[T20 Playtest 2.0] Sobre a Prévia dos Talentos

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Spokesman
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Jul 2019, 17:53

[T20 Playtest 2.0] Sobre a Prévia dos Talentos

Mensagem por Spokesman » 24 Ago 2019, 15:54

Bem-vindos.
Estas são as nossas considerações Sobre a Prévia dos Talentos apresentadas na prévia do Playtest 2.0 de 23 de Agosto de 2019. Sempre que possível as considerações não explicitarão os valores numéricos do playtest. Caso haja necessidade de mais conformidades para que tenhamos uma discussão saudável, peço desculpas de antemão e me ponho à disposição para corrigir.

Para facilitar meu trabalho e diminuir a quantidade de leitura repetida dos senhores, enuncio abaixo algumas considerações que se repetem ao longo da análise:

Deveria ser padrão (DSP). Esse talento é tão fundamental para o conceito do personagem que é obrigatório. Se as opções são "pegar o talento" ou "ser ruim na sua função", não há opção alguma: É um pedágio obrigatório. Não sendo uma real escolha, não é divertido.
Nada Digno de Nota (NDN). Talento bom, sem mérito ou demérito.
Muito sem graça (MSG). Talento oferece um bônus numérico automático e (normalmente) permanente, quando poderia ofertar uma escolha para o jogador, dando opções e não apenas "+x em y".

Então, sem mais delongas...

Ganhando Talentos. Interessante que usaram a expressão "habilidade de classe" ao invés de aprimoramento. E pelo que andei lendo, aprimoramento será considerado "habilidade de classe". Parece que estão buscando uma modularidade bastante abrangente. Dependendo das (ausências de) restrições, pode ser que tenhamos personagens da mesma classe bem diferentes, mas também abre chance para termos personagens de classe diferentes muito parecidos.
Isso entra em uma filosofia de design: Qual a função da classe, que nicho ela ocupa e como esses nichos podem ser realizados efetivamente por outra classe?

Usar ou Não Talentos? Eu acho boa a intenção do quadro informativo, mas para ter eficiência aumentada eu faria todo o capítulo sobre talentos ser opcional. Algo como Capítulo XX: Regras Opcionais, e então uma seção sobre talentos. Tem um efeito psicológico muito diferente ter uma regra "que você não precisa usar, especialmente se for iniciante" e "estas regras são opcionais". A primeira parece que você pediu uma pizza e pediu para tirar a cebola. A segunda parece que você pediu para acrescentar cebola em uma pizza que não tem na receita base. Vai alterar o sabor, vai dar mais tempero, mas é opcional.

Pré-Requisitos. Eu colocaria no início. É ruim ler um talento muito divertido e depois ver que os requisitos dificultam ou impedem de adquirí-lo. Novamente, é apenas um efeito psicológico entre "uau que talento legal, puxa que pena não cumpro os requisitos" e "não cumpro os requisitos, mas que talento legal". Sem contar que facilita na hora de cria o personagem ou quando aumenta o nível.
Sei que tem a tabela e ela ajuda, mas quem não conhece talentos ou mesmo novatos no sistema não vão conseguir deduzir a mecânica por trás de um talento pela tabela. Inclusive proponho que coloquem um resumo do talento na tabela. Mais páginas, mas ajuda muito o jogador. Também proporia separar os talentos em subgrupos dependendo dos requisitos: Talentos "sem requisitos", "valores de abilidade", "nivel mínimo", etc...

TALENTOS DE COMBATE
Pela análise preliminar, visto que se trata de uma prévia, vê-se que, ou o guerreiro vai ficar bastante único em suas habilidades, ou a classe seria melhor ser extinta. Por favor, não retorne o guerreiro ao velho "escolha um talento", isso acaba com seu nicho.

