DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Spokesman
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Jul 2019, 17:53

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Spokesman » 01 Jan 2021, 15:18

Feliz Ano Novo e, com ele, comecei a minha análise "definitiva" do Tormenta 20, então espero contar com a boa vontade dos senhores para me tirarem as dúvidas conforme elas forem surgindo.

Hoje a minha dúvida é sobre os poderes gerais Esquiva e Encouraçado. RAW, parece acumular. Não há nada que eu tenha lido que esteja descrito seja no capítulo, seja na página 32 sobre habilidades de classe que contradiga.

Obrigado
Lembre-se: Nós estaremos observando.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6452
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 01 Jan 2021, 21:11

Spokesman escreveu:
01 Jan 2021, 15:18
Hoje a minha dúvida é sobre os poderes gerais Esquiva e Encouraçado. RAW, parece acumular.
Acumula.
Não há nada que eu tenha lido que esteja descrito seja no capítulo, seja na página 32 sobre habilidades de classe que contradiga.
Sim, nada nessa parte do livro interfere nisso.

Independentemente disto, as clarificações têm duas regras interessantes de você manter em mente, embora elas não alterem o resultado da questão: as clarificações dizem que os tipos de fonte (que elas listam como habilidades, magias, itens e aliados) não acumulam, mas já em seguida colocam "habilidades diferentes" como exceção, fazendo com que só habilidades iguais (a mesma habilidade) não acumule.
Spokesman escreveu:
01 Jan 2021, 15:18
...comecei a minha análise "definitiva" do Tormenta 20...
Qual a proposta dessa análise?
Imagem

Avatar do usuário
Spokesman
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Jul 2019, 17:53

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Spokesman » 02 Jan 2021, 10:17

Khrjstjano escreveu:
01 Jan 2021, 21:11

Acumula.
Não há nada que eu tenha lido que esteja descrito seja no capítulo, seja na página 32 sobre habilidades de classe que contradiga.
Sim, nada nessa parte do livro interfere nisso.
Obrigado.
Khrjstjano escreveu:
01 Jan 2021, 21:11

Independentemente disto, as clarificações têm duas regras interessantes de você manter em mente, embora elas não alterem o resultado da questão: as clarificações dizem que os tipos de fonte (que elas listam como habilidades, magias, itens e aliados) não acumulam, mas já em seguida colocam "habilidades diferentes" como exceção, fazendo com que só habilidades iguais (a mesma habilidade) não acumule.
Então, se eu entendi correto, bônus de mesma fonte acumulam a não ser que sejam da mesma habilidade em específico? Essa foi a minha dúvida inicial, visto que eu vim de um cenário em que bônus da mesma fonte não acumulavam e, ao meu ver, esses dois poderes dariam "bônus de poder". Novamente, obrigado pelo esclarecimento.

Khrjstjano escreveu:
01 Jan 2021, 21:11

Qual a proposta dessa análise?
Matemática. Tentar descobrir quais parâmetros foram usados para criar o sistema. "Os autores quantificaram quanto vale um poder? +2 em um atributo 'vale' quantos poderes?" E por aí vai. Essa análise serve para algumas coisas:
A primeira, serve para escalonar as classes entre si. Vi que os senhores tem feito um trabalho maravilhoso em analisar cada uma das classes individualmente e quais os poderes são melhores e quais são muito situacionais, e acho isso muito importante e louvável. Minha intenção é tentar descobrir se há uma base matemática que me diga o quão defasado um guerreiro feito só com poderes vermelhos fica em relação a um guerreiro "dourado", e onde isso fica se comparado com um caçador "azul claro".
Segundo, isso permite pequenas correções. "Como poderia se corrigir um poder 'vermelho'? Será que aumentando a chance de uso ele ficaria melhor?" A intenção é tentar fugir de um buff ou de um nerf meramente em valores de dano ou, no fim das contas, tudo vai acabar causando dano igual em busca de um balanceamento que eu considero sem graça.
Terceiro, ajuda criadores de conteúdo. Essa foi a vantagem e desvantagem do Sistema D20 quando lançado: Tínhamos 3 Samurai, 4 Swashbucklers e dezenas de variantes de magos, cada uma de uma editora diferente, com propostas diferentes e níveis de poder diferentes. Tínhamos Talentos que tinham o mesmo custo, mas que davam benefícios muito diferentes. Se tivermos como descobrir a matemática usada, podemos criar guias/orientações, como ocorre desde sempre (Livro do Mestre AD&D, Capítulo 2, página 24 e Capítulo 3, página 32 na edição Abril, assim como a série Player's Options). Eu tenho certeza que assim que a Iniciativa T20 ficar disponível, teremos dezenas de classes de temática muito parecida, mas níveis de poder muito díspares. A análise ajudaria tanto os criadores quanto os consumidores.

