Kheo escreveu: ↑10 Abr 2022, 15:57
Khrjstjano escreveu: ↑10 Abr 2022, 04:49
Ethan escreveu: ↑10 Abr 2022, 04:12
Na descrição do Mitral diz "Metal muito raro, o mitral é prateado e brilhante,
tendo metade do peso do aço", isso quer dizer que uma Armadura Completa que normalmente pesa 25kg, se ela fosse feita de Mitral, ela pegaria 12,5kg?
Por curioso que seja, este é só um trecho descritivo.
Se uma armadura fosse descrita como sendo feita apenas de aço, você até poderia tomar isto como regra, mas esta palavra nem sequer aparece na descrição de nenhuma (elas só falam em metal, couro e outras coisas), então não há como fazer isso, por RCE.
Isso não iria contra o que foi respondido na página 8 da DB 174 ?
"5) Está escrito que o mitral tem metade
do peso do aço. Isso implica que armas e
armaduras de mitral pesam metade de suas
versões sem este material especial?"
"5) Correto, itens de mitral pesam metade
de seus correspondentes em aço ou metais
similares."
Vocês mudaram de ideia sobre o assunto?
Você está confundindo algumas coisas...
Regras conforme escritas, mitral NÃO diz que "um item de mitral" tem metade do peso "do item original". O que mitral diz é que "o material mitral" tem metade do peso "do aço" (o que é diferente).
Disto decorre que se você achar no livro algum item cuja descrição diga "este item é todo feito de aço", então sim, regras conforme escritas este item, se "feito" de mitral, terá metade do peso do item original. Qualquer outra coisa não resultará nisto.
Por exemplo, se o item original disser que é feito "de metal", não há como saber, regras conforme escritas, se ele é feito de aço e não será possível saber seu peso quando feito de mitral. Noutro caso, se o item disser que tem "partes de aço e partes de couro", ou algo assim, também não será possível saber qual o peso deste item quando feito de mitral (pois não sabemos quanto do peso do item original corresponde ao aço). Em mais um caso, se o item for "banhado" em mitral, isto não diminuirá o peso do item original (inclusive, pode-se afirmar que há algum aumento de seu peso, embora não seja possível dizer exatamente quanto).
Isto é o que se pode dizer do ponto de vista de regras conforme escritas. E é só o que se pode dizer, por este aspecto.
Para outros pontos de vista, como de regras conforme pretendidas, somente quem escreveu o texto do livro pode te ajudar de fato (pois somente quem escreve sabe o que pretende; outras pessoas podem apenas conjecturar sobre isto).
Sobre mudar de ideia, até onde me consta, nunca respondi esta pergunta antes. E definitivamente não o fiz na DB, pois não tenho nenhuma ligação com ela.
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Juliuzz escreveu: ↑11 Abr 2022, 01:34
1 - Tenho uma dúvida sobre o uso "Esquentar" da magia "Controlar o Fogo". Esse uso diz que um item recebe 1d6 de dano por rodada. Acredito que o melhor e mais comum uso disso seria com armas, porém, armas de metal tem RD 10, tornando esse dano ao objeto inútil.
Nem toda arma é de metal.
Mas você pode aumentar o dano aprimorando a magia.
Esse poder é feito para quebrar itens mais mundanos ou dar 1d6 de dano na pessoa?
Ambos.
"Urso (p. 42). Insira o seguinte ao fim da descrição “e pode usar seus aprimoramentos como se
tivesse acesso aos mesmos círculos de magia que um druida de seu nível teria."
Isso quer dizer "ao fim da descrição de todo o quadrado" ou "ao fim da descrição do Urso"?
Do Urso.
O nome do quadro é Animais Totêmicos, não Urso.
3 - Se eu tiver mais de um Golpe Pessoal, como funciona o limite de PM? Por exemplo. Se eu tiver um Golpe Pessoal de 1 PM Preciso e outro Golpe Pessoal Conjurador de Relâmpago com 4 PM, se eu ativar os dois ao mesmo tempo, o limite de PM é calculado junto ou separado?
Página 25 do FAQ:
- E se eu usar duas habilidades de custo variável diferentes na mesma hora, devo contar o
Limite de Gasto de PM compartilhado ou individual?
O limite de PM é aplicado a cada habilidade e a cada uso separadamente, independentemente de
você usar mais de uma habilidade ao mesmo tempo...
Além disto, Golpe Pessoal impõem um limite ao valor de pontos de mana que você pode gastar em golpes pessoais numa mesma rodada (que é igual ao seu Limite de Gasto), desde a errata 1.1.
4 - Como um druida conjura magias usando Magia Selvagem na Forma Animal?
Não faço a mínima ideia.
Parece uma boa questão para colocar no FAQ.
5 - Campo Anti-magia interage com itens mágicos?
Atualmente, o sistema não diz.
Esta questão deverá constar na próxima atualização do FAQ.
6 - Se um inventor tiver uma Engenhoca de Escuridão, o efeito causado pela magia é considerado não mágico?
Sim.
Isso tem uma interação interessante que é, qualquer um com visão no escuro, e não apenas devotos de Tenebra, poderão ver através da escuridão6
Sim.
...disseram que uma engenhoca de Arma Mágica ainda dá propriedades mágicas ao item...
Ela faz isso porque este é o próprio efeito de magia/engenhoca.
É relativamente semelhante a uma engenhoca de Dissipar Magia, que dissipa magias porque este é o próprio efeito de Dissipar Magia (e a propriade mágica da magia ou ausência dela é irrelevante para tal).
...aparentemente nada que a Engenhoca produz deveria ser mágico.
Para fins descritivos, pense nisso como um efeito emergente.
Átomos não são vivos.
Mas uma célula formada por eles, é.
Já para fins de regra, lembre que:
"Se um personagem usa a ação preparar para realizar uma ação atacar mais tarde, ele
poderá usar ações livres em conjunto com essa ação atacar?
Não. Ações livres só podem ser realizadas no turno do personagem."
O que exatamente conta como ação livre nesse caso?
Qualquer uma normal.