[T20 Playtest 1.1] Sobre as Raças

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Spokesman
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Jul 2019, 17:53

[T20 Playtest 1.1] Sobre as Raças

Mensagem por Spokesman » 10 Jul 2019, 19:58

Bem-vindos.
Estas são as nossas considerações Sobre as Raças apresentadas no Playtest 1.1 de 01 de Julho de 2019. Sempre que possível as considerações não explicitarão os valores numéricos do playtest. Caso haja necessidade de mais conformidades para que tenhamos uma discussão saudável, peço desculpas de antemão e me ponho à disposição para corrigir.
Açougueiro Profano, Matador de Vacas Sagradas escreveu:Bônus em Atributos.
Explicação Mecânica. Bônus em atributos incentivam a criação guiada de esteriótipos como o Elfo Arcanista e Goblin Ladino. O melhor seria extinguir esses bônus fixos e adicionar características raciais que diferenciem bem das outras raças (ver abaixo sugestões).
Explicação Folclórica. Aventureiros são exceções, personagens que já fugiram do cotidiano de meros camponeses, não deveriam estar restritos ao esteriótipo racial, muito pelo contrário.

Penalidades em Atributos.
Explicação Mecânica. Penalidades em Atributos desestimulam a criação de personagens fora dos esteriótipos, como um Minotauro Clérigo ou Anão Ladino. O melhor seria extinguir essas penalidades fixas e adicionar características raciais que diferenciem bem das outras raças (ver abaixo sugestões).
Explicação Folclórica. Ver Bônus em Atributos, acima.
Humanos
Compreensível ser a raça "padrão", de onde as outras divergem. A característica racial Versátil pode estar desequilibrada dependendo do peso que um Talento tem em relação a uma Perícia, mas sem acesso aos Talentos, fica a incógnita.

Anão
Conhecimento das Rochas tem o escopo menor em relação à Aptidão Natural dos Dahllans em relação aos bônus. Se no somatório fica equiparado, fica a incógnita.
Devagar e Sempre acho boa, definidora da raça.
Duro como Pedra precisa de uma análise mais profunda pois depende do grau de dano. Contando o bônus de Constituição, na verdade é +5/+3.
Tradição dos Heredrimm tem um texto confuso. Quando ele usa o termo perito (descritivo), pode significar que o Anão tem Perícia (mecânica). Tirando isso, acho boa, definidora da raça.

Dahllan
Aptidão Natural. Melhor do que o Conhecimento das Rochas dos Anões em relação aos bônus, mais ainda inferior às Deformidades dos Lefou.
Benção de Allihanna.
Empatia Selvagem acho boa, definidora da raça. Acho ótimo quando uma característica modifica uma mecânica ao invés de ser um mero bônus, embora isso aconteça caso haja sobreposição da característica.

Elfo
Graça de Glórienn acho boa, definidora da raça.
Herança Feérica é algo estranho, pois (parece que) tem uma pegada mais mística, mais como os Pontos de Mana se aplicam a todas as classes, acaba deixando uma dissonância mecânica/lore. Estranho, mas não é necessariamente ruim.
Sentidos Élficos é interessante, mas é inferior às Deformidades dos Lefou em relação aos bônus.

Goblin
Criado em Cavernas acho boa, definidora da raça.
Engenhoso é inferior às Deformidades dos Lefou em relação aos bônus, mas mesmo assim acho que bate no quesito de misturar Raça com Origem (ver abaixo).
Peste das Profundezas acho boa, definidora da raça.
No geral acho que os Goblins é a raça mais fraca mecanicamente (sem contar os bônus em Atributos).

Lefou
Deformidade é onde os Lefou se destacam, sem considerar os bônus em Atributos.
Antenas e Articulações Flexíveis equivalem a 3 Perícias, cumulativo com o próprio treinamento em Perícias. Ou seja, permite um Lefou espalhar os bônus em outros locais, ou concentrar os bônus (o que pode permitir um personagem que sempre atua primeiro).
Crostas Coral, Dentes Afiados e Garras Rígidas são boas, mas dependendo das demais interações do sistema, esse bônus na CA pode ser definidor.
Mãos Membranosas também possui potencial de imobilizar um alvo mais facilmente, o que efetivamente tira o inimigo do combate.
Olhos Vermelhos, ironicamente, é inferior a Conhecimento das Rochas dos Anões em relação aos bônus.

