DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6088
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 12 Jan 2022, 14:30

Kheo escreveu:
12 Jan 2022, 07:07
Como funcionam itens consumíveis em relação ao tamanho de personagens, por exemplo um Ceratops precisaria de 2 rações de viagem por dia ou uma ração aumentada? Ou no caso de uma sílfide, precisaria de uma ração reduzida ou uma ração duraria 2 dias? Como isso se aplicaria a itens consumíveis tipo essência de mana, como funcionam em relação a essas diferenças? A Essência de mana teria que ser aumentada para esta raça? Se sim, qual seria o efeito dele tomar uma menor?
O tamanho adequado de itens para as criaturas segue o padrão Minúsculo: reduzido, Grande: aumentado, como o normal.

Quanto às rações, caso o personagem não tenha as adequadas, ele sempre pode comer outra coisa (comida é comida), mas como qualquer coisa vai ser resolvida é por conta do mestre.

Quanto à Essência de Mana, ela só tem efeito se for usada por completo. Beber metade de uma não tem efeito nenhum, nem mesmo para criatura menores.

P.S: ainda quanto às rações, a não ser em aventuras onde sobreviver à fome seja um desafio real, recomendo não se preocupar com isso. Se não quiser deixar de graça, você pode usar a regra variante Custo de Vida (p. 263) para resolver questões assim e poder focar no que realmente importa e é divertido na campanha (e microgerenciamento em RPG de mesa é a antítese disto). Apenas o controle de itens com efeitos mecânicos relevantes realmente vale a pena, em aventuras de Tormenta20,

P.P.S: fiz umas correções nas respostas anteriores sobre Transmutar Objetos. Eu não tinha notado na hora, mas regras conforme escritas (e também é a intenção) não dá pra usar essa magia numa Carroça. Mas fui alertado do fato pelo Felipe, então arrumei lá.
Imagem

Kheo
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Dez 2021, 19:58

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kheo » 12 Jan 2022, 21:03

Os modificadores de atributos são considerados habilidades raça ? Já que o deslocamento e o tamanho são colocados separadamente na página 18 do livro, mas nas raças elas estão dentro das habilidades da mesma forma que acontece com os modificadores de atributos. Se a resposta for não, então os Moreau sem Herança tem somente +2 em 2 atributos sendo assim um humano mais fraco? Se a resposta for sim, então Osteons poderiam pegar modificadores de atributos, então neste caso cada modificador seria uma habilidade separada ou eles são todos juntos uma habilidade?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6088
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 13 Jan 2022, 04:57

Kheo escreveu:
12 Jan 2022, 21:03
Os modificadores de atributos são considerados habilidades raça?
Não. Página 18.
  • Características
    das Raças

    1. Modificadores de Atributo. Sua raça
    modifica seus atributos, podendo aumentá-los acima
    de 18. Um modificador de raça nunca baixa um valor
    de atributo para menos de 3.
    2. Habilidades de Raça. Você possui todas
    as habilidades de sua raça. Consulte a seção “Clas-
    ses” para as regras de como usar habilidades.
    3. Tamanho & Deslocamento. Sua raça
    define seu tamanho e deslocamento. A menos que
    especificado o contrário, seu tamanho é Médio e seu
    deslocamento é 9m. Veja mais sobre essas caracterís-
    ticas na página 106.
Já que o deslocamento e o tamanho são colocados separadamente na página 18 do livro, mas nas raças elas estão dentro das habilidades da mesma forma que acontece com os modificadores de atributos.
Conforme acima, tamanho e deslocamento não são habilidades (apenas estabelecidos por elas, quando a raça não é Média).
....Moreau sem Herança tem somente +2 em 2 atributos sendo assim um humano mais fraco?
Não sei dizer, eles ainda não entraram no sistema, só saíram na DB (e não tenho a revista pra ler como estão nela).