Eu sei que um sistema de RPG não pode ser categorizado de forma tão absoluta através de matemática, pois o livro em si não é nada, e todo o jogo depende da mesa, Mestre e jogadores que o jogam. Também sei que o importante é a diversão, e que existem inúmeras maneiras de se balancear um jogo (sobe o fraco ou abaixa o forte? Ou faz ambos, encontrando-os em um utópico meio do caminho?). E sei que tenho vieses pessoais que vão modificar a análise. E que, por não ser Doutor em Matemática nem Estatística, vou acabar incorrendo em muitas incongruências...

Mas, não posso deixar a oportunidade ir de fazer um olhar crítico, atualizando, complementando e finalizando as análises que fiz na época do playtest.
Lembre-se: Nós estaremos observando.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6452
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 03 Jan 2021, 03:39

jirayajonny escreveu:
06 Jan 2021, 21:45
Boa Noite!

Estava relendo as habilidades de Julgamento divino e me surgiu uma dúvida. Antes vou só contextualizar:

Minha personagem na jornada heroica (Myriann) vai ter um "combinho" no qual ela vai combinar "Estilo de Duas Armas + Julgamento Divino Salvação + Julgamento Divino Iluminação". Na descrição de Iluminação diz que são PM temporários. Isso quer dizer que podem exceder meu limite de PM? Mesmo que esses PM excedam meu limite de PM, vão sumir no fim da cena?

Agradeço a compreensão

EDIT: Descobri que PV e PM temporário dura até o fim do dia (a não ser que a descrição da habilidade diga o contrário), pode exceder o limite e dura até o fim do dia. (T20 Página 106)
Fique atento ainda às regra da página 294 e 295:
Cura Acelerada, Pontos Temporários, Resistência a Dano
Estes efeitos acumulam, exceto quando suas fontes não o fazem. Um osteon (resistência a corte, frio e perfuração 5) com uma couraça de adamante (RD 2) reduz dano de corte, frio e perfuração em 7 e qualquer outro dano em 2.
Exceções & explicações
Habilidades. Bônus por habilidades de raça, classe e origem (incluindo poderes) acumulam entre si, exceto quando vierem da mesma habilidade. Assim, o bônus na Defesa fornecido pela Pele de Ferro do bárbaro acumula com o bônus na Defesa fornecido pela Esquiva Sagaz do bucaneiro.
Se você fizer 2 ataques num inimigo sob efeito de Iluminação, os PM temporários ganhos não acumularão.

O truque aqui é você ganhar e gastar. Faça o primeiro ataque e ganhe 2 PM. No segundo ataque, gaste esse PM com alguma coisa que melhore esse ataque antes de ganhar o próximo.

Iluminação é um julgamento bem roubado, mas não dá pra ficar estocando os PM.

===========================================================================

Spokesman escreveu:
02 Jan 2021, 10:17
Então, se eu entendi correto, bônus de mesma fonte acumulam a não ser que sejam da mesma habilidade em específico?
Para a fonte Habilidades é isso aí.

Se não for a mesma habilidade agindo 2x, não tem problema.

esses dois poderes dariam "bônus de poder".
Poderes não são uma fonte à parte.

Poderes são um subtipo de habilidade e seu tipo de fonte ainda é esse.

