DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
MageOfFire
Mensagens: 19
Registrado em: 03 Mar 2022, 18:15

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por MageOfFire » 07 Abr 2022, 23:27

Olá,

Hoje eu tenho uma dúvida sobre o Encantamento para Veloz que está na página 322 do livro base.

1- Utilizando o estilo de duas armas e ambas tendo o encantamento Veloz é possível dar um ataque extra com cada uma delas na mesma ação padrão?
Veloz. Quando usa a ação atacar com a arma, você pode gastar 2 PM para realizar um ataque adicional com ela. Se possuir a habilidade Ataque Extra, em vez disso seu custo diminui em –1 PM.
Estilo de Duas Armas: Se estiver usando duas armas (e pelo menos uma delas for leve) e fizer a ação atacar, você pode fazer dois ataques, um com cada arma. Se fizer isso, sofre –2 em todos os testes de ataque até o seu próximo turno. Se você possuir Ambidestria, não sofre essa penalidade. Pré-requisito: Des 15, treinado em Luta.
Considerando o texto não vejo motivos para não poder, porém, gostaria da confirmação.

Abraços!
"My Blood is made of Power,
My Body your Dimension,
My Mind is bathed by the seat of Justice,
With a Benevolent Heroic Spirit,
A Soul that carries Eternal Hope
And the Heart that seeks the True Balance for the world,
In view of this I pray to you Bahamut,
Supreme God that shines in the darkest Night
And streak on the clearest Day,
Awaken the Purity of my Essence
So that I can be the blade that cut the wicker
Summa Virtude!"

Drako, Arauto da Pureza.

Joonz
Mensagens: 28
Registrado em: 14 Ago 2021, 12:34

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Joonz » 08 Abr 2022, 01:35

Os poderes "Autoconfiança" (Nobre) e "Égide Sagrado" (Paladino) se acumulam? Foi dito que sim, devido que a regra de acumulos mudaria para que ficasse mais intuitivo, tanto que um dos personagens da arena de Valkaria fez a interação dos poderes dessa forma, porém o FAQ não diz o contrario? Ou sou eu que estou me confundindo?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6452
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 08 Abr 2022, 20:26

MageOfFire escreveu:
07 Abr 2022, 23:27
1- Utilizando o estilo de duas armas e ambas tendo o encantamento Veloz é possível dar um ataque extra com cada uma delas na mesma ação padrão?
Este encanto sofreu errata:
  • Veloz (p. 322). Substitua o texto deste encanto por: “Você recebe a habilidade Ataque Extra, do
    guerreiro. Se já a possui, ao invés disso, o custo para usá-la diminui em –1 PM”.
A primeira arma vai te dar Ataque Extra.

A segunda iria te dar também, mas como já possui esta habildiade (devido à primeira arma), ao invés disto o custo dela será reduzido.

======================
Joonz escreveu:
08 Abr 2022, 01:35
Os poderes "Autoconfiança" (Nobre) e "Égide Sagrado" (Paladino) se acumulam?
Não.
Foi dito que sim, devido que a regra de acumulos mudaria para que ficasse mais intuitivo, tanto que um dos personagens da arena de Valkaria fez a interação dos poderes dessa forma, porém o FAQ não diz o contrario? Ou sou eu que estou me confundindo?
Houve interesse em retrabalhar isso, mas não foi feito.

Motivo: quebraria o sistema no meio.

Mas ainda há interesse em fazer algo a respeito (embora eu creia que o número de erratas em efeitos que seria necessário para viabilizar essa mudança tenda a ser tão grande que até a faria perder sentido; afinal, pra que mudar algo se você vai ter que nerfar quase tudo que esse algo afeta?).
Imagem

Ethan
Mensagens: 78
Registrado em: 21 Jan 2022, 19:19

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Ethan » 10 Abr 2022, 04:12

Na descrição do Mitral diz "Metal muito raro, o mitral é prateado e brilhante, tendo metade do peso do aço", isso quer dizer que uma Armadura Completa que normalmente pesa 25kg, se ela fosse feita de Mitral, ela pegaria 12,5kg?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6452
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 10 Abr 2022, 04:49

Ethan escreveu:
10 Abr 2022, 04:12
Na descrição do Mitral diz "Metal muito raro, o mitral é prateado e brilhante, tendo metade do peso do aço", isso quer dizer que uma Armadura Completa que normalmente pesa 25kg, se ela fosse feita de Mitral, ela pegaria 12,5kg?
Por curioso que seja, este é só um trecho descritivo.