Acuidade com Arma. DSP.
Agarrar Aprimorado. Texto confuso. Mudar para "rolar um ataque adicional contra essa criatura usando o mesmo bônus de ataque".
Ataque Poderoso. NDN.
Carga de Cavalaria. Se aplica a montarias voadoras ou aquáticas? Futuros suplementos provavelmente acrescentarão essas possibilidades, é bom já se adiantar para evitar ambiguidade e posteriormente ter que divulgar erratas ou esclarecimentos.
Combate Defensivo. NDN.
Derrubar Aprimorado. Vide Agarrar Aprimorado, acima.
Desarmar Aprimorado. Situação complexa. Seria bom no livro final ter um diagrama ou um desenho explicativo, assim como tinha no AD&D. Mas sinceramente acho o efeito forte demais quando comparado com as outras manobras. Eu reduziria Agarrar Aprimorado, Derrubar Aprimorado e Desarmar Aprimorado em:
Manobra Aprimorada. Escolha Agarrar, Derrubar, Desarmar ou Separar. Pré-requisito: Combate Defensivo. Você ganha um bônus de +2 em testes de ataque para executar a manobra, e pode gastar 1 PM para rolar um ataque adicional contra essa criatura usando o mesmo bônus de ataque. Você pode escolher esse talento mais de uma vez. Se o fizer, escolha uma manobra que você ainda não tenha aprimorado.
Disparo Preciso. DSP.
Disparo Rápido. Seria bom explicitar se o disparo rápido interage como com armas que recarregam: Dá para usar com uma besta pesada?
Esquiva. Talento de legado, MSG, e praticamente obrigatório para qualquer classe que sofra muitos ataques e cujo personagem tenha o requisito.
E. Arma e Escudo. MSG e, como só melhora de forma permanente o foco de quem costuma escolher esse estilo, praticamente obrigatório para qualquer classe que sofra muitos ataques e cujo personagem tenha o requisito.
E. Arremesso. Só não é MSG por completo pois acrescenta a habilidade de sacar arma como ação livre.
E. Disparo. MSG e DSP. Parabéns.
E. Duas Armas. Veja a diferença desta para os outros estilos. Essa apresenta uma opção para o jogador. Ele pode optar por não fazer dois ataques, talvez por que o oponente tenha uma CA alta e HP baixo, então é preferível mais precisão do que dano.
E. Duas Mãos. MSG e DSP. Parabéns.
E. Uma Arma. MSG. Se aplica a um personagem que queira usar a mão livre para socar o outro, em conjunto com o E. Duas Armas (sendo ataque desarmado considerado leve) e E. Desarmado (ou mesmo níveis em lutador)?
E. Desarmado. MSG e o benefício me parece tão minimo... Posso estar enganado.
Foco em Arma. Não sei como será o novo guerreiro, mas deveria ser exclusividade dele. Se não, MSG e quase obrigatório para qualquer um que use arma.
Ginete. NDN, mas chega a ser bom, depois de tanto talento MSG, ter algo assim.
Mira Apurada. NDN, só não entendo por que não +2 de bônus como a maioria dos outros talentos.
Presença Aterradora. NDN, na verdade é até refrescante ver algo assim no meio de tanto talento MSG.
Proficiência. NDN
Rapidez de Recarga. NDN
Reflexos de Combate. NDN, mas o nome pode confundir veteranos.
Saque Rápido. Itens incluem armas? Poções? Granadas?
Separar Aprimorado. Ver Desarmar Aprimorado, acima.
Trespassar. Texto confuso. Mudar para "rolar um ataque adicional contra outra criatura dentro do seu alcance, usando o mesmo bônus de ataque".
Venefício. NDN.
Vitalidade. MSG e o exemplo icônico da torre de marfim.

TALENTOS GERAIS

Acrobático. DSP que personagens mais ágeis façam de atletismo uma acrobacia.
Ao Sabor do Destino. Tira quase todo o poder dos personagens que dependem de item mágico, dá uma migalha como prêmio de consolação, mas permite que usuários de magia fiquem ainda mais fortes. Eu removeria esse talento e colocaria como uma regra opcional "Jogando em cenários com poucos itens mágicos", para mestres que gostam de ser mão de vaca não ferrarem com a matemática do combate.
Aparência Inofensiva. Eu diria que esse talento só se aplica se o personagem ainda não atacou ninguém na cena.
Atlético. Quase que é MSG se não fosse o deslocamento extra.
Atraente. MSG.
Comandar. Pelo gasto de PM, eu esperaria pelo menos +2 de bônus, que parece ser o basal que vocês concedem.
Companheiro Animal. Será que teremos boas notícias em relação ao Caçador e ao Druida?
Curandeiro. Excelente talento. Parabéns de verdade.
Foco em Perícia. O custo é alto para só rolar de novo. Que tal dar um bônus de +2 nessa segunda rolagem como incentivo?
Investigador. NDN
Lobo Solitário. Vai contra tudo que é jogar RPG de mesa em grupo. Pior que o bônus é praticamente nulo. Só consigo ver o ladino pegando isso e pedindo para todo mundo se afastar quando ele tenta abrir uma fechadura.
Parceiro. NDN
Sentidos Aguçados. NDN
Sortudo. Inclui teste de ataque e de resistência?
Surto Heroico. Gasto muito alto ao meu ver.
Torcida. Muito situacional, bônus muito baixo. Parece que só está aqui para encher linguiça.
Treinamento em Perícia. NDN
Vontade de Ferro. Não consigo entender onde PM está ligado a isso, e acaba favorecendo classes que possuam sabedoria como foco, e que normalmente já possuem um valor de PM bom.

