em que alguns descritores dão alguma desonra (Ilusão, por exemplo, o livro diz que é como mentir e enganar, então desonra pro seu personagem! ) Tem uma regra chamativa de custos especiais em que quando você usa a magia, enquanto ela durar seus PM máximos são reduzidos (tipo os buff do Dragon Age pra PC, pelo que parece, o que acho ótimo) e você não consegue recuperar PM enquanto a duração não acabe ou você não decida encerrar o jutsu (o que me pareceu querer dizer que dá pra manter 24h por dia, 7 dias por semana, sem precisar reutilizar o jutsu — é só "não desligá-lo"). Também tem jutsu que reduz os PM máximos permanentemente.

O uso de Jutsus é sempre "espontâneo", pelo que vi; não há nada semelhante a preparação de magias. Não li as classes, mas apesar de dizer que Wu-Jen é o mago do sistema, pelo que passei o olho por cima vi que ele tem habilidades paca, não tem muito a ver com mago não.

Em suma, são muitas regras bem diferentes e só jogando mesmo pra sentir se jutsu é mais isso ou aquilo que magia, mas com isso aí já dá pra ver bem que apesar de jutu e magia ser tudo magia, no fim das contas, as duas coisas são suficientemente diferentes para que as reconheçamos como coisas distintas, apesar de no fim das contas os resultados das duas serem os mesmos: dar dano, curar, matar, buffar, proteger, etc, com poderes mágicos.
Tinha visto em fim lugar que elas iam seguir a linha dos psionic powers no 3.5, com um efeitos básico e adicionais de acordo com um gasto extra de pontos.
Não conheço o sistema de psionismo pra poder comparar.
2 - se tornou-se viável ser um inovador desde o início?
IdJ tem suas próprias classes, novas ou versões de algumas que obviamente teria (Monge e Ninja). Não que eu as tenha lido direito pra falar muito...

As regras gerais de IdJ alteram muita coisa a respeito de talentos, perícias, itens, etc, mas não mexem em nada das classes de TRPG.
3 - já que tem uma raça warforged like, tem alguma regra pra criação de construtora?
Não vi nada assim.
4 - mais importante de tudo, tem engenhoqueiro goblin?
Não tem CdPs.

P.S:Imagem
Imagem

Henrique Seraph
Mensagens: 62
Registrado em: 22 Dez 2017, 11:22

Re: Império de Jade

Mensagem por Henrique Seraph » 02 Ago 2018, 23:09

P.S:Imagem

desisti de CDP com isso kkkkk

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6452
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por Khrjstjano » 02 Ago 2018, 23:28

Se tivesse Paladino no IdJ, ele tinha que ganhar Montaria Sagrada e uma vaca, só pra ser zoado quando fizesse algo de errado. :lol:
Imagem

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por Aquila » 02 Ago 2018, 23:32

Ainda estou avaliando os prós e contras do livro, mas, lendo essas primeiras páginas de comentários, ficou claro que a mecânica de Honra deve suplantar a de Tendências em poucos dias (pelo menos na preferência dos jogadores), então a minha primeira dúvida é se o livro trás regras para a "conversão" de Honra e Tendências.

Como o Khrjstjano disse, as Tendências representam uma filosofia maniqueísta que não se encaixa muito bem com o pensamento oriental, que destaca a virtude da Honra, mas isso não significa que uma deve excluir a outra totalmente, principalmente porque estamos falando do mesmo mundo de jogo. Pelo contrário, é possível ver ambos os sistemas como aspectos do mesmo pensamento, então por que impor um ou outro? Deve ser possível para cada grupo escolher o que quer.

Mesmo em um cenário oriental, ainda podemos definir as pessoas como boas ou más, embora isso não represente o mesmo que em um mundo ocidental, por assim dizer, que por sua vez também pode avaliar as pessoas pela honra. Isso parece improvável? Westeros é um exemplo de mundo em que as pessoas podem ser definidas pela honra, e não é um cenário oriental.

Henrique Seraph
Mensagens: 62
Registrado em: 22 Dez 2017, 11:22

Re: Império de Jade

Mensagem por Henrique Seraph » 02 Ago 2018, 23:54

Aquila escreveu:Ainda estou avaliando os prós e contras do livro, mas, lendo essas primeiras páginas de comentários, ficou claro que a mecânica de Honra deve suplantar a de Tendências em poucos dias (pelo menos na preferência dos jogadores), então a minha primeira dúvida é se o livro trás regras para a "conversão" de Honra e Tendências.

Como o Khrjstjano disse, as Tendências representam uma filosofia maniqueísta que não se encaixa muito bem com o pensamento oriental, que destaca a virtude da Honra, mas isso não significa que uma deve excluir a outra totalmente, principalmente porque estamos falando do mesmo mundo de jogo. Pelo contrário, é possível ver ambos os sistemas como aspectos do mesmo pensamento, então por que impor um ou outro? Deve ser possível para cada grupo escolher o que quer.

Mesmo em um cenário oriental, ainda podemos definir as pessoas como boas ou más, embora isso não represente o mesmo que em um mundo ocidental, por assim dizer, que por sua vez também pode avaliar as pessoas pela honra. Isso parece improvável? Westeros é um exemplo de mundo em que as pessoas podem ser definidas pela honra, e não é um cenário oriental.
A nova mecânica de Honra abre leque pra muita coisa. A meu ver, supera as Tendências. Eu acho que futuramente tormenta vai ser repaginado. Raças, classes e etc. Particularmente não gosto de eixos morais, mas compreendo a necessidade deles. Cansei de ver gente deixando de usar Leal e Bom ou Caótico e Mal pela limitação interpretativa...
Com Honra você consegue abusar muito mais da interpretação.
Estou empolgado com o IdJ.


Ainda estou lendo, mas quem leu, poderia me adiantar sobre a coisa mais injustas de TRPG?
O Sistema de Pericia x Resistência, enfim, morreu?

Avatar do usuário
Blackfox
Mensagens: 196
Registrado em: 19 Set 2014, 20:05
Localização: Sombria

Re: Império de Jade

Mensagem por Blackfox » 03 Ago 2018, 00:29

Gente! Vocês viram a Última Flecha nos artefatos?! Já estou fazendo ligação com a Flecha de Fogo :lol:

Responder

Voltar para “Tormenta”