Nota: informalmente, no entanto, até os desenvolvedores às vezes usam a palavra "poder" para falar de habilidades (inclusive de habilidades que NÃO são poderes, como Fúria ou Durão)". Apenas lembre que quando alguém falar que poderes iguais não acumulam, ou algo assim, a regra formal mesmo é que "habilidades" iguais não acumulam.
Matemática. Tentar descobrir quais parâmetros foram usados para criar o sistema. "Os autores quantificaram quanto vale um poder? +2 em um atributo 'vale' quantos poderes?" E por aí vai. Essa análise serve para algumas coisas:
A primeira, serve para escalonar as classes entre si. Vi que os senhores tem feito um trabalho maravilhoso em analisar cada uma das classes individualmente e quais os poderes são melhores e quais são muito situacionais, e acho isso muito importante e louvável. Minha intenção é tentar descobrir se há uma base matemática que me diga o quão defasado um guerreiro feito só com poderes vermelhos fica em relação a um guerreiro "dourado", e onde isso fica se comparado com um caçador "azul claro".
Segundo, isso permite pequenas correções. "Como poderia se corrigir um poder 'vermelho'? Será que aumentando a chance de uso ele ficaria melhor?" A intenção é tentar fugir de um buff ou de um nerf meramente em valores de dano ou, no fim das contas, tudo vai acabar causando dano igual em busca de um balanceamento que eu considero sem graça.
Terceiro, ajuda criadores de conteúdo. Essa foi a vantagem e desvantagem do Sistema D20 quando lançado: Tínhamos 3 Samurai, 4 Swashbucklers e dezenas de variantes de magos, cada uma de uma editora diferente, com propostas diferentes e níveis de poder diferentes. Tínhamos Talentos que tinham o mesmo custo, mas que davam benefícios muito diferentes. Se tivermos como descobrir a matemática usada, podemos criar guias/orientações, como ocorre desde sempre (Livro do Mestre AD&D, Capítulo 2, página 24 e Capítulo 3, página 32 na edição Abril, assim como a série Player's Options). Eu tenho certeza que assim que a Iniciativa T20 ficar disponível, teremos dezenas de classes de temática muito parecida, mas níveis de poder muito díspares. A análise ajudaria tanto os criadores quanto os consumidores.

Eu sei que um sistema de RPG não pode ser categorizado de forma tão absoluta através de matemática, pois o livro em si não é nada, e todo o jogo depende da mesa, Mestre e jogadores que o jogam. Também sei que o importante é a diversão, e que existem inúmeras maneiras de se balancear um jogo (sobe o fraco ou abaixa o forte? Ou faz ambos, encontrando-os em um utópico meio do caminho?). E sei que tenho vieses pessoais que vão modificar a análise. E que, por não ser Doutor em Matemática nem Estatística, vou acabar incorrendo em muitas incongruências...

Mas, não posso deixar a oportunidade ir de fazer um olhar crítico, atualizando, complementando e finalizando as análises que fiz na época do playtest.
Algumas dicas que eu posso dar no momento são:

1. Existe uma matemática independentemente de se o desenvolvedor queria que houvesse ou não. Quando estiver analisando as coisas, mantenha isso em mente. Nem tudo que está lá está porque os desenvolvedores seguiram um parâmetro. Muitas coisas estão lá porque um padrão foi criado por aquilo que acabou entrando no livro, não importa por qual motivo a coisa entrou.

2. Mantenha em mente o que é RCE e RCP (RAW e RAI). Eventualmente você acaba tendo que falar dos dois, ao analisar algo. E noutras vezes tem mesmo que optar por um e esquecer o outro, quando um deles não serve (por qualquer motivo que seja).

3. Tenha em mente que seus critérios determinarão muita coisa em suas análises. E que estes seus critérios podem ser questionados. No entanto, isso não é problema, contanto que você deixe bem claro (seja por expresso ou implicitamente em seus textos) quais são estes seus critérios.

No mais, bom trabalho e sempre que precisar, é só perguntar aqui que alguém sempre responde algo.
Imagem

Avatar do usuário
jirayajonny
Mensagens: 76
Registrado em: 09 Dez 2013, 22:14

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por jirayajonny » 07 Jan 2021, 19:23

Exceções & explicações
Habilidades. Bônus por habilidades de raça, classe e origem (incluindo poderes) acumulam entre si, exceto quando vierem da mesma habilidade. Assim, o bônus na Defesa fornecido pela Pele de Ferro do bárbaro acumula com o bônus na Defesa fornecido pela Esquiva Sagaz do bucaneiro.
Se você fizer 2 ataques num inimigo sob efeito de Iluminação, os PM temporários ganhos não acumularão.