Se uma armadura fosse descrita como sendo feita apenas de aço, você até poderia tomar isto como regra, mas esta palavra nem sequer aparece na descrição de nenhuma (elas só falam em metal, couro e outras coisas), então não há como fazer isso, por RCE.
Imagem

Kheo
Mensagens: 34
Registrado em: 25 Dez 2021, 19:58

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kheo » 10 Abr 2022, 15:57

Khrjstjano escreveu:
10 Abr 2022, 04:49
Ethan escreveu:
10 Abr 2022, 04:12
Na descrição do Mitral diz "Metal muito raro, o mitral é prateado e brilhante, tendo metade do peso do aço", isso quer dizer que uma Armadura Completa que normalmente pesa 25kg, se ela fosse feita de Mitral, ela pegaria 12,5kg?
Por curioso que seja, este é só um trecho descritivo.

Se uma armadura fosse descrita como sendo feita apenas de aço, você até poderia tomar isto como regra, mas esta palavra nem sequer aparece na descrição de nenhuma (elas só falam em metal, couro e outras coisas), então não há como fazer isso, por RCE.
Isso não iria contra o que foi respondido na página 8 da DB 174 ?

"5) Está escrito que o mitral tem metade
do peso do aço. Isso implica que armas e
armaduras de mitral pesam metade de suas
versões sem este material especial?"
"5) Correto, itens de mitral pesam metade
de seus correspondentes em aço ou metais
similares."

Vocês mudaram de ideia sobre o assunto?

Juliuzz
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Out 2021, 18:10

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Juliuzz » 11 Abr 2022, 01:34

1 - Tenho uma dúvida sobre o uso "Esquentar" da magia "Controlar o Fogo". Esse uso diz que um item recebe 1d6 de dano por rodada. Acredito que o melhor e mais comum uso disso seria com armas, porém, armas de metal tem RD 10, tornando esse dano ao objeto inútil. Isso é intencional? Esse poder é feito para quebrar itens mais mundanos ou dar 1d6 de dano na pessoa?

2 - Sobre a seguinte errata:

"Urso (p. 42). Insira o seguinte ao fim da descrição “e pode usar seus aprimoramentos como se
tivesse acesso aos mesmos círculos de magia que um druida de seu nível teria."

Isso quer dizer "ao fim da descrição de todo o quadrado" ou "ao fim da descrição do Urso"? Vi algumas dúvidas se todas as magias do Totem poderiam ser aprimoradas.

3 - Se eu tiver mais de um Golpe Pessoal, como funciona o limite de PM? Por exemplo. Se eu tiver um Golpe Pessoal de 1 PM Preciso e outro Golpe Pessoal Conjurador de Relâmpago com 4 PM, se eu ativar os dois ao mesmo tempo, o limite de PM é calculado junto ou separado? Por exemplo, usei 5 PM no limite de golpes pessoais, ou usei 1 PM do Preciso e 4 do Conjurador?

4 - Como um druida conjura magias usando Magia Selvagem na Forma Animal? Ele gesticula? Por exemplo, você não é capaz de falar nessa forma, então teoricamente não existe mais o componente vocal e tampar a boca de um druida em forma animal não faria nada. Mas ele ainda precisa gesticular? Um animal é capaz de fazer esse tipo de coisa?

5 - Campo Anti-magia interage com itens mágicos? Surgiu a dúvida porque foi dito que é possível Harmonizar o Encantamento Anti-criatura porque isso é uma habilidade mágica, porém o Campo Anti-magia também nega habilidades mágicas, então itens mágicos dentro dele deixam de funcionar porque os efeitos deles são habilidades mágicas? Ou apenas alguns itens têm habilidades mágicas?

