DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Salvemoselfos
Mensagens: 24
Registrado em: 23 Jan 2021, 09:24

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Salvemoselfos » 02 Fev 2021, 22:48

Boa noite pessoal!

Venho com uma dúvida que a princípio pode parecer boba, mas acho que não é, pois dependendo da interpretação combates podem mudar drasticamente. Em meu grupo tenho um nobre, ele subiu de nível e estamos discutindo sobre as escolhas de poderes. A dúvida é sobre poderes de nobre e ação necessária.

Na pág. 32 temos a definição de ação necessária:
"Ação Necessária
A descrição da habilidade determina a ação necessária para usá-la. Caso nada esteja descrito, usar a habilidade é uma ação livre.
"

O seguinte poder de nobre não tem descrição sobre a ação necessária:
"Inspirar Confiança. Sua presença faz as pessoas darem o melhor de si. Você pode gastar 2 PM para fazer um aliado em alcance curto rolar novamente um teste recém realizado."

Logo, concluo por RAW que usar esse poder requer ação livre. No entanto o personagem nobre (assim como qualquer personagem) só pode usar ação livre em seu turno, apenas reações podem ser utilizadas fora do turno. Quando o aliado rolará novamente o teste? No turno dele (aliado) ou apenas no turno do nobre?

Exemplo: um aliado erra um ataque, o nobre pode gastar os 2 PM no turno do aliado para o aliado rolar de novo imediatamente? ou o nobre espera chegar sua vez na iniciativa para usar o poder e então o aliado refazer o ataque?

Creio que para o nobre usar imediatamente o poder ele deveria ser descrito como reação, e não ação livre que a regra geral diz. Bora discutir! Se eu tiver equivocado, por favor sinalizem!

Vitoreba
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Mai 2020, 18:57

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Vitoreba » 02 Fev 2021, 23:08

Olá pessoal, acho que vocês podem me ajudar numa questão relacionada à condição "enjoado".
O texto da condição diz:

"Só pode realizar uma ação padrão ou de movimento (não ambas) por rodada. Pode fazer investida como ação padrão, mas avança no máximo seu deslocamento (não o dobro)." - versão resumida retirada do escudo do mestre.

Se a criatura estiver sobre o efeito da magia velocidade, e estiver enjoada, ele não pode se aproveitar do efeito mágico (aka: uma ação extra)?

TormentaRPGforum
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Abr 2018, 16:07

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por TormentaRPGforum » 03 Fev 2021, 16:16

O aprimoramento de +2 PM da magia controlar fogo aumenta o efeito de ''chamejar''? Por que?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6445
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 03 Fev 2021, 22:49

Salvemoselfos escreveu:
02 Fev 2021, 22:48
Boa noite pessoal!

Venho com uma dúvida que a princípio pode parecer boba, mas acho que não é, pois dependendo da interpretação combates podem mudar drasticamente. Em meu grupo tenho um nobre, ele subiu de nível e estamos discutindo sobre as escolhas de poderes. A dúvida é sobre poderes de nobre e ação necessária.

Na pág. 32 temos a definição de ação necessária:
"Ação Necessária
A descrição da habilidade determina a ação necessária para usá-la. Caso nada esteja descrito, usar a habilidade é uma ação livre.
"

O seguinte poder de nobre não tem descrição sobre a ação necessária:
"Inspirar Confiança. Sua presença faz as pessoas darem o melhor de si. Você pode gastar 2 PM para fazer um aliado em alcance curto rolar novamente um teste recém realizado."

Logo, concluo por RAW que usar esse poder requer ação livre. No entanto o personagem nobre (assim como qualquer personagem) só pode usar ação livre em seu turno, apenas reações podem ser utilizadas fora do turno. Quando o aliado rolará novamente o teste? No turno dele (aliado) ou apenas no turno do nobre?

Exemplo: um aliado erra um ataque, o nobre pode gastar os 2 PM no turno do aliado para o aliado rolar de novo imediatamente? ou o nobre espera chegar sua vez na iniciativa para usar o poder e então o aliado refazer o ataque?

Creio que para o nobre usar imediatamente o poder ele deveria ser descrito como reação, e não ação livre que a regra geral diz. Bora discutir! Se eu tiver equivocado, por favor sinalizem!
Antes de mais nada, considere outra regra:

  • Habilidades que Afetam Testes

    Habilidades que fornecem um bônus a um teste
    devem ser usadas antes de rolar o dado. Habilidades
    que permitem que você role novamente o dado devem
    ser usadas antes de o mestre declarar se você passou
    ou não no teste
    (e você deve ficar com o segundo
    valor rolado, mesmo que seja pior que o primeiro).


Não estou te dando uma resposta, mas sim mais um problema para avaliar.


=======================================================

Vitoreba escreveu:
02 Fev 2021, 23:08
Se a criatura estiver sobre o efeito da magia velocidade, e estiver enjoada, ele não pode se aproveitar do efeito mágico (aka: uma ação extra)?
Ao que me consta, é o mesmo caso de ação completa, que fala em gastar ambas sua ação de movimento e padrão, mas só quando foi escrito por expresso que pode fazer ações extras é que as discussões acabaram.


=======================================================

TormentaRPGforum escreveu:
03 Fev 2021, 16:16
O aprimoramento de +2 PM da magia controlar fogo aumenta o efeito de ''chamejar''? Por que?
Da forma que está escrito, eu diria que pela letra da lei, sim. Porque foi escrito de uma forma muito aberta. Não vejo nada no texto que submeta esse aprimoramento a aumentar somente o dano causado direto pela magia e não o dano que ela faz a arma causar.