Obs: no TRPG um moreau sem talento de herança era mesmo um humano com menos bônus de atributo (só um +2) e menos perícias treinadas (só uma); não havendo nenhum motivo mecânico para você fazer um.
...Osteons poderiam pegar modificadores de atributos(...)?
Não.
Imagem

Malvez
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Set 2021, 18:10

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Malvez » 13 Jan 2022, 10:54

As regras gerais de uso de habilidades afirmam que, quando a ação necessária para o uso de uma habilidade não é informada, usa-se ação livre para executar a habilidade. No entanto habilidades que dependem de eventos para acontecer seriam uma exceção a essa regra e poderiam ser usadas como reação? Digo isso pois habilidades como o Inspirar confiança do nobre parecem fazer mais sentido quando usadas como reação.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6088
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 13 Jan 2022, 13:26

Malvez escreveu:
13 Jan 2022, 10:54
As regras gerais de uso de habilidades afirmam que, quando a ação necessária para o uso de uma habilidade não é informada, usa-se ação livre para executar a habilidade. No entanto habilidades que dependem de eventos para acontecer seriam uma exceção a essa regra e poderiam ser usadas como reação? Digo isso pois habilidades como o Inspirar confiança do nobre parecem fazer mais sentido quando usadas como reação.
Página 14 do FAQ do sistema:
  • Todas as habilidades que não indicam a ação necessária para usá-las são usadas com ação
    livre?

    Quando o texto de uma habilidade não descreve a ação necessária para usá-la, usa-se uma ação
    livre. A exceção são habilidades que modificam testes (como habilidades que concedem bônus ou
    permitem rolar mais de um dado para o teste) que são usadas como parte da mesma ação do
    teste. Em alguns casos específicos, o texto da habilidade não incluiu a ação necessária; estes
    casos são descritos na Parte 1 - Errata.
As habilidades que sofreram errata para incluir reação no texto são Aparar, Durão e Inspirar Confiança.
Imagem

Kheo
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Dez 2021, 19:58

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kheo » 14 Jan 2022, 20:54

É possível fazer uma poção de desejo para aumentar atributo, se sim os pms gastos são de quem faz ou de quem usou? É possível fazer uma poção de servo morto-vivo? No FAQ é dito que é possível utilizar desejo para remover a penalidade em carisma que poderes da tormenta te dão, eles são tirados 1 para cada vez q se usa o desejo com sacrifício de 2 PMs ou são tirados todos de uma vez?

Quinho_1
Mensagens: 8
Registrado em: 29 Mai 2021, 19:27

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Quinho_1 » 14 Jan 2022, 21:47

A magia escuridão que a raça Suraggel (Sulfure) tem, é limitado a usar apenas a nível de 1º circulo ou existe alguma possibilidade de usar de 2º? Se tem, como seria a mecânica? Desde já obrigado!

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6088
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 15 Jan 2022, 08:43

Kheo escreveu:
14 Jan 2022, 20:54
É possível fazer uma poção de desejo para aumentar atributo(...)?
Ao que me consta, sim.
...os pms gastos são de quem faz ou de quem usou?
Pág. 320.
  • Para fabricar uma poção ou pergaminho, escolha
    uma magia que você conheça (ou, no caso de poções,
    uma fórmula que você conheça, se for um inventor).
    Essa será a magia que a poção ou pergaminho irá
    conter. O custo da poção ou pergaminho é o custo em
    PM da magia elevado ao quadrado x T$ 10. A CD para
    fabricá-la é 20 + o custo em PM da magia. Assim,
    para fabricar uma poção contendo uma magia de 1º
    círculo (1 PM), você precisa gastar T$ 10 e passar em
    um teste de Ofício (alquimia) contra CD 21. Já para
    fabricar um pergaminho contendo uma magia de 3º
    círculo (6 PM), você precisa gastar T$ 360 e passar
    em um teste de Ofício (escriba) contra CD 26. Se a
    magia tiver custos especiais, você deve pagá-los.
É possível fazer uma poção de servo morto-vivo?
Ao que me consta, daria pra fazer um óleo.
No FAQ é dito que é possível utilizar desejo para remover a penalidade em carisma que poderes da tormenta te dão, eles são tirados 1 para cada vez q se usa o desejo com sacrifício de 2 PMs ou são tirados todos de uma vez
Pág. 182.
  • Desejo pode gerar efeitos ainda mais
    poderosos, mas tenha cuidado! Dese-
    jar a fortuna de um rei pode transpor-
    tá-lo para a sala de tesouro real, onde
    você será preso ou morto; desejar ser
    imortal pode transformá-lo em mor-
    to-vivo, e assim por diante. Qualquer
    efeito que não encaixe na lista acima
    deve ser decidido pelo mestre.
Mas observe mais uma coisa.
  • Desejo pode gerar efeitos ainda mais
    poderosos, mas tenha cuidado! Dese-
    jar a fortuna de um rei pode transpor-
    tá-lo para a sala de tesouro real, onde
    você será preso ou morto
    ; desejar ser
    imortal pode transformá-lo em mor-
    to-vivo, e assim por diante. Qualquer
    efeito que não encaixe na lista acima
    deve ser decidido pelo mestre.
Com Desejo, você nunca sabe no que vai dar. Desejar recuperar sua perda de Carisma pode te tirar todos os seus poderes da Tormenta, por exemplo.