Minotauro
Chifres e Couro Rígido são interessantes de se comparar com as Crostas Coral, Dentes Afiados dos Lefou.
Faro, embora situacional, invalida qualquer estratégia de Ataque Furtivo e o uso de criaturas invisíveis para ataques surpresa.
Medo de Altura é a única característica negativa de todas as raças apresentadas. Acharia ótimo, se as demais também tivessem algo do tipo (ver abaixo).

Qareen
Desejos precisa ser melhor escrita, ou a intenção é permitir o uso (lá no 20º nível, mesmo antes) de uma magia de altíssimo nível sem o custo? Dessa forma, acaba sendo a única característica escalonável de todas as raças apresentadas.
Resistência é situacional, mas quando aparece, especialmente em níveis mais baixos, invalida o oponente.
Tatuagens Místicas acho boa, definidora da raça.
Dy Versa, Causadora de Intriga escreveu:Eu particularmente acho que a ideia de raça é extremamente retrógrada e deveria ser englobada pelas origens, mas isso seria algo para o Açougueiro Profano por se tratar de uma vaca sagrada.
Nossas sugestões seriam:
[1] Focar em características secundárias que definam a raça como o Criado em Cavernas dos Goblins ou a Graça de Glórienn dos Elfos, e menos em meras bonificações. Dessa forma é possível ter um Goblin Feiticeiro eficiente, que se diferencia de um Elfo Feiticeiro não pelos bônus de atributos, mas por que um é capaz de escalar um muro enquanto o outro é rápido para se mover no campo de batalha.
As Tatuagens Místicas dos Qareen são uma boa forma de representar uma raça naturalmente graciosa, sem precisar dar bônus em Atributos.

[2] Características negativas, ou todos tem, ou ninguém tem. Talvez os Lefou tenham uma penalidade em Diplomacia, até mesmo para equilibrar suas características.

[3] Características escalonáveis tem que se ter muito cuidado. É a intenção dos autores que um Qareen use seu Desejo para soltar sem gastar PM uma magia de alto nível? Se sim, isso ofusca outras raças. De forma interessante, os mesmos Qareen poderiam ter essa mecânica escalonável aplicada para sua Resistência. E se a intenção é uma característica racial que fique mais forte com o passar dos níveis, por que não implementar isso nos Chifres dos Minotauros, ou nos Dentes Afiados dos Lefou, etc?

Provavelmente esta postagem inicial será alterada conforme o resto do documento for lido e analisado, já que a possibilidade de sinergia ficará mais evidente.
Lembre-se: Nós estaremos observando.

Victer
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Jul 2019, 15:25

Re: [T20 Playtest 1.1] Sobre as Raças

Mensagem por Victer » 26 Jul 2019, 11:40

Muito boas as colocações, tenho a mesma opinião as características das raças deveriam ser definidoras da raça e não os bônus de atributo, talvez um +2 no atributo definidor no máximo( força para minotauros, dex para elfos etc). Ao dar bônus altamente relevantes em um atributo acaba direcionando para uma classe específica, por exemplo elfo com +4 de int e+2 de misticismo está te empurrando com força para a classe arcanista, enquanto um elfo que deseje outro caminho perde eficiência. O goblin por exemplo é um ótimo ladino, porém um péssimo inventor( que seria uma classe icônica para a raça).
Um ponto sobre a raça goblin que você não abordou mas achei muito relevante no jogo, o goblin é pequeno, então temos 2 problemas, primeiro redução no dano pelas progressões das armas, que é altamente relevante nesse sistema visto que possuí poucos bônus e poucos ataques, segundo qual a dificuldade de encontrar uma arma ou armadura diferente de médio, talvez essa segunda parte seja ignorada pela maioria dos mestres, mas por RAW pode ser um grande problema!
Essa desvantagem sempre foi suprida pelo bônus de +1 no acerto e CA para compensar, mas foi retirada no T20.

