Estas são as nossas considerações Sobre a Prévia dos Talentos apresentadas na prévia do Playtest 2.0 de 23 de Agosto de 2019. Sempre que possível as considerações não explicitarão os valores numéricos do playtest. Caso haja necessidade de mais conformidades para que tenhamos uma discussão saudável, peço desculpas de antemão e me ponho à disposição para corrigir.
Para facilitar meu trabalho e diminuir a quantidade de leitura repetida dos senhores, enuncio abaixo algumas considerações que se repetem ao longo da análise:
Deveria ser padrão (DSP). Esse talento é tão fundamental para o conceito do personagem que é obrigatório. Se as opções são "pegar o talento" ou "ser ruim na sua função", não há opção alguma: É um pedágio obrigatório. Não sendo uma real escolha, não é divertido.
Nada Digno de Nota (NDN). Talento bom, sem mérito ou demérito.
Muito sem graça (MSG). Talento oferece um bônus numérico automático e (normalmente) permanente, quando poderia ofertar uma escolha para o jogador, dando opções e não apenas "+x em y".
Então, sem mais delongas...
Ganhando Talentos. Interessante que usaram a expressão "habilidade de classe" ao invés de aprimoramento. E pelo que andei lendo, aprimoramento será considerado "habilidade de classe". Parece que estão buscando uma modularidade bastante abrangente. Dependendo das (ausências de) restrições, pode ser que tenhamos personagens da mesma classe bem diferentes, mas também abre chance para termos personagens de classe diferentes muito parecidos.
Isso entra em uma filosofia de design: Qual a função da classe, que nicho ela ocupa e como esses nichos podem ser realizados efetivamente por outra classe?
Usar ou Não Talentos? Eu acho boa a intenção do quadro informativo, mas para ter eficiência aumentada eu faria todo o capítulo sobre talentos ser opcional. Algo como Capítulo XX: Regras Opcionais, e então uma seção sobre talentos. Tem um efeito psicológico muito diferente ter uma regra "que você não precisa usar, especialmente se for iniciante" e "estas regras são opcionais". A primeira parece que você pediu uma pizza e pediu para tirar a cebola. A segunda parece que você pediu para acrescentar cebola em uma pizza que não tem na receita base. Vai alterar o sabor, vai dar mais tempero, mas é opcional.
Pré-Requisitos. Eu colocaria no início. É ruim ler um talento muito divertido e depois ver que os requisitos dificultam ou impedem de adquirí-lo. Novamente, é apenas um efeito psicológico entre "uau que talento legal, puxa que pena não cumpro os requisitos" e "não cumpro os requisitos, mas que talento legal". Sem contar que facilita na hora de cria o personagem ou quando aumenta o nível.
Sei que tem a tabela e ela ajuda, mas quem não conhece talentos ou mesmo novatos no sistema não vão conseguir deduzir a mecânica por trás de um talento pela tabela. Inclusive proponho que coloquem um resumo do talento na tabela. Mais páginas, mas ajuda muito o jogador. Também proporia separar os talentos em subgrupos dependendo dos requisitos: Talentos "sem requisitos", "valores de abilidade", "nivel mínimo", etc...
TALENTOS DE COMBATE
Pela análise preliminar, visto que se trata de uma prévia, vê-se que, ou o guerreiro vai ficar bastante único em suas habilidades, ou a classe seria melhor ser extinta. Por favor, não retorne o guerreiro ao velho "escolha um talento", isso acaba com seu nicho.
Acuidade com Arma. DSP.
Agarrar Aprimorado. Texto confuso. Mudar para "rolar um ataque adicional contra essa criatura usando o mesmo bônus de ataque".
Ataque Poderoso. NDN.
Carga de Cavalaria. Se aplica a montarias voadoras ou aquáticas? Futuros suplementos provavelmente acrescentarão essas possibilidades, é bom já se adiantar para evitar ambiguidade e posteriormente ter que divulgar erratas ou esclarecimentos.
Combate Defensivo. NDN.
Derrubar Aprimorado. Vide Agarrar Aprimorado, acima.
Desarmar Aprimorado. Situação complexa. Seria bom no livro final ter um diagrama ou um desenho explicativo, assim como tinha no AD&D. Mas sinceramente acho o efeito forte demais quando comparado com as outras manobras. Eu reduziria Agarrar Aprimorado, Derrubar Aprimorado e Desarmar Aprimorado em:
Disparo Preciso. DSP.Manobra Aprimorada. Escolha Agarrar, Derrubar, Desarmar ou Separar. Pré-requisito: Combate Defensivo. Você ganha um bônus de +2 em testes de ataque para executar a manobra, e pode gastar 1 PM para rolar um ataque adicional contra essa criatura usando o mesmo bônus de ataque. Você pode escolher esse talento mais de uma vez. Se o fizer, escolha uma manobra que você ainda não tenha aprimorado.
Disparo Rápido. Seria bom explicitar se o disparo rápido interage como com armas que recarregam: Dá para usar com uma besta pesada?
Esquiva. Talento de legado, MSG, e praticamente obrigatório para qualquer classe que sofra muitos ataques e cujo personagem tenha o requisito.