TALENTOS DE TORMENTA

Parece que o lefou vai escolher daqui agora. Uma coisa que reparei é que o bônus aumenta caso tenha outros talentos extra. Gosto dessa característica escalonável.

Anatomia Insana. Coitado do ladino.
Antenas. NDN
Armamento Aberrante. Aqui eu teria cuidado, o dano pode ficar meio absurdo bem rápido.
Articulações Flexíveis. NDN
Asas Insetoides. NDN, embora talvez eu começasse com 3m de deslocamento, já que com o requisito de 4 talentos o personagem já vai ganhar +6m de bônus.
Carapaça. NDN
Corpo Aberrante. Como isso interage com o lutador?
Dentes Afiados. NDN, mas por que o dano não aumenta na proporção?
Empunhadura Rubra. Cuidado com o escalonamento, pode acabar subindo o bônus muito rápido.
Mãos Membranosas. NDN
Olhos Vermelhos. NDN
Pele Corrompida. NDN
Sangue Ácido. NDN
Visco Rubro. Aqui já achei o escalonamento muito leve.

No mais, se você tiver alguma sugestão extra, ou um comentário construtivo, ou encontrar algum erro, fique à vontade para comentar.
Lembre-se: Nós estaremos observando.

Lios
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Mar 2016, 21:59
Localização: Lá na esquina!

Re: [T20 Playtest 2.0] Sobre a Prévia dos Talentos

Mensagem por Lios » 25 Ago 2019, 04:13

Excelente trabalho.

Não sei se é porque é uma prévia, mas parece que esqueceram dos talentos de poder concedido.

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: [T20 Playtest 2.0] Sobre a Prévia dos Talentos

Mensagem por Pyromancer » 25 Ago 2019, 12:49

Lios escreveu:
25 Ago 2019, 04:13
Excelente trabalho.

Não sei se é porque é uma prévia, mas parece que esqueceram dos talentos de poder concedido.
Não esqueceram, o Guilherme já disse que eles devem aparecer no Playtest 2.0 completo. Provavelmente só não estavam concluídos no lançamento desta prévia.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: [T20 Playtest 2.0] Sobre a Prévia dos Talentos

Mensagem por Padre Judas » 25 Ago 2019, 16:34

E não sei se repararam, mas Sortudo faz o mesmo que Foco em Perícia, mas melhor (pois não se aplica apenas a UMA perícia, mas a qualquer teste) e pelo mesmo custo.

Acho que Foco em Perícia devia dar o que sempre deu: um bônus na perícia em questão. Pode ser um +2, já que o padrão agora é esse. Sem custo em PM, claro, um bônus fixo.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Re: [T20 Playtest 2.0] Sobre a Prévia dos Talentos

Mensagem por DiegoPaja » 25 Ago 2019, 23:36

Falando nisso, Judas. Acho que Sortudo deveria ter algumas restrições e me arrisco a dizer que poderia ser alterado e usar a ideia de Vantagem da 5ª Edição, rolando 2d20 e ficar com o maior. Apesar do efeito ser parecido, leva mais em conta o fator sorte sugerido pelo nome do Talento, já que não terá a chance de verificar se a primeira rolagem funcionou, como acontece em Foco em Perícia.

Avatar do usuário
jirayajonny
Mensagens: 76
Registrado em: 09 Dez 2013, 22:14

Re: [T20 Playtest 2.0] Sobre a Prévia dos Talentos

Mensagem por jirayajonny » 28 Ago 2019, 15:56

Seu perfil foi montado recentemente, então acredito que você seja um jogador novo não? Seja bem vindo a Família Tormenta.
Vamos as minhas críticas à algumas coisinhas q vc disse:
Spokesman escreveu:
24 Ago 2019, 15:54
Manobra Aprimorada. Escolha Agarrar, Derrubar, Desarmar ou Separar. Pré-requisito: Combate Defensivo. Você ganha um bônus de +2 em testes de ataque para executar a manobra, e pode gastar 1 PM para rolar um ataque adicional contra essa criatura usando o mesmo bônus de ataque. Você pode escolher esse talento mais de uma vez. Se o fizer, escolha uma manobra que você ainda não tenha aprimorado.
Excelente observação!!! Posso dizer que essa sua ideia iria ajudar a economizar algum espaço no livro, porquê em essência, são o mesmo talento.