Avatar do usuário
Spokesman
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Jul 2019, 17:53

Re: [T20 Playtest 1.1] Sobre as Raças

Mensagem por Spokesman » 29 Jul 2019, 18:31

Victer escreveu:
26 Jul 2019, 11:40
Um ponto sobre a raça goblin que você não abordou mas achei muito relevante no jogo, o goblin é pequeno, então temos 2 problemas, primeiro redução no dano pelas progressões das armas, que é altamente relevante nesse sistema visto que possuí poucos bônus e poucos ataques, segundo qual a dificuldade de encontrar uma arma ou armadura diferente de médio, talvez essa segunda parte seja ignorada pela maioria dos mestres, mas por RAW pode ser um grande problema!
Essa desvantagem sempre foi suprida pelo bônus de +1 no acerto e CA para compensar, mas foi retirada no T20.
Não tinha chegado nessa parte do equipamento quando da análise das raças. Eu vejo o uso de tabelas de conversão como uma relíquia do passado, portanto ter diferenciação entre uma espada curta pequena, média ou grande para mim é asinino. Uma espada curta é uma lâmina de dois gumes, de mais ou menos 60 cm. Se você é um goblin e sua "espada curta" tem 12 cm de lâmina, na verdade você está usando uma adaga. Se você é um Gnoll e está usando uma "espada curta" de 80 cm de lâmina, na verdade você está usando uma espada longa.
Minha sugestão é adotar uma nomenclatura de arma leve. Raças pequenas podem usar armas leves com uma só mão, e armas de uma mão com as duas mãos, sem ganhar o benefício de 1.5x o modificador de Força (por contiguidade raças menores do que leves não podem usar armas que não sejam leves, e as usam com as duas mãos).
Vê-se que essa é uma relíquia do passado quando as armaduras são feitas de elastano, sem diferenciação se o usuário original era um Minotauro ou um Goblin, podendo ser usada por um humano sem problemas de adaptação.
No mais, obrigado pela resposta.
Lembre-se: Nós estaremos observando.

Lios
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Mar 2016, 21:59
Localização: Lá na esquina!

Re: [T20 Playtest 1.1] Sobre as Raças

Mensagem por Lios » 30 Jul 2019, 23:40

Spokesman escreveu:
29 Jul 2019, 18:31
Victer escreveu:
26 Jul 2019, 11:40
Um ponto sobre a raça goblin que você não abordou mas achei muito relevante no jogo, o goblin é pequeno, então temos 2 problemas, primeiro redução no dano pelas progressões das armas, que é altamente relevante nesse sistema visto que possuí poucos bônus e poucos ataques, segundo qual a dificuldade de encontrar uma arma ou armadura diferente de médio, talvez essa segunda parte seja ignorada pela maioria dos mestres, mas por RAW pode ser um grande problema!
Essa desvantagem sempre foi suprida pelo bônus de +1 no acerto e CA para compensar, mas foi retirada no T20.
Não tinha chegado nessa parte do equipamento quando da análise das raças. Eu vejo o uso de tabelas de conversão como uma relíquia do passado, portanto ter diferenciação entre uma espada curta pequena, média ou grande para mim é asinino. Uma espada curta é uma lâmina de dois gumes, de mais ou menos 60 cm. Se você é um goblin e sua "espada curta" tem 12 cm de lâmina, na verdade você está usando uma adaga. Se você é um Gnoll e está usando uma "espada curta" de 80 cm de lâmina, na verdade você está usando uma espada longa.
Minha sugestão é adotar uma nomenclatura de arma leve. Raças pequenas podem usar armas leves com uma só mão, e armas de uma mão com as duas mãos, sem ganhar o benefício de 1.5x o modificador de Força (por contiguidade raças menores do que leves não podem usar armas que não sejam leves, e as usam com as duas mãos).
Vê-se que essa é uma relíquia do passado quando as armaduras são feitas de elastano, sem diferenciação se o usuário original era um Minotauro ou um Goblin, podendo ser usada por um humano sem problemas de adaptação.
No mais, obrigado pela resposta.
Suas sugestões são muito boas!
Espero que, de alguma forma, cheguem aos autores.

Avatar do usuário
Spokesman
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Jul 2019, 17:53

Re: [T20 Playtest 1.1] Sobre as Raças

Mensagem por Spokesman » 01 Ago 2019, 20:41

Lios escreveu:
30 Jul 2019, 23:40
Suas sugestões são muito boas!
Espero que, de alguma forma, cheguem aos autores.
Muito obrigado. Estou fazendo a minha parte, espero que os autores olhem as críticas com a mente aberta.
Lembre-se: Nós estaremos observando.

Responder

Voltar para “Tormenta”