E. Arma e Escudo. MSG e, como só melhora de forma permanente o foco de quem costuma escolher esse estilo, praticamente obrigatório para qualquer classe que sofra muitos ataques e cujo personagem tenha o requisito.
E. Arremesso. Só não é MSG por completo pois acrescenta a habilidade de sacar arma como ação livre.
E. Disparo. MSG e DSP. Parabéns.
E. Duas Armas. Veja a diferença desta para os outros estilos. Essa apresenta uma opção para o jogador. Ele pode optar por não fazer dois ataques, talvez por que o oponente tenha uma CA alta e HP baixo, então é preferível mais precisão do que dano.
E. Duas Mãos. MSG e DSP. Parabéns.
E. Uma Arma. MSG. Se aplica a um personagem que queira usar a mão livre para socar o outro, em conjunto com o E. Duas Armas (sendo ataque desarmado considerado leve) e E. Desarmado (ou mesmo níveis em lutador)?
E. Desarmado. MSG e o benefício me parece tão minimo... Posso estar enganado.
Foco em Arma. Não sei como será o novo guerreiro, mas deveria ser exclusividade dele. Se não, MSG e quase obrigatório para qualquer um que use arma.
Ginete. NDN, mas chega a ser bom, depois de tanto talento MSG, ter algo assim.
Mira Apurada. NDN, só não entendo por que não +2 de bônus como a maioria dos outros talentos.
Presença Aterradora. NDN, na verdade é até refrescante ver algo assim no meio de tanto talento MSG.
Proficiência. NDN
Rapidez de Recarga. NDN
Reflexos de Combate. NDN, mas o nome pode confundir veteranos.
Saque Rápido. Itens incluem armas? Poções? Granadas?
Separar Aprimorado. Ver Desarmar Aprimorado, acima.
Trespassar. Texto confuso. Mudar para "rolar um ataque adicional contra outra criatura dentro do seu alcance, usando o mesmo bônus de ataque".
Venefício. NDN.
Vitalidade. MSG e o exemplo icônico da torre de marfim.
TALENTOS GERAIS
Acrobático. DSP que personagens mais ágeis façam de atletismo uma acrobacia.
Ao Sabor do Destino. Tira quase todo o poder dos personagens que dependem de item mágico, dá uma migalha como prêmio de consolação, mas permite que usuários de magia fiquem ainda mais fortes. Eu removeria esse talento e colocaria como uma regra opcional "Jogando em cenários com poucos itens mágicos", para mestres que gostam de ser mão de vaca não ferrarem com a matemática do combate.
Aparência Inofensiva. Eu diria que esse talento só se aplica se o personagem ainda não atacou ninguém na cena.
Atlético. Quase que é MSG se não fosse o deslocamento extra.
Atraente. MSG.
Comandar. Pelo gasto de PM, eu esperaria pelo menos +2 de bônus, que parece ser o basal que vocês concedem.
Companheiro Animal. Será que teremos boas notícias em relação ao Caçador e ao Druida?
Curandeiro. Excelente talento. Parabéns de verdade.
Foco em Perícia. O custo é alto para só rolar de novo. Que tal dar um bônus de +2 nessa segunda rolagem como incentivo?
Investigador. NDN
Lobo Solitário. Vai contra tudo que é jogar RPG de mesa em grupo. Pior que o bônus é praticamente nulo. Só consigo ver o ladino pegando isso e pedindo para todo mundo se afastar quando ele tenta abrir uma fechadura.
Parceiro. NDN
Sentidos Aguçados. NDN
Sortudo. Inclui teste de ataque e de resistência?
Surto Heroico. Gasto muito alto ao meu ver.
Torcida. Muito situacional, bônus muito baixo. Parece que só está aqui para encher linguiça.
Treinamento em Perícia. NDN
Vontade de Ferro. Não consigo entender onde PM está ligado a isso, e acaba favorecendo classes que possuam sabedoria como foco, e que normalmente já possuem um valor de PM bom.
TALENTOS DE TORMENTA
Parece que o lefou vai escolher daqui agora. Uma coisa que reparei é que o bônus aumenta caso tenha outros talentos extra. Gosto dessa característica escalonável.
Anatomia Insana. Coitado do ladino.
Antenas. NDN
Armamento Aberrante. Aqui eu teria cuidado, o dano pode ficar meio absurdo bem rápido.
Articulações Flexíveis. NDN
Asas Insetoides. NDN, embora talvez eu começasse com 3m de deslocamento, já que com o requisito de 4 talentos o personagem já vai ganhar +6m de bônus.
Carapaça. NDN
Corpo Aberrante. Como isso interage com o lutador?
Dentes Afiados. NDN, mas por que o dano não aumenta na proporção?
Empunhadura Rubra. Cuidado com o escalonamento, pode acabar subindo o bônus muito rápido.
Mãos Membranosas. NDN
Olhos Vermelhos. NDN
Pele Corrompida. NDN
Sangue Ácido. NDN
Visco Rubro. Aqui já achei o escalonamento muito leve.
No mais, se você tiver alguma sugestão extra, ou um comentário construtivo, ou encontrar algum erro, fique à vontade para comentar.