---
Spokesman escreveu:
24 Ago 2019, 15:54
Disparo Rápido. Seria bom explicitar se o disparo rápido interage como com armas que recarregam: Dá para usar com uma besta pesada?
Mano, tu já viu como que se recarrega uma besta pesada? O cara precisa duma ferramenta pra mexer naquilo! Não! Não se aplica a armas pesadas. Desde TRPG é sabido que "Tiro Rápido" é um talento que ou vc tem uma arma que da mais de um disparo naturalmente (pistola de tambor, por exemplo)ou tem duas flechas encordoadas (ou ao alcance rápido da mão) ou tem que ter duas armas iguais para disparar com ambas (exemplo, duas pistolas de tiro único, precisando gastar um turno recarregando ambas).

---
Spokesman escreveu:
24 Ago 2019, 15:54
Vitalidade. MSG e o exemplo icônico da torre de marfim.
Não manjei dessa referência...

---
Spokesman escreveu:
24 Ago 2019, 15:54
Ao Sabor do Destino. Tira quase todo o poder dos personagens que dependem de item mágico, dá uma migalha como prêmio de consolação, mas permite que usuários de magia fiquem ainda mais fortes. Eu removeria esse talento e colocaria como uma regra opcional "Jogando em cenários com poucos itens mágicos", para mestres que gostam de ser mão de vaca não ferrarem com a matemática do combate.
Esse vai ser o comentário mais longo - (estalando os dedos)
Primeiro de tudo que você não vai pegar Ao Sabor do Destino se vc depender de itens mágicos! Segundo que está bem claro na descrição do talento que poções não ferem as regras do talento, mas sim ITENS MÁGICOS (uma espada, um veículo, um amuleto... Que O PERSONAGEM esteja usando e/ou operando!). Se o personagem usa MAGIA ele não está ferindo as regras do talento!!
Ele pode ser um mago que confia APENAS NA SUA PRÓPRIA MAGIA, não na de ITENS FEITOS POR TERCEIROS... Ta ligado?
Além disso, ASdD é um dos talentos já naturalmente mais quebrados e vastamente utilizados pela maioria dos personagens jogadores de TRPG em toda sua história XD
Nesta versão ASdD sofreu um senhor dum NERF, ficando bem menos "atrativo para combeiros". Ainda assim, gostei dele.

---
Spokesman escreveu:
24 Ago 2019, 15:54
Aparência Inofensiva. Eu diria que esse talento só se aplica se o personagem ainda não atacou ninguém na cena.
Aparência inofensiva é quase a mesma ideia do Gato de Botas... Ele faz uma carinha meiga que faz o outro personagem desistir de atacar... OU ele consegue fingir fragilidade e dar um golpe de surpresa. Ideia típica da criança assassina que na verdade não é uma criança ou brinquedo assassino ou monstro meiguinho que vira um monstro enorme (vulgo Goose da Capitã Marvel)... O Céu é o limite.
Funcionar uma vez pra cada atacante ainda funciona pra mim.

---
Spokesman escreveu:
24 Ago 2019, 15:54
Vontade de Ferro. Não consigo entender onde PM está ligado a isso, e acaba favorecendo classes que possuam sabedoria como foco, e que normalmente já possuem um valor de PM bom.
Sou obrigado a concordar com o palestrinha XD

---
Spokesman escreveu:
24 Ago 2019, 15:54
TALENTOS DE TORMENTA
Parece que o lefou vai escolher daqui agora. Uma coisa que reparei é que o bônus aumenta caso tenha outros talentos extra. Gosto dessa característica escalonável.
Talentos da Tormenta não são exclusivos de Lefou, qualquer um pode pegar (mas lefou tem vantagem por não receber as penalidades... Aparentemente)

Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Re: [T20 Playtest 2.0] Sobre a Prévia dos Talentos

Mensagem por DiegoPaja » 28 Ago 2019, 16:39

Estilo Arma e Escudo e Estilo Uma Arma não estariam com mecânicas invertidas? O nome de um condiz mais com as regras do outro. Também, o 1º garante menos bônus apenas em CA e tem mais pré-requisitos e o 2º garante bônus em Atq. e CA e tem menos pré-requisitos.