6 - Se um inventor tiver uma Engenhoca de Escuridão, o efeito causado pela magia é considerado não mágico? Isso tem uma interação interessante que é, qualquer um com visão no escuro, e não apenas devotos de Tenebra, poderão ver através da escuridão. Fico pensando se essa é a intenção, porque disseram que uma engenhoca de Arma Mágica ainda dá propriedades mágicas ao item, mesmo que aparentemente nada que a Engenhoca produz deveria ser mágico.

7 - Sobre esta dúvida:

"Se um personagem usa a ação preparar para realizar uma ação atacar mais tarde, ele
poderá usar ações livres em conjunto com essa ação atacar?
Não. Ações livres só podem ser realizadas no turno do personagem."

O que exatamente conta como ação livre nesse caso? Habilidades que podem ser ativadas com "uma ação atacar" são ações livres? Por exemplo, chifre do minotauro, ataque extra do guerreiro, mordida do Dentes Afiados etc.

Agradeço qualquer ajuda.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6452
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 11 Abr 2022, 01:52

Kheo escreveu:
10 Abr 2022, 15:57
Khrjstjano escreveu:
10 Abr 2022, 04:49
Ethan escreveu:
10 Abr 2022, 04:12
Na descrição do Mitral diz "Metal muito raro, o mitral é prateado e brilhante, tendo metade do peso do aço", isso quer dizer que uma Armadura Completa que normalmente pesa 25kg, se ela fosse feita de Mitral, ela pegaria 12,5kg?
Por curioso que seja, este é só um trecho descritivo.

Se uma armadura fosse descrita como sendo feita apenas de aço, você até poderia tomar isto como regra, mas esta palavra nem sequer aparece na descrição de nenhuma (elas só falam em metal, couro e outras coisas), então não há como fazer isso, por RCE.
Isso não iria contra o que foi respondido na página 8 da DB 174 ?

"5) Está escrito que o mitral tem metade
do peso do aço. Isso implica que armas e
armaduras de mitral pesam metade de suas
versões sem este material especial?"
"5) Correto, itens de mitral pesam metade
de seus correspondentes em aço ou metais
similares."

Vocês mudaram de ideia sobre o assunto?
Você está confundindo algumas coisas...

Regras conforme escritas, mitral NÃO diz que "um item de mitral" tem metade do peso "do item original". O que mitral diz é que "o material mitral" tem metade do peso "do aço" (o que é diferente).

Disto decorre que se você achar no livro algum item cuja descrição diga "este item é todo feito de aço", então sim, regras conforme escritas este item, se "feito" de mitral, terá metade do peso do item original. Qualquer outra coisa não resultará nisto.

Por exemplo, se o item original disser que é feito "de metal", não há como saber, regras conforme escritas, se ele é feito de aço e não será possível saber seu peso quando feito de mitral. Noutro caso, se o item disser que tem "partes de aço e partes de couro", ou algo assim, também não será possível saber qual o peso deste item quando feito de mitral (pois não sabemos quanto do peso do item original corresponde ao aço). Em mais um caso, se o item for "banhado" em mitral, isto não diminuirá o peso do item original (inclusive, pode-se afirmar que há algum aumento de seu peso, embora não seja possível dizer exatamente quanto).

Isto é o que se pode dizer do ponto de vista de regras conforme escritas. E é só o que se pode dizer, por este aspecto.

Para outros pontos de vista, como de regras conforme pretendidas, somente quem escreveu o texto do livro pode te ajudar de fato (pois somente quem escreve sabe o que pretende; outras pessoas podem apenas conjecturar sobre isto).

Sobre mudar de ideia, até onde me consta, nunca respondi esta pergunta antes. E definitivamente não o fiz na DB, pois não tenho nenhuma ligação com ela. :lol:

======================
Juliuzz escreveu:
11 Abr 2022, 01:34
1 - Tenho uma dúvida sobre o uso "Esquentar" da magia "Controlar o Fogo". Esse uso diz que um item recebe 1d6 de dano por rodada. Acredito que o melhor e mais comum uso disso seria com armas, porém, armas de metal tem RD 10, tornando esse dano ao objeto inútil.
Nem toda arma é de metal.

