Tormenta 20 - SEM SPOILERS!

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6445
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Tormenta 20

Mensagem por Khrjstjano » 27 Jul 2019, 16:37

Victer escreveu:
26 Jul 2019, 14:26
Eu estou com um pé atrás com o balanceamento, nunca foi o forte de tormenta, e ele já mostraram que não corrigiram isso com o T20...
O foco deles não é um jogo 100% redondo (ou quadrado) nisso. É um jogo onde você possa contar todo tipo de história. Você normalmente consegue aquilo que deseja e comumente não consegue aquilo que não está buscando. Este é o caso.

Mas o playtest está aí para isso. Achou algo desequilibrado demais? DÁ O URRO!!! :lol:
...somar atributo na CA usando Full plate...
No caso de mecânica de classe específica, tem que ver o restante dela. Se esse for o atrativo da classe e o resto estiver balanceado, pode funcionar. Se não, cabe analisar bem a questão dar o urro também.
Somar 3 atributos na CA pq vcs fazem isso!
Porque normalmente isso é inócuo ou até ruim. Ter que aumentar mais um atributo faz você ter que tirar de outro. A compra de atributos não é infinita. Mas isso é algo que só quem se dedica a fazer as contas na criação de personagens percebe. Às vezes as pessoas ficam maravilhadas com o valor somado de CA dos 3 atributos e nem notam o quanto estão perdendo em outros atributos por causa disso. Ou o quanto usar uma armadura + bombar 1 atributo só dá muito mais CA. E por aí vai.

Um princípio básico das classes mais fortes de qualquer sistema D20 que normalmente funciona muito bem: as melhores classes usam menos atributos. 1 é o ideal. 2 é bom. 3 é administrável. 4 é ruim. 5 é horrível. 6 é inominável. Quanto mais atributos uma classe usa, mais ela tem que compensar com boas habilidades ou algo assim.
Imagem

Avatar do usuário
Black Wolf
Mensagens: 104
Registrado em: 12 Dez 2013, 22:25

Re: Tormenta 20

Mensagem por Black Wolf » 03 Ago 2019, 15:40

Alguém sabe como vai funcionar a Iniciativa Tormenta ?

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: Tormenta 20

Mensagem por Pyromancer » 03 Ago 2019, 19:39

Black Wolf escreveu:
03 Ago 2019, 15:40
Alguém sabe como vai funcionar a Iniciativa Tormenta ?
Ainda não foi divulgado nada oficialmente a respeito, exceto que a equipe da editora está trabalhando nas diretrizes da plataforma e que o material vai passar por uma espécie de "triagem" antes de ser publicado (inclusive para garantir que não fira nenhuma das políticas da editora).

Avatar do usuário
Black Wolf
Mensagens: 104
Registrado em: 12 Dez 2013, 22:25

Re: Tormenta 20

Mensagem por Black Wolf » 03 Ago 2019, 20:54

Valeu ! Deve ficar parecido com aquele que o D&D 5 têm (Adventure Guild eu acho).

Avatar do usuário
Iron Man
Mensagens: 128
Registrado em: 10 Dez 2013, 19:52

Re: Tormenta 20

Mensagem por Iron Man » 04 Ago 2019, 23:36

Olá pessoal
Black Wolf escreveu:
03 Ago 2019, 20:54
Valeu ! Deve ficar parecido com aquele que o D&D 5 têm (Adventure Guild eu acho).
Na verdade se chama DMsGuild.

Até mais

Avatar do usuário
Estrelarius
Mensagens: 14
Registrado em: 18 Set 2019, 14:07

Re: Tormenta 20

Mensagem por Estrelarius » 16 Jan 2020, 14:34

Alguém sabe quando o livro vai estar finalizado?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14169
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Tormenta 20

Mensagem por Lord Seph » 16 Jan 2020, 15:31

Quando finaliza ninguém sabe ao certo, o PDF está marcado para Janeiro.

Eu espero que adiem para melhor aparar o sistema.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Necross
Mensagens: 1566
Registrado em: 13 Dez 2013, 17:40

Re: Tormenta 20

Mensagem por Necross » 17 Jan 2020, 13:09

EU acho que vão lançar o pdf e atrasar o físico, para mais acertos.
Conheçam Dynx, o Paladino da Esperança!
E Perninhas, sua fiel amiga e escudeira!
Paladino(de Nimb) 5/Ladino 2/Ginete de Namalkah 5
Imagem

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6445
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Tormenta 20