Avatar do usuário
Spokesman
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Jul 2019, 17:53

Re: [T20 Playtest 2.0] Sobre a Prévia dos Talentos

Mensagem por Spokesman » 28 Ago 2019, 18:09

jirayajonny escreveu:
28 Ago 2019, 15:56
Seu perfil foi montado recentemente, então acredito que você seja um jogador novo não? Seja bem vindo a Família Tormenta.
Obrigado pela recepção, mas embora eu seja novo neste fórum, não sou novato no RPG (nem em Tormenta).


jirayajonny escreveu:
28 Ago 2019, 15:56
Mano, tu já viu como que se recarrega uma besta pesada? O cara precisa duma ferramenta pra mexer naquilo! Não! Não se aplica a armas pesadas. Desde TRPG é sabido que "Tiro Rápido" é um talento que ou vc tem uma arma que da mais de um disparo naturalmente (pistola de tambor, por exemplo)ou tem duas flechas encordoadas (ou ao alcance rápido da mão) ou tem que ter duas armas iguais para disparar com ambas (exemplo, duas pistolas de tiro único, precisando gastar um turno recarregando ambas).
Uma rodada tem duração de 6 segundos. Ninguém recarrega uma besta pesada somente nesse tempo. Muito menos de forma a dar vários tiros em uma rodada com Tiro Rápido. A questão é que é importante separar a realidade da mecânica de jogo. Essa dissonância existe desde sempre (e digo desde o primeiro RPG inventado) e é importante que os autores deixem explícito que o talento não se aplica (ou se aplica!) a X ou Y. Pois se um bárbaro pode com um machado matar um dragão, um guerreiro pode sim disparar várias vezes por rodada com a Besta Pesada se essa for a intenção dos autores. Por isso foi solicitado esclarecimento.


jirayajonny escreveu:
28 Ago 2019, 15:56
Não manjei dessa referência...
Infelizmente essa resposta faria nossa conversa ficar imensa por si só, e acabaria fazendo-a ficar off-topic, mas é um conceito usado por Monte Cook para explicar algumas opções de design quando fizeram o 3.0.


jirayajonny escreveu:
28 Ago 2019, 15:56
Esse vai ser o comentário mais longo - (estalando os dedos)
Primeiro de tudo que você não vai pegar Ao Sabor do Destino se vc depender de itens mágicos! Segundo que está bem claro na descrição do talento que poções não ferem as regras do talento, mas sim ITENS MÁGICOS (uma espada, um veículo, um amuleto... Que O PERSONAGEM esteja usando e/ou operando!). Se o personagem usa MAGIA ele não está ferindo as regras do talento!!
Ele pode ser um mago que confia APENAS NA SUA PRÓPRIA MAGIA, não na de ITENS FEITOS POR TERCEIROS... Ta ligado?
Além disso, ASdD é um dos talentos já naturalmente mais quebrados e vastamente utilizados pela maioria dos personagens jogadores de TRPG em toda sua história XD
Nesta versão ASdD sofreu um senhor dum NERF, ficando bem menos "atrativo para combeiros". Ainda assim, gostei dele.
Então concordamos.
Classes que dependem de itens mágicos para funcionarem em níveis altos (pois precisam dos bônus de ataque, defesa e dano para se manterem equiparados com as ameaças) perdem muito e ganham pouco; e
Classes que pouco dependem de itens mágicos, como usuários de magia, praticamente só tem a ganhar, deixando quem já é poderoso ainda mais forte.
Minha sugestão é remover o talento e torná-lo toda uma mecânica de campanha específica.


jirayajonny escreveu:
28 Ago 2019, 15:56
Aparência inofensiva é quase a mesma ideia do Gato de Botas... Ele faz uma carinha meiga que faz o outro personagem desistir de atacar... OU ele consegue fingir fragilidade e dar um golpe de surpresa. Ideia típica da criança assassina que na verdade não é uma criança ou brinquedo assassino ou monstro meiguinho que vira um monstro enorme (vulgo Goose da Capitã Marvel)... O Céu é o limite.
Funcionar uma vez pra cada atacante ainda funciona pra mim.
Seu exemplo só corrobora meu comentário. Seja o Gato de Botas, a Besta-Fera de Caerbannog, ou mesmo o Goose da CM, uma vez exposto sua real capacidade de combate, todos ao redor ficam cientes. Não é como ter 5 inimigos e na segunda rodada, depois de ter devorado por inteiro um oponente, os outros 4 ainda tenham dificuldade para compreender a ameaça e atacar.

Quantos ao demais comentários, concordamos. Obrigado pela resposta.
Lembre-se: Nós estaremos observando.

Responder

Voltar para “Tormenta”