Mas você pode aumentar o dano aprimorando a magia.
Esse poder é feito para quebrar itens mais mundanos ou dar 1d6 de dano na pessoa?
Ambos.
"Urso (p. 42). Insira o seguinte ao fim da descrição “e pode usar seus aprimoramentos como se
tivesse acesso aos mesmos círculos de magia que um druida de seu nível teria."

Isso quer dizer "ao fim da descrição de todo o quadrado" ou "ao fim da descrição do Urso"?
Do Urso.

O nome do quadro é Animais Totêmicos, não Urso. ;)
3 - Se eu tiver mais de um Golpe Pessoal, como funciona o limite de PM? Por exemplo. Se eu tiver um Golpe Pessoal de 1 PM Preciso e outro Golpe Pessoal Conjurador de Relâmpago com 4 PM, se eu ativar os dois ao mesmo tempo, o limite de PM é calculado junto ou separado?
Página 25 do FAQ:
  • E se eu usar duas habilidades de custo variável diferentes na mesma hora, devo contar o
    Limite de Gasto de PM compartilhado ou individual?

    O limite de PM é aplicado a cada habilidade e a cada uso separadamente, independentemente de
    você usar mais de uma habilidade ao mesmo tempo...
Além disto, Golpe Pessoal impõem um limite ao valor de pontos de mana que você pode gastar em golpes pessoais numa mesma rodada (que é igual ao seu Limite de Gasto), desde a errata 1.1.
4 - Como um druida conjura magias usando Magia Selvagem na Forma Animal?
Não faço a mínima ideia.

Parece uma boa questão para colocar no FAQ. :lol:
5 - Campo Anti-magia interage com itens mágicos?
Atualmente, o sistema não diz.

Esta questão deverá constar na próxima atualização do FAQ.
6 - Se um inventor tiver uma Engenhoca de Escuridão, o efeito causado pela magia é considerado não mágico?
Sim.
Isso tem uma interação interessante que é, qualquer um com visão no escuro, e não apenas devotos de Tenebra, poderão ver através da escuridão6
Sim.
...disseram que uma engenhoca de Arma Mágica ainda dá propriedades mágicas ao item...
Ela faz isso porque este é o próprio efeito de magia/engenhoca.

É relativamente semelhante a uma engenhoca de Dissipar Magia, que dissipa magias porque este é o próprio efeito de Dissipar Magia (e a propriade mágica da magia ou ausência dela é irrelevante para tal).
...aparentemente nada que a Engenhoca produz deveria ser mágico.
Para fins descritivos, pense nisso como um efeito emergente.

Átomos não são vivos.

Mas uma célula formada por eles, é.

Já para fins de regra, lembre que:

Imagem

:D
"Se um personagem usa a ação preparar para realizar uma ação atacar mais tarde, ele
poderá usar ações livres em conjunto com essa ação atacar?
Não. Ações livres só podem ser realizadas no turno do personagem."

O que exatamente conta como ação livre nesse caso?
Qualquer uma normal.
Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14171
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Lord Seph » 11 Abr 2022, 07:30

Animais gesticulam e falam, a não ser que você vire um animal sem patas e sem vocalização, aí só com Magia Sem Gestos para Conjurar.

Não precisa complicar as coisas por pequenas diferenças anatômicas.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Joonz
Mensagens: 28
Registrado em: 14 Ago 2021, 12:34

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Joonz » 11 Abr 2022, 13:25

1 - Caso tenho dois golpes pessoais distintos, como 'golpe pessoal (preciso)' e 'golpe pessoal (destruidor amplo)', é possivel usar os dois no mesmo ataque (respeitando o limite de gastos da habilidade)?

2- Se sim, caso tenha dois golpes pessoais seus efeitos se acumulam? por exemplo 'golpe pessoal (brutal)' e 'golpe pessoal (brutal preciso)' eu receberia dois dados extras de dano?

Responder

Voltar para “Tormenta”