Mensagem por Khrjstjano » 27 Jan 2020, 01:50

Tomara que só saia de abril pra frente, o pdf.
Imagem

Avatar do usuário
Atlas
Mensagens: 237
Registrado em: 24 Mar 2014, 12:40

Feedback final playtest Parte 1

Mensagem por Atlas » 15 Fev 2020, 17:21

Com o playtest 3.0 se aproximando, agora é uma boa hora de expressar suas preocupações, e expressar o que achou positivo! Então sem mais delongas, eis minha opinião sobre os acertos e o que há de errado com o Tormenta20 (até o playtest 2.3b). Eu irei dividir da mesma forma que o playtest, para me organizar melhor. Eu não estou fazendo uma analise profunda do sistema, isso é apenas minha opinião , e vou focar no que está de diferente e no que eu acho que pode mudar:
RAÇAS:
Raças agora recebem menos habilidades raciais, em torno de 1-4 dependendo do poder de suas habilidades. Em geral as raças ficaram mais fracas do que eram em Tormenta.
Eu ia fazer uma analise individual de cada raça, mas no fim notei que não estava acrescentando nada de novo ou interessante. Maiorias das raças estão equilibradas, muitas estão praticamente iguais as suas versões de TRPG, e mesmo as que mudaram completamente como, por exemplo, o Elfo, preservaram bem sua identidade mecânica. Então eu só vou fazer uns comentários que podem ser aplicados a algumas raças especificas.

Tamanho: Com o propósito de simplificar, em T20 tamanho afeta apenas o dano, deslocamento, alcance, testes de manobras e furtividade. Entendo a necessidade de simplificação, especialmente para casos onde a transformação é temporária como magias, mas na minha opinião, raças pequenas/minúsculas foram prejudicadas. Em todas as estatísticas acima eles sofrem penalidades, o únicos bônus que recebem é furtividade e a capacidade de se enfiar em espaços mais apertados(que é muito situacional). O bônus de furtividade é muito bom, principalmente se seu objetivo é superar a penalidade de -20 para atacar em níveis avançados, mas não compensa todas as penalidades que recebem.
Solução , sem mudar as regras de tamanho, seria considerar tamanho pequena uma penalidade na hora de pontuar a raça, e fornecer mais habilidade/habilidades mais fortes para essas raças, como por exemplo dar bônus de ataques para as raças pequenas.
Outro problema do tamanho é que Golem tem a opção de escolher seu tamanho (se usar as regras mais completas da DB), e não há motivo para não criar um Golem grande (a não ser que você crie um golem ladino). Além de todos os bônus citados acima, ele ganha mais força e mais PVs! Tamanho grande devia ter mais penalidades associadas para compensar.
Magias: Acho bem legal que algumas raças tem acesso a magias, especialmente considerando que magias ficaram bem mais dinâmicas em T20. Mas um problema que eu tenho é que muitas dos aprimoramentos dessas magias requerem possuir círculos superiores de magias, praticamente restringindo elas apenas a conjuradores. Isso é especialmente ruim para os Sirenas, onde a maioria de suas magias precisam de círculos superiores para afetar inimigos de seu nível (versão base apenas até o 4° nível!). Seria interessante que para essas magias, seu nível de personagem conta-se como níveis de Arcanista para determinar o quanto você pode aprimorar.
Outra coisa que eu gostaria de mudar é que o bônus que a raça ganha ao aprender a magia é muito baixo e não compensa pegar. Para valer a pena seria legal um desconto de -2 PMs, ou mais CD.
Outros:
* Seria interessante se todas as raças que ganham conjuração tivesse uma listinha como a sirenas, para você escolher as magias que mais combinam com seu personagem.
* Anões poderiam ter na sua habilidade herança de Heradrin que o machado ANÃO ser considerado uma arma simples para ele, né? Arma icônica da raça
* Lefou precisa mesmo do Hibrido? 2 talentos de tormenta já é muito forte, e pode pegar mais um com origem.
* Golem poderiam ter mais penalidades, considere essa comparação com os Osteon que tem uma pegada mecânica similar (personagem não vivo): Ambos tem cons nula, mas os golens ganham 2 PVs de base, esqueleto tem que comprar vitalidade necrótica. Tem melhores alternativas de cura e pode se curar. Tem tamanho grande. Não precisa de testes quando caí (só morre se alguém atacar sua sucata). Sua única penalidade é a falta de origem, que é pouco na minha opinião.
* Kliren poderia ter a restrição de não poder usar lógica gnômica com ataques e resistência, como outras habilidades similares.
* Trog tem dois problemas. Primeiro, não sei se outros concordam mas no meu grupo foi um sentimento unanimo de decepção que Trog não é uma raça grande em T20. Que que ele estava fazendo na votação “grandões” então?! Vi muita gente argumentar que ele tava lá porque ele em T20 ele teria esse tamanho. Acho que se fossem mais claro talvez o Bugbear e o Meio- Ogro ganhassem mais votos.
* Trog também foi a raça mais nerfada em relação a trpg. Ele tem penalidades em dois atributos, ao invés de um (como em trpg), e ainda vulnerabilidade em frio(antes era apenas um debuff em resistência)...Suas habilidades são muito fortes, mas tão forte a ponto de receber essas penalidades? Tenho minhas duvidas, mas acho que eu posso mudar de ideia no futuro se eu jogar com ele.

Acho que é só isso. Eu já estou fazendo a parte 2 com a minha opinião nas Classes. Devo postar amanhã ou depois.

Responder

Voltar para “Tormenta”