O truque aqui é você ganhar e gastar. Faça o primeiro ataque e ganhe 2 PM. No segundo ataque, gaste esse PM com alguma coisa que melhore esse ataque antes de ganhar o próximo.

Iluminação é um julgamento bem roubado, mas não dá pra ficar estocando os PM.
AHH sim, mas a ideia é ela ficar queimando os PM de novo, dando Golpe Divino... Dificilmente ela estocaria esses PM pra sempre.

Alias, aproveitando o momento: Eu não tenho o livro jogo "O labirinto de Tapista", mas pra um futuro vídeo do meu canal precisava saber qual o ANO em que a história se passa... Alguém saberia me dizer?

Avatar do usuário
jirayajonny
Mensagens: 76
Registrado em: 09 Dez 2013, 22:14

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por jirayajonny » 16 Jan 2021, 19:03

Os bônus de Golpe Divino e Vingador Sagrado se acumulam?
(Khrjstjano já me respondeu no privado, mas to pondo a pergunta aqui novamente pra ajudar mais alguém)

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6452
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 16 Jan 2021, 22:46

jirayajonny escreveu:
16 Jan 2021, 19:03
Os bônus de Golpe Divino e Vingador Sagrado se acumulam?
(Khrjstjano já me respondeu no privado, mas to pondo a pergunta aqui novamente pra ajudar mais alguém)
Quando usar um Golpe Divino enquanto estiver na forma de Vingador Sagrado, o Carisma no ataque não vai somar duas vezes.

Modificadores de atributo nunca podem ser somados mais do que uma vez em algo.

Nota: fique atento à palavra "soma" na habilidades. Ela normalmente estará lá para facilitar a identificação dos casos.
Imagem

Eduardo Santinho
Mensagens: 143
Registrado em: 21 Jan 2019, 15:33

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Eduardo Santinho » 17 Jan 2021, 12:43

1-)Vontade de Ferro pode ser comprada 2 ou mais vezes por exemplo comprando 2 vezes ganhar +4 em vontade e +2PM a cada 2 niveis, pode ?
2-)Ação livre a regra diz que normalmente voce pode fazer quantas ações livres voce quiser por turno, desde que sejam de pouco ou nenhum tempo, se eu precisar eu poderia trocar minha ação de movimento por uma ação livre ??

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6452
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 17 Jan 2021, 15:49

Eduardo Santinho escreveu:
17 Jan 2021, 12:43
1-)Vontade de Ferro pode ser comprada 2 ou mais vezes por exemplo comprando 2 vezes ganhar +4 em vontade e +2PM a cada 2 niveis, pode ?
Nope.

Página 33: "A menos que especificado o contrário, você não pode escolher um mesmo poder mais de uma vez."

Vontade de Ferro não especifica o contrário.
2-)Ação livre a regra diz que normalmente você pode fazer quantas ações livres você quiser por turno, desde que sejam de pouco ou nenhum tempo, se eu precisar eu poderia trocar minha ação de movimento por uma ação livre ??
Se você quer usar uma ação livre como ação de movimento para romper o limite, não há regras para isso.

Mas não faria sentido haver uma regra assim, em termos de design. Se você já chegou ao limite de vezes que pode fazer algo de forma extremamente rápida, quer dizer que não há mais tempo para fazer aquilo de novo nem mesmo dessa forma extremamente rápida. Tentar fazer essa mesma coisa mais uma vez, só que de forme mais lenta, não teria sentido mecânico. :geek:
Imagem

Avatar do usuário
eddyhunter
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Dez 2019, 02:42

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por eddyhunter » 17 Jan 2021, 22:46

Olá, boa noite.
Procurei pelo livro, lembrando que em trpg essencia ignorava resistencia a danos e o RD era utilizado apenas nos danos físicos, alguma informação referente a isso. Desde que comecei a jogar, tenho ouvido que o RD no t20 serve para absorver todos os tipos de dano, sejam físicos quanto mágicos. Gostaria de uma informação mais convicta sobre tal situação. Magia realmente eh absorvida pelo RD? e todos os tipos de dano são absorvidos pelo RD ou tem algo que ignore isso?

Responder

Voltar para “Tormenta”