P.S: mas desejar "remover sua penalidade" em Carisma é algo que dá pra saber no que vai dar. Você vai sacrificar 2 PM, mas não vai acontecer nada. Porque poderes da Tormenta não dão "penalidade". Eles te fazem perder Carisma, o que é completamente diferente (penalidade é um modificador negativo, perder algo é não ter mais aquilo). Desejo só pode, no máximo, te dar o que você pediu. Com Desejo, as coisas funcionam assim; se você pediu a coisa errada, problema seu, não do mestre. :D

=============================
Quinho_1 escreveu:
14 Jan 2022, 21:47
A magia escuridão que a raça Suraggel (Sulfure) tem, é limitado a usar apenas a nível de 1º circulo ou existe alguma possibilidade de usar de 2º? Se tem, como seria a mecânica?
Regras conforme escritas, pelo que temos hoje a questão é ambígua (há duas respostas possíveis): 1) Não é possível obter acesso ao 2º círculo "como sulfure", por isso você nunca cumprirá requisitos de círculo de sua "magia racial de sulfure". 2) Se você tiver acesso ao 2º círculo com uma classe divina qualquer, você cumpre o requisito. De outra forma, não tem como cumprir (embora isso de "divina" também seja questionável, por RCE, o que dá um toque de inconclusividade à questão). Isso tudo nos leva a ter que questionar os autores a respeito do assunto, e...

Os autores andam debatendo questões assim, para adicioná-las ao FAQ. Quando ele for atualizado com questões de magia, que ainda não constam nele, essa é uma questão que deverá ficar definida. Mesmo que se consiga uma resposta deles agora, não necessariamente será a que será publicada no FAQ, que é o que vai valer, a partir de então. Por isso, por hora recomendo resolver com seu mestre e aguardar.
Imagem

Juliuzz
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Out 2021, 18:10

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Juliuzz » 15 Jan 2022, 12:40

Sobre o poder de Druida Companheiro Animal Aprimorado, o texto diz o seguinte: "Esse animal recebe um
segundo tipo diferente, ganhando os bônus equivalentes". Esse "equivalentes" quer dizer que se o druida estiver no nível 12, tiver um alado Fortão Mestre e comprar o poder para transformá-lo em um aliado assassino também, ele será um assassino mestre?

No FAQ é dito que apenas o tipo original do aliado progride com os níveis do druida, mas o texto parece sugerir algo diferente, porque diz que o bônus é "equivalente". Ou, na verdade o aliado não progride, mas se ele já for mestre, o segundo tipo também será mestre? O mesmo se aplica ao poder Companheiro Animal Mágico.

Kheo
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Dez 2021, 19:58

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kheo » 15 Jan 2022, 13:42

Se um personagem usar uma magia em alguém que tenha refletor a partir do conjurar monstro e o conjurador estiver fora do alcance da magia já q foi feita a partir do monstro , quem toma a magia, o monstro ou o conjurador?
Se um conjurador que usou cúpula de repulsão contra um personagem e esse personagem tem refletor, e o conjurador lança uma magia de alvo único e ela é devolvida, a cúpula impede a magia?
Se um personagem que tem refletor sofrer um ataque vindo da magia toque chocante com o aprimoramento de bater junto da magia, ele consegue devolver a magia ? Se sim, o inimigo toma o ataque q ele faria no personagem ou só o dano da magia? Se for possível isto, dá para utilizar zeloso neste tipo de ataque para puxar o ataque que iria atingir o aliado e devolver a magia para o inimigo?

Responder

Voltar para “Tormenta”