Mas tenho a impressão de que a intenção era que não. Porque "aumenta o dano em +tanto" é CTRL+C, CTRL+V de um aprimoramento que, exceto por essa magia, só aparece em magias que causam dano elas próprias (dano direto). Pelo que vi, essa é a única onde há os dois efeitos: causar dano direto e fazer uma arma causar mais dano.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 27 Fev 2021, 22:43, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Salvemoselfos
Mensagens: 24
Registrado em: 23 Jan 2021, 09:24

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Salvemoselfos » 04 Fev 2021, 10:46

Khrjstjano escreveu:
03 Fev 2021, 22:49
Salvemoselfos escreveu:
02 Fev 2021, 22:48
Boa noite pessoal!

Venho com uma dúvida que a princípio pode parecer boba, mas acho que não é, pois dependendo da interpretação combates podem mudar drasticamente. Em meu grupo tenho um nobre, ele subiu de nível e estamos discutindo sobre as escolhas de poderes. A dúvida é sobre poderes de nobre e ação necessária.

Na pág. 32 temos a definição de ação necessária:
"Ação Necessária
A descrição da habilidade determina a ação necessária para usá-la. Caso nada esteja descrito, usar a habilidade é uma ação livre.
"

O seguinte poder de nobre não tem descrição sobre a ação necessária:
"Inspirar Confiança. Sua presença faz as pessoas darem o melhor de si. Você pode gastar 2 PM para fazer um aliado em alcance curto rolar novamente um teste recém realizado."

Logo, concluo por RAW que usar esse poder requer ação livre. No entanto o personagem nobre (assim como qualquer personagem) só pode usar ação livre em seu turno, apenas reações podem ser utilizadas fora do turno. Quando o aliado rolará novamente o teste? No turno dele (aliado) ou apenas no turno do nobre?

Exemplo: um aliado erra um ataque, o nobre pode gastar os 2 PM no turno do aliado para o aliado rolar de novo imediatamente? ou o nobre espera chegar sua vez na iniciativa para usar o poder e então o aliado refazer o ataque?

Creio que para o nobre usar imediatamente o poder ele deveria ser descrito como reação, e não ação livre que a regra geral diz. Bora discutir! Se eu tiver equivocado, por favor sinalizem!
Antes de mais nada, considere outra regra:

  • Habilidades que Afetam Testes

    Habilidades que fornecem um bônus a um teste
    devem ser usadas antes de rolar o dado. Habilidades
    que permitem que você role novamente o dado devem
    ser usadas antes de o mestre declarar se você passou
    ou não no teste
    (e você deve ficar com o segundo
    valor rolado, mesmo que seja pior que o primeiro).


Não estou te dando uma resposta, mas sim mais um problema para avaliar.


=======================================================
Entendi. Vou considerar o poder como uma reação, embora não esteja descrito nele. Não vai ferir essa regra que você citou e que eu nem tinha considerado, e acho que faz mais sentido também.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6445
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 04 Fev 2021, 11:58

Salvemoselfos escreveu:
04 Fev 2021, 10:46
Entendi. Vou considerar o poder como uma reação, embora não esteja descrito nele. Não vai ferir essa regra que você citou e que eu nem tinha considerado, e acho que faz mais sentido também.
Agora que você ficou por dentro, comento que a intenção do poder é isso mesmo. Por motivos de simplicidade, alguns casos onde a intenção do uso como reação é evidente (porque a coisa feita é toda reativa) ficaram sem citar que são usados como reação. Mas nesse do nobre realmente teria sido melhor ter dito por expresso para evitar dúvidas.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 04 Fev 2021, 19:49, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por ISMurff » 04 Fev 2021, 15:10

Um golpe pessoal amplo com uma arma a distância vai afetar a área próxima ao personagem que realizou o golpe ou a área próxima ao alvo do ataque?
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6445
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 04 Fev 2021, 20:16

ISMurff escreveu:
04 Fev 2021, 15:10
Um golpe pessoal amplo com uma arma a distância vai afetar a área próxima ao personagem que realizou o golpe ou a área próxima ao alvo do ataque?
Do personagem. O texto do poder é sempre o mesmo.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 27 Fev 2021, 22:45, em um total de 1 vez.
Imagem

Vitoreba
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Mai 2020, 18:57

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Vitoreba » 04 Fev 2021, 21:39

Khrjstjano escreveu:
03 Fev 2021, 22:49
Vitoreba escreveu:
02 Fev 2021, 23:08
Se a criatura estiver sobre o efeito da magia velocidade, e estiver enjoada, ele não pode se aproveitar do efeito mágico (aka: uma ação extra)?
Ao que me consta, é o mesmo caso de ação completa, que fala em gastar ambas sua ação de movimento e padrão, mas só quando foi escrito por expresso que pode fazer ações extras é que as discussões acabaram.
Deculpe, não entendi bem o que quis dizer...

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6445
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 04 Fev 2021, 23:32

Vitoreba escreveu:
04 Fev 2021, 21:39
Khrjstjano escreveu:
03 Fev 2021, 22:49
Vitoreba escreveu:
02 Fev 2021, 23:08
Se a criatura estiver sobre o efeito da magia velocidade, e estiver enjoada, ele não pode se aproveitar do efeito mágico (aka: uma ação extra)?
Ao que me consta, é o mesmo caso de ação completa, que fala em gastar ambas sua ação de movimento e padrão, mas só quando foi escrito por expresso que pode fazer ações extras é que as discussões acabaram.
Deculpe, não entendi bem o que quis dizer...
Que apesar de Enjoado não impedir o uso de habilidades que fornecem ações extras (essa é a resposta para a dúvida, só pra frisar), acredito que essa condição tem boas chances de gerar discussões por muito tempo, como Ação Completa também gerou (até que teve seu texto alterado para falar expressamente que era possível fazer ações extras após usar uma ação completa).
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”